Pular para o conteúdo principal

Nossas imagens favoritas capturadas pela Opportunity em seus incríveis 45 km percorridos na superfície de Marte



Por Ryan F. Mandelbaum

À medida que recordávamos da agora oficialmente morta sonda Opportunity na semana passada, um fato me surpreendeu: essa máquina percorreu 45 quilômetros da superfície de outro planeta. E ela fez isso em poucos e curtos impulsos. Ao longo de 14 anos, 45 quilômetros podem não parecer tanto assim, mas considere os vários obstáculos que a sonda enfrentou, incluindo um agonizante período de 38 dias presa girando suas rodas em uma duna de areia fofa.

A Opportunity viajou exatamente 45,16 quilômetros durante seu tempo na superfície marciana. Isso é mais do que a distância percorrida pelo rover lunar Apollo 17 (35,7 quilômetros), pelo rover soviético Lunokhod 2 (38,6 quilômetros), pelo Curiosity (19,7 quilômetros) ou pelo parceiro do Opportunity, o rover Spirit (7,7 quilômetros). Ao longo do caminho, ele tirou imagens de vastas planícies, dunas de areia e crateras — e encontrou evidências de água no Planeta Vermelho.


A impressionante jornada da Opportunity. Foto: James 919 (Wikimedia Commons)

Não é fácil conduzir um rover por Marte. Os engenheiros não conseguem controlá-lo em tempo real, dado o atraso de 20 minutos na comunicação entre os planetas. Se o Opportunity começasse a deslizar para um penhasco, por exemplo, os engenheiros não seriam capazes de enviar comandos para pará-lo até que fosse tarde demais. Por isso, eles precisam enviar comandos para que o rover se mova apenas em uma curta distância, obter novos dados, reavaliar e, em seguida, enviar novos comandos. Como a NASA descreve em uma página informativa, mover o Oppy era um processo meticuloso.

O rover e sua equipe também superaram muitos problemas técnicos relacionados a direção, aquecedores e memória interna. Tempestades de poeira violentas ameaçaram a sonda, cobrindo seus painéis solares com detritos e a privando de sua fonte de energia.

Talvez o melhor exemplo dos desafios enfrentados pela Opportunity tenha sido os 38 dias marcianos que ela passou presa em uma duna, incapaz de obter a tração necessária para sair da areia fofa. Depois de mais de 191 metros de rotações de rodas cuidadosamente planejadas, a equipe foi finalmente capaz de empurrar o rover para fora e seguir em frente com sua jornada.

No fim, o que acabou derrotando o rover não foi uma duna de areia, mas uma enorme tempestade de poeira marciana. No entanto, a missão foi um grande sucesso que revolucionou nossa compreensão de Marte. Durante suas longas viagens, a Opportunity capturou uma grande variedade de imagens estranhas e maravilhosas no Planeta Vermelho. Abaixo, selecionei alguns dos meus cartões postais favoritos da grande aventura de Oppy.


Margem da cratera Endevour. Foto: NASA/JPL-Caltech


Rocha encontrada perto do escudo térmico da Oppy, determinada como sendo um meteorito. FOTO: NASA/JPL-Caltech


Paisagem desolada em que a Opportunity ficou presa em uma duna de areia. FOTO: NASA/JPL-Caltech


Paisagem ao redor da cratera Erebus, dia marciano 758. FOTO: NASA/JPL-Caltech


Oppy deixando a cratera Victoria. FOTO: NASA/JPL-Caltech


Margem da cratera Endevour. FOTO: NASA/JPL-Caltech


A poeira escurece a luz do Sol. FOTO: NASA/JPL-Caltech

FONTE: GIZMODO BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s