Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 5, 2018

O misterioso túnel descoberto por acidente sob pirâmides no México que nunca será aberto ao público

Especialistas dizem que túnel descoberto sob as pirâmides de Teotihuacán nunca será aberto ao público (SERGIO GÓMEZ/TLALOCAN/INAH)

Ana Gabriela Rojas
Da BBC News Mundo

Uma das descobertas recentes mais importantes da arqueologia aconteceu por acidente no México.

Aconteceu com o arqueólogo Sergio Gomez, que trabalhava na conservação do Templo de Quetzalcoatl ou Serpente Emplumada, em Teotihuacan, também conhecido como "As pirâmides de Teotihuacán", no centro do México.

Era a temporada de chuvas de 2003 e a tempestade que caiu em uma noite de outubro abriu um buraco no chão.

No dia seguinte, Gómez desceu por aquele buraco com a ajuda de uma corda e trabalhadores da zona arqueológica.


Quetzalcoatl ou serpente emplumada era uma das divindades mais importantes da Mesoamérica

Ele conseguiu ver que, a 14 metros de profundidade, havia um túnel.

"Eu percebi que era algo muito importante, mas naquele momento eu não tinha muita ideia do alcance da descoberta. Foi com o passar do …

O Caso Antonio Rossi - “Num Disco Voador Visitei Outro Planeta"

Além do tratorista Artur Berlet, o brasileiro “Antonio Rossi” também lançou um livro contando sobre uma viagem a outro planeta desconhecido. A viagem teria sido muito agradável com seu cicerone Jânsle, depois se tornou amigo do contatado.

Através de encontros ficou conhecendo sobre diversas fatos que lhe fora ensinado, antes do qual não fazia parte do seu cotidiano - já que era um homem muito simples.

Veja a narração desta história do contato extraterrestre do senhor Antonio Rossi:

Reside no Estado do Rio de Janeiro, em seu livro “Num disco Voador visitei outro Planeta”. O autor na época dos fatos vivia na pacata cidade de Paraibuna, no Vale do Paraíba. Rossi, pessoa bastante simples, foi metalúrgico na cidade de São Paulo.

No seu livro narra de forma bastante simples o seu contato ocorrido quando pescava.

Espantoso relato de uma viagem feita a outro Planeta num Disco Voador. Evolução e Progresso de uma humanidade avançada que ultrapassa a tudo quanto se possa conceber. Seres descrit…

Antiga 'obra-prima' grega é encontrada em pedra preciosa minúscula

A Ágata de Combate de Pilos levou quase um ano para ser limpa e tem cerca de 3,5 cm de comprimento.
FOTO DE DEPARTMENT OF CLASSICS, UNIVERSITY OF CINCINNATI

Os deslumbrantes detalhes da cena estão gravados com precisão incrível e representam um guerreiro vitorioso em combate.

Uma impressionante obra de arte gravada em uma pedra preciosa de 3,8 cm foi revelada depois que pesquisadores removeram camadas de calcário e sujeira de milhares de anos.

A equipe de pesquisadores encontrou o objeto há dois anos, mas pensava se tratar apenas uma pequena pedra. Ela estava no meio de uma coleção de 1.400 artefatos desenterrados do túmulo de um guerreiro da Idade do Bronze, com 3.500 anos de idade, no sudoeste da Grécia. A pedra, que os pesquisadores nomearam "Ágata de Combate de Pilos", teria sido usada como uma pequena joia, segundo Shari Stocker, um dos líderes da escavação.

O túmulo em si foi uma descoberta notável quando os pesquisadores o encontraram em 2015. Ele abrigava o esquele…

O que é o salto hidráulico, o fenômeno observado por Da Vinci que só agora a ciência conseguiu explicar

É possível ver um salto hidráulico na pia do banheiro quando vamos escovar os dentes

Leonardo da Vinci documentou no século 16 um fenômeno curioso que você pode ver em casa todos os dias.

Ao abrirmos a torneira para escovar os dentes, a água se espalha quando toca a superfície da pia antes de cair no ralo.

Esse fenômeno se chama salto hidráulico, e, até agora, pensava-se que ocorria como resultado da ação da gravidade.

Mas Rajesh Bhagat, um estudante de doutorado em engenharia química da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, demostrou haver outra explicação.

Segundo Bhagat, compreender a mecânica desse fenômeno pode ajudar a reduzir significativamente o consumo da água.

"Como começamos o dia? Tomando banho com uma ducha que usa entre 40 e 60 litros de água. E já vimos em locais como a Cidade do Cabo (África do Sul) como a falta de água obrigou a racionar este recurso nos últimos dois anos", diz o cientista.

"Se compreendemos o salto hidráulico e como a água se espa…

Ex-militar revela contato com extraterrestre

Ex-militar da Força Aérea Brasileira (FAB), Sidnei relatou toda sua experiência com o avistamento do OVNI na Base Aérea de Santos (BAST), inclusive corrigindo uma pequena distorção da história cometida pelo History Channel em um documentário que conta seu caso, que segundo o próprio Sidnei, “exagerou um pouquinho na reconstituição“.

Após nos contar os detalhes desse relato, e outros casos de avistamento de OVNIs envolvendo pilotos, Sidnei entrou na parte mais impressionante,e inédita de seu relato, onde conta a respeito de um contato que teve com um ser, ou melhor, um contato que o ser teve com ele, em sua própria casa.

Um dos pontos importantes deste relato é que ele é sustentado não só pela sinceridade da testemunha, mas também por fotografias que registraram as marcas que este encontro deixou no corpo de Sidnei, fotografias tiradas em 06/01/2010, o que provam que o ocorrido não é algo recente.

Conheça os detalhes na entrevista a seguir:



FONTE: PortalBURN

ESO divulga foto surpreendente de multidão de galáxias no espaço

Registro foi feito pelo moderno telescópio VLT Survey Telescope (VST), equipamento projetado para observar o céu sob luz visível; registro tem 400 megapixels e mostra galáxias elípticas, estrelas e asteroides

O telescópio VLT Survey Telescope (VST), do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) é umas dessas tecnologias incríveis que está permitindo novas descobertas para o campo científico. Dessa vez, ele possibilitou que grupo de astrônomos conseguissem descobrir delicados detalhes de uma estrura espacial:

O equipamento VST mede cerca de 2,6 metros e é projetado para observar o céu sob luz visível. Ele foi criado com o objetivo de explorar o céu noturno do Chile e abre portas para que os cientistas descubram os segredos astronômicos do hemisfério sul.

Foi assim, através dele, que uma equipe internacional de astrônomos decidiu examinar uma coleção de galáxias elípticas do hemisfério sul. O time, liderado pela cientista Marilena Spavone, do Observatório Astronômico de Capo…

Asteroide que matou os dinossauros também mexeu com a evolução dos tubarões

Por: Jessica Boddy

Mais de 500 espécies diferentes de tubarão vagueiam pelos oceanos da Terra: desde tubarões pequenininhos até o icônico grande tubarão branco, passando pelos tubarões-duendes. E, aparentemente, o equilíbrio atual de espécies surgiu depois do evento de extinção em massa do Cretáceo-Paleógeno, há 66 milhões de anos, segundo uma nova pesquisa.

No período Cretáceo (entre 142 milhões e 66 milhões de anos atrás), uma ordem de tubarões chamados Lamniformes comandava os mares. Os tubarões lamniformes modernos incluem o grande tubarão branco, o alopias e o tubarão-mako.

Porém, estudando as formas variadas de centenas de dentes de tubarões fossilizados antigos, pesquisadores descobriram que a diversidade de tubarões Carcharhiniformes — a maior ordem de tubarões atual, que inclui tubarões-martelo, tubarões-tigre e mais — explodiu após a extinção em massa do fim do Cretáceo, enquanto muitos tubarões Lamniformes foram extintos.

Esse equilíbrio é o que ainda vemos nas águas de ho…

A espetacular casa de 2 mil anos descoberta sob cinzas vulcânicas em Pompeia

Arqueólogos encontram a cada dia que passa novas peças em Pompeia

Em 24 de agosto do ano 79 d.C., a erupção do Vesúvio devastou a cidade de Pompeia, que pertencia ao então Império Romano.

Hoje, quase 2 mil anos depois de ter sido soterrada sob as cinzas do vulcão, os arqueólogos continuam descobrindo relíquias que ajudam a entender como era a vida naquela cidade, localizada perto de onde atualmente é Nápoles, na Itália.


A casa tem uma decoração estilo vintage

A descoberta mais recente é uma casa luxuosa, que os pesquisadores chamaram de "Casa de Júpiter".

Eles escolheram esse nome porque, entre os diversos afrescos nas paredes, há uma pintura dedicada a Júpiter, o deus supremo da mitologia romana.


Aparentemente, o dono da casa era um homem rico que gostava de arte

"A casa tinha uma decoração vintage, no estilo antigo de Pompeia", contou Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, à agência Ansa.

"O dono deve ter sido rico e culto, sabia o valor…

Espaçonave Hayabusa2 chega ainda mais perto do Ryugu e captura imagem detalhada do asteroide

Por: George Dvorsky

A espaçonave japonesa Hayabusa2 chegou tentadoramente perto do asteroide Ryugu nesta terça-feira (7), oferecendo uma visão sem precedentes de sua superfície coberta de pedregulhos.

Duas semanas atrás, a Hayabusa2 chegou a seis quilômetros de distância do Ryugu, mas a descida desta terça, a terceira da missão, viu a espaçonave chegar a 851 metros do asteroide, o encontro mais próximo já feito até hoje. Os planejadores da missão estão se preparando para um procedimento que fará a Hayabusa2 coletar amostras de rocha e poeira da superfície do Ryugu. A descida desta terça foi feita para medir o fraco puxão gravitacional exercido pelo asteroide de um quilômetro de largura.


Superfície do Ryugu vista de uma altitude de 1.250 metros. Imagem: JAXA, Universidade de Tóquio, Universidade de Kochi, Universidade de Rikkyo, Universidade de Nagoya, Instituto Chiba de Tecnologia, Universidade de Meiji, Universidade de Aizu, AIST

Durante a descida, a Hayabusa2 tirou fotos com sua câ…

Alunos de SP apresentam projeto de jipes robóticos para Marte em evento da Nasa

Modelo impresso em 3D de um dos jipes projetados pelos alunos da Facens (Crédito: Divulgação)

Salvador Nogueira

Uma missão brasileira a Marte ainda é um sonho distante, mas isso não impede que estudantes de engenharia brasileiros se dediquem a projetar jipes robóticos capazes de futuramente explorar o planeta vermelho. E um grupo deles recentemente apresentou seus projetos num programa internacional apoiado pela Nasa.

A apresentação aconteceu na conferência SEE (Simulation Exploration Experience) de 2008, realizada na Bulgária, entre 8 e 10 de maio, eos participantes brasileiros são alunos dos cursos de Engenharia da Computação e de Tecnologia em Jogos Digitais da Facens, entidade filantrópica e faculdade de engenharias de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Já é o terceiro ano em que a instituição promove a participação no SEE — trata-se do único grupo da América Latina no programa –, mas esta foi a primeira vez que os olhos se voltaram para Marte. Em 2016 e 2017, o trabalho se conc…

Como assistir a 'chuva de estrelas cadentes' que atingirá a Terra em agosto

O número de estrelas cadentes por hora aumenta durante o pico do fenômeno (ISTOCK)

Leticia Mori
Da BBC News Brasil em São Paulo

No auge, são entre 40 e 80 meteoros por hora iluminando o céu noturno. A chuva de meteoros Perseidas pode ser vista todos os anos em agosto quando a Terra passa por um trecho de sua órbita que cruza com um conjunto de detritos do cometa Swift-Tuttle, soltos no espaço.

Ao entrar na atmosfera, os detritos, formados por pequenas rochas, sofrem atrito e entram em combustão, formando fracos fachos de luz que podem ser vistos da superfície.

As Perseidas são visíveis da Terra há pelo menos 2 mil anos – o primeiro registro da chuva de meteoros foi feito no ano 36 d.C., na China, segundo o astrônomo Bill Cooke, da Nasa (a agência especial americana).

O nome do fenômeno faz referência à constelação de Perseu já que a chuva de meteoritos é visível próxima a esse conjunto de astros.

Segundo a Nasa (a agência espacial americana), as Perseidas serão a melhor oportunidade …

Céu da semana - 06/08 a 12/08/2018

No Céu desta semana falamos sobre M50, um dos objetos favoritos dos astrônomos amadores, localizado na Constelação do Unicórnio.



FONTE: UNIVESP TV

Sinais do Céu - Explosão em Ubatuba SP (Documentário)

*PILOTO*

Sinais do Céu é um documentário de abordagem ufológica, estudo dos OVNI’s, que promete intrigar os conhecimentos e a definição da palavra “vida”. Por se tratar de um tema pouco abordado pela sociedade, porém, de grande relevância entre pesquisadores, interessados na área e pessoas que já vivenciaram acontecimentos inusitados, o documentário, de forma persuasiva, desenvolve-se ilustrando os lugares reais de um dos acontecimentos mais importantes da história da Ufologia – Caso Ubatuba 1957 – com pesquisadores que atuam constantemente nas narrativas, amostras recebidas e exames laboratoriais

O primeiro episódio do documentário aborda uma experiência vivida pelos moradores da cidade de Ubatuba, os quais presenciaram uma explosão de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) na Praia das Toninhas em setembro de 1957. Após esse acontecimento, foram encontrados alguns destroços que foram recentemente entregues ao pesquisador Edison Boaventura Jr, ufólogo a trinta e seis anos, que atu…

Matéria de Capa | Passado e futuro | 05/08/2018

Implantes artificiais para substituir os órgãos internos; mudanças genéticas que levem à autorregeneração de partes do organismo; câmeras no lugar dos olhos, equipadas para gravar as imagens e enxergar a grandes distâncias. Será esse o ser humano do futuro, meio homem, meio máquina? É disso que vamos falar nesta edição.



FONTE: Matéria de Capa

Conheça a Parker Solar Probe

Ilustração da Parker Solar Probe da NASA. A sonda vai voar pela coroa do Sol e traçar como a energia e o calor se movem pela atmosfera da estrela.
Crédito: APL/NASA GSFC

A Parker Solar Probe da NASA deverá descolar este mês de agosto, numa janela de lançamento entre os dias 11 e 23 de agosto. O foguetão Delta IV Heavy vai transportar até ao espaço a nave com o tamanho de um automóvel, com o objetivo de estudar o Sol mais perto do que qualquer outro objeto feito pelo ser humano.

O nosso Sol é muito mais complexo do que aparenta ser. Em vez do disco constante e imutável que parece aos olhos humanos, o Sol é uma estrela dinâmica e magneticamente ativa. A atmosfera do Sol envia constantemente material magnetizado para o exterior, envolvendo o nosso Sistema Solar muito além da órbita de Plutão e influenciando todos os mundos pelo caminho. Bobinas de energia magnética explodem com radiação e luz, que viajam pelo espaço e criam interrupções temporárias na nossa atmosfera, por vezes afetando…