Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 13, 2019

Estados Unidos e China dialogam para explorar a Lua, diz Nasa

Agência espacial deve operar em um âmbito legal muito rigoroso imposto, por temores de transferência de tecnologia para o país asiático. (Imagem: robinhanhart.ch)

As agências espaciais americana e chinesa estão dialogando e se coordenando para explorar a Lua, confirmou na sexta-feira (19) a Nasa, que deve operar em um âmbito legal muito rigoroso imposto pelo Congresso, receoso da transferência de tecnologia para a China.

O responsável pelas atividades científicas da Nasa, Thomas Zurbuchen, tuitou nesta sexta-feira (18) que a agência americana tinha "conversado com a China" para realizar observações por satélite do pouso da sonda chinesa Chang'e 4 no lado oculto da Lua em 3 de janeiro.

Exploração lunar
Na segunda-feira, o diretor-adjunto do programa chinês de exploração lunar, Wu Yanhua, afirmou em um coletiva de imprensa que a China tinha dado à Nasa a latitude, a longitude e o horário previsto do pouso da sonda, para que pudesse observar este acontecimento histórico co…

Prepare-se para assistir ao único eclipse lunar total visto do Brasil em 2019

Por Patrícia Gnipper

Na madrugada do dia 21 (segunda-feira), teremos a oportunidade de testemunhar um belo eclipse lunar total daqui do Brasil. O fenômeno começará à 1h35 (horário de Brasília) da noite de domingo para segunda, durando até as 4h51, com o momento do eclipse total acontecendo às 2h41.

O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua.



Durante o eclipse, a Lua aparecerá no céu em tons de vermelho e laranja, na chamada "Lua de Sangue". Essa mudança de cor, antigamente tida como presságio de maus agouros por algumas culturas, na verdade é provocada pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra.

Neste próximo eclipse lunar total, além de avermelhada, a Lua estará maior do que o habitual, uma vez que ela está em máxima aproximação com o nosso planeta — o que é chama…

Pesquisa: mistério dos garfos entortados (01)

Você acredita em paranormalidade? Contaremos alguns casos e solucionaremos mistérios nesse vídeo.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Proeminências solares: desde o aparecimento até à erupção

Esta visualização é uma animação da proeminência solar modelada no novo estudo. A cor violeta representa plasma, com uma temperatura inferior a 1 milhão Kelvin. O vermelho representa temperaturas entre 1 milhão e 10 milhões Kelvin, e o verde representa temperaturas acima dos 10 milhões Kelvin.
Crédito: cortesia Mark Cheung, Lockheed Martin e Matthias Rempel, NCAR

Pela primeira vez, uma equipe de cientistas usou um modelo computacional único e coeso para simular todo o ciclo de vida de uma erupção solar: desde a acumulação de energia milhares de quilômetros abaixo da superfície solar, passando pela emergência de linhas emaranhadas de campo magnético, até à libertação explosiva de energia num flash brilhante.

O feito, detalhado na revista Nature Astronomy, define o cenário para os futuros modelos solares simularem realisticamente o próprio clima do Sol à medida que se desenrola em tempo real, incluindo o aparecimento de manchas solares, que por vezes produzem proeminências e ejeções de…

Este sistema quádruplo de estrelas não parece com nada do que já vimos

Por George Dvorsky

Astrônomos usando o telescópio ALMA descobriram um disco formador de planetas estranhamente inclinado dentro de um sistema duplo binário de estrela, uma configuração que até agora só existia na teoria.

Sistemas quádruplos de estrela com dois pares binários não são comuns, muito menos se descobertos ao redor de um disco protoplanetário — um anel de gás e poeira que gradualmente congela para formar planetas. Um sistema estelar localizado a 146 anos-luz da Terra, chamado HM 99800, tem todos esses atributos, mas como uma nova pesquisa publicada na Nature Astronony revela, este sistema conta com um impressionante e estranho disco protoplanetário.

HD 98800 tem em seu interior um par binário de estrelas e um par externo. O par interno, chamado BaBb, está próximo ao outro, cerca de 1 AU, que é a distância média da Terra até o Sol. O par externo, chamado de AaAb, dista 54 AU — uma distância maior que entre Plutão e o Sol (40 AU). Mas esqueça por um tempo o par externo — é o…

Terra desvia mais asteroides hoje do que na época dos dinossauros

REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE ASTEROIDE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/WIKIMEDIA COMMONS)

Formação de crateras nos últimos 290 milhões de anos foi três vezes maior do que nos 700 milhões de anos anteriores

Um novo estudo aponta que a atmosfera da Terra praticamente triplicou o desvio de impactos de asteroides nos últimos 290 milhões de anos. Para chegar ao resultado, pesquisadores analisaram crateras na superfície terrestre e da Lua.

Antigamente, cientistas tentavam estimar a taxa de impacto de asteroides com a datação de rochas de grandes crateras por todo o planeta. Contudo, era difícil encontrar buracos com mais de 300 milhões de anos, visto que a erosão e as placas tectônicas acabam mudando a geologia.

Para a nova pesquisa, especialistas focaram na Lua. Segundo eles, o satélite natural enfrenta a mesma proporção de asteroides do que a Terra. E como a superfície lunar não está sujeita a forças como das placas tectônicas, acredita-se que suas crateras antigas permaneçam visíveis.

No artigo…

Tabela periódica mais antiga do mundo é encontrada na Escócia

TABELA PERIÓDICA DE 1885 FOI PRODUZIDA EM VIENA (FOTO: UNIVERSITY OF ST ANDREWS)

Produzido em 1885, quadro é um dos primeiros da Europa e ficou perdido em sala de universidade por mais de 46 anos

Em 2014, o professor Alan Aitken encontrou uma tabela periódica datada de 1885 em um acervo da Universidade St Andrews, na Escócia, que continha produtos de laboratório, equipamentos e outros objetos do departamento de química da faculdade.

A sala foi inaugurada em 1968, quando a St Andrews se mudou para o atual endereço. Ou seja, o quadro ficou guardado (e perdido) por 46 anos.

Durante o manuseio, os pesquisadores perceberam que seu material era muito frágil e começou a se desfazer. Por isso, o item foi diretamente enviado para autenticação e reparação.

A tabela é um dos primeiros exemplares do mundo, visto que não possui elementos posteriores identificados. Ela é escrita em alemão e uma inscrição no canto inferior esquerdo – 'Verlag v. Lenoir & Forster, Wien' – identifica um…

Websérie Ilha de Páscoa (02)

O canal Enigmas e Mistérios nos trás a segunda parte da websérie Ilha de Páscoa, mostrando sua cultura, mistérios e casos ufológicos locais.

A aventura ainda não acabou, nesse segundo episódio teremos:

- Ritual do Homem pássaro
- Museu Rapa Nui
- Casos ufológicos



FONTE: Enigmas e Mistérios

Assista a primeira parte da websérie Ilha de Páscoa no link abaixo:

Websérie Ilha de Páscoa (01)

Anéis de Saturno são novos, indica sonda

Saturno e seus majestosos (e efêmeros) anéis, em imagem da sonda Cassini (Crédito: Nasa)

Por Salvador Nogueira

As principais joias do Sistema Solar — os famosos anéis de Saturno — são uma aquisição recente, revelam dados da sonda Cassini. De acordo com os resultados colhidos durante o Grand Finale da missão, em 2017, as estruturas feitas de minúsculos fragmentos de gelo se formaram entre 10 milhões e 100 milhões de anos atrás. É um piscar de olhos geológico.

Embora a incerteza seja nada desprezável (um fator 10), é a essa altura inquestionável que os anéis não se formaram junto com o planeta, há 4,5 bilhões de anos, como durante muito tempo se pensou.

A conclusão, apresentada na edição desta semana da revista científica americana Science, só foi possível porque a Cassini conseguiu, durante suas órbitas finais, fazer a delicada “pesagem” dos anéis, estimando sua massa.

Durante a imensa maioria dos quase 14 anos que a sonda passou orbitando Saturno (ela chegou lá em 2004), suas voltas …

Big Bang pode ter originado AntiUniverso, onde tudo funciona ao contrário

Será que existe um "anti-você" no anti-universo? [Imagem: L. Boyle/Perimeter Institute for Theoretical Physics]

AntiUniverso

De um certo ponto de vista, o nosso Universo parece desequilibrado.

O tempo avança à medida que o espaço se expande e há mais matéria do que antimatéria.

Isso parece razoável, mas o problema é que isso viola uma simetria fundamental, chamada simetria CPT, que diz que a física não muda quando o tempo, o espaço e a matéria-antimatéria são todos invertidos.

Para equilibrar o cosmos, devemos então considerar que o Big Bang também tenha sido o ponto de partida de um antiuniverso, onde o tempo corre na direção oposta e a antimatéria domina.

Esta é a proposta de Latham Boyle, Kieran Finn e Neil Turok, do Instituto Perímetro de Física Teórica, no Canadá.

Eles embasam seu argumento em cálculos que mostram que esse modelo CPT-simétrico não apenas é consistente com o histórico conhecido de expansão cósmica, como também fornece uma explicação direta para a matéri…

Ultima Thule gira como se fosse uma ampulheta espacial

Por Patrícia Gnipper

Ultima Thule, ou 2014 MU69, é um objeto transnetuniano localizado no Cinturão de Kuiper. Descoberto em 2014, ele recebeu a visita da sonda New Horizons no primeiro dia de 2019, com os dados e imagens a seu respeito chegando a todo momento para a equipe da missão da NASA. Agora, novas imagens mostram que o objeto, cujo formato é parecido com um boneco de neve, gira no espaço como se fosse uma ampulheta.

Nesta semana, os pesquisadores da New Horizons divulgaram uma animação mostrando a rotação da rocha que tem apenas 30 km de extensão e fica a cerca de 4 bilhões de km da Terra (1 km além de Plutão, planeta-anão que a New Horizons estudou em 2015).

A animação abaixo foi criada a partir de uma série de 13 imagens que revelam a rotação de Ultima Thule, cujo período de rotação completo é de cerca de 16 horas. De acordo com comunicado oficial, "a equipe científica da New Horizons usará essas imagens para ajudar a determinar a forma tridimensional de Ultima Thule, a…

Céu da Semana - 14/01 a 20/01/2019

Nebulosa da Águia

O Céu da Semana agora é produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.



FONTE: UNIVESP

Sementes de algodão que germinaram na Lua já morreram

Queda de temperatura com a chegada da noite na superfície lunar foi fatal para o cultivo do algodão - GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE ALGODÃO NA LUA (FOTO: PEOPLE'S DAILY, CHINA)

Os pequenos brotos de algodão que haviam crescido em uma pequena biosfera na Lua acabaram morrendo. A notícia foi divulgada por Liu Hanlong, líder da missão Chang'e-4 – sonda chinesa que está explorando o lado oculto do satélite natural e que foi responsável por transportar as sementes da cultura agrícola.

Segundo ele, quando a noite chega na Lua, a temperaturas cai drasticamente. Com isso, o clima dentro da câmara foi para -52 graus Celsius, e poderia diminuir até -180 graus. Dessa maneira, o experimento foi interrompido, visto que Chang'e-4 não tem nenhum mecanismo para manter a planta aquecida sem a luz do Sol.

Alguns cultivos lidam melhor com o frio do que outras, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Conforme as temperaturas caem, as plantas inundam suas…

CERN planeja construir colisor de partículas maior e mais poderoso

SIMULAÇÃO DA GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA NECESSÁRIA PARA MOVIMENTAR O FCC (FOTO: CERN)

Cientistas esperam que máquina possa revelar novas partículas subatômicas até 2050

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês) divulgou que planeja montar um sucessor para o Grande Colisor de Hádrons (LHC). Trata-se do Future Circular Collider (FCC), quatro vezes mais longo e dez vezes mais potente, que teria o objetivo que caçar novas partículas subatômicas até 2050.

Seu valor é estimado em 20 bilhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 95 bilhões. Críticos afirmaram que o dinheiro poderia ser usado em outras áreas de pesquisa. Contudo, Fabiola Gianotti, diretora do CERN, descreveu a proposta como uma conquista. "Isso mostra o potencial de FCC melhorar nosso conhecimento da física fundamental e avançar tecnologias com um amplo impacto na sociedade."


IMPRESSÃO ARTÍSTICA DE COMO FCC SERÁ (FOTO: CERN)

Para construir o FCC, será necessário cavar um novo t…

O que 100.000 fábricas estelares em 74 galáxias nos contam sobre a formação estelar em todo o Universo

Seis imagens obtidas pelo ALMA de uma coleção de 74. Fazem parte do levantamento PHANGS-ALMA, que tem o objetivo de estudar as propriedades das nuvens de formação estelar em galáxias de disco.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO); NRAO/AUI/NSF, B. Saxton

As galáxias têm uma ampla variedade de formas e tamanhos. No entanto, algumas das diferenças mais significativas entre as galáxias dizem respeito a onde e como formam novas estrelas. As investigações convincentes para explicar essas diferenças têm sido elusivas, mas isso está prestes a mudar. O ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) está a levar a cabo um levantamento sem precedentes de galáxias de disco próximas com o objetivo de estudar os seus berçários estelares. Com ele, os astrônomos estão a começar a desvendar a relação complexa e ainda pouco entendida entre as nuvens de formação estelar e as suas galáxias hospedeiras.

Um novo e vasto projeto de investigação com o ALMA, conhecido como PHANGS-ALMA (Physics at High Angular…

Hubble observa o quasar mais brilhante do Universo jovem

Esta ilustração mostra o potencial aspeto de J043947.08+163415.7, um quasar muito distante alimentado por um buraco negro supermassivo. Este objeto é, de longe, o quasar mais brilhante já descoberto no Universo jovem.
Crédito: ESA/Hubble, NASA, M. Kornmesser

O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA descobriu o quasar mais brilhante alguma vez visto no início do Universo. Após 20 anos de buscas, os astrônomos identificaram o antigo quasar com a ajuda de fortes lentes gravitacionais. Este objeto único fornece uma visão do nascimento das galáxias quando o Universo tinha menos de 1 bilhão de anos.

Os quasares são os núcleos extremamente brilhantes de galáxias ativas. O poderoso brilho de um quasar é produzido por um buraco negro supermassivo que está cercado por um disco de acreção. O gás que cai em direção ao buraco negro liberta quantidades incríveis de energia, que pode ser observada em todos os comprimentos de onda.

Este quasar recém-descoberto, catalogado como J043947.08+163415.7, n…

Buracos negros serviriam como portais para viagens hiperespaciais

Pesquisa mostra que é possível fazer uma "viagem pacífica" através de um buraco negro - BURACOS NEGROS SÃO OS OBJETOS MAIS MISTERIOSOS DO UNIVERSO (FOTO: NASA)

Um dos mais apreciados cenários de ficção científica é usar um buraco negro como um portal para outra dimensão, tempo ou universo. Essa fantasia pode estar mais próxima da realidade do que se imaginava anteriormente.

Os buracos negros são, provavelmente, os objetos mais misteriosos do universo. Eles são a consequência da gravidade esmagando uma estrela sem limite que está morrendo, levando à formação de uma verdadeira singularidade — que acontece quando uma estrela inteira é comprimida até um único ponto, produzindo um objeto com densidade infinita. Essa singularidade densa e quente abre um buraco no tecido do próprio espaço-tempo, possivelmente abrindo uma oportunidade para viagens no hiperespaço. Isto é, um atalho através do espaço-tempo, permitindo viajar em distâncias de escala cósmica em um curto período.

Pesqui…

Chegada da China à Lua provocará uma nova corrida espacial?

Novas conquistas chinesas trazem consequências significativas para o futuro das explorações no espaço (www.cartoonmovement.com)

A China se tornou o terceiro país a pousar uma sonda na Lua, em 2 de janeiro. Mas, mais do que isso, ela se tornou a primeira a fazer isso do lado oculto da Lua, muitas vezes chamada de “lado oculto”. A capacidade de aterrissar no outro lado do nosso satélite natural é uma conquista técnica por si só, que nem a Rússia nem os Estados Unidos alcançaram.

A sonda Chang'e 4 simboliza o crescimento do programa espacial chinês e de todas as capacidades que ele acumulou, significativas para a China e para as relações entre as grandes potências do mundo. As conseqüências se estendem aos Estados Unidos à medida que a administração Trump considera a corrida espacial como o futuro das explorações no espaço.

Historicamente, um dos principais impulsionadores da política espacial norte-americana foi a concorrência com a Rússia, especialmente no contexto da Guerra Fria.…

China na Lua: país anuncia primeiro nascimento de broto de planta no satélite da história

Imagem mostra semente de algodão brotando embaixo de uma camada protetora

As sementes levadas para a Lua pela missão chinesa Chang'e-4 germinaram, informou a CNSA, agência espacial chinesa.

É a primeira vez que qualquer material biológico cresce na Lua, sendo um marco importante para a exploração espacial de longa duração.

A Chang'e 4 é a primeira missão a pousar e explorar o lado escuro da Lua, aquele que nunca foi visto do nosso planeta, por estar posicionado de costas para a Terra.

A sonda não-tripulada aterrissou no lado oculto da Lua no dia 3 de janeiro, equipada com instrumentos para analisar a geologia da região.

Já foram cultivadas plantas na Estação Espacial Internacional antes, mas nunca na Lua.

A capacidade de plantar no satélite será fundamental para missões espaciais de longa duração, como uma viagem a Marte, que levaria cerca de dois anos e meio.

Isso significa que os astronautas poderiam colher seus próprios alimentos no espaço, reduzindo a necessidade de volta…

Comédia: filme O Homem do Sputnik (1959)

O casal de caipiras comerciantes de ovos, Anastácio (Oscarito) e Cleci (Zezé Macedo), são surpreendidos por um estrondo em seu galinheiro. Anastácio encontra entre suas galinhas um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante ao que caiu em seu quintal. Anastácio leva o globo à casa de penhores e mostra-o para a funcionária Dorinha. Ela liga para o jornal onde trabalha seu namorado, Nelson, e lhe conta o fato.



Alberto, jornalista inescrupuloso, ouve a conversa entre o casal e conta a novidade ao chefe do jornal. Nelson vai ao encontro de Anastácio e pede a ele que esconda o objeto. Anastácio coloca-o dentro do poço. A notícia de que o Sputnik caiu no Brasil vira primeira página dos jornais. Anastácio e Clecy se transformam em celebridades. Hospedam-se no Copacabana Palace, onde recebem propostas de grupos de russos, americanos e franceses que tentam seduzir Anastácio, apresentando-lhe…

Toda a areia da Terra pode ser feita de material estelar

Remanescentes da supernova G54.1 + 0.3 (NASA, JPL-CALTECH, CXC, ESA, NRAO, J. RHO e Instituto SETI)

Os astrônomos argumentam há muito tempo que a frase "somos poeira de estrelas" é mais do que somente linguagem poética. Agora, novas evidências acrescentam outra estrofe a este grande verso cósmico.

A poeira da sílica - encontrada no núcleo da Terra, em praias arenosas, no concreto, no vidro e até mesmo telefones celulares - foi detectada dentro dos remanescentes de duas supernovas na Via Láctea. Essas observações, descritas em outubro passado no Monthly Notices da Royal Astronomical Society, fornecem as primeiras evidências de que a sílica originou-se dentro de estrelas que explodiram.

"Este é um resultado importante. Descobriu-se que algo tão comum na Terra foi criado nas explosões mais violentas do Universo", diz a coautora do estudo, Haley Gomez, astrônoma da Universidade de Cardiff, no País de Gales. "É uma história de origem."

Os astrônomos há muito …

Projeto está perto de obter a primeira foto de um buraco negro

Concepção artística de material sendo engolido pelo superburaco negro no centro da Via Láctea. (Crédito: ESO)

Por Salvador Nogueira

Estamos prestes a ver a primeira imagem direta de um buraco negro. É o que dão a entender os cautelosos cientistas envolvidos no EHT, o Event Horizon Telescope, uma rede de cerca de 20 radiotelescópios espalhados pelo globo que se reuniram em causa comum para trabalhar como se fossem um só observatório gigante e então fornecer a visão mais impressionante que a humanidade já teve de um objeto astrofísico.



Tá, já sabemos, é muito fácil fazer piadinhas com buracos negros. Mais difícil — mas infinitamente mais recompensador — é contemplar o que significa observar um objeto completamente escuro circundado por um enigmático halo brilhante, provável visão a ser ofertada quando a equipe do EHT estiver pronta para apresentá-la.

Será algo tão incrível que o próprio Einstein, em 1917, quando confrontado com a ideia de que sua teoria permitia a existência de objetos…

Astrônomos criam sonda movida a vapor que teria "combustível eterno"

SONDA WORLD IS NOT ENOUGH (WINE) (FOTO: UNIVERSITY OF CENTRAL FLORIDA)

Nave WINE só precisa de água e operar em gravidade baixa para funcionar

Cientistas sugerem que uma nova sonda do tamanho de um micro-ondas e que nunca fica sem combustível poderia explorar o espaço para sempre. Chamada de World Is Not Enough (WINE) – "o mundo não é o suficiente", em tradução livre –, a nave extrai água de sua localização e a transforma em vapor.

"Poderíamos usar essa tecnologia para saltar na Lua, Ceres, Europa, Titã, Plutão, pólos de Mercúrio e asteroides", comentou Phil Metzger, pesquisador da Universidade da Flórida Central (UFC), nos Estados Unidos. "Em qualquer lugar em que há água e gravidade suficientemente baixa."

A criação de WINE foi um esforço colaborativo. A NASA financiou o projeto, e a empresa Honeybee Robotics construiu o protótipo da espaçonave com a ajuda de cientistas da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, também nos EUA.

Metzger fez a modelagem…

Georgia, país do Leste Europeu, deseja produzir vinho em Marte

SUPERFÍCIE DE MARTE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/UNIVERSITY OF ARIZONA)

A ideia da nação é construir uma infraestrutura agrícola no Planeta Vermelho, mas há muitos desafios para o projeto ser concretizado

A Geórgia, país localizado entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático, é um dos maiores polos da indústria vinícola mundial há mais de 8 mil anos. Agora, para comemorar o nono milênio na atividade, eles querem produzir a bebida em Marte.

Não é brincadeira: o projeto de construir uma infraestrutura agrícola no planeta já tem até nome, IX Millennium. A pesquisa pode colaborar com a hidratação de assentamentos definitivos em 2024 — antes até mesmo da NASA, que pretende enviar humanos ao Planeta Vermelho na década de 2030 (vale lembrar que 2024 também é o ano em que Elon Musk pretende despachar a primeira equipe do projeto SpaceX).

"Se nós viveremos em Marte um dia desses, a Georgia precisa contribuir", disse Nikoloz Doborjginidze, fundador da Agência de Pesquisa Espacial e asses…