Pular para o conteúdo principal

Bill Gates investe em microrrobôs que operam pacientes de dentro para fora



Por Luciana Zaramela

Adivinha quem está investindo grana em tecnologia de ponta na medicina? Sim, ele: Bill Gates, aquele que já investiu até em uma privada que recicla cocô e transforma em energia. Por mais que tenha parecido irônico, não foi essa a nossa intenção. Gates é um bilionário que continua pensando fora da caixa e ampliando seus horizontes, realizando e incentivando inovações e sempre conquistando holofotes na mídia por suas ideias criativas — ou apoiando as ideias de outras pessoas.

O ex-CEO da Microsoft acredita que a medicina e a microrrobótica podem andar de mãos dadas e serem aprimoradas ao ponto de cirurgias serem realizadas de dentro para fora. Tanto que, nesta semana, ele aplicou US$ 10 milhões de seu "próprio bolso" (pelo fundo Gates Frontier) numa tecnologia que combina minúsculos robozinhos com realidade virtual.

Cirurgias minimamente invasivas a distância

Robôs podem ter várias formas, tipos e tamanhos. O novo conceito procura fazer com que minúsculos dispositivos quebrem barreiras e criem uma nova técnica cirúrgica com potencial de atuar em vários campos da medicina, de forma minimamente invasiva. O conceito explora a possibilidade de se operar um paciente fazendo a menor incisão abdominal possível, mesmo que a lesão esteja em níveis profundos ou dentro de órgãos.

Por meio de um corte pequeno, o cirurgião seria capaz de inserir um microrrobô no organismo do paciente, e, a partir de então, guiá-lo até o local da cirurgia com a ajuda da realidade virtual.



Os robôs teriam dois braços minúsculos e uma cabeça, que poderiam ser controlados pelo médico. É como se o dispositivo fosse uma miniatura do cirurgião que o controla, com a cabeça servindo para "enxergar" o local da cirurgia (equipada com câmeras) e os braços funcionando como as mãos do cirurgião.

Já que o médico, dessa forma, faz a cirurgia indiretamente, os avanços na tecnologia poderiam, inclusive, fazer com que ele operasse a distância, como uma variação expoente da telemedicina. Claro que, para isso, seria necessário ter uma internet ultrarrápida, com a menor latência possível.

Pequenos, mas não microscópicos

De acordo com Adam Sachs, cofundador da idealizadora Vicarious Surgical, os robôs seriam miniaturas de cirurgiões, mas não tão pequenos a ponto de percorrerem vasos sanguíneos ou as entranhas mais profundas do paciente. "Estamos trabalhando em maneiras de miniaturizar a robótica e transferir a técnica cirúrgica do médico para o interior da cavidade abdominal". Isso ajudaria a reduzir os custos de cirurgias maiores e torná-las mais acessíveis, já que grandes cirurgiões não precisariam viajar (muito menos os pacientes) para realizar os procedimentos.

"Se você liberar o movimento dentro da cavidade abdominal, não ficará limitado ao tamanho da incisão", explica Sachs. Segundo ele, os médicos ficam muito restritos ao tamanho dos cortes, o que acaba dificultando o campo de visão e limitando certos movimentos.

Segundo a Vicarious Surgical, com o investimento de Gates, a tecnologia agora está mais próxima de seu objetivo: transformar grandes cirurgiões em miniaturas e quebrar a barreira da distância, tornando os procedimentos mais acessíveis a mais locais no mundo.

FONTE: TechCrunch, Vicarious Surgical via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s