Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2015

Um encontro do outro mundo

Um dos casos mais surpreendente e fantástico pesquisado pela Associação Piauiense de Pesquisas ufológicas do Piauí (APPEU), envolveu um contato ufológico de terceiro grau. O fato aconteceu bem próximo da capital piauiense (Teresina), no vizinho município de Timon (MA). Merece destaque aqui, pelas características inusitadas vividas por seus protagonistas, já que na maioria dos contatos nordestinos, seja em graus menores, há quase sempre o trauma das perseguições luminosas que fazem suas vítimas sentirem medo e não esperarem as conseqüências posteriores às manifestações ufológicas.
Por motivos pessoais e pelos fatos serem colhidos numa época em que a ufologia ainda dava seus importantes e iniciais passos na mídia em geral, onde o preconceito da sociedade formava uma pequena barreira que resistia em aceitar certos acontecimentos como experiências reais, seus protagonistas serão citados apenas pelas iniciais de seus nomes. Participou deste contato o Senhor N. W. N, conceituado promotor p…

Espaçonaves pequenas e baratas podem ser a solução da NASA para explorar planetas distantes

Por enquanto, para se estudar a atmosfera de um planeta ou lua distante é preciso desembolsar o valor de uma missão multimilionária. Mas a NASA está se esforçando para tornar a exploração espacial muito mais acessível — usando os baratos e leves CubeSats.

Os CubeSats, espaçonaves de apenas 10x10cm, vêm sendo usados de forma entusiasmada por cientistas, estudantes e pesquisadores que precisam lidar com baixo orçamento nos últimos anos. Até mesmo os CubeSats de alto padrão, com sofisticados sensores e ferramentas de comunicação, geralmente custam apenas alguns milhares de dólares, e eles podem voar com tudo, desde câmeras a experimentos biológicos.

Resumido, pode-se fazer muito com um CubeSat — desde que tudo o que você quer fazer esteja em órbita terrestre baixa. Como os CubeSats não possuem sistemas de propulsão próprio, veículos de lançamento precisam deixá-los entre 160 a 2,000 km acima da Terra. E a partir do momento que eles são soltos, a órbita dos CubeSats começa a decair.

Jame…

Melhor visibilidade dos anéis Saturno acontece nesta noite

Saturno e Júpiter são dois planetas que estão visíveis a olho nu em maio. Saturno, a olho nu, é uma mancha amarelada. Com um binóculo adequado para a observação astronômica você já consegue ver as quatro principais luas de Júpiter: Europa, Io, Calisto e Ganímedes.

Você tem um telescópio ? Se sim, mesmo que não seja um aparelho muito potente, aproveite as noites com poucas nuvens desde fim de semana, em grande parte do Brasil, para ver Saturno e seus anéis.

Mas a noite desta sexta-feira, 22 de maio, e madrugada de sábado, dia 23, serão especiais. Saturno estará soberano durante 12 horas, entre 18 horas do dia 22 e 6 horas da manhã do dia 23 de maio. Este é o maior número de horas de visibilidade consecutiva de Saturno. Por causa deste longo período de exposição será possível acompanhar a mudança de posição das faixas de anéis. Isto só será possível entre esta sexta-feira, 22, e o sábado, 23, porque Saturno estará no que os astrônomos chamam de “oposição”.

No vídeo, o professor marcos …

Google está próximo de criar máquinas com inteligência semelhante à humana

‘Eu não vejo por que eles não serem tratados como amigos’, diz Geoff Hinton sobre as máquinas - jim - Fotolia

Algoritmos que estão sendo desenvolvidos pelo Google podem dar às máquinas, num futuro próximo, capacidades semelhantes às dos humanos. Geoff Hinton, contratado pela companhia há dois anos para desenvolver sistemas operacionais inteligentes, afirma que dentro de uma década elas serão capazes de fazer raciocínios lógicos e manter conversações naturais.

— Basicamente, elas terão bom senso — disse Hinton, em entrevista ao jornal britânico “Guardian”.

O novo algoritmo pretende traduzir pensamentos em sequências de números, algo descrito por Hinton como “vetores de pensamento”. O trabalho ainda está em estágios iniciais, mas, segundo o pesquisador, o caminho é plausível para transformar os softwares atuais em versões sofisticadas capazes de agir e interagir como humanos. Apesar do otimismo de Hinton, a abordagem é controversa.

— Muitas pessoas vão argumentar contra a ideia, dirão …

Cofre antimagnetismo tentará detectar "nova física"

O interior da câmara antimagnética, com seus 4,1 metros cúbicos, tem o menor campo magnético do Sistema Solar. [Imagem: Astrid Eckert/TUM]

Menor campo magnético do Sistema Solar

O interior de um pequeno laboratório construído na Universidade de Munique por uma equipe internacional de físicos é a área com menor campo magnético do Sistema Solar.

Os campos magnéticos atravessam a matéria, o que faz com que haja magnetismo por toda parte. Apenas o campo magnético da Terra, por exemplo, é de cerca de 50 microTesla, mas a ele devem ser adicionados os campos gerados por transformadores, aparelhos eletrônicos, motores, objetos metálicos etc.

Contudo, no interior do laboratório antimagnético, com seus 4,1 metros cúbicos, o campo magnético é um milhão de vezes menor do que em nosso ambiente.

O cofre antimagnetismo foi construído justapondo várias camadas de uma liga altamente magnetizável. Essas camadas atenuam os campos magnéticos entrantes de tal forma que, no interior do laboratório, o magn…

A beleza da Nebulosa da Medusa revelada

A imagem mais detalhada já feita da Nebulosa da Medusa, captada por astrônomos com o telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile - ESO

Daqui a cerca de 5 bilhões de anos, quando o Sol esgotar seu combustível nuclear, ele vai expelir suas camadas mais externas, deixando para trás apenas os restos incandescentes de seu núcleo, tornando-se uma estrela do tipo chamado anã-branca. Neste processo, se formará então um objeto celeste conhecido como nebulosa planetária, que apesar do nome nada tem a ver com planetas, como mostra essa sua origem. E um exemplo típico destes objetos na nossa galáxia é a Nebulosa da Medusa, cuja fatídica beleza acaba de ser revelada em todo seu esplendor na mais detalhada imagem já feita dela por astrônomos usando o telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

Com aproximadamente quatro anos-luz de diâmetro, a Nebulosa da Medusa está localizada a cerca de 1,5 mil anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Gêm…

As mais antigas ferramentas de pedra no mundo não foram feitas por humanos

Arqueólogos trabalhando no Quênia descobriram as ferramentas de pedra mais antigas do mundo. Elas têm 3,3 milhões de anos, 700 mil anos a mais do que os instrumentos de pedra mais antigos já encontrados.

Na verdade, elas precedem até mesmo os seres humanos. A descoberta significa que talvez seja necessário repensar o que supomos sobre a evolução dos primeiros hominídeos.

A equipe arqueológica publicou um artigo na Nature com as fotos. Estas humildes rochas podem não parecer grande coisa para um olhar destreinado. Mas, para os arqueólogos, estes são claramente instrumentos: bigornas, lâminas com arestas afiadas, e martelos.

As ferramentas foram provavelmente feitas com técnicas rudimentares, como a Smithsonian Magazine explica:

Uma análise mais aprofundada das marcações nos instrumentos, e tentativas de replicar a produção deles, sugerem dois caminhos possíveis: o ferramenteiro pode ter colocado a pedra em uma rocha plana e a moldado com um martelo de pedra; ou ele poderia ter segurad…

Seu cérebro tem uma “impressão digital” única que pode ser usada como senha

O cara que inventou as senhas de computador acha que elas são um pesadelo. O que poderia substituí-las? Por enquanto, o melhor candidato é o nosso corpo, seja o rosto, íris, ou até mesmo os nossos batimentos cardíacos.

Agora, um grupo de neurocientistas está adicionando outra parte do corpo a essa lista: o cérebro. Ou, mais especificamente, a resposta do cérebro a determinadas palavras: o “brainprint”.

O estudo
No estudo, pesquisadores foram capazes de identificar com segurança o cérebro das pessoas ao observar como ele reagia a certas palavras. Ou seja, é mesmo como uma impressão digital para os seus sinais cerebrais.

Um grupo de 45 participantes recebeu os três eletrodos necessários para realizar um teste comum de EEG (eletroencefalografia), e ouviu dezenas de siglas.

Os pesquisadores registraram a reação do cérebro a cada grupo de letras, com foco na parte do cérebro que está relacionada à memória semântica. A New Scientist explica o papel desta região:

Estes sinais são gerados qu…

Avistamento de UFO em base de testes nos anos 50 segue inexplicado

Estação de Testes de Yuma, palco de um avistamento de UFO em 1952

Militares observaram um objeto não identificado durante treinamento; evento não foi descrito em documentação oficial

O Campo de Provas de Yuma (Yuma Proving Ground), situado no sudoeste do estado norte-americano do Arizona, é uma das maiores instalações militares de testes do mundo. Ocupando uma área de 3.387 quilômetros quadrados no noroeste do Deserto de Sonora, tem sido utilizado há décadas para testes de equipamento militar e campo de treinamento de soldados. Em 17 de abril de 1952, aproximadamente âs 15h00, um grupo de 13 militares fazia um treinamento a cerca de 5 km da Estação de Testes de Yuma. Os homens faziam um intervalo para descanso à sombra de árvores.

Eles estavam em um local entre um canal e o Rio Colorado, quando subitamente foram sobrevoados por um objeto circular branco, que rumava para uma linha de montanhas a sudeste dali. O objeto emitia uma trilha de vapor intermitente, e seu tamanho aparente era…

Testemunha vê suposto OVNI sobrevoando casa da irmã no Nova Campo Grande, MS

Objeto de forma circular emitia luzes coloridas e movimentava rápido. (Foto:Nathália Geber)

Uma cena inusitada chamou a atenção da estudante Nathalia Geber, 22 anos, enquanto visitava a irmã, semana passada, no Bairro Nova Campo Grande, na Capital.

Ela conta que estava no quintal da casa, localizada na Rua 90, conversando com a irmã e os sobrinhos, quando avistou um objeto de forma circular, emitindo luzes de várias cores. "Soltava fachos de luz muito fortes", conta. No momento do avistamento, a estudante diz que o suposto ÓVNI (Objeto Voador Não Identificado) sobrevoava a casa e estava a uma altura considerada baixa, tanto que foi possível fazer várias fotos e registrar até mesmo um vídeo com uma filmadora amadora.

Nathalia diz que o objeto se movia de forma desordenada, mas com “uma velocidade impressionante”, como relata. De acordo com a estudante, enquanto se movia, ele piscava e mudava de cor, alternado entre azul, amarelo e vermelho.

O fenômeno pode ser observado por …

Para não esquecer: Há 29 anos ocorria o caso Ovni que ficou conhecido como "A Noite Oficial dos Ovnis no Brasil"

A noite de 19 para 20 de maio de 1986, foi uma das mais movimentadas no espaço aéreo brasileiro. Além das aeronaves comerciais que cortavam rotineiramente os céus da região sudeste, outros objetos inteligentemente controlados se fizeram presentes. Ao longo daquela noite, vinte e um (21) objetos luminosos, aparentemente esféricos e com tamanho presumido variando entre 50 e 100 metros de diâmetro foram avistados, captados por radar e perseguido por caças da Força Aérea Brasileira, e testemunhado também por tripulantes e passageiros de aeronaves comerciais. Tais fatos chegaram ao conhecimentos da imprensa que promoveu ampla difusão da notícia. Em face disso, o próprio Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Otávio Moreira Lima reuniu em uma conferência de imprensa os militares envolvidos no registro e perseguição destes misteriosos objetos.

Os avistamentos começaram por volta das 18:30 horas, em São José dos Campos, quando o controlador de voo da Torre de São José dos Campos, o então segund…

Navegando ao sabor do vento solar

Concepção artística da LightSail-1 no espaço; veleiro solar será lançado na quarta-feira (20) (Crédito: Planetary Society)

POR SALVADOR NOGUEIRA
18/05/15 05:58

Nas Grandes Navegações, embarcações à vela eram conduzidas sem qualquer forma de propulsão própria, viajando ao sabor do vento, durante as longas travessias oceânicas. Agora, novas espaçonaves começam a se preparar para fazer a mesma coisa, só que no espaço — são os veleiros solares. Nesta quarta-feira (20), a ONG Planetary Society vai lançar ao espaço seu primeiro satélite do tipo, impulsionado apenas pelo suave sopro do vento solar.

Chamado de LightSail-1, ele se destaca por algumas características. A mais marcante é que, sendo um produto de uma instituição não-governamental, ele foi desenvolvido totalmente com recursos privados (mais de US$ 4 milhões foram investidos até agora). Em segundo lugar, ele também se beneficiou da recente miniaturização de sistemas para satélites. O LightSail-1 é um “cubesat” com 4 kg e 30 centím…

Astrônomos estudam planeta infernal

Concepção artística de vulcanismo intenso no planeta 55 Cancri e, a 40 anos-luz da Terra (Crédito: Universidade de Cambridge)

POR SALVADOR NOGUEIRA
11/05/15 05:58

Um quarteto de cientistas europeus fez a primeira possível detecção de vulcanismo num planeta fora do Sistema Solar. E é um mundo da classe das superterras — provavelmente rochoso como o nosso, mas ligeiramente maior. Trata-se de um ambiente infernal, que faz lugares como Vênus parecerem colônias de férias.

É mais uma daquelas pesquisas que dá o tom do que podemos esperar nos próximos anos no estudo dos exoplanetas. A descoberta foi feita com o telescópio espacial Spitzer, da Nasa, plataforma dedicada a realizar observações em infravermelho. Os astrônomos estavam especialmente interessados no sistema planetário da estrela 55 Cancri — um dos mais fascinantes que já descobrimos até agora.

Ela é uma anã amarela, como o Sol, a meros 40 anos-luz de distância, na constelação de Câncer. São cinco planetas conhecidos. O mais inter…

Pôsteres para suas férias em Marte!

POR SALVADOR NOGUEIRA
19/05/15 05:56

A empresa americana SpaceX não disfarça suas ambições marcianas. Embora no momento seus contratos com a Nasa se resumam a transportar carga e — a partir de 2017 — tripulações à Estação Espacial Internacional, a companhia diz estar desenvolvendo uma arquitetura para levar a humanidade de vez ao planeta vermelho. E, enquanto isso não acontece, ela não hesita em nos provocar, divulgando, em sua conta no Flickr, três pôsteres retrofuturistas de turismo marciano!

“Descubra o Valles Marineris”, aconselha a Associação de Turismo e Colonização de Marte (Crédito: SpaceX)

Um dos pôsteres se dedica a divulgar as maravilhas do Valles Marineris, um desfiladeiro enorme que recorta a superfície marciana. O texto diz: “Descubra o Valles Marineris, terra das crateras e dos abismos marcianos.” O estilo retrô é maravilhoso e acerta na mosca ao transmitir a ideia de que Marte é um mundo, cheio de lugares diferentes a serem visitados.

O segundo deles se concentra nas d…

O sorriso das estrelas

19 de maio de 2015 às 18:24 por Josélia Pegorim

A noite de 20 de maio será especial. Olhe para o céu e procure a Lua que estará num fino crescente. O planeta Vênus estará perto dela. A Lua e Vênus se movimentam no céu e vão formar com as estrelas Pollux e Castor um “sorriso de estrelas”.



Será preciso um pouquinho de imaginação e paciência para ver a carinha sorridente no céu. Mas tente! Não precisa de nenhum aparelho especial como binóculos ou telescópios. Você poderá ver o “sorriso das estrelas” só com seus olhos. É só olhar para a região correta do céu e na hora certa.

Com o posicionamento especial destes astros a Lua vai dar um sorriso, Vênus será um narizinho e as estrelas Pollux e Castor serão dois olhinhos brilhantes.



O planeta Vênus surge no céu, muito brilhante, logo depois que o sol se esconde na linha do horizonte. Pollux e Castor vão aparecer pouco tempo depois. São estrelas tão brilhantes, assim como o planeta Vênus, que é possível observá-las mesmo em cidades grandes, co…

Estas estranhas galáxias talvez só existam por causa da misteriosa matéria escura

Um astrônomo não tem muita dúvida quando encontra uma galáxia usando um telescópio: galáxias são conjuntos brilhantes e densos de milhões de estrelas, muitas vezes em forma de espiral ou orbe, unidas firmemente por forças gravitacionais. Mas cientistas descobriram um novo tipo de galáxia que não é bem assim.

As novas galáxias se parecem mais com nuvens. Eles são tão grandes quanto a nossa Via Láctea (cerca de 60.000 anos-luz de diâmetro), mas têm apenas cerca de 1% das estrelas. Astrônomos dizem que estas são galáxias ultra-difusas.

Elas desafiam tudo o que sabemos sobre a formação de galáxias. Como elas conseguiram sobreviver de forma tão difusa? Como elas não se desfizeram?


Imagem: B. SCHOENING, V. HARVEY/REU PROGRAM/NOAO/AURA/NSF, P. VAN DOKKUM/HUBBLE SPACE TELESCOPE

O astrônomo Pieter van Dokkum, da Universidade Yale, liderou o estudo publicado no Astrophysical Journal. Ele diz em um comunicado do Observatório Keck:

É notável que elas tenham sobrevivido. Elas estão em uma região …

Astronauta da Apollo 14 afirma que incidente de Roswell foi real

Edgar Mitchell participou do evento de divulgação das imagens alegadamente de Roswell, mas permanece firme na convicção que queda de UFO em 1947 foi real

O ex-astronauta Edgar Mitchell foi o sexto homem a pisar na Lua durante a missão Apollo 14. Lançada em 31 de janeiro de 1971, seu módulo lunar chegou ao destino em 05 de fevereiro, pousando na formação Fra Mauro, a mesma selecionada para a malfadada missão Apollo 13. Mitchell e o comandante do voo, Alan Shepard, realizaram atividades extraveiculares que somaram mais de 9 horas e 22 minutos, trazendo 42 quilos de amostras. Ao lado de Stuar Roosa, os três astronautas retornaram em segurança em 09 de fevereiro de 1971.

Mitchell, nascido em 17 de setembro de 1930, atualmente com 84 anos, tomou parte via videoconferência do evento Be Witness, que em 05 de maio passado divulgou imagens de um ser sob a alegação de ser uma das criaturas recuperadas do incidente em Roswell. Depois surgiu a informação de que na verdade se trata de uma múmia, …

Estranhos avistamentos de luzes no céu de Cosamaloapan, México

A presença de luzes estranhas no céu, na saída da cidade de Cosamaloapan, enfrente a escola primaria “Aurora Ferat de Zamacona” entre os residentes da colonia Nora Quintana, que observaram a presença de objetos voadores não identificados, que circulam pela escuridão do espaço aéreo, causando pânico entre as pessoas e motoristas que transitam por este trecho da estrada, ao notarem estas supostas "luzes estranhas".

Segundo relatos, a presença das luzes se iniciam as 11 da noite, por um tempo de 20 minutos, depois regressando entre uma e duas da manhã, onde o aparecimento de luzes se movendo no céu, está causando medo entre os moradores dos municípios de Cosamaloapan e Ixmatlahuacan.

De acordo com os dados dos moradores do lugar, como Lucio Domínguez Condado, habitante da comunidade de Chicalpextle, vzinha a Cosamaloapan, há uns 15 dias, a presença de luzes “intermitentes” no céu é recorrente, oque os fazem sentirem intranquilos.

“Moradores disseram que durante as madrugadas, …

Caso Morenão: há 33 anos partida entre Vasco e Operário foi interrompida por um O.V.N.I

O esporte espetacular reconstitui o incrível avistamento em massa de um ovni, durante a partida entre Vasco e Operário, válida pelo campeonato brasileiro de 1982.
O ovni foi testemunhado por milhares de pessoas, inclusive jogadores dos dois times.



FONTE: globotv.globo.com

Militares da Força Aérea do Chile foram testemunhas de avistamento ovni sobre a Acadêmia de Gerra Aérea em 2012

A Força Aérea do Chile liberou um documento sobre um avistamento OVNI que não pode ser explicado. Passados três anos de análises em segredo, o fato que envolveu efetivos da Força Aérea, nas dependências da Acadêmia de Guerra Aérea, foi liberado para a opinião pública sem uma explicação científica plausível para o caso.

O sargento de guarda assim descreveu em uma declaração o que viu:

_"A luzes se alinharam nos limites da Acadêmia de Guerra, fizeram um triângulo como uma pirâmide e depois um círculo."

Abaixo a animação em sequência mostrando as formações feita pelo Objeto observado pelo sargento:





A versão coincide com uma segunda testemunha que gravou o Ovni com um telefone celular:

_"As Luzes se mantém em círculo e depois com a forma de um dado, ou eram muito grande ou tinham muita luz com mudanças de cores entre laranja, vermelho e amarelo."

A segunda sequência vista e filmada pela segunda testemunha:






FONTE: 24horas.cl