Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2015

Gotas quicando em uma superfície aquosa podem ajudar a solucionar mistério das mecânica quântica

As gotas de silicone pingando nesse vídeo impressionante fazem mais do que simplesmente criar ondulações esteticamente bonitas em uma superfície lisa. Elas podem ser uma evidência indireta de uma solução alternativa para uma pergunta incômoda na mecânica quântica – uma que vem de mais de um século atrás.

O vídeo está entre os vencedores do Gallery of Fluid Motion deste ano, uma competição anual da divisão de Dinâmica de fluídos da Sociedade Americana de Física, nos EUA. Ele tem origem em um experimento de 2013 realizado pelos físicos Daniel Harris e John Bush, ambos do MIT, que ofereceu um modelo para as chamadas “ondas piloto”: ondas hipotéticas no espaço-tempo que poderiam transportar partículas subatômicas como boias que flutuam em uma superfície aquosa.

Durante a Conferência de Solvay em 1927, o físico francês Louis de Broglie propôs a existência das ondas piloto como alternativa à tumultuada noção da função de uma onda. Você sabe, é a essência do famoso paradoxo do gato de Shroe…

Seta do tempo é confirmada no reino quântico

Experimento pioneiro afirma ter detectado a seta do tempo em experimentos quânticos. [Imagem: APS/Alan Stonebraker]

O tempo e a física quântica

Uma equipe internacional, liderada por físicos brasileiros, afirma ter demonstrado pela primeira vez a irreversibilidade da seta do tempo em um sistema quântico microscópico.

As propriedades da seta do tempo - o tempo nunca anda para trás - e do aumento da entropia - a crescente desorganização de um sistema físico - já foram testadas e confirmadas pelos físicos em diversos ambientes e situações, mas sempre em circunstâncias macroscópicas.

Já no mundo microscópico, a emergência da irreversibilidade do tempo intriga os físicos porque as leis da mecânica quântica não têm um sentido preferencial, ou seja, não distinguem ir do passado para o futuro ou retornar do futuro para o passado - por exemplo, no mundo quântico, o futuro afeta o passado.

Ainda que os físicos não tenham nenhuma teoria sobre o que seja fundamentalmente o tempo, essa aparente i…

Lockheed U-2, o espião do céu

Apesar da idade avançada, o Lockheed U-2 segue ativo em missões de espionagem aérea (Foto – USAF)

Em uma época em que as imagens de satélite se tornaram comuns (vide Google mapas), é difícil imaginarmos como eram as operações de espionagem aérea antes de seu surgimento. No começo da década de 1950, os Estados Unidos precisavam manter sob vigilância as atividades militares em zonas que eram inacessíveis, em um mundo cada vez mais instável, e num período em que os satélites-espiões ainda não passavam de um sonho.

Em março de 1953, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e a Agência Central de Inteligência (a agência de espionagem CIA), emitiram um pedido em comum a Lockheed Martin, solicitando uma aeronave com as seguintes características: monoposto, desarmado, capaz de voar sem ser detectado sobre qualquer espaço aéreo hostil, com alcance mínimo de 2.400 km e capaz de carregar até 320 kg de sensores. Apesar da grande autonomia, o único equipamento de comunicação seria um simples rádio…

Virgin transforma Boeing 747 em lançador de foguetes

A Virgin vai cobrar US$ 10 milhões para lançar satélites ao espaço (Virgin Galactic)

Lançar foguetes é uma das atividades mais caras do mundo. Além da tecnologia de precisão que envolve a construção dessas máquinas, há também um enorme custo com combustível. A Virgin Galactic, empresa aeroespacial gerenciada pelo bilionário Richard Brandson, apresentou o seu novo método para lançar satélites ao espaço: um Boeing 747.

A aeronave, o antigo 747-400 ‘Cosmic Girl’ da companhia aérea Virgin Atlantic Airways, será adaptada para carregar debaixo da asa esquerda o foguete LaucherOne, o veículo especial lançador de satélites que está sendo desenvolvido com investimento da Virgin.

Como explicou a companhia, para lançar o foguete o 747 precisa alcançar pelo menos 10 mil metros de altitude, onde o artefato pode ser solto e acelerar por conta própria até entrar em órbita. Após cumprir sua tarefa no espaço, o foguete retornará a superfície com ajuda de paraquedas e poderá ser reutilizado em outros …

Sistemas planetários com dois mundos habitáveis devem ser comuns

Se um sistema planetário com um mundo habitável é bom para a vida, imagine com mais de um! (Crédito: Nasa)

POR SALVADOR NOGUEIRA
03/12/15 06:00

O Sistema Solar parece ser um lugar particularmente favorável à vida, com a Terra na posição certa para permitir a presença de água em estado líquido e viabilizar nossa incrível biosfera. Não dá para ficar melhor que isso, certo? Errado. Um novo estudo mostra que não só pode, como deve haver outros sistemas planetários ainda melhores para a vida que o nosso — com dois planetas vizinhos capazes de abrigar uma biosfera e trocando “figurinhas” entre si o tempo todo.

O trabalho foi liderado pelo astrofísico Jason Steffen, da Universidade de Nevada em Las Vegas, que acaba de apresentá-lo na 3a Reunião de Sistemas Solares Extremos, realizada pela Sociedade Astronômica Americana, no Havaí.

Steffen se inspira nos resultados obtidos pelo satélite Kepler, da Nasa, que passou quase quatro anos ininterruptos monitorando cerca de 150 mil estrelas de um p…

Jacques Vallée é entrevistado via internet

Jacques Vallée é admirador do filme O Planeta Proibido, e aponta que, tal como na produção, o embate com o Fenômeno UFO pode se dar em nossas mentes

Pesquisador franco-americano responde a perguntas de internautas, e volta a frisar que a explicação extraterrestre pode não ser a única para desvendar os mistérios do Fenômeno UFO

O pesquisador, cientista da computação, astrônomo e ufólogo frances Jacques Vallée, nascido em 24 de setembro de 1939 em Pontoise, França, e desde os anos 60 radicado na Califórnia, Estados Unidos, é uma das figuras mais importantes da Ufologia Mundial. Suas ideias estão muito longe de colher unanimidade, já que afetam conceitos há muito estabelecidos na disciplina, como a de os UFOs serem sempre considerados naves alienígenas. Contudo, Valée é muito respeitado e suas opiniões sempre ouvidas com cuidado.

Sua carreira científica é nada menos que impressionante. Entre os projetos de que tomou parte está o desenvolvimento do primeiro mapeamento computadorizado de …

Companhia aérea secreta dos EUA busca novo piloto

Os misteriosos aviões da Janet voam com frequência para a Área 51 (Domínio Público)

Suposto anúncio de emprego da “Janet” é encontrado na internet; candidato, se aprovado, precisa manter a carreira em segredo

Um trabalho que você não pode contar a ninguém que tem. Esse é um dos requisitos pedidos no anúncio de emprego para pilotos encontrados no site Aecom.jobs, além de experiência mínima de 1.000 horas em aeronaves com motor a jato, de preferência Boeing 737, e disponibilidade total e comprometimento para manter tudo o que fizer e para onde voar em segredo. O contratante é o governo dos Estados Unidos.

As exigências presentes no anúncio levam a crer se tratar de uma vaga de piloto para a “Janet”, a companhia aérea secreta operada pela Força Aérea dos EUA (USAF). O nome da “empresa”, que não é oficial, é uma sigla para “Just Another Non Existent Terminal” (“Apenas Mais um Terminal Inexistente), uma referência ao terminal onde os aviões da divisão operam, em Las Vegas, cuja existência…

Parabéns a todos os astrônomos pelo seu dia

Terry Wilson

O Que Ver No Céu - Dezembro/2015

Dicas de observações astronômicas para o mês de dezembro de 2015, com informações sobre a chuva de meteoros das geminídeas (com pico no dia 14) e chances para encontrar Urano e Netuno com facilidade nos dias 17 e 19.



FONTE: CANAL YOUTUBE MENSAGEIRO SIDERAL

Mais dois relatos da amiga Mara Lima

ESTANDO EU AS 21:00 HORAS NO QUINTAL DE CASA, COMO SEMPRE SAIO PARA OLHAR AS ESTRELAS, POIS GOSTO MUITO, DE REPENTE OBSERVEI VIR DO LADO SUL UM OBJETO EM MINHA DIREÇÃO, FIQUEI OLHANDO AQUILO SE APROXIMANDO, ELE ESTAVA MUITO BAIXO NA ALTURA DE UM POSTE, COMEÇOU A VIR ONDE EU ESTAVA BAIXANDO E BAIXANDO CADA VEZ MAIS, CORRI PARA TRÁS DA CASA PARA ME ESCONDER, FIQUEI ATRAS DA PAREDE POIS FIQUEI APAVORADA, ACHEI QUE AQUILO IA ME PEGAR. EU FIQUEI ATRAS DA PAREDE OLHANDO DE MEIO FIO, TIVE MUITO MEDO DAQUELE, PAROU EM CIMA DO MEU QUINTAL BEM AO LADO DA MINHA CASA POR ALGUNS INSTANTES, ESTAVA A MAIS OU MENOS UNS CINCO OU SEIS METROS DO CHÃO, ERA COMO TRÊS BACIAS EMBOCADAS UMA EM CIMA DA OUTRA, TINHA COR CREME BEM CLARINHO, COM DUAS JANELAS GRANDES DE VIDRO ESCURO NA PARTE DA FRENTE, E POR BAIXO IMENSO BABADO SE MEXENDO, ESSE BABADO SE MEXENDO PARECIA COM UMA LESMA QUANDO ANDA, FOI APAVORANTE, POIS VI QUE QUERIAM ME PEGAR, FIQUEI TREMENDO DE TANTO MEDO, MUITO MEDO DAQUELE BABADÃO SE MEXEN…

Buraco negro engole estrela e dispara um "arroto"

Concepção artística de uma estrela sendo atraída para um buraco negro e destruída (à esquerda). A seguir, o buraco negro emite um "jato" de plasma composto por detritos deixados pela destruição da estrela.[Imagem: Amadeo Bachar]

Buraco negro emitindo matéria

Uma equipe internacional de astrofísicos flagrou pela primeira vez um buraco negro engolindo uma estrela e emitindo um "arroto" na forma de um fluxo de matéria movendo-se a uma velocidade próxima à da luz.

A princípio, matéria ejetada de um buraco negro desafia as teorias mais tradicionais sobre esses fenômenos ainda pouco compreendidos. Contudo, atualmente os físicos já aceitam a ideia de que seja possível escapar de um buraco negro.

A equipe rastreou a estrela - mais ou menos do tamanho do nosso Sol - conforme ela saía da sua trajetória normal e deslizava para dentro do raio de atração gravitacional de um buraco negro, sendo finalmente sugada.

Isso, por si só, já seria uma observação extremamente interessant…

Tecnologia LiFi: internet 100 vezes mais rápida a caminho

O professor Harald Hass, um dos criadores da técnica Li-Fi, em seu experimento pioneiro - do laboratório ao mercado em cerca de três anos.[Imagem: University of Edinburgh]

LiFi

A popular tecnologia de transmissão de dados sem fio WiFi está com um concorrente nos calcanhares.

Isto é o que indicam os primeiros testes de uma nova tecnologia, chamada de LiFi, que consegue transmitir 1Gbit de dados por segundo.

Isto representa uma velocidade 100 vezes maior que o atual WiFi. E pode ficar ainda mais rápido: a empresa de tecnologia Estonia Velmenni, que realiza estes experimentos, afirma que testes realizados em laboratórios na Universidade de Oxford alcançaram 22GB por segundo.

E isto pode aumentar conforme os pesquisadores comecem a tirar proveito do laser branco.

A tecnologia Li-Fi, abreviação para Light Fidelity usa ondas de luz para a transmissão, empregando diodos emissores de luz (LEDs).

"Criamos uma solução de iluminação inteligente para uma área industrial na qual a comunicaçã…

Este homem quer colocar um robô no seu bolso

O que falta para que os robôs se tornem uma parte tão essencial de nossas vidas quanto nossos smartphones, TVs e computadores? Pergunte para o roboticista Tomotaka Takahashi. O célebre professor de Tóquio sonha em ser o “Steve Jobs da robótica”; para tanto, ele planeja se afastar de questões técnicas para priorizar o design e o charme de seus robôs.

Mas como ele quer fazer isso? Em poucas palavras, seu plano é construir robôs pequenos, fofos e comunicativos. E, é claro, conectados à internet; um smartphone, mas com rosto e membros. Para realizar esse feito, Takahashi tem um ás na manga: ele está se preparando para lançar um robô de bolso com todos os recursos da Siri, projetado para agir como seu melhor amigo.

“Infelizmente, a maioria dos profissionais no ramo da robótica não compartilha meu ponto de vista”, diz Takahashi. “Minha estratégia é: comprem smartphones humanoides em uma loja de celulares, em vez de comprar um robô caro em uma loja de robôs e tentar inseri-lo em nossas vida…

Gostaríamos de receber seu relato

A pouco mais de um ano criei o blog irmão de Ufos Wilson, Seus Contatos Ovnis, com o intuito de receber relatos de internautas contando suas experiências e vivências ligados ao tema dos Ovnis, porém muito pouco ou quase nada tenho recebido nos últimos meses, entendo que é um tema tabu e muito difícil e é por isso que venho com esta nota pedir a colaboração de você visitante de Ufos Wilson, que viesse a colaborar enviando seus relatos, avistamentos em vídeo, fotos, abduções, seja ele qual for, no máximo iremos analisar e se concluído ser um engano ou erro de interpretação, você amigo que estará enviando será tratado com o mais absoluto respeito. Você amigo militar das três forças da ativa ou não, piloto que queira nos informar e não deseja se identificar, não se preocupe, manteremos seu nome ou de qualquer outra pessoa em anonimato. É de suma importância seu relato amigo internauta de Ufos Wilson, a seguir o e-mail para seu contato e envio, Ah!!! não se esqueçam de junto ao relato envi…