Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 24, 2013

O que é o bóson de Higgs?

Hoje o CERN sinalizou que finalmente pode ter encontrado o bóson de Higgs. Mas o que é isto, por que alguns o chamam de “partícula de Deus”, e qual sua importância? O Giz explica.

O bóson de Higgs é uma partícula subatômica…
O Modelo Padrão é uma das teorias mais proeminentes (mas não a única) que tenta descrever como o universo é organizado: as partículas que formam os átomos, a matéria que existe, e as forças que agem sobre ela.

O modelo padrão faz parte da física de partículas, dedicada a reduzir nosso universo tão complicado em seus componentes mais simples. Fazemos isso há séculos: começamos com os átomos; depois vieram prótons, nêutrons e elétrons; e finalmente os quarks e léptons.

O modelo padrão postula que a matéria é composta por 12 partículas: seis tipos de quarks, e seis tipos de léptons. Segundo o modelo, quarks e léptons são indivisíveis.

Além dessas partículas, o modelo padrão reconhece quatro forças fundamentais: gravitacional, eletromagnética, forte e fraca. Cada uma…

Descoberta de Harvard reforça teoria de origem da vida na Terra

Imagem mostra como teria sido o ciclo da protocélula com síntese de RNA e replicação da célula nos primórdios da Terra

A origem da vida na Terra é o tema de recente estudo conduzido por um pesquisador vinculado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Publicado nesta sexta-feira (29) pelo periódico científico Science, o estudo liderado pelo cientista Jack Szostak reforça teoria de que o início da vida no planeta envolveu replicação espontânea de RNA (sigla para ácido ribonucleico, cadeia de moléculas com dimensões inferiores às do DNA).

Essa replicação, segundo a teoria, teria ocorrido dentro de um tipo de compartimento estrutural celular, uma vesícula de ácido graxo.

Porém, esse "protótipo celular", essa protocélula, jamais pôde ser reproduzido em laboratório porque esse processo de polimerização do RNA requer altos níveis de íon de magnésio, que acabavam por desestabilizar as membranas do ácido graxo, que circundariam as primeiras células vivas.

É aí que entra o est…

Arqueólogos descobrem adega de 3.700 anos

Escavações encontraram 40 jarras de 50 litros provavelmente usadas por reis

Cientistas desenterraram 40 jarras de vinho em Canaã, região ao norte de Israel, do que afirmam ser a mais antiga adega do mundo

Arqueólogos da Universidade George Washington fizeram uma grande descoberta ao escavar uma região ao norte de Israel, conhecida como Canaã. Lá, eles desencavaram 40 jarras de vinho bem preservadas que datavam de 3.700 anos atrás.

“Esses provavelmente não eram os vinhos correntes, do dia a dia. Provavelmente eram caros. Talvez tenham sido usados por um rei”, aponta o professor Eric Cline, um dos diretores da escavação. Os jarros foram encontrados em uma sala que aparentemente era usada como adega e análises químicas mostram que vinho era guardado lá, provavelmente um lote real, caracterizado por uma impressionante padronização de ingredientes nas jarras de 50 litros.

Segundo os historiadores, essa é a mais antiga adega descoberta, já que jarras de vinhos encontraads em escavações mai…

Cometa Ison teria sobrevivido após passar perto do Sol, dizem cientistas

magem do cometa Ison, que pode ter sobrevivido após passar próximo do Sol (Foto: Damian Peach/BBC)

Imagens recentes mostram que Ison, inicialmente declarado morto, voltou a ter brilho.

O cometa Ison, ou alguma parte dele, teria sobrevivido ao encontro com o Sol, afirmaram os cientistas. O pedaço de rocha gigante de gelo e areia foi inicialmente declarado morto quando não conseguiu emergir por detrás da estrela com o brilho esperado pelos astrônomos.
Tudo que poderia ser visto nas imagens dos telescópios era uma leve mancha - seu núcleo e sua cauda pareciam destruídos. Mas imagens recentes indicaram um brilho do que seria um pequeno fragmento do cometa.
Astrônomos admitiram surpresa e satisfação, mas agora se mantêm cautelosos de que algo possa acontecer nas próximas horas ou dias. Se o cometa (ou o que sobrou dele) pode continuar a brilhar, ou simplesmente sumir de vez.
"Nós temos acompanhado esse cometa por um ano e todo o caminho tem nos surpreendido e confundido", disse …

Se pousarmos em Europa, o que devemos procurar?

Visão simulada da superfície da lua Europa, de Júpiter.[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Europa, de Júpiter

A maioria do que os cientistas sabem da lua Europa de Júpiter eles aprenderam a partir de uma dúzia de voos rasantes feitos pelas sondas Voyager 2, em 1979, e, principalmente, pela Galileo, na segunda metade da década de 1990.

Mesmo com encontros muito passageiros, foi possível ver um mundo fraturado, coberto de gelo, e com tentadores sinais de um oceano de água líquida sob a superfície.

Um ambiente assim pode ser um local acolhedor para a vida microbiana - no mínimo.

NASA anuncia descoberta de Grandes Lagos em lua de Júpiter
Mas, se formos enviar uma nova sonda espacial, capaz de pousar na superfície de Europa, o que realmente deveríamos procurar e como deveríamos conduzir as pesquisas?

Em busca de respostas, a NASA contratou uma equipe de cientistas especializados para discutir os objetivos científicos de uma missão espacial que pudesse pousar na superfície de Europa.

"Se um di…

Este é o caminho: Grupo Crítica Radical planeja sociedade sem dinheiro em Fortaleza, CE

O grupo já iniciou campanha para conseguir o terreno e, assim, iniciar o projeto de uma sociedade onde dinheiro não entra

O grupo Crítica Radical planeja criar uma sociedade distante do capitalismo. Um modo de vida que pode parecer impossível para a maioria das pessoas, mas que eles querem provar ser possível. Segundo eles, a sociedade capitalista está esgotada, destruída. Com isso, eles tornam viável a criação da “sociedade alternativa”, onde se planta para comer, se costura para vestir e se produz tudo que for necessário para sobreviver. E, caso haja excesso de produção, os produtos seriam doados para os que ainda seriam capitalistas.


Hoje, durante a comemoração do aniversário da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, que faz parte do Crítica Radical, o grupo irá lançar campanha com intuito de agregar mais pessoas e tornar cada vez mais possível o plano desta nova sociedade.


Segundo Jorge Paiva, considerado líder intelectual do Crítica, essa nova sociedade seria diferente…

Rochas ornamentais brasileiras emitem radônio?

Radônio nas rochas ornamentais

A indústria de rochas ornamentais brasileiras já exporta mais de R$1 bilhão por ano.

São mármores e granitos usados em bancadas, pias de cozinha, revestimentos de edifícios e pisos.

É fácil de imaginar, então, a preocupação que tomou conta tanto dos produtores, quanto do governo, quando as rochas ornamentais brasileiras apareceram nas páginas do jornal norte-americano New York Times retratadas como potenciais fontes de contaminação radioativa e possíveis causadoras de câncer.

Radônio

O texto afirmava que medições feitas nos EUA registraram emissões de radônio vindas de rochas ornamentais brasileiras, sobretudo granitos.

O radônio é um gás nobre, produzido pelo decaimento radioativo do urânio e que, ao se transformar em outros elementos químicos, aumenta o risco de câncer de pulmão nas pessoas que o inalam.

Aferir essas medições e tirar a questão a limpo foi a proposta de uma equipe brasileira, coordenada por Daniel Marcos Bonotto e Antônio Carlos Artur,…

Dezenas de milhares de observações do telescópio Herschel, em um minuto

A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em Inglês) publicou uma animação que mostra, em menos de um minuto mais de 37000 observações científicas do Observatório Espacial Herschel da ESA em toda a sua missão.

O vídeo foi produzido por Pedro Gómez-Álvarez, Grupo de Apoio Centro Comunitário Herschel Science (Herschel Science Centre Grupo de Apoio Comunitário) e apresentado pelo cientista do projeto Herschel Göran Pilbratt durante a abertura da sessão do simpósio O Universo Explorado por Herschel (o universo explorado por Herschel), realizada no centro da ESA ESTEC em Noordwijk, Países Baixos.

Animação, publicada no site da ESA, apresenta dados recolhidos pelo telescópio desde o seu lançamento em 14 de maio de 2009 até a sua última observação em 29 de abril de 2013.

'O vídeo' capta 'os caminhos dos planetas em relação ao ponto de vista do Herschel andando uma órbita 1500 milhões de km distância da Terra em relação ao Sol.

A forma de ferradura marca a direção em que se manté…

Ovni fotografado no Aeroclube de Londrina, PR

Foto aumentada do Ovni de forma discoidal.

Bem amigos internautas e visitantes deste blog, no dia 14 de novembro (2013) eu e minha filha nos encontrávamos na bela cidade paranaense de Londrina, resolvemos fazer uma visita ao aeroclube da cidade que se localiza junto ao aeroporto, Governador Jose Richa, fomos recebidos carinhosamente por um piloto que nos levou para conhecer as dependências do aeroclube, entramos nos hangares e fizemos fotos de algumas aeronaves, fomos visitar o outro lado onde no momento uma aeronave bimotor Beach Baron fazia o taxiamento para ganhar os céus destino a São Paulo, SP. Minha filha tirou a primeira foto quando o avião passava ao nosso lado e uma segunda foto do mesmo, já em direção a pista de decolagem e esta segunda foto que nos veria a causar surpresa algumas horas depois. A noite ao passar as fotos para o computador, notamos na segunda foto no canto superior direito, um ponto metálico que a uma simples olhada, era visível como vocês poderão ver a segu…

Ovni é avistado em Devon, Reino Unido. Observador alega que o objeto monitorava bases aéreas

Especialistas não têm certeza se este alegado OVNI seja um pássaro, um avião, ou talvez um drone espião sobre a paisagem do norte de Devon, no Reino Unido.
A imagem acima foi capturada pelo fotógrafo Rob Tibbles, numa série de fotos tiradas no sábado passado (23/11), na usina eólica de Fullabrook.
Mas foi somente quando o fotógrafo retornou para casa e descarregou a câmera em seu computador que ele viu o estranho objeto pairando sobre uma das turbinas. E mesmo depois de ampliar a foto para melhor visualizar o objeto, ainda não ficou claro do que se tratava exatamente.
A equipe da base aérea de RMB Chivenor, próximo a Barnstaple, que abriga helicópteros de procura e resgate, disse não ter recebido nenhum relato de OVNI na região, porém um exercício de treinamento foi conduzido naquele dia.
Dave Gillham, fundador do Grupo Cornwall de Pesquisa OVNI (CUFORG, sigla em inglês), com base em Truro, disse que não é anormal avistar OVNIs ao redor de instalações militares.
“Eles parecem estar …

Nasa divulga imagens do cometa Ison viajando em direção ao Sol

Sequência de imagens mostra o Ison rumando em direção ao Sol, no canto inferior esquerdo. Mais acima e mais à direita, também em movimento, aparece o cometa Encke. O Sol está à direita, mas não aparece (Foto: Karl Battams/NRL/NASA STEREO/CIOC)

Trajeto do 'cometa do século' foi registrado entre 20 e 22 de novembro.
Encontro com o Sol está previsto para o dia 28; cometa pode se desintegrar.

O Observatório das Relações Solares e Terrestres (Stereo) da Nasa, a agência espacial americana, está monitorando o cometa Ison na medida em que ele se aproxima do Sol. Após divulgar imagem do cometa, apelidado de “cometa do século”, a Nasa agora revela uma animação feita a partir de registros do veículo espacial Stereo A, de sua movimentação entre os dias 20 e 22 de novembro.
Na imagem, ele pode ser visto se movimentando em direção ao Sol. A animação também mostra o cometa Encke se movimentando ao meio, na mesma direção.

O encontro entre o Ison e o Sol está previsto para o próximo dia 28.

Vida alienígena poderá ser encontrada em planetas roxos

Esta seria a cor da Terra durante o período Cambriano, segundo os cientistas.[Imagem: E. Sanromá et al.]

Vida roxa

Nada tem movimentado mais o campo da astronomia e da astrofísica do que a busca pelos primeiros sinais de vida extraterrestre.

Agora que começa a ser possível analisar o espectro da luz refletida pelos exoplanetas, os cientistas precisam descobrir quais sinais presentes nesse espectro podem ser sinais de vida.

Esther Sanromá e seus colegas do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias acreditam que basta procurar por um planeta roxo para se ter os primeiros indicativos de vida alienígena.

Depois de analisar quais microrganismos proliferaram na Terra primordial, eles concluíram que o planeta era dominado pelas "bactérias púrpura", o que teria dado ao planeta um tom vermelho-escuro tendendo ao violeta.

Provavelmente seria mais fácil detectar os sinais de uma civilização alienígena, com suas cidades iluminadas, mas os pesquisadores dizem que uma civilização é um …

Disparam contra OVNIs em Sinaloa, México

Por Yohanan Diaz Vargas: Fazem alguns dias, um “informante” se aproximou a quem lhes escreve para reportar-me que durante uma operação contra a criminalidade organizada em algum lugar do estado de Sinaloa, estavam pela noite próximos de 20 elementos fortemente armados, quando um deles, vía radio, começou a pedir apoio em uma zona determinada cerca de onde eles se encontravam. Ao chegar ao local que é uma pequeno barranco e ao olhar para baixo, podiam ver árvores muito grandes, disse meu interlocutor, ao redor delas haviam três enormes luzes girando fazendo com que imediatamente abrissem fogo contra elas, pensando que se tratava de alguma aeronave de narcotraficantes, passaram os minutos e estes objetos não foram afetados pelas balas, os policiais ficaram atônitos.

Pedi para fazer uma entrevista em vídeo e ele disse que não podia ser, e que um servidor poderia me informar, mas sem dar seu nome ou do seu escritório, ou dados operacionais muito específicos, por medo de possíveis represá…

Luz azul intensa

Imagem ilustrativa

Relato enviado por Charlyton Santos.

E-mail relato: "No dia 9 novembro de 2013, na casa de minha mãe no setor habitacional Sol Nascente, Ceilândia - DF, por volta das 21:00 hr, ela saio no quintal e viu uma luz azul intensa com o centro laranja, quando a luz passou tinha um ser em pé próximo a uma escada de alumínio que fica na área do quintal. O ser aparentava ter 1 metro de altura com rosto arredondado, pele meia morta vestindo uma roupa de tom prata, minha mãe assustou-se batendo a porta, em seguida ela viu novamente o clarão azul que era possível ver por de baixo da porta. Quando meu irmão saiu para ver, não tinha mais nada. No mês passado minha cunhada passou pela mesma experiência no mesmo local".

Meu agradecimento ao Charlyton Santos pelo seu interessante relato.

FONTE: http://seuscontatosovnis.blogspot.com.br/

Bom Dia Paraná: Seriam os et´s?

Matéria exibida neste 25 de novembro (2013) pelo telejormal Bom Dia PR, que tratou do tema dos agroglifos surgidos no início do corrente mês em Ipuaçu, SC. Assista a matéria clicando no link à seguir: http://g1.globo.com/

FONTE: RPCTV