Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 23, 2012

Estátua budista que interessou aos nazistas veio do espaço

Uma estátua que os pesquisadores acreditam representar o deus budista Vaisravana, também conhecido como Jambhala, uma divindade ligada ora a saúde ora a guerra, foi levada para a Alemanha entre 1938 e 1939. O responsável, e líder da expedição nazista ao Tibet, foi o zoólogo e etnólogo Ernst Schäfer, e seu objetivo era encontrar pistas das origens da raça ariana. Depois a estátua passou para as mãos de um colecionador particular.

Uma imagem da suástica no peito do personagem provavelmente foi o que interessou aos nazistas. Em 2007, o pesquisador Elmar Bushner e seus colegas da universidade de Stuttgart realizaram as primeiras análises na peça, obtendo permissão para recolher pequenas amostras de seu exterior. Em 2009, a equipe pode obter amostras maiores do interior da estátua, que têm a vantagem de não sofrer contaminação como na superfície.

Os cientistas descobriram que a estátua foi esculpida a partir de um tipo raro de meteorito chamado ataxite. Esse material é em grande parte for…

Cometa recém-descoberto poderá ser visível até durante o dia

Nem bem as notícias sobre a descoberta de um novo cometa começaram a circular, astrônomos e astrofotógrafos de todo o mundo já começaram a se mobilizar. E não é para menos. De acordo com as observações iniciais o novo objeto tem potencial suficiente para ser um dos cometas mais brilhantes de todos os tempos.

Batizado como C/2012 S1 (ISON) o novo cometa foi inicialmente observado pelos observatórios de Monte Lemmon e Panstarrs, nos EUA, entre 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012, e teve sua órbita calculada com precisão a partir de observações feitas pelo astrônomo russo Artyom Novichonok e pelo seu colega Vitali Nevski, da Bielorússia, a quem cabem os créditos pela descoberta.

Para calcular a órbita do novo cometa, a dupla de astrônomos utilizou imagens registradas pelo telescópio robótico de 400 milímetros pertencente à rede ISON (International Scientific Optical Network) instalado próximo à cidade de Kislovodsk, na Rússia.

C/2012 S1 (ISON) é um cometa não-periódico (o &qu…

Halo de gás quente pode explicar matéria perdida do Universo

O halo em torno da Via Láctea pode ter até 2,5 milhões de graus - centenas de vezes mais quente do que a superfície do Sol - e pode conter a matéria comum ainda não detectada pelos astrônomos.[Imagem: NASA/CXC/M.Weiss;NASA/CXC/Ohio State/A.Gupta et al.]

Halo quente

Um estudo feito por um grupo internacional de astrônomos encontrou indícios de que a Via Láctea está envolta por um enorme halo de gás quente.

A formação se estende por centenas de milhares de anos-luz e tem massa comparável com a soma das massas de todas as estrelas da galáxia.

O estudo foi conduzido a partir de observações feitas por meio do Chandra, o observatório de raios X da NASA.

Se a dimensão e a massa do halo de gás forem confirmadas, isso poderá resultar em uma explicação para o problema conhecido como "bárions perdidos da galáxia".

Matéria bariônica

Bárions são partículas, tais como prótons e nêutrons, que compõem mais de 99,9% de toda a massa de átomos existente no Universo.

Matéria bariônica represent…

Imagens de satélite revelam aumentos desiguais nos níveis dos oceanos

Aumento médio do nível do mar, 1993 - 2010

Uma reavaliação de imagens feitas por satélites dos últimos 18 anos forneceu uma visão nova e mais detalhada das mudanças no nível do mar em todo o mundo.

Um novo estudo, que se vale de informações levantadas a partir de imagens registradas por diferentes sondas espaciais, afirma que os níveis dos mares no planeta estão subindo apenas uma média de 3 milímetros por ano.

Mas essa reavaliação oculta algumas grandes diferenças regionais - tanto para cima quanto para baixo.

O Mar das Filipinas, por exemplo, sofreu um aumento médio que ultrapassa 10 milímetros por ano. Em parte, isso reflete grandes oscilações nos ventos e na temperatura do Oceano Pacífico.

O estudo integra a Iniciativa de Mudanças Climáticas (CCI, na sigla em inglês), aprovada pelo Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla original) durante sua reunião ministerial de 2008.

Razões das variações

''O mapa de tendências é uma forma de olhar para as mudanças que ocorreram nos úl…

Abduzido Antônio Alves Ferreira conta em detalhes seus contatos com seres extraterrestres

FONTE: Canal Youtube "Flamarion Soares"

Clarão no céu continua intrigando pernambucanos e alagoanos

Internautas registraram o suposto meteoro
Foto: Reprodução/Facebook

Ilusão de ótica, fragmentos de meteoros ou luzes de satélites. Essas são apenas três entre as várias explicações possíveis para o clarão visto na noite desse sábado (22) em vários municípios de Pernambuco e Alagoas.

Pouco depois de rasgar o céu nos dois estados, por volta das 19h30, o objeto já era considerado por muitos no Facebook um meteorito. Alguns internautas até contaram ter visto a queda do objeto de perto.

A família do estudante pernambucano Guilherme Barros estava tomando banho de piscina no Cabanga, na Zona Sul, quando o primo de 1 ano, João Koury, apontou para o céu. Os parentes olharam e avistaram uma bola de luz esverdeada, segundo Guilherme. "Pensamos que eram fogos (de artifício). Era uma luz caindo, como se fosse um objeto muito leve", conta. O estudante não conseguiu distinguir a forma do suposto meteorito que caía ao sul. "Só dava para ver a luz. E que era muito grande", diz.

LEI…

Continuam os avistamentos ovnis em Ituzaingó, Argentina

Testemunhas falam de seus avistamentos ao canal aberto de notícias no telejornal T9.



FONTE: Adrián Nicala Testimonio OVNI