Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2019

Fenômenos paranormais: fantasmas no banco? (Parte 2) | Curiosidades - 03

Parte 2 do programa sobre fantasmas...

Caro leitor virtual, eu não sei se você acredita nestes fenômenos paranormais, mas as ocorrências extraordinárias que descreverei a seguir neste artigo são o resultado de um trabalho de entrevistas e investigações que realizei por um período de cerca de um mês no prédio do Banco do Brasil, localizado na Rua Libero Badaró, no centro de São Paulo, mais conhecido como Complexo São João e no prédio da antiga CACEX. A coleta de depoimentos foi realizada com diversas testemunhas oculares: funcionários do BB, bombeiros, vigilantes e servidores de empresa de manutenção, cantina e limpeza dos prédios envolvidos. Abordarei os fatos que ocorreram em diversas épocas, procurando fornecer o máximo de detalhes para os leitores tirarem as suas próprias conclusões.



FONTE: Enigma e Mistérios

Veja também:

Ovni na pré-história da Índia? (Curiosidades 01)

Fenômenos paranormais: fantasmas no banco? (Curiosidades 02)

NASA libera mais uma imagem em boa resolução do objeto Ultima Thule

A imagem é resultado da combinação de 9 fotos individuais tiradas com a câmera LORRI da New Horizons, cada uma com tempo de exposição de 0,025 segundos e apenas 6 minutos e meio antes da máxima aproximação da nave com o objeto (Foto: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Nos primeiros minutos do primeiro dia de 2019, a sonda New Horizons fez um sobrevoo rápido por Ultima Thule, objeto transnetuniano também chamado de 2014 MU69. A NASA ainda vai receber dados e imagens obtidos pela nave por mais 19 meses, e as informações que já chegaram até então mostraram que o objeto, na verdade, é resultado da junção de dois pequenos corpos que devem ter se colidido tão lentamente a ponto de proporcionar um encaixe sem muitos estragos. Ainda, imagens revelaram seu formato parecido com o de um boneco de neve, girando como se fosse uma ampulheta espacial. Contudo, fotos mais recentes esclareceram que, ao olhar o objeto sob outro ângulo, Ultima Thule é um tanto quanto achatado.

Agora, a NASA liberou mais uma im…

ESA mostra mais provas de que Marte um dia já teve rios em sua superfície

Por Patrícia Gnipper

A agência espacial europeia (ESA) divulgou nesta semana imagens tiradas pelo satélite Mars Express que mostram locais onde, em um passado longínquo, existiam rios de água líquida em Marte, com mais de 1,6 km de largura e 198 metros de profundidade.

Acredita-se que há cerca de 3,4 bilhões de anos o Planeta Vermelho tinha bastante azul em sua paisagem, contendo um grande oceano em seu hemisfério norte, além de lagos e rios em diversos pontos de sua superfície que, hoje, é um enorme deserto. Ainda há alguma água por lá, na verdade, concentrada abaixo da calota polar sul, e cientistas acreditam que isso pode ser justificado com a presença de atividade vulcânica subterrânea em Marte, que teria gerado um fluxo de magma abaixo da superfície, emitindo calor de dentro para fora e, assim, possibilitando a existência de água líquida mesmo nos dias de hoje.

Em seu passado, Marte tinha uma atmosfera mais espessa e quente, o que permitia a existência de água corrente na superf…

Espaçonave da Virgin Galactic faz primeiro voo com passageira a bordo

Salvador Nogueira

A VSS Unity, nave espacial suborbital da Virgin Galactic, realizou nesta sexta-feira (22) seu segundo voo à borda do espaço. Desta vez, além de piloto e copiloto, voou uma passageira.

Beth Moses, instrutora-chefe de astronautas comerciais da empresa (eles chamam os futuros turistas espaciais de “astronautas comerciais”), estava a bordo e se tornou a primeira mulher a voar numa espaçonave privada. Também foi a primeira vez que uma SpaceShipTwo — modelo a que pertence a VSS Unity — viajou com três pessoas a bordo.

O veículo se desprendeu de seu avião-mãe, o WhiteKnightTwo, às 13h53 (de Brasília), cerca de 45 minutos após a decolagem do conjunto, no deserto de Mojave, na Califórnia. Após a liberação, o VSS Unity ligou seu propulsor-foguete e atingiu uma altitude de 89,9 km, chegando a Mach 3 — três vezes a velocidade do som –, antes de retornar para um pouso como avião, às 14h08.


Beth Moses, David Mackay e Mike Masucci a bordo da VSS Unity durante o voo. (Crédito: Virg…

NASA lança e-book gratuito repleto de fotografias sensacionais do nosso planeta

Por Patrícia Gnipper

Além de estudar os mistérios do espaço, a NASA também faz muitas observações do nosso próprio planeta, por meio de seu Earth Observatory. Agora, a agência reuniu uma série de fotos de tirar o fôlego da Terra em um e-book gratuito, disponível em PDF, MOBI para Kindle e formato ePub.

O livro, que se chama apenas "Earth", divide as imagens e suas descrições em capítulos sobre a Atmosfera, Água, Terra, Gelo e Neve. No texto de apresentação, Michael Carlowicz, editor-Chefe do Earth Observatory, conta que "sessenta anos atrás, com o lançamento da Explorer 1, a NASA fez suas primeiras observações da Terra a partir do espaço, e cinquenta anos atrás, os astronautas deixaram a órbita da Terra pela primeira vez, olhando para o nosso 'mármore azul'; todos esses anos depois, quando enviamos espaçonaves e apontamos nossos telescópios para além das bordas do Sistema Solar, enquanto estudamos nosso planeta, vizinhos e nosso Sol em detalhes requintados, ain…

O lugar em que foram desvendados os segredos da anatomia humana

Durante o século 16, Pádua, na Itália, estava na vanguarda de uma revolução científica

Rossi Thomson
BBC Travel

Pádua tem uma rica herança artística, religiosa e literária. É mais conhecida como cenário de A Megera Domada, de Shakespeare, e onde o artista italiano Giotto - o "Pai da Renascença" - pintou os famosos afrescos da Capela Scrovegni, com cenas bíblicas repletas de emoções humanas. O que é mais notável sobre esta cidade do norte da Itália, porém, é que ela é o berço da medicina moderna.

A medicina já vinha sendo estudada em Pádua - uma comunidade livre - havia séculos. A tradição foi mantida quando a Universidade de Pádua foi fundada em 1222. Renomado centro das ciências, a instituição gozava de uma autonomia sem precedentes e tolerância religiosa, mesmo depois de ter ficado sob o domínio da dinastia Carrara ao longo do século 14.

Quando Pádua foi conquistada pela República de Veneza em 1405, os venezianos mantiveram a universidade como principal centro educacional…

Como a matemática ajudou a construir o Império Chinês e imperador a dormir com 121 mulheres em 15 dias

Quando a Grécia entrava em declínio, a China fazia novas descobertas

Marcus du Sautoy
Matemático, do programa da BBC 'Gênios do Leste'

Da medição do tempo à navegação marítima, a matemática era essencial para as antigas civilizações.

A jornada da matemática começou no Egito, na Mesopotâmia e na Grécia, mas após o declínio dessas civilizações, estagnou no Ocidente.

No Oriente, entretanto, ela alcançaria novos e dinâmicos picos.

Na China antiga, a matemática foi fundamental nos cálculos que permitiram a construção da Grande Muralha, que se estendia por milhares de quilômetros.

Os números eram tão importantes que tinham um papel vital nos afazeres da corte imperial.

Planejamento amoroso matemático

O calendário e o movimento dos planetas influenciavam todas as decisões do imperador, até a forma como seus dias e suas noites eram planejados.

Conselheiros imperiais criaram um sistema para garantir que o imperador fizesse sexo com um grande número de mulheres de seu harém.


O sistema …

Sonda Hayabusa 2 coleta amostra de asteroide

Local de coleta da amostra, na superfície do asteroide Ryugu. [Imagem: Jaxa]

Pedras no caminho espacial

A sonda espacial japonesa Hayabusa realizou com sucesso todos os procedimentos para coleta de amostras do asteroide Ryugu.

A Hayabusa chegou ao asteroide em Junho do ano passado, e planejava capturar a amostra em Outubro.

Contudo, as imagens mostraram que Ryugu era muito mais pedregoso do que os cientistas imaginavam, dificultando a aproximação da sonda, projetada para coletar as amostras de um solo similar ao regolito da Lua. Isso exigiu retardar o procedimento para que pudesse ser escolhido um local que oferecesse o menor risco à missão - trombar com uma rocha grande, por exemplo.

Os técnicos da Jaxa (Agência Espacial Japonesa) realizaram então testes em laboratório, simulando os pedregulhos mostrados nas fotos, e concluíram que o dispositivo de coleta de amostras ainda poderia funcionar, o que levou à seleção de um local adequado e ao início do procedimento, feito no começo da n…

Astrofísica brasileira vence importante prêmio da ciência mundial

MARCELLE SOARES-SANTOS VENCEU UM DOS MAIS IMPORTANTES PRÊMIOS DA FÍSICA PARA JOVENS CIENTISTAS. (FOTO: UNIVERSIDADE BRANDEIS)

Marcelle Soares-Santos foi reconhecida pela Fundação Alfred P. Sloan, que seleciona os melhores jovens cientistas do mundo

Uma das "melhores jovens cientistas trabalhando hoje" em todo o mundo é brasileira, negra e tem apenas 37 anos. A astrofísica capixaba Marcelle Soares-Santos acaba de ser reconhecida pela Fundação Alfred P. Sloan, que desde 1955 escolhe os mais proeminentes jovens cientistas para receber uma bolsa de US$ 70 mil para gastar de qualquer maneira que o bolsista julgar melhor em seu trabalho.

Professora assistente de Física na Universidade Brandeis, nos Estados Unidos, ela estuda a natureza da expansão acelerada do universo usando dados de alguns dos telescópios mais poderosos já construídos.

Soares-Santos coordena uma equipe no Fermilab, um dos mais renomados centros de pesquisa em física de partículas, que ajudou a detectar uma fusã…

Astrônomos descobrem exoplaneta próximo do Sistema Solar

CONSTELAÇÃO DE URSA MAIOR, ONDE ESTÁ LOCALIZADO O NOVO EXOPLANETA GLIESE 411 BETA (FOTO: FLICKR/JONATHAN EDGECOMBE/CREATIVE COMMONS)

Chamado Gliese 411 beta, o planeta tem superfície extremamente quente e não é habitável

Uma equipe internacional de cientistas registrou um novo exoplaneta próximo do Sistema Solar, cuja massa é três vezes a da Terra, e está em órbita ao redor da estrela GJ411 – a"apenas" oito anos-luz de distância do Sol, localizada na constelação de Ursa Maior.

Chamado Gliese 411 beta, o planeta é o terceiro em ordem de proximidade do Sistema Solar, ficando atrás de Proxima b e Barnard b. Sua identificação foi possível pelo espectrógrafo SOPHIE, instalado no telescópio de 1,93 metros do Observatório de Haute-Provence (OHP), na França.

Para Rodrigo Díaz, líder da pesquisa e cientista da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, a descoberta é um marco. "O estudo dos objetos mais próximos busca vida fora do Sistema Solar ", ele disse à Radio Mitr…

A atmosfera da Terra se estende além da Lua, diz pesquisa

Onde a nossa atmosfera se funde com o espaço exterior, há uma nuvem de átomos de hidrogênio chamada geocoroa.
Uma descoberta recente com base em observações da SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) da ESA/NASA mostra que a camada gasosa que envolve a Terra alcança 630.000 km de distância, ou 50 vezes o diâmetro do nosso planeta.
Nota: a ilustração não está à escala.
Crédito: ESA

A parte mais externa da atmosfera do nosso planeta estende-se bem para lá da órbita lunar - quase o dobro da distância da Lua.

Uma descoberta recente com base em observações da SOHO (Solar and Heliospheric Observatory) da ESA/NASA mostra que a camada gasosa que envolve a Terra alcança 630.000 km de distância, ou 50 vezes o diâmetro do nosso planeta.

"A Lua voa através da atmosfera da Terra," diz Igor Baliukin do Instituto de Pesquisa Espacial da Rússia, autor principal do artigo que divulga os resultados.

"Nós não sabíamos disto até que 'tiramos o pó' a observações feitas há mais de…

Missão israelense para a Lua é um marco para o país e para a indústria espacial privada

Por George Dvorsky

Israel deu um passo importante em direção a Lua após o lançamento do módulo lunar robótico Beresheet, desenvolvido por uma empresa privada, que foi ao espaço nesta quinta-feira (21) a bordo do foguete da SpaceX.

O foguete Falcon 9 da SpaceX partiu às 22h45 do horário de Brasília, no dia 21 de fevereiro, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. Além do módulo lunar robótico Beresheet, o foguete entregou com sucesso o satélite de telecomunicações da Indonésia Nusantara Satu e o pequeno satélite experimental S5 da Força Aérea dos EUA.

O lançamento do Beresheet, que significa “gênesis” em hebraico, representa um marco significativo tanto para Israel quanto para o setor privado. O módulo lunar robótico tem quatro pernas e é a primeira tentativa do país de pousar na Lua – além disso, esse é o primeiro módulo do tipo a ser financiado de forma privada.

Se a missão for bem sucedida, Israel se juntará a um clube exclusivo de países que colocaram um módulo robótico na Lua. Os …

Nossas imagens favoritas capturadas pela Opportunity em seus incríveis 45 km percorridos na superfície de Marte

Por Ryan F. Mandelbaum

À medida que recordávamos da agora oficialmente morta sonda Opportunity na semana passada, um fato me surpreendeu: essa máquina percorreu 45 quilômetros da superfície de outro planeta. E ela fez isso em poucos e curtos impulsos. Ao longo de 14 anos, 45 quilômetros podem não parecer tanto assim, mas considere os vários obstáculos que a sonda enfrentou, incluindo um agonizante período de 38 dias presa girando suas rodas em uma duna de areia fofa.

A Opportunity viajou exatamente 45,16 quilômetros durante seu tempo na superfície marciana. Isso é mais do que a distância percorrida pelo rover lunar Apollo 17 (35,7 quilômetros), pelo rover soviético Lunokhod 2 (38,6 quilômetros), pelo Curiosity (19,7 quilômetros) ou pelo parceiro do Opportunity, o rover Spirit (7,7 quilômetros). Ao longo do caminho, ele tirou imagens de vastas planícies, dunas de areia e crateras — e encontrou evidências de água no Planeta Vermelho.


A impressionante jornada da Opportunity. Foto: James…

Militar descreve ovni em manuscrito (Pesquisas 05)

Imagem: inexplicata.blogspot.com

Programa onde são apresentados manuscritos inéditos de registro militar de aparição de OVNI testemunhado por militares e civis no dia 5 de julho de 1846. O registro é do capitão de fragata Augusto João Manuel Leverger, mais conhecido como Barão do Melgaço.

O fato também foi registrado na edição do dia 26/11/1846, da Gazeta Official do Império do Brasil.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Mais informações sobre o caso do capitão clicando aqui.

Veja também:

Pesquisa: mistério dos garfos entortados (01)

Queda de óvni em Cubatão - SP (Pesquisas 02)

Arquivo "X" Brasileiro: Caso Pedro de Toledo (Pesquisas 03)

Por onde passaram os dossiês de Ovnis da FAB? (Pesquisas 04)

NASA vai testar comunicações por raios X no espaço

Este é o MXS - Fonte de Raios X Modulada -, um componente-chave na primeira demonstração da comunicação de raios X no espaço.[Imagem: NASA/W. Hrybyk]

Comunicação por raios X

A NASA vai usar a Estação Espacial Internacional para testar um novo tipo experimental de tecnologia de comunicações com potencial para transferir mais gigabits por segundo do que qualquer tecnologia atual ou em desenvolvimento.

Hoje, assim como no solo, as comunicações espaciais são feitas usando ondas de rádio.

A tecnologia de comunicação a laser está em desenvolvimento, com potencial para oferecer taxas de dados mais altas, permitindo que as espaçonaves transmitam mais dados em menos tempo - a sonda New Horizons, por exemplo, levou 20 meses para transmitir todas as imagens que coletou em um sobrevoo de poucos minutos em Plutão.

Esta nova demonstração envolverá comunicações por raios X - ou XCOM -, que poderão oferecer ainda mais vantagens do que a comunicação a laser.

Os raios X têm comprimentos de onda muito …