Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2013

Equipa francesa faz primeiro transplante de coração artificial com tecidos biológicos

Uma equipa médica francesa realizou em Paris um transplante que utilizou, pela primeira vez, um coração artificial elaborado a partir de tecidos biológicos, divulgou, esta sexta-feira, a empresa responsável pelo desenvolvimento da prótese.

De acordo com a Carmat, esta prótese, que funciona de forma autónoma, reduz o risco de rejeição.

A operação foi realizada com sucesso na quarta-feira no hospital Georges Pompidou, na capital francesa, e foi concretizada no âmbito de um "ensaio clínico", referiu a empresa num comunicado.

O coração implantado, segundo explicou a empresa, gera uma circulação sanguínea de forma autónoma a nível fisiológico.



O doente, cuja identidade não foi divulgada, encontra-se sob vigilância, acordado e a comunicar com a família, indicou a mesma nota informativa.

O diretor-geral da Carmat, Marcello Conviti, pediu prudência face aos resultados deste primeiro implante porque "seria prematuro tirar conclusões quando se trata de um único transplante"…

Bolívia entra na era espacial com lançamento de satélite próprio

Um dos países mais pobres da América Latina, a Bolívia entrou nesta sexta-feira para a era espacial ao colocar em órbita seu primeiro satélite de telecomunicações, lançado da plataforma de lançamento de XiChang, na China.

O lançamento do satélite Túpac Katari "vai mudar a história da nossa ciência e tecnologia nas próximas décadas", previu o vice-presidente Alvaro García, pouco antes da decolagem, prevista para esta sexta-feira, às 12h42 locais (14H42 de Brasília).

Pouco depois, a estação de Amachuma, a 4.000 metros de altitude e a 30 km de La Paz, indicou que já estava recebendo os sinais para rastrear o satélite, que dentro de duas semanas deve entrar em sua órbita geoestacionária definitiva, a 36 mil quilômetros de altitude, para começar a operar em março.

"Já estamos recebendo sinais do satélite corretamente, já conseguimos rastreá-lo", disse à TV estatal red TVB a técnica da estação, Alejandra Lora.

O diretor da Agência Espacial Boliviana (ABE), Iván Zambrana…

Metal trincado cicatriza sozinho

Os grânulos da microestrutura cristalina do níquel migram pelas bordas para fechar a trinca. [Imagem: Guoqiang Xu/Michael Demkowicz]

Cura metálica

Foi um resultado tão inesperado que Guoqiang Xu e Michael Demkowicz, do MIT, nos Estados Unidos, inicialmente pensaram que se tratava de um erro nos seus experimentos.

Quando eles pegaram um pedaço de metal previamente trincado e o colocaram sob tensão - isto é, aplicaram uma força capaz de separá-lo em dois pedaços - o efeito verificado foi justamente o contrário, fazendo com que a fenda se fechasse e as duas extremidades voltassem a se fundir.

"Nós tivemos que voltar e verificar quando, em vez de aumentar [a rachadura], ela começou a se fechar. Primeiro, descobrimos que, na verdade, nada havia de errado. A próxima pergunta foi: 'Porque isso está acontecendo?', conta Demkowicz.

O resultado surpreendente, agora já devidamente esclarecido, poderá permitir criar peças metálicas que se autoconsertem, reparando danos nos estágios …

Técnica simples coloca 10 vezes mais dados nas fibras ópticas

Foi uma questão de ajustar o formato dos pulsos para que 0s e 1s pudessem ficar mais próximos uns dos outros. [Imagem: Jamani Caillet/EPFL]

Mais dados na mesma fibra

Engenheiros suíços descobriram uma técnica para aumentar dramaticamente a capacidade de tráfego de dados nas fibras ópticas.

A melhor notícia é que a técnica utiliza as mesmas fibras ópticas que já estão instaladas e sendo usadas no mundo todo.

A técnica, conceitualmente simples, consiste em reduzir o espaço entre os pulsos de luz que transportam os dados.

Mas a simplicidade é apenas aparente, já que ninguém havia conseguido fazer isso antes.

"Desde que apareceram na década de 1970, a capacidade de dados das fibras ópticas aumentou por um fator de dez a cada quatro anos, impulsionada por um fluxo constante de novas tecnologias. Mas, nos últimos anos chegamos a um gargalo que cientistas de todo o mundo estão tentando romper," explica Camille Brès, da Escola Politécnica Federal de Lausanne.


Neste milênio não vinh…

Imagens com filtros de cores revelam beleza do asteroide Vesta

Imagem mostra o fluxo de material dentro e for a da crater Aelia, no asteroide Vesta (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLAMPS/DLR/IDA)

Visto por olho humano, asteroide é acinzentado.
Cientistas aplicaram filtros de cores e puderam ver diversidade geológica.

Cientistas alemães aplicaram filtros de cores nas imagens do asteroide Vesta e revelaram “paisagens de beleza incomparável”. As informações são da agência espacial americana, a Nasa.
As fotografias foram registradas pela câmera a bordo da sonda Dawn e reanalisadas por pesquisadores do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha.
Visto pelos olhos de humanos, o asteroide é acinzentado, com uma variedade de pequenas e grandes crateras. No entanto, pelas imagens coloridas, com resolução de 60 metros por pixel, os cientistas puderam observar estruturas geológicas.
Uma vez que os minerais refletem luz de diferentes comprimentos de onda e em distintos graus, os filtros ajudam a revelar diversidade na composição do Vesta. As …

Primeira exolua é encontrada por astrônomos

A primeira exolua encontrada provavelmente circula em volta de um planeta errante, longe de qualquer estrela.

Lua extrassolar

Astrônomos afirmam ter encontrado os primeiros indícios de uma exolua, uma lua orbitando um planeta fora do nosso Sistema Solar.

Assim como Europa (Júpiter) e Encélado (Saturno) apresentam ambientes interessantes para a pesquisa de vida microbiana, acredita-se que as exoluas podem ser mundos habitáveis, sobretudo se seus planetas estiverem mais perto das estrelas.

Contudo, as perspectivas podem não ser tão entusiasmantes para a primeira exolua observadas, identificada por David Bennett e seus colegas Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

As primeiras análises indicam que a exolua está em volta de um planeta errante, um planeta que não parece orbitar nenhuma estrela.

Os dois objetos - planeta e lua - foram identificados pela técnica de microlente gravitacional, enquanto a maioria dos mais de 1.000 exoplanetas conhecidos até agora foram descobertos por…

Satélite Gaia, que fará mapa da galáxia, é lançado com sucesso

Imagem é uma impressão artística do telescópio europeu Gaia. (Foto: AFP Photo/ESA/D. Ducros)

Satélite europeu foi lançado nesta quinta-feira a bordo do foguete Soyuz.
Gaia terá como missão fazer um atlas tridimensional da Via Láctea.

O satélite Gaia, um dos telescópios mais complexos da história da Europa, decolou nesta quinta-feira (19) com êxito do Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete russo Soyuz. O lançamento foi feito às 7h12 de Brasília.
O "cartógrafo da galáxia" terá como missão fazer um atlas tridimensional da Via Láctea. A missão vai durar no total cinco anos, talvez seis, durante os quais o telescópio-satélite localizará um bilhão de estrelas, cada uma das quais será observada setenta vezes. Em mais de 99% delas, nunca se estabeleceu com precisão sua distância em relação à Terra.

"Em menos de dois anos teremos um catálogo de todo o céu", antecipou François Mignard, encarregado da participação francesa no projeto Gaia.…

Descobrem um planeta a ponto de ser "engolido" por sua estrela

Uma equipe de investigadores detecta um planeta cuja órbita é muito próxima de sua estrela. Segundo os cientístas, esta acabará devorando o planeta em menos de 55 milhões de anos, um período muito reduzido em escala espacial.

No estudo desta estrela gigante vermelha (KOI-2133) e seu planeta (Kepler-91 b) participaram cientístas de distintos institutos europeus, aponta um artigo da revista 'Astronomy & Astrophysics', que mostra as conclusões do trabalho.

David Barrado, do Centro de Astrobiología (CAB), Espanha, explicou que este planeta leva 6,24 días para dar uma volta em sua estrela.

Se trata, portanto, do planeta mais próximo de uma estrela gigante vermelha que se conhece até a data e os cientístas predizem que acabará sendo devorado pela gigante vermelha. Segundo as estimativas de Barrado e seu companheiro Jorge Lillo-Box, também do CAB, isso sucederia em menos de 55 milhões de anos, um período de tempo "muito reduzido" a escalas astronômicas.

Outro dado f…

Curitiba (PR) e sua alta casuística ovni

Na Revista RPC desse domingo 13/10, uma História do Outro Mundo. Você Acredita em E.Ts? A Cidade de Curitiba Possui uma Grande Quantidade de Avistamentos de OVNIs.



FONTE: Revista RPC/Heraldo Jacques

Revista online "Sociedade Militar" expôs o tema ovni em sua edição de novembro

22/11/13

A investigação militar de visitantes extraterrestres no Brasil é um dos temas do 5º Fórum Mundial de Ufologia, que ocorrerá em Foz do Iguaçu entre hoje e domingo. "Ao longo dos anos, ocorreram muitos contatos, inclusive dentro de instalações militares", afirma o palestrante Edison Boaventura Júnior, 46, presidente do Grupo Ufológico de Guarujá. O evento terá uma série de conferências de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre alienígenas, e até vigílias no Parque Tecnológico Itaipu – "ambiente de grande magnetismo", segundo a organização.

Conforme Boaventura, há farta documentação sobre o tema. "Apresentarei alguns casos inéditos de 2º e 3º graus, pesquisados em nosso País pela Aeronáutica, Exército e Marinha", afirma. Ele diz que foram registrados casos por oficiais no Rio de Janeiro, no interior de São Paulo e na região amazônica. "Alguns documentos que embasarão esses casos serão mostrados pela primeira vez, inclusive com fotos do…