Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2015

A nanotecnologia que controla o cérebro com luz

Cada nanossonda possui quatro compartimentos com drogas para interagir com os neurônios. Os comandos são enviados por uma conexão de infravermelho, semelhante à de controles remotos de TV. [Imagem: Alex David Jerez Roman/Jeong Lab]

Nanossonda

O andar de um camundongo foi controlado por uma conexão sem fios, com os pesquisadores determinando se ele deveria virar à direita ou à esquerda pressionando botões de um controle remoto.

Isto foi possível graças a um implante neural que pode ser controlado remotamente, liberando substâncias que acionam ou desativam os neurônios no cérebro do animal.

"Nós usamos estratégias de nanomanufatura para fabricar um implante que nos permite penetrar profundamente no cérebro do animal com um mínimo de dano," disse o professor John Rogers, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores usam sondas optogenéticas ou tubos metálicos para monitorar e controlar o cérebro de cobaias em estudos de diversas condições de saúde humana, …

Suposta bola de fogo no céu assusta população de Irauçuba, CE

Moradores de Irauçuba, no interior do Ceará, relatam experiências sobrenaturais que estariam acontecendo na cidade. Ele contam que veem uma bola de fogo surgir no céu à noite. O programa Gente na TV, da TV Jangadeiro/Band, foi lá conferir.

FONTE: http://tribunadoceara.uol.com.br/ UFOS WILSON: NOS REMETE AOS CASOS OCORRIDOS EM COLARES PA E MUNICÍPIOS ADJACENTES NO FIM DOS ANOS 70, QUE DE INÍCIO A CONHECIDA OPERAÇÃO PRATO POR PARTE DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA (FAB)

Kepler descobre primo maior e mais velho da Terra

Ilustração mostra a possível aparência do planeta Kepler-452b, o primeiro mundo quase do tamanho da Terra descoberto na zona habitável de uma estrela parecida com o Sol.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

A missão Kepler da NASA confirmou o primeiro planeta, quase do tamanho da Terra, na "zona habitável" em torno de uma estrela semelhante ao Sol. Esta descoberta e a introdução de outros 11 pequenos candidatos a planeta nas zonas habitáveis assinalam mais um marco na jornada para encontrar uma outra "Terra".

O recém-descoberto Kepler-452b é o planeta mais pequeno, até à data, descoberto na zona habitável - a área em torno de uma estrela onde a água pode existir em estado líquido à superfície de um planeta - de uma estrela do tipo G2, como o nosso Sol. A confirmação de Kepler-452b avança o número de exoplanetas confirmados para 1030.


Ilustração compara a Terra (esquerda) com o novo planeta, denominado Kepler-452b, que é cerca de 60% maior em termos de diâmetro.
Créd…

NASA planeja enviar robôs movidos a energia eólica para Júpiter

O foco de atuação da NASA vem sendo a exploração de diferentes planetas com a ajuda de robôs. Recentemente, pudemos acompanhar a chegada da sonda New Horizons a Plutão e, agora, outro planeta, dessa vez gasoso, deve ganhar atenção: Júpiter.
A agência espacial norte-americana está planejando a criação de um "windbot", um robô movido a energia eólica, projetado para permanecer sobrevoando ao redor de Júpiter, sem precisar de asas ou configurações semelhantes a um balão. Por enquanto, o projeto ainda é um conceito, mas é bastante viável para a agência seguir estes planos, além de poder oferecer energia para que a sonda permaneça alimentada.
Em 1995, a NASA enviou uma sonda à Júpiter e ela sobreviveu por apenas uma hora antes de ser afetada pelas altas temperaturas e pela pressão. Por isso, o windbot seria uma boa opção no quesito sobrevivência ao clima.
Até o momento, não existem missões agendadas para o envio dos windbots, mas eles podem ser usados aqui na Terra para ajudar o…

Astronomia: os vizinhos de Plutão

Plutão e alguns dos seus vizinhos, todos planetas anões do cinturão de Kuiper, em comparação com a Terra. O único que não é concepção artística é Plutão, claro; os outros ainda não conhecemos de perto. (Crédito: Nasa)

Agora que você se encantou com a verdadeira face de Plutão, é hora de conhecer seus vizinhos.

POR SALVADOR NOGUEIRA
20/07/15 02:00

BAIRRO AFASTADO
Plutão é o membro mais ilustre de uma faixa de espaço além da órbita de Netuno, o cinturão de Kuiper. É basicamente um bairro na periferia do Sistema Solar, habitado por uns 100 mil objetos. Falaremos a seguir de seus cinco colegas mais intrigantes.

ÉRIS
Não por acaso, esse também é o nome da deusa grega da discórdia. Descoberto em 2005, Éris foi o responsável pelo rebaixamento de Plutão à categoria de planeta anão. Tem praticamente o mesmo tamanho, mas com mais massa, ou seja, ele deve ter outra composição.

MAKEMAKE
O nome vem de uma divindade adorada na Ilha de Páscoa. Com um diâmetro de cerca de 1.480 km, foi estudado com…

Stephen Hawking participa de projeto para encontrar alienígenas

Yuri Milner, patrocinador, Stephen Hawking e Martin Rees no lançamento do novo projeto

O projeto Breakthrough Listen foi lançado pelo bilionário russo Yuri Milner, PhD em física que largou a disciplina para enriquecer com a internet. Milner, batizado em honra ao primeiro cosmonauta, Yuri Gagarin, já concedeu diversos prêmios de dezenas de milhões de dólares a físicos, biólogos e matemáticos. Para o novo projeto ele concedeu um financiamento de 100 milhões de dólores, a serem investidos ao longo de dez anos. Ao jornal The Guardian ele declarou: "É nossa responsabilidade usar os melhores equipamentos que temos para tentar responder à maior questão de todas: estamos sozinhos? Não podemos nos permitir não fazer isso".

Para realizar o novo projeto de buscar por sinais de rádio provenientes de civilizações alienígenas, o projeto contratou observatórios nos Estados Unidos e Austrália. O Observatório de Green Bank é o maior radiotelescópio móvel do mundo e trabalhará em conjuto com…

Luzes Estranhas no Céu em Canindé - CE

FONTE: Lena Oxa