Pular para o conteúdo principal

Seu cérebro tem uma “impressão digital” única que pode ser usada como senha



O cara que inventou as senhas de computador acha que elas são um pesadelo. O que poderia substituí-las? Por enquanto, o melhor candidato é o nosso corpo, seja o rosto, íris, ou até mesmo os nossos batimentos cardíacos.

Agora, um grupo de neurocientistas está adicionando outra parte do corpo a essa lista: o cérebro. Ou, mais especificamente, a resposta do cérebro a determinadas palavras: o “brainprint”.

O estudo
No estudo, pesquisadores foram capazes de identificar com segurança o cérebro das pessoas ao observar como ele reagia a certas palavras. Ou seja, é mesmo como uma impressão digital para os seus sinais cerebrais.

Um grupo de 45 participantes recebeu os três eletrodos necessários para realizar um teste comum de EEG (eletroencefalografia), e ouviu dezenas de siglas.

Os pesquisadores registraram a reação do cérebro a cada grupo de letras, com foco na parte do cérebro que está relacionada à memória semântica. A New Scientist explica o papel desta região:

Estes sinais são gerados quando uma pessoa acessa sua memória semântica. As memórias episódicas gravam nossas experiências, mas a memória semântica simplesmente grava o significado de cada palavra. A coleção de significados que nós associamos às palavras pode diferir sutilmente de pessoa para pessoa, criando um padrão individual.

Apesar de todo o ruído nos dados coletados do cérebro, a equipe foi capaz de analisar um padrão que permaneceu bem consistente – com até 94% de precisão – mesmo ao longo do tempo. Eles realizaram testes nos participantes por mais de seis meses, e os sinais de base semântica continuaram muito semelhantes.

Futuro
Claro, você não vai usar seus pensamentos para fazer login no computador tão cedo – afinal, este método exige que você coloque eletrodos na sua cabeça.

Mas o estudo prova que os sinais enviados pelo nosso cérebro são únicos para cada pessoa: uma espécie de impressão digital cognitiva, ou brainprint. No futuro, ela pode significar o fim das senhas, ou da necessidade de digitalizar seu rosto.

Isto também levanta questões interessantes. Você gostaria que sua empresa soubesse seu brainprint único? Seria possível falsificar uma brainprint manipulando seus pensamentos?

O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores do Centro Basco de Cognição (Espanha) e da Universidade de Binghamton (EUA), e publicado no periódico Neurocomputing.

FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s