Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2014

Nonagenária doa à ciência 'joia' que caiu do céu

Uma mulher nonagenária doou aos cientistas um meteorito que caiu em 1931 na cidadezinha de Ardon, na província espanhola de León (noroeste), guardado como uma joia por 82 anos.
Rosa González, de 94 anos, tinha 11 quando saiu para fazer compras e "por muito pouco não viu o meteorito, pequeno, de 5,5 gramas", explica à AFP o astrônomo Josep Maria Trigo, do Instituto de Ciências do Espaço, pertencente ao Centro Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) espanhol.
A menina viu "uma grande bola de fogo que foi ouvida e vista em muitas cidades da província de León", explica o cientista, lembrando que a presença desta bola de fogo foi coberta pela imprensa da época.
"Chamou muito sua atenção" porque era "uma pedra incandescente e durante 82 anos a guardou como um segredo de família".
"Guardou-a em uma caixinha como uma joia e está intacta como se tivesse caído ontem. Ficamos surpresos com o estado de conservação desta pedrinha de aproximadamente 2 …

Colonização de Marte impulsionará criação de novas tecnologias

De acordo com especialistas da Academia de Cosmonáutica Russa, os projetos de colonização de outros planetas podem se tornar um poderoso impulso para a criação de novas tecnologias.

Um exemplo disso pode ser um projeto de construção de uma base habitada em Marte.
Os futuros colonizadores do planeta vermelho precisarão de uma grande quantidade de novos desenvolvimentos, incluindo robôs, novas tecnologias energéticas, engenharia genética e bioengenharia.
Segundo os especialistas, todas essas indústrias são muito atraentes em termos comerciais. Seu desenvolvimento precisa de um problema sério que o estimule e a colonização de Marte seria, nesse caso, um forte impulso.

FONTE: VOZ DA RUSSIA

Rússia ajuda México a enviar mulher cosmonauta para órbita

A Agência Espacial Mexicana pretende assinar um acordo com a Rússia sobre a cooperação na esfera de exploração pacífica do espaço cósmico – declarou o secretário-geral desta agência, Francisco Javier Mendieta.

O dirigente apontou que “em breve o respectivo acordo ao nível governamental será assinado com a Rússia”.
Medieta admite também que os mexicanos possam fazer a preparação para vôos cosmicos no quadro da colaboração com a Agência Espacial Russa Roscosmos.
O chefe da agência mexicana ressaltou que é especialmente importante que os países da América Latina sejam representados na missão de exploração do Espaço por uma mulher-cosmonauta, pois isso permitirá garantir a igualdade de sexos.

FONTE: VOZ DA RUSSIA

Arquivo Ovni: As Luzes de Phoenix, Arizona

FONTE: WILSON (TERRY)

Lua distante ou estrela fraca? Exolua possivelmente encontrada

Investigadores detectaram o primeiro candidato a exolua, usando a técnica de microlente gravitacional. Pode tratar-se de uma lua e um planeta ou de um planeta e uma estrela. A imagem (concepção artística) retrata as duas possibilidades. Crédito: NASA/JPL-Caltech.

Investigadores financiados pela NASA
detectaram os primeiros sinais de uma "exolua" - uma lua orbitando um planeta
que se encontra fora do nosso Sistema Solar
- e embora considerem ser impossível confirmar a sua presença, a descoberta pode significar um passo em frente para a localização de outras exoluas. O achado deu-se enquanto se assistia a um encontro casual de objectos na nossa galáxia
, que pode ser testemunhado apenas uma vez.

"Não vamos ter a oportunidade de observar o candidato a exolua novamente", disse David Bennett, da Universidade de Notre Dame, Indiana, principal autor de um artigo com os resultados que surge no Astrophysical Journal. "Mas podemos esperar mais descobertas surpreen…

Arquivo Ovni: Caso Cash-Landrum

Representação mostra os helicópteros Chinook CH-47 interceptando o objeto

Este caso pode ser considerado um dos episódios mais lamentáveis na história da ufologia. Na noite do dia 29 de dezembro de 1980, Betty Cash estava dirigindo seu carro em uma escura rodovia, em Piney Woods, próximo a Huffman, Texas (EUA). Além de Betty na direção do veículo, se encontravam Vickie Landrum e o seu neto Colby Landrum (com sete anos de idade na época dos acontecimentos). Tudo transcorria normalmente até que Betty percebe um enorme foco de luz que estava acima de alguns pinheiros, um pouco à frente de seu carro. Betty não deu qualquer importância para aquilo, pois logo o foco de luz desapareceu e a viagem transcorreu normalmente.

Porém, infelizmente as coisas não terminariam de forma tão simples assim. Ao fazer uma curva, Betty e seus passageiros se depararam com um estranho objeto bem no meio da estrada. O OVNI tinha a forma de um losango com a parte de cima um pouco achatada, era extremamente bril…

Uma copa do outro mundo

Não gostaria de mencionar tal evento neste blog, porém o tema esta diretamente ligado a Ufologia, muito provável que nossos irmãos cósmicos darão o ar da graça sobre o mesmo, virão ver nossa decadência enquanto "humanos" e o quanto não estamos preparados a um contato oficial. A matéria infelizmente usou algumas imagens fakes, fato que não deveria ocorrer e também será um estopim a publicação de falsos vídeos relacionando ovnis na copa.



FONTE: ESPN BRASIL

Análises apontam que papiro que fala da esposa de Jesus não é falso

Uma inscrição antiga feita em papiro pode sinalizar que Jesus Cristo tinha uma esposa (Foto: AP Photo/Harvard University, Karen L. King)

Acredita-se que fragmento seja proveniente do Egito.
Historiadora diz que análises não provam que Jesus era casado.

Um pedaço de papiro antigo que contém uma menção à esposa de Jesus não é uma falsificação, de acordo com uma análise científica do controverso texto, declararam nesta quinta-feira (10) pesquisadores americanos.
Acredita-se que o fragmento seja proveniente do Egito e contém escritos na língua copta, que afirmam: "Jesus disse-lhes: 'Minha esposa...'''. Outra parte diz ainda: "Ela poderá ser minha discípula".
A descoberta do papiro, em 2012, provocou um rebuliço. Pelo fato de a tradição cristã afirmar que Jesus não era casado, o documento atiçou os debates sobre o celibato e o papel das mulheres na Igreja.
O jornal do Vaticano declarou que o papiro era uma farsa, juntamente com outros estudiosos, que duvidar…

Câmera de energia escura localiza mais dois planetas-anões

A população de corpos celestes do Sistema Solar está crescendo rapidamente graças às descobertas de uma enorme câmera digital projetada para estudar a energia escura.

Há poucos dias, astrônomos anunciaram a descoberta de um novo planeta-anão, o 2012 VP113.

Ele foi flagrado na parte mais externa do Sistema Solar, em uma região conhecida como a parte interna, ou interior, da Nuvem de Oort.

Agora, a mesma equipe está relatando mais dois corpos celestes anões, batizados temporariamente de 2013 FY27 e 2013 FZ27.

Os dois estão mais próximos, no cinturão de Kuiper, um agrupamento de objetos celestes relativamente pequenos além da órbita de Netuno, que é também a casa de Plutão e três outros planetas anões conhecidos.

Planeta-anão Makemake não tem atmosfera
O FZ27 está a 50 ua (unidades astronômicas - 1 ua é a distância da Terra ao Sol) de distância do Sol, na borda mais distante do cinturão de Kuiper.

O FY27 tem cerca de 1.000 quilômetros de diâmetro e está a cerca de 80 ua do Sol.

Se essas…

BOSS faz a medição mais precisa ainda de expansão do universo

O Estudo Espectroscópico Oscilatório Bariónico (BOSS - Baryon Oscillation Spectroscopic Survey), o maior componente do SDSS-III (Sloan Digital Sky Survey), foi pioneiro no uso de quasares para mapear a densidade de variações de densidade no gás intergaláctico em altos desvios para o vermelho, traçando a estrutura do Universo jovem. O BOSS conta a história da expansão do Universo a fim de iluminar a natureza da energia escura, e novas medidas da estrutura a larga escala renderam a medição mais precisa da expansão desde a formação das primeiras galáxias.

Os resultados mais recentes combinam duas técnicas analíticas separadas. Um novo tipo de análise, liderada pelo físico Andreu Font-Ribera do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley do Departamento de Energia dos EUA (Berkeley Lab) e pela sua equipa, foram publicados no final do ano passado. Novas análises utilizaram uma abordagem já testada, mas com muito mais dados do que antes, e foram publicadas por Timothée Delubac, do Centre de Sac…

Alinhamento casual de nebulosa e estrela cria imagem de "anel de diamantes"

O Observatório Europeu Austral (ESO) captou uma imagem da nebulosa de uma estrela em processo de envelhecimento que, alinhada com outra estrela, produz um efeito que se assemelha de forma curiosa a um "anel de diamantes".
Esta nebulosa planetária, a PN A66 33, mais conhecida como Abell 33, está a 1.500 anos luz da Terra e foi captada pelo telescópio VLT (Very Large Telescope) no Chile, segundo informou nesta quarta-feira a organização.
Sua forma é perfeitamente redonda, fato pouco comum nestes objetos, já que normalmente algo perturba a simetria fazendo com que a nebulosa planetária acabe adquirindo formas irregulares.
Além disso, se encontra casualmente alinhada com a estrela HD 83535, em primeiro plano e a meio caminho entre a Terra e Abell 33, o que produz um efeito que se assemelha a um tradicional anel de noivado.
A maior parte das estrelas com massas similares à do Sol acabam suas vidas como anãs brancas, corpos pequenos, quentes e muito densos que se esfriam muito de…

Este é o maior aglomerado de galáxias já encontrado no universo

A imagem acima é o ACT-CL J0102-4915. Para os astrônomos mais íntimos, no entanto, ele é mais conhecido como El Gordo, porque é o maior aglomerado de galáxias do universo observável.

Uma pesquisa recente mostra que El Gordo tem o triplo de massa que o Aglomerado de Virgem, do qual a Via Láctea faz parte. São 3 mil trilhões (3 x 10^15) de massas solares, unidade de medida usada por astrônomos.

Quanto maior a massa, maior a quantidade de corpos celestes na galáxia, como estrelas, planetas e nebulosas – e maior é o aglomerado. Pesquisadores calcularam a massa de El Gordo medindo o quanto sua gravidade distorce as imagens de galáxias no plano de fundo.

Descoberto em 2011, El Gordo fica a 9,7 bilhões de anos-luz da Terra; ainda não se sabe quantas galáxias há dentro dele. Esta imagem do aglomerado, utilizada na análise da massa, foi capturada pelo telescópio Hubble.

FONTE: GIZMODO.COM

Extraterrestres

UM SENTIDO PARA SUA VIDA, programa realizado pela FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo



FONTE: PROGRAMA UM SENTIDO PARA SUA VIDA FEESP

Infestado de vida: onde na Terra a vida não é possível?

Segundo muitos astrobiólogos, é concebível que toda a vida na Terra tenha se originado em Marte. [Imagem: Christine Daniloff]

Endólitos

Quem visita o Deserto do Atacama, no norte do Chile, tem a impressão que nada poderia sobreviver nesse ambiente de rochas e areia.

É o lugar mais seco e um dos mais inóspitos do planeta. Algumas regiões podem ficar até 50 anos sem receber uma gota de chuva.

Mas o que também poderia ser a região mais sem vida do mundo pode ainda abrigar microrganismos chamados endólitos, que se escondem nos poros das rochas, onde há água suficiente para a sobrevivência deles.

"(Os microrganismos endólitos) se alimentam dos subprodutos de seu metabolismo," afirma Jocelyne DiRuggiero, microbióloga da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. "E todos se encontram nas rochas, é muito fascinante."

Para os cientistas, os endólitos são a prova da capacidade incrível de que micróbios têm de encontrar formas de sobreviver. Em quatro bilhões de anos d…

Lens flare confundindo com ovni no Ceará

A matéria:

EM QUIXADÁ > Moradores registram aparição de luz estranha em comunidade rural

Um registro fotográfico feito pelo casal Demir Drinks e Davinha Almeida está atraindo a curiosidade de quem acessa a fanpage Distrito Califórnia, de moradores dessa comunidade rural, situada a cerca de 20Km do Centro de Quixadá. O casal conseguiu captar a imagem de uma “luz estranha” na noite do último sábado, dia 5. Eles estavam na praça da vila do distrito quando avistaram o movimento no céu. Alguns acreditam tratar-se de um OVNI.

A aparição deverá ser um dos assuntos discutidos nesta segunda-feira, 7, no encontro de ufólogos e apreciadores do tema, realizado nas noites do primeiro dia da semana, no Fancine Quixadá, situado ao lado da Igreja Matriz Jesus Maria José, no Centro desta cidade. A reunião, aberta ao público, começa às 19 horas. Os organizadores apresentam vídeos e discutem a existência de vida além da Terra.

FONTE: http://blogs.diariodonordeste.com.br/

Ufos Wilson: Lens Flare é o…

O senhor dos anéis

Braga-Ribas: observações feitas em alguns dos lugares mais remotos do planeta

Astrônomo do Observatório Nacional, Felipe Braga-Ribas inscreve seu nome na história da exploração espacial ao descobrir massas de fragmentos cósmicos que orbitam um pequeno asteroide nos confins do sistema solar

A cada dois meses, Felipe Braga-Ribas, de 31 anos, se dirige ao Galeão para embarcar rumo a destinos remotos, como os confins do Deserto do Atacama ou a Ilha da Tasmânia, junto à costa da Austrália. Cada temporada no exterior dura em média quinze dias e costuma envolver altas doses de aventura. Não, o jovem com pinta de surfista não é aventureiro nem esportista radical. Quando chega a esses lugares remotos, ele olha para o céu. Mais especificamente, para um ponto a mais de 2 bilhões de quilômetros da Terra. Braga-Ribas é astrônomo do Observatório Nacional, em São Cristóvão, onde realiza um pós-doutorado em astrofísica planetária. E percorre o mundo em busca dos melhores pontos para observar e desve…

De faxineiro a cirurgião: Nasa tem grandes planos para 'robonauta' no espaço

Estação Espacial Internacional já conta com tripulante robô que um dia pode assumir tarefas vitais.

Ele não entra em pânico em situações de emergência, não erra por falta de sono e não sente saudades da família depois de muito tempo longe da Terra - ele sequer precisa de ar para respirar.
O Robonauta 2, da Nasa, está sendo encarado como a solução perfeita para cirurgias espaciais. O robô já está a bordo da Estação Espacial Internacional.
Por ora, a tecnologia ainda é, em muitos aspectos, rudimentar. Sua capacidade de movimentos é limitada. Ele não consegue se deslocar em gravidade zero e sua maior vitória no espaço foi ter conseguido agarrar um pedaço flutuante de fita adesiva.
Mas a Nasa tem grandes esperanças para o futuro. A expectativa é que no futuro o Robonauta 2 possa vir até mesmo a operar cirurgias em seus colegas humanos.
'A ideia é que ele se torne o melhor cirurgião, enfermeira e médico', disse à BBC o especialista Zsolt Garami, do hospital metodista de Houston, n…