Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2011

Aeronaves híbridas com 300 m de comprimento estarão sobre os céus em breve

Uma aeronave híbrida que está sendo desenvolvida na Grã-Bretanha foi negociada por US$ 500 milhões com as Forças Armadas dos Estados Unidos. Parece um dirigível, mas é na verdade uma mistura deste com avião, helicóptero e hovercraft (ou aerodeslizador), tendo seu interior preenchido com gás hélio.

Por enquanto, a empresa Hybrid Air Vehicles, responsável pela criação, realiza testes com um protótipo de 15 metros. O modelo final, no entanto, deverá ter 300 m de comprimento e será capaz de carregar até 1.000 toneladas.

Dirigíveis são mais leves que o ar, o que exige uma numerosa equipe em terra para pousá-lo, mas o veículo híbrido projetado não precisaria de ninguém. O piloto Dave Burns disse que a aeronave pode ser conduzida por alguém a quilômetros de distância. Como é capaz de voar por até três semanas seguidas, pode ser útil para monitorar regiões.

Mas, segundo a Hybrid Air Vehicles, não são só os militares que estão interessados. O empresário Gordon Taylor diz que tem negociado com…

Hemisfério norte vê 1º eclipse solar do ano

A melhor observação do fenômeno foi registrada na Suécia

Um eclipse parcial do sol pôde ser observado nesta terça-feira em partes da Europa, Ásia e África.

Para a observação de um eclipse solar, é necessário tomar muito cuidado com os olhos. Muitos observadores do fenômeno escolheram usar óculos especiais para proteger a vista.

A melhor visão do fenômeno foi registrada na Suécia, onde a lua chegou a cobrir 90% do diâmetro do sol.

No Oriente Médio, as nuvens atrapalharam a observação do eclipse parcial.

O eclipse solar ocorre quando a lua se alinha entre o sol e a Terra, ocultando parte da luz do astro em uma faixa do nosso planeta.



FONTE: BBC BRASIL

Menina de 10 anos descobre Supernova

Uma menina canadense de 10 anos de idade se converteu na pessoa mais jovem em descobrir uma Supernova, anunciou na segunda-feira 3 de janeiro (2011), a Real Sociedade Astronomíca do Canadá (RASC, sigla em Inglês)

RASC disse através de um comunicado que Kathryn Aurora Gray, descobriu no ultimo domingo, 2 de janeiro (2011) uma Supernova de magnitude 17, na Galáxia UGC 3378 na constelação de Camelopardalis, junto com os astrônomos Paul Gray e David Lane. A Galáxia UGC 3387 se encontra a uma distancia de 240 milhões de anos luz.

O descobrimento foi confirmado por dois astrônomos amadores dos Estados Unidos e foi comunicado a União Astronomica Internacional.
RASC assinalou que Supernovas são explosões de estrelas que têm uma massa superior ao do nosso Sol, estas explosões são em origem da maioria de elementos químicos que constituem os planetas incluindo a Terra. As Supernovas podem ser úteis para estimar o tamanho e idade do Universo.

FONTE: NOTICIEROS TELEVISA

Imagens de Rhea tomadas pela Sonda Cassini em alta resolução

Novas imagens de Rhea, a segunda Lua mais grande de Saturno, obtidas pela nave Cassini da NASA, mostram vistas espetaculares de fraturas de corte através das cráteras na superfície, revelando uma história de estrondosa atividade téctônica. As imagens estão entre as de mais alta resolução jamais obtidas de Rhea.

"Estas imagens da Cassini nos ajudam a por esta Lua de Saturno no contexto de árvore familiar geológica das Luas", disse Paul Helfenstein, investigador associado a equípe de Cassini com sede na universidade de Cornell. "Desde que a missão da NASA Voyager visitou Saturno, os cientistas têm pensado em Rhea e Dione como primos próximos, com algumas diferenças em tamanho e densidade. As novas imagens nos mostram que são mais como irmãos gêmeos pois a semelhança é mais profunda. Isto provávelmente vem da proximidade órbital entre as duas", agregou.

MAIS FOTOGRAFIAS EM: http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/main/index.html