Pular para o conteúdo principal

Tabela periódica mais antiga do mundo é encontrada na Escócia


TABELA PERIÓDICA DE 1885 FOI PRODUZIDA EM VIENA (FOTO: UNIVERSITY OF ST ANDREWS)

Produzido em 1885, quadro é um dos primeiros da Europa e ficou perdido em sala de universidade por mais de 46 anos

Em 2014, o professor Alan Aitken encontrou uma tabela periódica datada de 1885 em um acervo da Universidade St Andrews, na Escócia, que continha produtos de laboratório, equipamentos e outros objetos do departamento de química da faculdade.

A sala foi inaugurada em 1968, quando a St Andrews se mudou para o atual endereço. Ou seja, o quadro ficou guardado (e perdido) por 46 anos.

Durante o manuseio, os pesquisadores perceberam que seu material era muito frágil e começou a se desfazer. Por isso, o item foi diretamente enviado para autenticação e reparação.

A tabela é um dos primeiros exemplares do mundo, visto que não possui elementos posteriores identificados. Ela é escrita em alemão e uma inscrição no canto inferior esquerdo – 'Verlag v. Lenoir & Forster, Wien' – identifica uma impressora científica que operou em Viena, na Áustria, entre 1875 e 1888. Outra frase – 'Lith. von Ant. Hartinger & Sohn, Wien' – nomeia o litógrafo que gravou os itens no catálogo.

Eric Scerri, especialista em tabela periódica da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, estima que o quadro tenha sido produzido entre 1879 e 1886, com base nos elementos representados. Tanto o gálio (Ga) quanto o escândio (Sc) – descobertos em 1875 e 1879, respectivamente – estão presentes, enquanto o germânio, identificado em 1886, não está.


TABELA PERIÓDICA ANTIGA EM TRATAMENTO DE LAVAGEM (FOTO: UNIVERSITY OF ST ANDREWS)

Restauração

O suporte de papel do quadro era frágil e quebradiço, seu formato laminado e o revestimento de linho pesado contribuíam para sua condição mecânica ruim. Para torná-lo seguro e manuseável, a universidade recebeu um financiamento para a reparação.

O tratamento consistiu em remover a sujeira e detritos da superfície, separando o papel do suporte de linho. Houve lavagem em água desionizada ajustada a um pH neutro com hidróxido de cálcio para remover a descoloração solúvel e um pouco da acidez. Além disso, a tabela recebeu "desacidificação" por imersão em um banho de hidrogenocarbonato de magnésio para depositar reserva alcalina no papel. Para reparar rasgos e perdas, foi usado papel kozo japonês e pasta de amido de trigo.

O financiamento também permitiu a produção de um fac-símile (cópia) em tamanho real do quadro, que agora está em exibição no departamento de química da faculdade. A tabela original está armazenada em uma área climatizada do setor de Coleções Especiais da Universidade St Andrews.

Histórico

M Pilar Gil, pesquisadora da área de Coleções Especiais, encontrou nos registros financeiros antigos de St Andrews um pedido para a compra de uma tabela de 1885 pelo professor Thomas Purdie, em outubro de 1888. O item foi incluído nas despesas da turma de química daquela época. Segundo ela, esta tabela parece ser a única sobrevivente deste período em toda a Europa.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso bar

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/