Pular para o conteúdo principal

CERN planeja construir colisor de partículas maior e mais poderoso


SIMULAÇÃO DA GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA NECESSÁRIA PARA MOVIMENTAR O FCC (FOTO: CERN)

Cientistas esperam que máquina possa revelar novas partículas subatômicas até 2050

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês) divulgou que planeja montar um sucessor para o Grande Colisor de Hádrons (LHC). Trata-se do Future Circular Collider (FCC), quatro vezes mais longo e dez vezes mais potente, que teria o objetivo que caçar novas partículas subatômicas até 2050.

Seu valor é estimado em 20 bilhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 95 bilhões. Críticos afirmaram que o dinheiro poderia ser usado em outras áreas de pesquisa. Contudo, Fabiola Gianotti, diretora do CERN, descreveu a proposta como uma conquista. "Isso mostra o potencial de FCC melhorar nosso conhecimento da física fundamental e avançar tecnologias com um amplo impacto na sociedade."


IMPRESSÃO ARTÍSTICA DE COMO FCC SERÁ (FOTO: CERN)

Para construir o FCC, será necessário cavar um novo túnel sob o CERN. Em seguida, será preciso instalar um anel de 100 km que inicialmente colidiria elétrons com seus correspondentes positivos, os pósitrons. O segundo passo envolveria colidir prótons com elétrons. Ambos estágios preparariam o terreno para a etapa final de colisão de prótons juntos, quase dez vezes mais do que o LHC.

Físicos esperam que tais colisões revelem um novo reino de partículas que fazem o universo funcionar. A dificuldade é que ninguém sabe quais energias serão necessárias para derrubar grandes hádrons para descobrir isso. O CERN espera que sua projeção permita que os físicos procurem as ondulações criadas pelas super partículas. Com isso, eles seriam capazes de determinar as energias necessárias para encontrá-las.


COMPARAÇÃO DA ÁREA DO FCC E LHC (FOTO: CERN)

Custo e benefício
O ex-assessor científico chefe do Reino Unido, David King, aconselhou o seu governo e a Comissão Europeia sobre grandes pedidos de financiamento. Ele acredita que os custos crescentes para pesquisas básicas na física de partículas significam que é hora de realizar uma análise de custo-benefício, especialmente porque não está claro se a máquina realmente vai encontrar novas partículas.

"Sempre haverá uma física mais profunda a ser conduzida com colisores cada vez maiores. Minha pergunta é até que ponto o conhecimento que já temos será estendido para beneficiar a humanidade?", afirmou à BBC News. "Se tivéssemos um pote de 20 bilhões de libras e estivéssemos discutindo o que fazer, seríamos confrontados pela comunidade das ciências médicas que tem ideias para melhorar a saúde e o bem-estar dos humanos. A prioridade agora é lidar com as mudanças climáticas."


EQUIPAMENTOS MAGNÉTICOS MAIS PODEROSOS SERÃO NECESSÁRIOS NO FCC (FOTO: CERN)

Bosonics
Frédérick Bordryo, diretor de aceleradores e tecnologia do CERN, não acha que o preço de 20 bilhões de libras é um valor alto para o projeto, cujo custo seria distribuído entre parceiros internacionais ao longo de duas décadas.

Para ele, o FCC poderia trazer muitos avanços tecnológicos como o LHC trouxe. "Quando me perguntam sobre os benefícios do Bóson de Higgs, digo 'bosonics'. E quando eles me perguntam o que é bosonics, respondo que 'não sei'", contou. "Se você imaginar a descoberta do elétron por J. J. Thomson em 1897, ele não sabia o que era a eletrônica. E você não pode imaginar um mundo atualmente sem eletrônica."



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s