Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 11, 2014

Planetas de diamante podem ser mais comuns do que os astrônomos pensavam

Planetas ricos em carbono, com muito depósito de grafite e até de diamantes, podem ser mais comuns do que se pensava, de acordo com nova pesquisa feita por astrônomos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Alguns desses planetas, todos localizados muito além do nosso sistema solar, poderiam não apenas conter tais elementos, como sua aparente abundância pede novas questões sobre as implicações de ambientes de carbono intensa para o clima, a tectônica de placas e outros processos geológicos, bem como sobre a formação da vida.

“Apesar da quantidade relativamente pequena de carbono na Terra, esse elemento tem sido fundamental para o surgimento da vida e a regulação do nosso clima através do ciclo do silicato de carbono”, afirma John Moriarty, líder da pesquisa.

“É uma questão em aberto sobre o quanto à forma química rica em carbono afetará a habitabilidade de exoplanetas. Esperamos que nossos resultados possam despertar o interesse em pesquisas para ajudar a responder essas pergunt…

Arquivo ovni: Caso Westendorff (1996)

Haroldo Westendorff, empresário gaúcho, administrava uma empresa de beneficiamento de arroz, uma transportadora e uma fábrica de rações. Nas horas de folga costumava pilotar o seu próprio avião monomotor Tupi. Foi num desses momentos de lazer que o empresário viveu uma experiência intrigante.

Às nove horas, logo depois de tomar o café da manhã, ele decolou do aeroporto de Pelotas para mais um passeio. Às 10h15, quando sobrevoava a ilha de Saragonha, na Lagoa dos Patos, a cerca de 15 quilômetros do aeroporto, Westendorff deparou-se com um imenso objeto aéreo não identificado. O susto foi enorme. Até a gagueira de infância voltou a afetar-lhe por alguns segundos. Recuperada a fala, o empresário conseguiu levar o monomotor a até muito próximo do objeto, onde permaneceu por mais de dez minutos.

Piloto desde os anos 70, Haroldo afirma que o objeto tinha uma base do tamanho de um estádio de futebol, com cerca de 100 metros de diâmetro, e de 50 a 60 metros de altura. Diz ainda que tinha a …

Há 54 anos: Ovnis avistados no Ceará

Em 16 de maio de 1960 foram avistados ovnis em 13 cidades do Ceará.

Assim noticiou "O POVO":

Treze cidades cearenses viram disco voador

Rachel de Queiroz testemunhou e vai escrever artigo na revista "O CRUZEIRO"

Observado por pessoas de crédito, horários iguais em pontos distantes, impossível estabelecer a rota, direções diferentes.

Continuam chegar à redação de O POVO, procedentes do interior do estado, notícias sobre a presença, na noite do dia 13 último, nos céus cearenses, de um objeto estranho, que presume ser um disco voador.

A escritora Rachel de Queiroz, que se encontra em sua fazenda "Não me Deixes", no município de Quixadá, também presenciou o fato durante 15 minutos, isto é, de 19h15m ás 19h30m. Ao que estamos informados, já escreveu até um artigo para a revista "O CRUZEIRO", do Rio de Janeiro, sobre o assunto.

Por outro lado, despacho de Júlia Braga, nossa correspondente em Iguatú, que "sábado pessoas de fé presenciaram cruzar o…

Cometa alvo da Rosetta está se tornando ativo

O alvo da sonda Rosetta começou a revelar a sua verdadeira personalidade de cometa. Seu véu de poeira claramente se desenvolveu ao longo das últimas seis semanas.

As novas sequências de imagens do cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko foram tiradas entre 24 de março e 4 de maio, à medida que a distância da sonda ao cometa diminuiu de 5 milhões de quilômetros para 2 milhões de quilômetros. No fim da sequência, a coma¹ da cometa se estende cerca de 1300 km no espaço. Por comparação, o núcleo tem aproximadamente 4 km de diâmetro e não pode ainda ser discernido.

A coma de 67P/Churyumov–Gerasimenko se deve ao movimento gradual do cometa para mais próximo do Sol ao longo de sua órbita de 6,5 anos. Apesar dele ainda estar a mais de 600 milhões de quilômetros da nossa estrela – quatro vezes a distância entre a Terra e o Sol – sua superfície já começou a aquecer, fazendo com que o gelo na superfície sublime e o gás escape do seu núcleo de gelo e rocha.

O gás escapando também carrega uma nuvem de …

Incidente do Passo Dyatlov

Incidente do Passo Dyatlov foi um evento que resultou na morte de nove esquiadores ao norte dos montes Urais na noite de 2 de fevereiro de 1959. O incidente aconteceu na costa leste da montanha Kholat Syakhl (Холат Сяхл), cujo nome em mansi significa "Montanha dos Mortos". Desde então, o passo de montanha onde o incidente ocorreu é chamado de Passo Dyatlov (Перевал Дятлова), baseado no nome do líder do grupo, Igor Dyatlov.

A ausência de testemunhas e as investigações subsequentes acerca da morte dos esquiadores inspiraram intensas especulações. Investigadores da época determinaram que o esquiadores rasgaram suas barracas de dentro para fora, fugindo a pé sob forte nevasca. Apesar dos corpos não demonstrarem sinais de luta, duas vítimas apresentavam o crânio fraturado e duas tinham costelas partidas. As autoridades soviéticas determinaram que uma "força desconhecida" provocara as mortes; o acesso à região foi consequentemente bloqueado a esquiadores e aventureiros …

Esta planta recém-descoberta gosta de se alimentar de metal

Conheça a Rinorea niccolifera, uma nova espécie de planta recém-descoberta que se alimenta de um tipo de metal. É isso mesmo, essa simpática plantinha consegue se alimentar de níquel sem se envenenar.

Ela não come o metal, é claro. A planta consegue absorver o níquel que está no solo, e, por isso, se desenvolve em terras ricas desse metal.

A Rinorea niccolifera foi descoberta na parte oeste da Ilha Luçon, nas Filipinas, em uma área conhecida por seu solo rico em metais pesados. Ela então foi estudada por cientistas da Universidade das Filipinas, em uma pesquisa liderada pelo Professor Edwino Fernando. Diz o pesquisador que a planta consegue absorver até 18.000 partes por milhão do metal, 1000 vezes mais níquel do que outras plantas conseguem armazenar com segurança. A planta foi detalhada na edição desta semana do jornal PhytoKeys.

A descoberta desta planta é boa tanto para defensores do meio ambiente quanto para a indústria de mineração – plantas que absorvem metais podem ser usadas…

Arquivo ovni: Caso Geraldo Bichara

Dia 26 de agosto de 1962, Geraldo Bichara, na época com 18 anos de idade, iria montar guarda na 13º Circunscrição Militar de Três Corações (MG), na Escola de Sargentos das Armas (ESA). O que se segue é um típico caso de abdução que foi trazido “à tona” graças ao pesquisador Ubirajara Franco Rodrigues (ver O Caso Varginha). Uma das características mais comum dos casos de abdução é o”lapso de tempo” – a vítima tem a impressão que teria desaparecido de sua consciência um determinado tempo que pode variar de algumas poucas horas a vários dias.

A guarda de Geraldo Bichara correspondia da meia-noite até as duas da manhã. Pelas declarações iniciais de Geraldo, logo após de ele assumir o posto teria ocorrido um blackout na região e, logo em seguida, ele teria sido paralisado por um foco de luz durante alguns minutos. Após ter ocorrido tais fatos, o foco de luz teria desaparecido e ele se recuperou do estado de paralisia. O incidente teria demorado, na melhor das hipóteses, uns 10 a 15 minuto…

Telescópio registra encolhimento da mancha vermelha de Júpiter

Imagem feita pelo telescópio Hubble no último dia 21 de Abril A. Simon/NASA-ESA

Imagens do Hubble mostram menor diâmetro da história; redução atual é de cerca de mil quilômetros por ano e a causa é desconhecida.

A grande mancha vermelha ostentada pelo planeta Júpiter - marca em forma de redemoinho que é maior do que a Terra - está encolhendo.
A redução, que está mudando a forma da marca de oval para redonda, tem sido estudada desde a década de 30. No entanto, novas imagens do Telescópio Espacial Hubble - equipamento que pertence às agências espacias americana (Nasa) e europeia (ESA) - capturou imagens de um tamanho nunca antes registrado.
A grande mancha vermelha é, na verdade, uma tempestade anticiclônica. Ela aparece em todas as imagens do planeta, e se assemelha a um olho avermelhado - com camadas de cores amarela, laranja e branco. Os ventos naquela região atingem velocidades enormes, chegando a várias centenas de quilômetros por hora.

Observações históricos apontavam que o local…

Materiais aeroespaciais são fabricados em panela de pressão

Estas "microflores" são feitas de PPPI, o polímero mecanicamente mais estável que se conhece, produzido no interior do reator de pressão.[Imagem: TU Vienna]

Química desafia física

Em uma descoberta que parece desafiar as leis da física, químicos descobriram que é possível sintetizar frágeis compostos orgânicos sob altas temperaturas e pressões elevadas.

A síntese hidrotermal é um fenômeno bem conhecido dos geólogos, sendo responsável por produzir diamantes e outras gemas nas profundezas da Terra.

Mas compostos orgânicos - formados primariamente por carbono e hidrogênio - são materiais sensíveis, leves e flexíveis.

É por isso que eles são usados em aviões, naves espaciais, artigos esportivos e uma infinidade de outros usos genericamente chamados de "alta tecnologia".

Entre os compostos orgânicos de maior interesse estão os polímeros - ou plásticos - de alto desempenho, mas há também aqueles usados na eletrônica orgânica, incluindo telas e painéis solares flexíveis …

Nanorrobôs formam computador dentro de uma barata

O nanorrobô, formado por fitas de DNA (em cima) abre-se para liberar o medicamento que "cura" a barata (embaixo). [Imagem: Yaniv Amir et al./10.1038/nnano.2014.58]

Computadores de DNA

Nanorrobôs feitos de moléculas de DNA, capazes de realizar o mesmo tipo de operações lógicas que um computador, foram introduzidos em um animal vivo.

É como um computador no interior de uma barata.

Esses "computadores de DNA" - conhecidos como robôs-origami, porque funcionam através da dobragem e desdobragem de cadeias de DNA - viajam pelo corpo do inseto e interagem uns com os outros.

Quando se desdobram, eles podem liberar os compostos químicos - que podem ser drogas ou medicamentos - guardados em suas dobras.

"Os nanorrobôs de DNA podem potencialmente realizar programas complexos que poderão no futuro ser usados para diagnosticar ou tratar doenças com uma sofisticação sem precedentes," disse Daniel Levner, bioengenheiro da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Tom…

Exoplanetas começam a ser fotografados diretamente

Leva aproximadamente 80.000 anos terrestres para que o GU Psc b complete uma órbita em torno de sua estrela. [Imagem: Universite de Montreal]

Ano de 80.000 anos

Você já deve ter-se acostumado a ouvir sobre a descoberta de exoplanetas e ver suas "visões artísticas", quadros idealizados produzidos digitalmente.

Agora você vai começar a vê-los em imagens reais.

Um gigante gasoso é a mais recente adição à pequena lista de exoplanetas descobertos através de imagens diretas.

Ele está localizado ao redor da GU Psc, uma estrela com uma massa três vezes menor que a do Sol, situada na constelação de Peixes.

Mas esta não é a maior surpresa desta observação.

O exoplaneta, chamado GU Psc b, está muito distante da sua estrela - cerca de 2.000 vezes a distância entre a Terra e o Sol -, um autêntico recorde.

A essa distância, leva aproximadamente 80.000 anos terrestres para que o GU Psc b complete uma órbita em torno de sua estrela.

Os pesquisadores aproveitaram essa distância astronômica …

Por que as estrelas magnéticas não viram buracos negros?

Impressão artística de uma estrela magnética no enxame estelar Westerlund 1, que contém centenas de estrelas de massa muito elevada, algumas das quais com o brilho equivalente a quase um milhão de sóis.[Imagem: ESO/L. Calçada]

Estrelas magnéticas

Estrelas magnéticas são os objetos com o campo magnético mais poderoso que se conhece no Universo - milhões de vezes mais potentes que os mais fortes ímãs na Terra.

Agora, uma equipe de astrônomos descobriu pela primeira vez a estrela companheira de uma estrela magnética.

Isto pode ajudar a explicar como estes objetos se formam - um debate que já dura 35 anos - e porque é que esta estrela tão particular não colapsou para formar um buraco negro, como seria de esperar.

Binário

Quando uma estrela de massa muito elevada colapsa sob o efeito da sua própria gravidade - durante a explosão de uma supernova - ela dá origem a uma estrela de nêutrons ou a um buraco negro.

As estrelas magnéticas são uma forma peculiar e muito exótica de estrela de nêutr…

Papa Francisco diz que batizaria até extraterrestres

Falando sobre a liberdade do Espírito Santo, o papa Francisco fez nesta segunda-feira (12/05/14) uma reflexão curiosa, durante a qual disse que daria os sacramentos católicos até a extraterrestres.

"Se amanhã aparecesse uma expedição de marcianos, por exemplo, alguns viessem até nós - verdes, com aquele nariz longo e as orelhas grandes, como desenham as crianças - e um deles dissesse 'Eu quero o batismo', o que aconteceria?", perguntou-se o Pontífice.

Segundo Francisco, o Espírito Santo "sopra para onde quer", e os fiéis, os padres e a Igreja não podem impor limites a ele. "Então quem sou eu para colocar impedimentos", disse o papa, já respondendo à sua questão. A declaração foi dada durante uma missa na residência de Santa Marta, no Vaticano.

FONTE: JORNAL DO BRASIL


UFOS WILSON: RELEMBRANDO...

Matéria exibida pelo portal de notícias http://ultimosegundo.ig.com.br/ em 18/08/2011

Astrônomo católico: “Não há contradição entre a religião e vida…

"Vamos encontrar vida no espaço neste século"

A primeira exoTerra descoberta certamente é o primeiro de uma população de milhões de planetas similares ao nosso.[Imagem: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech]

Não é se, mas como eles são

Será que estamos sozinhos no Universo? Esta é uma pergunta que sempre estimulou a imaginação humana.

E, quanto mais aprendemos, mais improvável parece que a Terra seja um milagre solitário hospedando vida em meio a galáxias de planetas mortos.

Os cientistas agora já concordam que é apenas uma questão de tempo antes que encontremos outras formas de vida no Universo.

O assunto, que outrora já foi "proibido" no meio científico, foi discutido abertamente durante um evento promovido pela Comissão Europeia.

Mas exatamente como vamos encontrar nossos vizinhos extraterrestres - se serão apenas algumas células bacterianas ou sósias perfeitos do ET - eles ainda se arriscam menos.

Quem acredita em milagres?

"Nós vamos encontrar vida no espaço neste século," disse enfaticamente o Dr. Seth S…

O caso Fátima analisado pela Ufologia

Por Carlos Alberto Millan

O vilarejo de Fátima, em Portugal, foi palco de acontecimentos cósmicos que abalariam o mundo no princípio deste século, mantendo uma longa polêmica que dura até os dias de hoje e tornando o lugar sagrado por católicos de todas as partes do globo. No dia 13 de outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas presenciaram um fenômeno que foi considerado como uma manifestação do poder de Deus. Naquele dia estava a chover e, de repente, o Sol surgiu no céu. O que pareceu ser um disco achatado, com um contorno nitidamente definido e um brilho mutante, apareceu entre as nuvens e em seguida começou a fazer manobras com crescente velocidade.
Este estranho fenômeno teve uma preparação nos anos anteriores, sob a forma de esparsos sinais no céu. Em todos os casos, três crianças foram o epicentro dos factos que acabaram por ter um belo contacto com uma entidade cósmica, imediatamente aclamada pela igreja como a Virgem Maria - crença mantida e incentivada até hoje entre seus fi…

Arqueólogo diz ter achado carcaça que seria de caravela de Colombo

Pintura de Michael Zeno Diemer ilustra a caravela Santa Maria, uma das naus usadas por Cristóvão Colombo
no descobrimento da América, em 1492 (Foto: Michael Zeno Diemer/Wikimedia Commons)

Restos achados na costa do Haiti seria da embarcação Santa Maria.
Caravela foi uma das três usadas no Descobrimento da América em 1492.

O arqueólogo especializado em exploração submarina Barry Clifford afirma ter encontrado no fundo do mar do Caribe, perto do Haiti, uma carcaça de embarcação que, segundo ele, pode ser da caravela Santa Maria, uma das três naus comandadas por Cristóvão Colombo no descobrimento da América em 1492 (as outras eram Pinta e Nina).
Clifford disse em entrevista à rede de TV CNN que encontrou a carcaça na área exata onde Colombo afirmava ter encalhado a Santa Maria. O naufrágio está preso em um recife ao largo da costa norte do Haiti, de 10 a 15 metros de profundidade.
"Todas as caracteristicas geográfica e topografia subaquática, além das evidências arqueológicas, sug…

Mulher do País de Gales alega série de abduções desde os 5 anos de idade

Hilary Porter, de 67 anos de idade, alega ter sido abduzida por alienígenas mais vezes do que pode lembrar, inclusive uma vez quando viajava para a cidade de Cardiff, no País de Gales. Ela diz ter sido abduzida pela primeira vez quando tinha cinco anos de idade e sua vida atormentada por estas visitas desde então.
“Tenho sido uma abduzida por alienígenas toda a minha vida“, disse Hilary. “Não escolhi esta vida. Não pedi por nada disso, mas isso tem acontecido desde quando eu posso lembrar.”
Hilary será uma entre as mais de 100 pessoas que irão participar da conferência nacional deste mês, organizada pela Anomalous Mind Management, Abductee, Contactee, Helpline Project (Ammach). Ela irá compartilhar sua história e compará-la com as outras pessoas que alegam ter tido experiências similares.
Ela lembra que seu primeiro encontro veio quando tinha 5 anos e estava brincando no longo campo de grama atrás de sua casa.
“De repente havia um alienígena reptiliano na minha frente. Ele tinha u…

Satélite de comunicação quântica pronto para ser testado

Representação artística de um link de comunicação quântica entre uma estação terrestre e um satélite. À direita, desenho esquemático do satélite experimental QEYSSat. [Imagem: Thomas Jennewein et al./SPIE]

Criptografia quântica

Já demonstrada na prática em redes ópticas reais, e prestes a ir parar em telefones celulares, a criptografia quântica parece estar pronta também para ir ao espaço.

Este é um passo essencial para a aplicação prática da tecnologia, já que a grande maioria das comunicações é feita com a intermediação dos satélites de comunicação.

Pesquisadores canadenses anunciaram estar na fase final de preparação de um satélite de demonstração do primeiro link de criptografia quântica espacial.

Embora a data do lançamento ainda não esteja marcada, a Agência Espacial Canadense (CSA) já incluiu entre suas próximas missões o QEYSSat (Quantum EncrYption and Science Satellite, ou satélite científico e de criptografia quântica, em tradução livre).

A parte científica incluirá o prime…

Bactérias com nanopartículas formam "materiais vivos"

As células bacterianas foram configuradas de modo a comunicar-se umas com as outras e alterar a composição do biofilme ao longo do tempo. [Imagem: Yan Liang/MIT]

Funcionalidades vivas

Engenheiros do MIT, nos Estados Unidos, conseguiram convencer células bacterianas a incorporar materiais não-vivos funcionais, como nanopartículas de ouro e pontos quânticos.

Esses "materiais vivos" combinam as vantagens das células vivas - que respondem ao ambiente, produzem moléculas biológicas complexas e se estendem por várias escalas de comprimento -, com os benefícios dos materiais inertes, que podem ter funções como conduzir eletricidade ou emitir luz.

Embora a inspiração tenha vindo de materiais biológicos, como os ossos, e levem a imaginação a pensar em dispositivos biomecatrônicos ou interfaces homem-máquina, os pesquisadores afirmam que a aplicação mais imediata da tecnologia deverá envolver a otimização das funções dos materiais inertes, produzindo células solares mais eficientes, …

Arquivo Ovni: A fantástica casuística ovni nordestina do município de Miguel Leão, PI

Miguel Leão é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a 88 quilômetros da Capital Teresina, estando a uma altitude de 185 metros. Sua população estimada em 2010 era de 1.253 habitantes.

Por Flávio Tobler
(Equipe UPUPI)

1. Uma nova Dimensão

Não imaginávamos encontrar tamanhas evidências ufológicas na pacata cidade de Miguel Leão que fica a 88 quilômetros (Sul) de Teresina, capital do Estado do Piauí. Com uma população não superior a 1.400 habitantes, vivem seus moradores basicamente de renda e produção agrícola familiar. Ainda se pratica o velho hábito de caçar animais silvestres com o intuito de melhorar a sua alimentação. A cidade é cercada de morros e as ruas com declividade acentuadas, necessitando de um bom preparo físico para percorrê-las. Existe uma barragem no perímetro urbano, onde serve como ponto atrativo e de lazer. Realizamos nossa primeira pesquisa de campo a aquele município sábado, 26 de novembro de 2005, e retornamos na manhã seguinte ao meio dia.


Sede…