Pular para o conteúdo principal

CERN planeja construir colisor de partículas maior e mais poderoso


SIMULAÇÃO DA GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA NECESSÁRIA PARA MOVIMENTAR O FCC (FOTO: CERN)

Cientistas esperam que máquina possa revelar novas partículas subatômicas até 2050

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês) divulgou que planeja montar um sucessor para o Grande Colisor de Hádrons (LHC). Trata-se do Future Circular Collider (FCC), quatro vezes mais longo e dez vezes mais potente, que teria o objetivo que caçar novas partículas subatômicas até 2050.

Seu valor é estimado em 20 bilhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 95 bilhões. Críticos afirmaram que o dinheiro poderia ser usado em outras áreas de pesquisa. Contudo, Fabiola Gianotti, diretora do CERN, descreveu a proposta como uma conquista. "Isso mostra o potencial de FCC melhorar nosso conhecimento da física fundamental e avançar tecnologias com um amplo impacto na sociedade."


IMPRESSÃO ARTÍSTICA DE COMO FCC SERÁ (FOTO: CERN)

Para construir o FCC, será necessário cavar um novo túnel sob o CERN. Em seguida, será preciso instalar um anel de 100 km que inicialmente colidiria elétrons com seus correspondentes positivos, os pósitrons. O segundo passo envolveria colidir prótons com elétrons. Ambos estágios preparariam o terreno para a etapa final de colisão de prótons juntos, quase dez vezes mais do que o LHC.

Físicos esperam que tais colisões revelem um novo reino de partículas que fazem o universo funcionar. A dificuldade é que ninguém sabe quais energias serão necessárias para derrubar grandes hádrons para descobrir isso. O CERN espera que sua projeção permita que os físicos procurem as ondulações criadas pelas super partículas. Com isso, eles seriam capazes de determinar as energias necessárias para encontrá-las.


COMPARAÇÃO DA ÁREA DO FCC E LHC (FOTO: CERN)

Custo e benefício
O ex-assessor científico chefe do Reino Unido, David King, aconselhou o seu governo e a Comissão Europeia sobre grandes pedidos de financiamento. Ele acredita que os custos crescentes para pesquisas básicas na física de partículas significam que é hora de realizar uma análise de custo-benefício, especialmente porque não está claro se a máquina realmente vai encontrar novas partículas.

"Sempre haverá uma física mais profunda a ser conduzida com colisores cada vez maiores. Minha pergunta é até que ponto o conhecimento que já temos será estendido para beneficiar a humanidade?", afirmou à BBC News. "Se tivéssemos um pote de 20 bilhões de libras e estivéssemos discutindo o que fazer, seríamos confrontados pela comunidade das ciências médicas que tem ideias para melhorar a saúde e o bem-estar dos humanos. A prioridade agora é lidar com as mudanças climáticas."


EQUIPAMENTOS MAGNÉTICOS MAIS PODEROSOS SERÃO NECESSÁRIOS NO FCC (FOTO: CERN)

Bosonics
Frédérick Bordryo, diretor de aceleradores e tecnologia do CERN, não acha que o preço de 20 bilhões de libras é um valor alto para o projeto, cujo custo seria distribuído entre parceiros internacionais ao longo de duas décadas.

Para ele, o FCC poderia trazer muitos avanços tecnológicos como o LHC trouxe. "Quando me perguntam sobre os benefícios do Bóson de Higgs, digo 'bosonics'. E quando eles me perguntam o que é bosonics, respondo que 'não sei'", contou. "Se você imaginar a descoberta do elétron por J. J. Thomson em 1897, ele não sabia o que era a eletrônica. E você não pode imaginar um mundo atualmente sem eletrônica."



FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

Ovnis e estranhas criaturas próximos ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (RN)

Desde o ano de 2016 militares da Aeronáutica que trabalham na Barreira do Inferno já percebiam bolas de luzes alaranjadas como também feixes de luzes amarelados no céu noturno, bem próximo daquela região. Por desconhecerem totalmente a origem dessas luzes misteriosas e a finalidade delas, vários militares observavam intrigados e chegavam a comentar entre eles sobre esses fenômenos luminosos. Dias após a percepção dessas claridades no céu noturno, alguns militares começaram a perceber ao redor daquela localidade o aparecimento de criaturas vivas, de seres que não eram humanos. Um dos militares chegou a ver um "Urso Polar" e imediatamente comunicou a outros militares de plantão. Tal militar chegou a passar mal após a aparição de tal criatura. Já um outro militar flagrou uma outra criatura aparentando ser um "homem de grande porte" sair andando de dentro da água do mar. Outro militar relata que presenciou duas criaturas que de início pareciam apenas dois cachorros g…

A noite em que Lavras (MG) parou para ver um UFO

Serra da Bocaina no município de Lavras (MG)

Na noite de 1º de junho de 1969, um UFO sobrevoou a cidade de Lavras, região Sul do estado de Minas Gerais, sendo observado por centenas de pessoas. O fotógrafo amador e médico Dr. Rêmulo Tourino Furtini tirou diversas fotografias do estranho objeto, que chegou a fazer um pouso em um pasto existente na época. O sargento Inocêncio França do Tiro de Guerra local e vários atiradores comprovaram o pouso, constatado tecnicamente após o ocorrido. Na época, o caso foi notícia na mídia de todo o país, despertando o interesse da Nasa e até mesmo do extinto bloco soviético.


Ufo é fotografado na madrugada

Naquela fria madrugada de 1º de junho de 1969 algumas pessoas encontram-se nas ruas, já que no tradicional Clube de Lavras estava acontecendo um dos seus famosos bailes. Alguns bares encontravam-se abertos e alguns bêbados ziguezagueavam por aquelas ruas tranquilas.

Era uma noite comum de inverno, como tantas outras em uma cidade interiorana, quando…