Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 23, 2016

Céu da Semana 31/10 a 06/11/2016 - Estrelas Reais

FONTE: UNIVESP TV

Antigos porém excelentes documentários de astronomia

Viagem pelo Universo Infinito



Viagem do Sol a Marte



Viagem de Júpiter aos cometas


FONTE: Canal Youtube Paulo Roberto Chrusciel

Aprendendo astronomia

Obs: Vídeo 7 pode ser habilitado a legenda em português.

FONTE: Arthur Matias

Alinhamento estelar raro permitirá observar planetas em Alfa Centauro

Os astrônomos simularam todos alinhamentos da dupla Alfa Centauro com a estrela distante S5 até 2050. [Imagem: P. Kervella et al. - 10.1051/0004-6361/201629201]

Alfa Centauro

Astrônomos descobriram que um evento muito raro de lente gravitacional proporcionará uma oportunidade ideal para darmos uma espiada nos exoplanetas mais próximos do Sistema Solar, no sistema Alfa Centauro.

É difícil observar diretamente nossos exoplanetas vizinhos porque o binário Alfa Centauro é formado por duas estrelas. A luz de Alfa Centauro A e B ofuscam as observações dos planetas, cujo brilho é muitíssimo mais fraco.

Agora, astrônomos conseguiram mapear a trajetória do par estelar com uma margem de erro mínima. Isto permitiu prever todos os alinhamentos, até 2050, entre o par Alfa Centauro e as estrelas que se situam próximas olhando da Terra - mas que se encontram de fato muito mais longe no espaço.

Lente gravitacional

As lentes gravitacionais ocorrem quando um objeto massivo, como uma estrela, deforma o…

Obama ataca de Kennedy e diz “Vamos enviar seres humanos a Marte por volta de 2030”

Assim como John F. Kennedy fez na década de 60, o atual presidente americano Barack Obama também fez um pronunciamento sobre metas sobre o setor espacial. Em 1962 Kennedy prometeu que o Estados Unidos estaria na Lua até o final da década, nessa vez Obama prometeu que os americanos terão astronautas em Marte até 2030. “Estabelecemos um objetivo claro vital para o próximo capítulo da história dos Estados Unidos no espaço: enviar seres humanos para Marte por volta de 2030 e devolvê-los com segurança à Terra, com o objetivo final de um dia ficar lá por um longo tempo”, disse Obama em um artigo de opinião para a CNN. Nesses anos que passaram, e com o avanço da tecnologia, ir para o espaço se tornou algo “barato” e o índice de segurança também aumentou com novas pesquisas na área. Obama cita fatores como a Guerra Fria e outros confrontos entre países como o motivo para Marte ter sido um planejamento tão distante entre 1980 e 2010, quando anunciou que planejava levar humanos para o planeta …

VLT do ESO detecta halos gigantes, brilhantes e inesperados em torno de quasares distantes

Esta imagem composta mostra 18 dos 19 quasares observados por uma equipa internacional de astrônomos, liderada pelo ETH de Zurique, na Suíça. Cada um dos quasares observados encontra-se rodeado por um halo gasoso brilhante. Esta é a primeira vez que um rastreio de quasares mostra tais halos brilhantes em torno de todos os quasares observados.
A descoberta foi feita com o auxílio do instrumento MUSE montado no Very Large Telescope do ESO.
Crédito: ESO/Borisova et al.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu nuvens de gás brilhante em torno de quasares distantes. Esta é a primeira vez que todos os quasares num rastreio apresentam estes halos, dos quais as assinaturas inconfundíveis foram observadas pelo instrumento MUSE montado no VLT (Very Large Telescope) do ESO. As propriedades dos halos desta descoberta surpreendente encontram-se também em total desacordo com as atuais teorias aceites para a formação de galáxias no Universo primordial.

Uma colaboração internacional de astrô…

Preferencialmente, planetas do tamanho da Terra com muita água

Esta concepção artística mostra dois planetas do tamanho da Terra, TRAPPIST-1b e TRAPPIST-1c, passando em frente da sua estrela hospedeira, que é muito mais pequena e fria que o nosso Sol.
Crédito: NASA/ESA/STScI/J. de Wit (MIT)

Simulações de computador, por astrofísicos da Universidade de Berna, da formação de planetas em órbita na zona habitável de estrelas baixa massa, como Proxima Centauri, mostram que são mais propensos a ser aproximadamente do tamanho da Terra e a conter grandes quantidades de água.

Em agosto de 2016, o anúncio da descoberta de um exoplaneta terrestre a orbitar na zona habitável de Proxima Centauri estimulou a imaginação dos especialistas e do público em geral. Afinal de contas, esta é a estrela mais próxima do Sol apesar de ser dez vezes menos massiva e 500 vezes menos luminosa. Esta descoberta, juntamente com a de maio de 2016 de um planeta parecido em órbita de uma estrela ainda mais leve (TRAPPIST-1), convenceu os astrônomos de que as anãs vermelhas (estas …

Jovem sistema captado formando estrelas múltiplas

Imagem ALMA do sistema L1448 IRS3B, com duas jovens estrelas no seu centro e uma terceira distante delas. A estrutura espiral no disco de poeira em seu redor indica instabilidade.
Crédito: Bill Saxton, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), NRAO/AUI/NSF

Pela primeira vez, astrônomos observaram um disco poeirento de material em redor de uma estrela jovem a fragmentar-se num sistema estelar múltiplo. Os cientistas há muito que suspeitavam da existência deste processo, provocado pela instabilidade gravitacional, mas novas observações com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) e com o VLA (Karl G. Jansky Very Large Array) revelaram o processo em ação.

"Este novo trabalho suporta diretamente a conclusão de que existem dois mecanismos que produzem sistemas estelares múltiplos - fragmentação de discos circunstelares, como vemos aqui, e fragmentação da maior nuvem de gás e poeira a partir da qual se formam estrelas jovens," afirma John Tobin, da Universidade de Oklahoma e do Observat…

Cientistas revelam origem de uma das maiores crateras da Lua

Cratera Oriental, na Lua, é composta por anéis e tem 930 km de diâmetro (Foto: Ernest Wright, NASA/GSFC Scientific Visualization Studio)

Cratera Oriental, composta por anéis, foi formada há 3,8 bilhões de anos.
Descobertas foram publicadas na revista 'Science'.

Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) e da Universidade Brown, nos Estados Unidos, descobriram a origem de Oriental, uma das maiores e mais bem-preservadas crateras da Lua, formada há 3,8 bilhões de anos. Os achados sobre a cratera, formada por três anéis e com diâmetro de 930 km, foram publicados nesta quinta-feira (27) na revista "Science".

A descoberta, fruto de estudos divulgados em dois artigos, foi possível graças aos dados colhidos em 2012 pelos satélites da missão "Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade" (Grail, sigla em inglês) da Nasa.
De acordo com o estudo do geólogo Brandon Johnson, da Universidade Brown, o objeto que criou a cratera Orie…

Cientistas identificam tecido cerebral fossilizado de dinossauro pela 1ª vez

Primeiro exemplar de tecido de cérebro fossilizado de um dinossauro (Foto: University of Cambridge/Handout via REUTERS)

Objeto foi encontrado há mais de 10 anos por um caçador de fósseis.
Cérebro é provavelmente de uma espécie similar ao Iguanodon.

Cientistas britânicos e australianos identificaram um seixo marrom despretensioso, encontrado há mais de uma década por um caçador de fósseis no sul da Inglaterra, como o primeiro exemplo conhecido de tecido cerebral fossilizado de dinossauro.
O cérebro fossilizado, encontrado pelo entusiasta de fósseis Jamie Hiscocks perto de Bexhill, em Sussex, em 2004, muito provavelmente é de uma espécie similar ao Iguanodon – um herbívoro de grande dimensão que viveu no início do período cretáceo, cerca de 133 milhões de anos atrás.

Em um relatório de sua análise presente em uma Publicação Especial da Sociedade Geológica de Londres, os pesquisadores disseram acreditar que o fragmento de tecido ficou tão bem preservado porque o cérebro do dinossauro fi…

Matéria de Capa | Bebês de Laboratório

Gerar filhos sem que seja necessária a participação de uma mãe? Aonde é que esses cientistas querem chegar? Não se trata de ficção. Pesquisadores da universidade de Bath, no Reino Unido, descobriram um método capaz de fertilizar embriões, sem a utilização do óvulo feminino. Ou seja, utilizando o material genético de dois pais. Em diversos países, a engenharia genética avança a passos assustadores. Na China, médicos estão testando a técnica de edição de DNA, pela primeira vez, em seres humanos. E mais: a engenharia genética pode trazer o parque dos dinossauros para a vida real? No Matéria de Capa desta edição.



FONTE: Matéria de Capa

Esta pode ser nossa maior chance de encontrar aquela “megaestrutura alienígena”

Desde que sugeriram que a estrela KIC 8462852 poderia ser uma Esfera de Dyson, astrônomos que buscam por inteligência extraterrestre (SETI, ou Search for Extra-Terrestrial Intelligence) estão vasculhando todas as possibilidades de sinais de aliens por lá. Agora, o programa SETI mais bem financiado do mundo – Breakthrough Listen da Universidade da Califórnia em Berkeley – também entrou na busca.

A KIC 8462852 que é conhecida como Estrela de Tabby, porém ainda mais conhecida como “megaestrutura alienígena”, tem cativado a imaginação de astrônomos e aficionados por espaço por cerca de um ano. A estrela, descoberta por meio da base de dados do telescópio Kepler, é muito estranha. Sua luminosidade cai até 22% em intervalos aparentemente inconsistentes e depois volta ao normal. A emissão de luz total da estrela também tem diminuído aos poucos com o tempo.

Nenhum desses dois fenômenos são fáceis de serem explicados por si mesmos, e juntos, fizeram com que especialistas propusessem todos os …

UFO com três ocupantes foi observado na Espanha em 1980

(Crédito Revista Ufo) Em 1980 aconteceu um importante caso de terceiro grau na Espanha, quando três estranhas entidades foram observadas

Caso é um dos mais significativos contatos de terceiro grau ocorridos no paí

No domingo, 09 de março de 1980, os residentes da cidade de Lugo Carlos P.L. e Miguel Palacios visitavam a pequena cidade de Ronfe, Sarria, na província de Lugo, para passar o final de semana com parentes. Carlos, diante do que aconteceu, recusou-se a fornecer sua identificação temendo alguma repercussão, e os dois se encontraram em uma taverna pertencente a um parente para jogar cartas.

Carlos notou uma luminosidade anormal ao redor das 22h00, mas a atribuiu a uma televisão ligada. Um de seus filhos quis sair para ver o que era, mas foi impedido pelos adultos. Depois, ao redor das 02h00, Carlos saiu da taverna e se espantou com um forte foco de luz a cerca de 300 metros de distância, do outro lado do rio que corta a pequena cidade. Ao observar melhor observou que a luminos…

Ministério da Defesa da Espanha publica relatórios ufológicos

UFOs triangulares foram descritos em um dos documentos espanhóis

Casos significativos são descritos na documentação, que cobre um período de 1962 a 1995

O Ministério da Defesa espanhol acaba de liberar uma vasta documentação sobre UFOs, descrevendo casos acontecidos naquele país entre os anos de 1966 e 1993. A documentação, em um total de 1.900 páginas, está disponível na Biblioteca Virtual do Ministério da Defesa, que classifica os casos como "avistamentos de fenômenos estranhos". A desclassificação dos arquivos espanhóis teve início em 1991, com a decisão do Ministério da Defesa de analisar os documentos e rebaixar seu nível de classificação, para colocá-los á disposição do público que demandava cada vez mais ter acesso a eles. Cópias físicas dos arquivos foram enviadas para a Biblioteca Central da Força Aérea Espanhola e digitalizada.

Cada arquivo descreve local e data do avistamento, resumo dos fatos e as conclusões, além da proposta de classificação ou desclassificação…

Brasileiro de 13 anos participa de programa da NASA

GUILHERME OLIVEIRA COM O EX-ASTRONAUTA MARK CHARLES LEE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Guilherme Oliveira foi selecionado para o programa Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, nos Estados Unidos

Com apenas 13 anos, Guilherme Oliveira, de Campinas, no interior de São Paulo, teve uma experiência com a qual muitos fanáticos por ciência apenas sonham: participar do programaJornada Internacional de Ciência e Tecnologia, nos Estados Unidos.

O estudante ganhou uma bolsa do R-Crio, laboratório de armazenamento de células-tronco, que fez uma parceria com a Academia Internacional do Centro Espacial Kennedy, da NASA, para enviar um jovem brasileiro para o evento, que visa promover e estimular estudantes interessados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Apaixonado por ciência, o jovem foi selecionado por ter boas notas e fluência em inglês.

O programa ocorreu no início de outubro no Academia Internacional do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ao longo de cinco dias, Oliveira e os out…

Conheça a fascinante história da estrela mais estranha da galáxia

(ILUSTRAÇÃO: ANA MATSUSAKI E RÔMOLO)

Como nosso fascínio por alienígenas financiou a pesquisa que deve desvendar um dos maiores mistérios na história da ciência: o comportamento extravagante da filha rebelde da Via Láctea

E faltavam dois dias para o segundo aniversário da chegada do telescópio Kepler ao espaço. Em 5 de março de 2011, o caçador de planetas da NASA fazia exatamente a mesma coisa que fizera desde o início de sua missão: monitorava a cada meia hora a luz que recebia das mesmas 150 mil estrelas de nossas redondezas galácticas, à procura de oscilações que indicassem a presença de mundos distantes. Naquele dia, contudo, era como se os fótons viessem lhe dar os parabéns. Mas os sensores captaram alguma coisa muito grande em trânsito entre o instrumento e uma estrela a 1.480 anos-luz daqui. Era algo tão enorme que um a cada seis fótons emitidos por aquele sol foi impedido de seguir viagem e não pôde parabenizar o telescópio Kepler por ter resistido mais um ano aos rigores do …

A sua religião está pronta para lidar com alienígenas?

(FOTO: FLICKR/UDITHA WICKRAMANAYAKA)

Como a humanidade reagirá quando astrônomos encontrarem evidências sólidas da existência de vida além da Terra? Sem especulação. Sem dúvidas. O momento em que os cientistas anunciarem essa descoberta, tudo mudará. No mínimo, nossas filosofias e religiões precisarão incorporar essa nova informação.

Buscando sinais de vida
Até o momento astrônomos identificaram milhares de planetas na órbita de suas estrelas. Nesse ritmo de descoberta, milhões de outros serão descobertos ainda nesse século.

Agora que já encontraram planetas físicos, os astrônomos estão procurando por nossos vizinhos biológicos. Ao longo dos próximos 50 anos, eles darão início ao estudo provocador e detalho de milhões de planetas, em busca de evidência da presença de vida acima ou abaixo das superfícies ou nas atmosferas desses planetas.

E é bem possível que os astrônomos encontrarão o que buscam. Apesar do fato de mais de um terço dos americanos acreditarem que alienígenas já visi…

Duas novas luas em Urano?

POR SALVADOR NOGUEIRA

Nova análise de imagens da sonda Voyager 2 sugere a existência de mais duas luas em Urano.

CHÁ DE SUMIÇO
Revirando dados colhidos pela sonda Voyager 2 durante sua passagem por Urano, em 1986, uma dupla de pesquisadores da Universidade de Idaho, nos Estados Unidos, encontrou evidências de mais duas luas no sétimo planeta do Sistema Solar. Detalhe: elas não aparecem em nenhuma das imagens.

DE BACIADA
Urano tem 27 luas conhecidas, mas é certo que existam muitas mais — planetas gigantes são notórios pelo grande número de satélites naturais ao seu redor. O principal problema para contá-los todos é a distância que nos separa deles.

QUARTETO MÁGICO
Júpiter e Saturno, os dois mais próximos, são bem conhecidos. Várias espaçonaves passaram por lá e algumas por lá ficaram. É o caso da Juno, que está neste momento orbitando Júpiter, e da Cassini, que já explora o sistema saturnino desde 2004. Urano e Netuno, contudo, ainda são dois grandes desconhecidos. Ambos só foram visi…

Descobertos objetos cósmicos misteriosos que explodem em raios-X

Animação da erupção da fonte de raios-X na galáxia NGC 5128.
Crédito: NASA/CXC/UA/J. Irwil et al.

Astrônomos descobriram um par de objetos cósmicos extraordinários que explodem dramaticamente em raios-X. Esta descoberta, obtida com o Observatório de raios-X Chandra da NASA e com o Observatório XMM-Newton da ESA, pode representar uma nova classe de eventos explosivos encontrados no espaço.

As misteriosas fontes de raios-X tornam-se cerca de cem vezes mais brilhantes em menos de um minuto, antes de regressar aos níveis de raios-X originais após mais ou menos uma hora. No seu pico, estes objetos qualificam-se como ULXs ("ultraluminous X-ray sources", em português "fontes ultraluminosas de raios-X") que emitem centenas até milhares de vezes mais raios-X do que os típicos sistemas binários onde uma estrela orbita um buraco negro ou uma estrela de neutrões.

"Nunca vimos nada como isto," afirma Jimmy Irwin da Universidade do Alabama, EUA, que liderou o estudo p…

Matéria de Capa | Via Láctea

Sabe essa câmera de seu celular que você usa pra tirar esse monte de fotos... Ela tem algumas centenas ou milhares de pixels, que são a medida de resolução da imagem, ou seja, da qualidade da foto. Agora, vamos imaginar uma câmera com um bilhão de pixels. Essa é a capacidade da câmera, ou do conjunto de lentes, instalado a bordo do telescópio espacial gaia, da agência espacial européia, responsável pelo mais detalhado mapa da via láctea já realizado até hoje. Já foram localizadas mais de um bilhão de estrelas e muitas tiveram sua distância e movimentos desenhados com precisão. Esta edição do matéria de capa também vai falar da descoberta de jatos d'água em Europa, uma lua de Júpiter e do satélite caçador de asteroides.



FONTE: Matéria de Capa

Esta pequena estrela é um dos melhores lugares do universo para buscarmos vida alienígena

Dentro de alguns anos, novos telescópios poderosos vão iniciar uma busca por mundos habitáveis fora do nosso sistema solar. E TRAPPIST-1, uma estrela escura e morna um pouco maior do que Júpiter, vai ser um dos primeiros lugares para o qual olharemos. Ela está a apenas 40 anos luz de distância, e é lar de diversos exoplanetas promissores com o tamanho da Terra.

Três irmãos, descritos recentemente na Nature, são os primeiros exoplanetas descobertos ao redor de uma estrela anã “ultrafria”. E eles são perfeitos para a busca por vida alienígena. Cada planeta tem o tamanho parecido com o da Terra e de Vênus e são rochosos. Os planetas também orbitam a chamada zona habitável da estrela. Por fim, eles estão tão próximos de nós que podemos começar a estudar suas atmosferas agora mesmo.

“Essa é basicamente uma mudança de paradigma”, disse o coautor do estudo Julien de Wit ao Gizmodo. “Se esses planetas tiverem atmosferas, serão realmente os melhores lugares para buscarmos vida.”

Buscando vida…

Erro de software pode ter causado a queda da sonda da ExoMars em Marte

Pesquisadores da missão ExoMars estão apontando para uma potencial falha de software como a causa do acidente da sonda Schiaparelli na semana passada. O desafio agora é isolar e corrigir o erro na esperança de evitar sua repetição em 2020, quando os cientistas planejam enviar uma sonda muito maior para o planeta vermelho.

No fim da semana passada, a NASA liberou uma fotografia mostrando o que parece ser o local da queda da sonda Schiaparelli e seu paraquedas descartado. A sonda, se havia alguma dúvida em relação a isso, estava totalmente fritada, virou uma mancha de metal queimado e torcido na superfície marciana. Então em vez de orgulhosamente projetar uma nova sonda, os cientistas da ExoMars, em parceria com as agências espaciais russa e europeia, vão tentar descobrir o que saiu errado.



Diferentemente da missão Beagle 2 perdida em 2003, a Schiaparelli transmitiu seus dados de status para sua nave-mãe – a Trace Gas Orbiter – durante sua descida. Como disse a Nature News, uma observa…