Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2016

Céu da Semana - 25/01 a 31/01/2016 - Korolev e o programa espacial soviético

FONTE: UNIVESP TV

ET de Varginha: 20 anos depois, veja o que aconteceu com os personagens

As meninas que teriam visto o ET, os ufólogos, o policial que morreu.
Muitos não falam mais no caso e outros não se sabe onde estão.

Vinte anos já se passaram desde o suposto aparecimento do ET de Varginha (MG). Apesar de conclusões apresentadas pelo Exército Brasileiro em um Inquérito Policial Militar (IPM), o caso ainda permanece um mistério para os moradores da cidade e ufólogos que acompanharam a história.

Muita gente ainda se pergunta o que aconteceu com 'as meninas', se o caso do policial que morreu após um suposto contato com a criatura foi solucionado e o motivo do ufólogo Ubirajara Rodrigues, um dos maiores defensores das investigações desde o início, ter parado de falar sobre o caso.
O G1 foi atrás de respostas para estas perguntas e traz algumas informações sobre o que aconteceu com os principais personagens dessa história.



Kátia Andrade Xavier e as irmãs Liliane Silva e Valquíria Silva são lembradas até hoje como 'as meninas que viram o ET'. Após o caso, e…

Astrônomos encontram uma estrela quase tão velha quanto o próprio Universo

POR SALVADOR NOGUEIRA

Um grupo de astrônomos no Brasil e nos Estados Unidos descobriu uma estrela quase tão velha quanto o próprio Universo, e o achado pode trazer pistas importantes sobre a infância do cosmos.

“A estrela deve ter pelo menos 13 bilhões de anos, sendo certamente uma das primeiras estrelas da Via Láctea”, afirma Jorge Meléndez, astrônomo da USP (Universidade de São Paulo) e primeiro autor do trabalho, recém-publicado no periódico “Astronomy & Astrophysics”. A idade do Universo é estimada atualmente em 13,8 bilhões de anos.

O astro, localizado a cerca de 2.500 anos-luz de distância, foi caracterizado a partir de estudos realizados com os telescópios NTT e VLT, ambos pertencentes ao ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile. E seu nome é intragável: 2MASS J18082002-5104378. Mas a estrela se mostrou tudo, menos ordinária.


Uma imagem de contexto da estrela, localizada a cerca de 2.500 anos-luz da Terra. (Crédito: ESO)

Sua idade avançada foi denunciada pela baixa pres…

Astrônomos dizem que nono planeta do Sistema Solar existe e calculam sua órbita

POR SALVADOR NOGUEIRA

Uma dupla de astrônomos nos Estados Unidos tornou ainda mais quente a busca pela existência de um nono planeta no Sistema Solar, ao dizer que sabem exatamente em que órbita ele estaria. Não são dois malucos, mas o menino-prodígio Konstantin Batygin (de quem já falamos aqui) e o renomado Mike Brown (também conhecido como “o homem que matou Plutão”), ambos do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).

“Se você disse, ‘temos evidência para o Planeta X’, quase todos os astrônomos dirão, ‘Isso de novo? Esses caras são claramente malucos’. Eu diria isso também”, brincou Brown, em entrevista à revista “Science”. “Por que isso é diferente? Isso é diferente porque desta vez nós estamos certos.”

O planeta estaria numa órbita bem elíptica (nibirutas se arrepiam), mas que nunca chega realmente perto do Sistema Solar conhecido (nibirutas desanimam). Seu periélio — a aproximação máxima do Sol — se daria a 200 unidades astronômicas de distância, pouco mais de seis vezes …

ET de Varginha: caso completa 20 anos com mistérios e incertezas

Caixa d'água em forma de nave espacial no Centro de Varginha, MG (Foto: Régis Melo / G1)

Três meninas teriam visto um extraterrestre em janeiro de 1996.
Cidade ficou mundialmente conhecida pelo caso, que nunca foi esclarecido.

Varginha, 20 de janeiro de 1996. Seria um dia normal na pacata cidade de 100 mil habitantes do Sul de Minas, mas o relato de três meninas mudou tudo. Elas disseram que viram um ser estranho, baixinho e de olhos vermelhos, que não parecia deste mundo. Do dia para a noite, pesquisadores e inúmeras testemunhas começaram a falar sobre o "ET de Varginha".
Surgiram mais relatos sobre criaturas e objetos não identificados, operações militares, movimentações estranhas na cidade e mortes misteriosas. O caso saiu em publicações ufológicas do mundo todo. Nesses 20 anos, muitas dúvidas ficaram no ar. Mas o certo é que a história faz parte do imaginário brasileiro e aterrorizou muita gente. Relembre os principais pontos dela:



O céu estava limpo naquele início …

Ligado instrumento que observará fronteira de buracos negros

Observações inicias do Gravity, ainda longe de sua potência total, já ajudaram a descobrir uma estrela dupla (Theta1 Orionis F) no Aglomerado do Trapézio, situado no coração da região de formação estelar de Órion.[Imagem: ESO/Gravity/NASA/ESA/M. McCaughrean]

Interferometria óptica

Observar o entorno dos buracos negros é o objetivo principal do instrumento Gravity, recentemente instalado no telescópio VLT do ESO, no Chile.

O instrumento combina a radiação capturada por vários telescópios para formar um telescópio virtual com um diâmetro que pode ir até aos 200 metros, utilizando uma técnica conhecida por interferometria, a qual permite aos astrônomos detectar muito mais detalhes nas imagens dos objetos astronômicos do que o que seria possível com um único telescópio.

Para comparação, pode-se dizer que o instrumento veria objetos do tamanho de edifícios na Lua e poderia localizá-los com uma precisão de alguns centímetros - ele mede as posições de objetos com escalas da ordem dos 10 mic…

Experimento vai teletransportar memória de organismo vivo

Esquema do experimento para teletransportar informações quânticas entre duas bactérias.[Imagem: Science China Press]

O teletransporte de estados quânticos já é uma realidade, incluindo um "teletransporte espacial" entre uma estação terrena e um satélite artificial.

Mas o teletransporte de pessoas ou organismos vivos ainda parece um sonho distante, já que cálculos indicam que teletransportar uma pessoa exigiria romper com os paradigmas da física - na verdade, ainda há controvérsias de interpretações sobre o que realmente acontece no teletransporte quântico.

Mas isto não impediu que Tongcang Li e Zhang-Qi Yin, da Universidade Purdue, nos EUA, idealizassem uma técnica prática para "teletransportar a memória de um organismo vivo", segundo eles.

Teletransporte de bactéria

O experimento proposto consiste em colocar uma bactéria sobre uma membrana livre - um oscilador eletromecânico - que esteja integrada ao circuito de teletransporte, hoje já miniaturizado para o tamanh…

David Bowie, a vida extraterrestre e os UFOs

David Bowie compôs muitas músicas com os temas do espaço e da vida extraterrestre

Astro do rock recentemente falecido nutria grande interesse pela questão da vida alienígena, busca que inspirou algumas de suas músicas, e há boatos de que teria tido avistamentos

No último 10 de janeiro faleceu o astro do rock David Bowie. Nascido em 08 de janeiro de 1947, ele influenciou gerações de artistas e músicos de diversos países, tendo experimentado inúmeros formatos e gêneros musicais. O artista era fascinado pelo espaço e pela vida extraterrestre, e diversas de suas composições foram inspiradas pelo tema, tais como Starman, Space Oddity, Life on Mars?, Ziggy Stardust e outras.

David Bowie também teve uma notável carreira como ator, e sua estreia foi no filme The Man Who Fell to Earth (O Homem que Caiu na Terra, British Lion Film Corporation, 1976). Na produção Bowie interpretou Thomas Jerome Newton, alienígena de aparência humana que chega à Terra com a missão de obter água para seu planeta …

David Bowie agora tem sua própria constelação

Como o mundo ainda está em luto pela morte de David Bowie, nós podemos nos confortar com uma das homenagens póstumas mais apropriadas ao cantor britânico: uma constelação foi batizada com seu nome, e ela ainda tem o formato do icônico símbolo de relâmpago.

O observatório público MIRA, em Bruxelas (Bélgica), trabalhou com uma estação local de rádio para registrar a constelação, que consiste em sete estrelas localizadas próximas à marte. Segundo a DDB Brussels:

“Não foi fácil determinar as estrelas apropriadas”, disse Philipp Mollet, do MIRA. “A Studio Brussels nos pediu para acharmos um local único na galáxia para Bowie. Referindo-se aos seus vários álbuns, escolhemos sete estrelas — Sigma Librae, Spica, Alpha Virginis, Zeta Centauri, SAA 204 132, e Beta Sigma Octantis Trianguli Australis — próximas à Marte. A constelação é uma cópia do icônico relâmpago de Bowie e foi registrada no dia da morte do cantor.

Eu sei que isso é uma dessas tentativas oportunistas de aparecer, mas eu não li…

Galáxia mais brilhante que se conhece é um quasar

Quasares são galáxias ativas com núcleos extremamente energéticos. [Imagem: NRAO/AUI/NSF/Dana Berry]

Quasar

A galáxia mais luminosa conhecida no Universo é tão turbulenta que se encontra ejetando o seu fornecimento total de gás destinado à formação estelar.

O objeto, também conhecido como quasar W2246-0526, foi observado pelo radiotelescópio ALMA.

Os quasares são uma espécie de galáxia com buracos negros supermassivos nos seus centros, dos quais saem jatos poderosos de partículas e radiação. A maioria dos quasares brilha intensamente, mas uma pequena parte deles - 1 em cada 3000 - fazem parte de um tipo raro, conhecido por Hot DOGs (sigla em inglês para Hot, Dust-Obscured Galaxies, ou galáxias quentes obscurecidas por poeira).

Isto inclui a esta galáxia estudada agora, que está se tornando a galáxia mais luminosa que se conhece no Universo.

Carbono atômico

Uma equipe de pesquisadores liderada por Tanio Díaz-Santos, da Universidade Diego Portales em Santiago do Chile, utilizou as capa…

Quatro mulheres são candidatas para ir à Marte

As candidatas a astronauta têm no currículo experiência com jatos de combate e exploração no Polo Sul (Reprodução/Glamour)

Pela primeira vez, metade de uma nova equipe de astronautas em treinamento da NASA é formada por mulheres. Não são só isso, as quatro candidatas têm chances de embarcar na primeira viagem do homem (ou das mulheres) à Marte, prevista para daqui 15 anos.

As participantes do programa têm currículos que muitos “marmanjos” não chegam nem perto. Anne McClain, 36 anos, e Chistina Koch, combateram com as forças armadas dos Estados Unidos no Iraque: a primeira é piloto de helicóptero e a segunda comanda jatos de combate. Já Nicole Mann, 38, e Jessica Meier, 37, são conceituadas exploradoras da Antártica, com experiência em mergulho no gelo e longas estadias em ambientes hostis.

“Marte pode ensinar-nos tanto sobre o passado, presente e futuro do nosso próprio planeta”, contou Jessica Meir, ao site da Glamour. “Para ir a Marte vou pedir à minha família e amigos para fazerem…

Arquivo Ovni: Onda ufológica 1991/95

1991


1995, cidade de Aparecida no Vale do Paraíba SP


FONTE: CANAL YOUTUBE NELSON PINTA/ADEMAR JOSE GEVAERD