Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 13, 2013

Nos bastidores da ciência

Os cientistas relataram métodos científicos pouco ortodoxos que não costumam ser divulgados junto com o resultado da pesquisas. (Thinkstock)

Durante a semana passada, vários cientistas tiveram um surto de honestidade e usaram o Twitter para contar detalhes de suas pesquisas que jamais entrariam nos periódicos científicos. O resultado, além de divertido, é revelador.

Um surto de sinceridade varreu a comunidade científica durante a semana passada. Normalmente, os periódicos científicos exigem uma postura impessoal, linguagem técnica e precisão absoluta para publicar um estudo. Por causa disso, dificilmente captam o que acontece de verdade nos laboratórios. Os trabalhos parecem ser feitos por seres geniais, incapazes de errar. Os cientistas, no entanto, resolveram quebrar esse véu de silêncio e mostrar as verdadeiras práticas por trás de suas pesquisas. No Twitter, eles criaram a hashtag #overlyhonestmethods (métodos honestos demais, em inglês) e começaram a postar mensagens revelando o…

Ahmadinejad tenta, de novo, levar um macaco ao espaço

Foguete iraniano: programa espacial iraniano está menos preocupado em alcançar resultados científicos do que em demonstrar poderio bélico (Vahidreza Alai/STR/AFP)

A Agência Espacial Iraniana fará uma nova tentativa de colocar um primata em órbita terrestre. Primeira tentativa em 2011 fracassou

O Irã vai fazer uma nova tentativa de enviar um macaco ao espaço no início de fevereiro, por ocasião do 34º aniversário da Revolução Islâmica, informou o diretor da Organização Espacial Iraniana, Hamid Fazeli, citado nesta terça-feira pela Mehr News, agência de notícias baseada em Teerã. A primeira experiência, em 2011, foi malsucedida - o primata morreu antes de entrar em órbita e o fracasso foi reconhecido apenas parcialmente por Teerã.

"Os macacos estão atualmente em quarentena" e um deles será colocado em órbita durante o período do Fajr, de 31 de janeiro a 10 de fevereiro, que marca o triunfo da revolução de 1979, disse Fazeli. Trata-se da primeira etapa para a colocação em órbita…

Nasa envia imagem da Mona Lisa por laser para satélite na Lua

Imagem de Mona Lisa que foi captada pelo satélite continha pontos brancos (Foto: Divulgação/Nasa)

Mensagem foi enviada para testar nova tecnologia de comunicação.
Imagem viajou mais de 300 mil quilômetros desde a Terra.

Cientistas da Nasa transmitiram nesta semana a imagem da Mona Lisa, do pintor Leonardo da Vinci, para um satélite em órbita da Lua, como parte de um experimento para testar uma nova tecnologia de comunicação a laser.
A icônica imagem viajou cerca de 386 mil quilômetros em formato digital entre a Terra e a Lua. A mensagem foi enviada de uma estação da Nasa em Maryland, nos EUA, para o satélite da nave Lunar Reconaissance Orbiter (LRO, na sigla em inglês).

“É a primeira vez que alguém conseguiu uma forma de comunicação a laser em distâncias planetárias", disse o cientista David Smith, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De acordo com ele, o experimento foi considerado um sucesso pela agência espacial.
A imagem foi dividida em pixels, convertidos em escalas …

Sonda revela leito de antigo rio de Marte

Uma das imagens feitas pela sonda Mars Express mostram o sinuoso curso do rio e o local onde desaguava um de seus afluentes ESA

Imagens capturadas pela sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), revelam o leito de um grande rio antigo que cruzou o Hemisfério Sul do planeta. Batizado Reull Vallis, ele tinha 1,5 mil quilômetros de extensão, alcançando até 7 quilômetros de largura e 300 metros de profundidade em alguns trechos.
Assim como os rios da Terra, o Reull Vallis tinha diversos afluentes no seu sinuoso caminho até a vasta Bacia de Hellas, onde desaguava bilhões de anos atrás. Os cientistas da ESA também identificaram diversas estruturas similares às formadas na Terra em períodos de glaciação. Segundo eles, montanhas próximas mostram marcas em forma de degraus curvos escavadas pela água e gelo no período geológico marciano conhecido como Hesperiano, entre 3,5 bilhões e 1,8 bilhão de anos atrás.

FONTE: O GLOBO

Mais informações sobre o caso Zarzal: Assim viveram os habitantes de Zarzal (Colômbia), sua experiência com extraterrestres

Curiosidade e todo tipo de comentário tem despertado o suposto avistamento de extraterrestres na zona rural do município de Zarzal no norte do Valle.

"O rumor sobre aparições do outro mundo, se propagou fazem alguns dias quando camponeses da vereda a Guasimal asseguraram haver visto durante a madrugada, sujeitos que medem mais de 2 metros e que se deslocam em distâncias consideraveis em questão de segundos". Assim relatou o capitão Alberto Agudelo, comandante dos Bombeiros de Zarzal, quem assegurou que os comentários sobre estes estranhos avistamentos, são cada vez mais comuns entre a população.

"Dizem que se apresentam quase de madrugada, que emitem sons similares aos de estática de radios e que inclusive, falaram com eles. Eu não os vi", disse o capitão Agudelo. A notícia tem causado furor nas redes sociais, onde varias pessoas têm relatado histórias relacionadas com estas aparições, no entanto, não há ainda evidências em imagens sobre o curioso fato.


Nancy Encis…

Sir Patrick Moore afirma que não somos a única raça no universo

Sir Patrick Moore [1923-2012] defendia a exploração espacial e a busca por vida extraterrestre

Patrick Moore, astrônomo britânico e apresentador do famoso programa The Sky at Night, da BBC, autor de vários livros, tornou-se uma das mais queridas personalidades da Inglaterra por seu trabalho de divulgação científica. Falecido em 09 de dezembro de 2012 aos 89 anos de idade, fez inúmeras participações em outros programas, incluindo interpretar a si mesmo no episódio The Eleventh Hour, da quinta temporada da nova série de Doctor Who.

Moore apresentou o The Sky at Night desde a estréia do programa, em 1957, trazendo a astronomia ao alcance de todos. Antes disso, serviu na RAF [Real Força Aérea Britânica], durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943 sua noiva, a enfermeira Lorna, morreu durante um bombardeio, e após a tragédia ele decidiu devotar sua vida a astronomia e divulgação científica.

Uma de suas últimas entrevistas foi para a revista All About Space, em que falou sobre sua longa carr…

Holograma cósmico: será o Universo uma projeção vinda do futuro?

Físicos estão propondo que nossa realidade é uma projeção de um holograma cósmico projetado de um futuro infinito.[Imagem: Ephraim Brown]

Tudo é ilusão

Um imperador indiano estava irritado com um guru que insistia que tudo é maya: uma ilusão.

Para provar que o guru estava errado, o imperador convidou-o ao seu palácio e soltou um elefante em disparada em direção a ele.

Vendo que o guru botava sebo nas canelas, o imperador gritou-lhe: "Por que você corre tão rápido, sabendo que o meu elefante é apenas uma ilusão?"

O guru gritou, já à distância: "Oh, imperador, minha corrida também é uma ilusão, tudo neste mundo é uma ilusão."

Andrew Strominger (Universidade de Harvard), que trabalha com a teoria das cordas, é um dentre vários físicos que, surpreendentemente, concordam com o guru nesta antiga história - apenas troque a palavra "maya" por "holográfico".

Holograma do futuro infinito

Cerca de dez anos atrás, Strominger teve uma ideia bizarra. Ele imag…

Olho artificial para robôs é feito com proteína de bactéria

Um robô padrão equipado com dois biofotossensores (círculo tracejado) navega de forma precisa sem precisar de câmeras ou outros sensores. [Imagem: Okada-Shudo et al./SPIE]

Fotossensor biomimético

A visão dos robôs é normalmente fornecida por câmeras, que captam o ambiente ao redor e repassam as informações para um processador, que interpreta essas imagens.

Um dos inconvenientes dessa abordagem é que o aparato todo é grande e consome muita energia, um grande problema para os robôs móveis, principalmente para aqueles que devem operar de forma autônoma por longos períodos, como os robôs submarinos ou os robôs voadores.

Yoshiko Okada-Shudo e seus colegas da Universidade de Chofu, no Japão, foram encontrar nas bactérias uma inspiração para construir melhores olhos robóticos.

A pesquisadora criou um biofotossensor usando uma proteína sensível à luz retirada de uma bactéria que vive em ambientes muito salgados (Halobacterium salinarum).

Equivalente ao olho humano

O pigmento avermelhado, cham…

Ovnis gravados sobre Detroit (Michigan) e Indiana

Varias pessoas foram testemunhas de estranhas luzes sobre Detroit, Estados Unidos.



FONTE: FOX 2 News

Onda ovni sobre o Canadá

Desde a ultima semana da primeira quinzena de 2013, muitos relatos ovnis têm sido reportados por inumeras testemunhas sobre a cidade de Vitoria, Canadá. Os casos vem sendo investigados por investigadores locais e têm sido divulgados na imprensa canadense.



FONTE: CTV News

Testemunhas observam Ovni em Massachusetts, Estados Unidos

Varias testemunhas afirmam terem visto um ovni do tipo diamante em
Amherst, Massachusetts, o fato teria ocorrido no dia 10 de janeiro (2013), o objeto teria sobrevoado a baixa altura.



Estação Espacial ganhará puxadinho com módulo inflável

Os módulos infláveis podem ser dispostos para formar hotéis, estações e até naves espaciais. [Imagem: Bigelow Aerospace]

Módulo espacial inflável

A Bigelow Aerospace, uma empresa fundada por um ex-engenheiro da NASA, vem prometendo um hotel espacial desde 2005.

Talvez seja o que falte para que o turismo espacial decole de vez, ainda que as naves atualmente disponíveis não tenham capacidade para alcançar a altitude onde o hotel de Bigelow ficará estacionado.

Em 2011, a NASA anunciou que poderia usar a ideia de seu ex-funcionário para equipar uma nave espacial de longo curso, a Nautilus:

NASA apresenta conceito de nave espacial
A empresa já tem pronto o projeto de uma estação espacial completa, que poderia ser usada para pesquisas.

Agora, a NASA acaba de anunciar que os planos de Robert Bigelow finalmente sairão da prancheta.

Puxadinho na Estação Espacial

A agência espacial norte-americana vai fazer um "puxadinho" na Estação Espacial Internacional usando um módulo inflável.

&q…

Estrela mais antiga já vista tem mais de 13 bilhões de anos, diz estudo

Estrela fica a uma distância de 190 anos-luz do
Sistema Solar e é estudada há mais de um século
(Foto: Divulgação/European Southern Observatory)


Astro é quase tão antigo quanto o próprio Universo, afirmam cientistas.
Conhecida como HD 140283, estrela é estudada há mais de um século.

Os astrônomos da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, identificaram a estrela HD 140283 como a mais antiga já encontrada no Universo, com pelo menos 13,2 bilhões de anos, podendo chegar até 13,9 bilhões de anos.
A descoberta foi anunciada na quarta-feira (10), durante um encontro da Sociedade Astronômica Americana, em Long Beach, na Califórnia.
"Acreditamos que essa estrela seja a mais antiga do Universo entre as que conhecemos, com uma idade bem determinada", disse o astrônomo Howard Bond, de Penn – como a universidade é conhecida.
A HD 140283 fica a uma distância de aproximadamente 190 anos-luz do Sistema Solar. Ela vem sendo estudada há mais de um século e é formada quase inteiramente por hid…

Robôs acrobáticos vão explorar luas e asteroides

Uma nave-mãe liberará de cinco a seis robôs esféricos sobre a lua Fobos, de Marte, ou sobre um asteroide.[Imagem: Marco Pavone]

Robôs rolantes

Com uma missão a Marte cada vez mais longe no futuro, e sem muitos motivos para voltar à Lua, o interesse volta-se cada vez mais para corpos celestes menores, como luas de outros planetas e asteroides.

É o que defende o Dr. Marco Pavone, da Universidade de Stanford, já devidamente financiado pela NASA.

Pavone está idealizando uma missão à lua Fobos, de Marte, mas que poderá ser facilmente adaptada para explorar corpos celestes menores e mais próximos da Terra.

O pesquisador mostrou nesta semana como ele pretende explorar diretamente a superfície desses corpos celestes de baixa gravidade.

A ideia é usar pequenos robôs, parecidos com ouriços-do-mar, lançados a partir de uma nave-mãe em órbita - a missão foi batizada de Phobos Surveyor (investigador de Fobos, em tradução livre).

Medindo cerca de meio metro de diâmetro cada um, os robôs esféricos p…

Ufólogos exigem abertura de documentos sobre óvnis

O material farto nunca sairá a publico, infelizmente esta é a realidade, uma utopia acharmos que as forças armadas brasileiras vão desclassificar documentos ovnis que lhes causariam um grande desconforto e derrubaria toda a negação ao fenômeno.


FONTE: UOL