Pular para o conteúdo principal

Dezenas de milhares de observações do telescópio Herschel, em um minuto


A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em Inglês) publicou uma animação que mostra, em menos de um minuto mais de 37000 observações científicas do Observatório Espacial Herschel da ESA em toda a sua missão.

O vídeo foi produzido por Pedro Gómez-Álvarez, Grupo de Apoio Centro Comunitário Herschel Science (Herschel Science Centre Grupo de Apoio Comunitário) e apresentado pelo cientista do projeto Herschel Göran Pilbratt durante a abertura da sessão do simpósio O Universo Explorado por Herschel (o universo explorado por Herschel), realizada no centro da ESA ESTEC em Noordwijk, Países Baixos.

Animação, publicada no site da ESA, apresenta dados recolhidos pelo telescópio desde o seu lançamento em 14 de maio de 2009 até a sua última observação em 29 de abril de 2013.

'O vídeo' capta 'os caminhos dos planetas em relação ao ponto de vista do Herschel andando uma órbita 1500 milhões de km distância da Terra em relação ao Sol.

A forma de ferradura marca a direção em que se mantém a maior parte da massa da Via Láctea e onde se centrou muitas das observações do Herschel.

Em geral, o telescópio observou cerca de um décimo de todo o céu durante mais de 23.500 horas e fez 37.000 observações científicas, descobriu novos lugares no universo previamente considerados ocultos revelando o nascimento invisível de algumas estrelas, a formação das galáxias e ratreando a água nas nuvens moleculares e estrelas recém-nascidas e seus discos de formação planetaria, bem como os de cintos cometas.

Ambos os espectrómetros câmara Herschel PACS e SPIRE, em geral elas forneceram cerca de dois terços da cobertura do céu do observatório espacial num modo imagens paralelas .
Estes pontos de dados são mostrados a amarelo.

Observações fotometria dos dois dispositivos são mostrados em azul e verde, que juntamente com a espectroscopia por eles com a ajuda de um terceiro instrumento, HIFI (Heterodyne por instrumento infravermelho distante), ele ajudou a reconstruir o resto do mapa.

Desde 29 de outubro de 2013, quando os últimos dados observados por Herschel tornou-se público, todas as observações do telescópio estão disponíveis para a comunidade astronómica mundial.

Este vasto arquivo de dados tornou-se o legado científico da missão, destinada a atrair muitos mais descobertas que foram feitas até agora.

O observatório Herschel foi lançado em órbita em Maio de 2009 para estudar o universo em frequências de infravermelho e submillimétricas. Recebeu o nome em memória do astrónomo britânico William Herschel, que descobriu o espectro infravermelho.

FONTE: RT NOTICIAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s