Pular para o conteúdo principal

ESO divulga foto surpreendente de multidão de galáxias no espaço


Registro foi feito pelo moderno telescópio VLT Survey Telescope (VST), equipamento projetado para observar o céu sob luz visível; registro tem 400 megapixels e mostra galáxias elípticas, estrelas e asteroides

O telescópio VLT Survey Telescope (VST), do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) é umas dessas tecnologias incríveis que está permitindo novas descobertas para o campo científico. Dessa vez, ele possibilitou que grupo de astrônomos conseguissem descobrir delicados detalhes de uma estrura espacial:

O equipamento VST mede cerca de 2,6 metros e é projetado para observar o céu sob luz visível. Ele foi criado com o objetivo de explorar o céu noturno do Chile e abre portas para que os cientistas descubram os segredos astronômicos do hemisfério sul.

Foi assim, através dele, que uma equipe internacional de astrônomos decidiu examinar uma coleção de galáxias elípticas do hemisfério sul. O time, liderado pela cientista Marilena Spavone, do Observatório Astronômico de Capodimonte, em Nápoles (Itália), capturou imagens de uma variedade de galáxias espalhadas pelo céu.


IMAGEM COM LEGENDA DOS ASTROS E OBJETOS ESPACIAIS QUE CIRCUNDAM A GALÁXIA ELÍPTICA NGC 5018 (FOTO: DIVULGAÇÃO/ ESO)

Uma dessas galáxias é a NGC 5018 (o ponto branco e leitoso no centro da imagem). Ela está localizada na constelação de Virgem e a princípio pode parecer apenas um ponto difuso no céu. Porém, após um estudo e inspeção mais detalhado, é possível notar uma corrente tênue de estrelas e gás (conhecida por causa de maré) estentida para fora dessa galáxia elíptica. Essa e outras características delicidas fornecem pistas vistas sobre a estrutura e a dinâmica das galáxias.

Além de NGC 5018, outras galáxias elípticas e também espirais habitam esse registro em 400 megapixels. Somado a elas, há uma variedade colorida de estrelas brilhantes que vivem em nossa Via Láctea. É possível notar alguns outros astros espaciais, como asteroides e registros de luz do movimento que eles fazem no céu (como é o caso dos astros 2001 TJ21 e 2000 WU69).

Enquanto a fotografia serve de objeto de estudo sobre as características específicas de galáxias distantes a milhões de anos-luz da Terra, ela também funciona como um registro de estrelas distantes de nós e do percursos de asteroides a apenas alguns minutos-luz de distância de nosso planeta.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s