Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 28, 2018

Asteroide - A Terra em Rota de Colisão

Conheça a fundação Asteroid Day e sua missão: salvar a Terra de impactos com asteroides. Com imagens e entrevistas exclusivas, descubra o que aconteceria se um asteroide grande caísse no planeta e o que precisamos fazer para evitar uma catástrofe.



FONTE: Universo do documentário

Origem da Via Láctea: megafusão criou nossa galáxia como a conhecemos hoje

Pesquisa mostra que a Via Láctea como conhecemos hoje é resultado de uma fusão com a galáxia Gaia-Enceladus, há 10 bilhões de anos

Edison Veiga
De Milão para a BBC News Brasil

Como o espaço sideral é uma máquina do tempo e também uma sucessão de fusões, junções e separações, cada nova descoberta tem o poder de contar um pouquinho mais sobre a formação dele e, em última instância, de nós mesmos.

E a descoberta mais recente é de que a Via Láctea, galáxia onde está o Sistema Solar - e onde nós estamos -, se fundiu a outra galáxia, uma parceira chamada Gaia-Enceladus, 10 bilhões de anos atrás. A pesquisa a respeito, que ajuda a compreender um pouco sobre os movimentos e as formações naturais do espaço, está na última edição da revista científica Nature.

Essa fusão com Gaia-Enceladus deu origem à maior parte do halo da Via Láctea. Também teria sido responsável por moldar o seu disco, dando a ele uma certa forma inflada. Quem descobriu e descreveu precisamente como ocorreu essa megafusão e…

O que revela a erupção vulcânica submarina mais profunda já descoberta

Imagens feitas por veículos robóticos usados para explorar a Fossa das Marianas, área mais profunda do planeta, permitiram a descoberta

A erupção de um vulcão é um fenômeno que sempre desperta interesse e apreensão. Mas os vulcões submarinos, que geram 80% das erupções no planeta, costumam passar despercebidos.

Ao menos até agora. Um grupo de cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) descobriu a erupção vulcânica submarina mais profunda de que se tem registro.

Entre os especialistas, costuma-se dizer que sabemos mais sobre a superfície da Lua do que sobre o fundo do mar, portanto essa descoberta é um grande passo para uma maior compreensão do que acontece a milhares de quilômetros abaixo dos nossos pés.

Por acaso

Os cientistas do NOAA estavam explorando a Fossa das Marianas, a área mais profunda do planeta.


Ao esfriar, a lava assume formas que parecem acolchoadas, como almofadas

A formação está localizada no Oceano Pacífico, perto das Filip…

Inteligência artificial estaciona carro usando 12 neurônios

O robô estaciona sozinho usando apenas 12 neurônios de uma lombriga simulados em computador. [Imagem: Mathias Lechner et al. (2018)]

Cérebro de verme para estacionar carro

Pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e do MIT, nos EUA, criaram uma nova abordagem para programar as redes neurais usadas nos sistemas de inteligência artificial usando a evolução temporal dos sinais nervosos nos neurônios de uma maneira completamente diferente.

Mathias Lechner e seus colegas se inspiraram em uma criatura particularmente simples e muito usada pelos cientistas em pesquisas de neurociências, o verme C. elegans. Circuitos neurais do sistema nervoso da lombriga foram simulados em computador e, em seguida, o modelo foi adaptado com algoritmos de aprendizado de máquina.

Desta forma, foi possível resolver tarefas complexas com um número extremamente pequeno de neurônios simulados - por exemplo, estacionar um carro.

Embora a rede inspirada no verme consista de apenas 12 neurônios, ela foi tr…

Neil Armstrong: conheça a história do primeiro homem a pisar na Lua

NEIL ARMSTRONG DEMONSTRAVA SEU BRILHANTISMO DESDE CRIANÇA (FOTO: REPRODUÇÃO / NASA)

Astronauta pulou séries na escola, perdeu uma filha, liderou missões difíceis da NASA e evitava os holofotes

O estadunidense Neil Alden Armstrong foi astronauta, engenheiro aeronáutico, piloto militar e professor que fez história em 1969 ao ser o primeiro homem a pisar na Lua. Ele era considerado por pessoas próximas um homem sereno, quieto, extremamente focado e dedicado, além de ser capaz de agir com rapidez e precisão mesmo em situações em que era submetido a muita pressão. Mas, antes conquistar o espaço, Armstrong passou por diversas etapas na Terra tão desafiadoras e incríveis quanto estudar o universo. Abaixo, conheça um pouco da história do astronauta:

Infância

Extraordinário aos olhos dos outros, Armstrong tinha uma vida pessoal tão pacata que beirava o tédio. Nascido em 05 de agosto de 1930, na cidade de Wapakoneta, Ohio, nos Estados Unidos, era considerado o “certinho” da família.

O menino p…

Primeira nave interplanetária da NASA ficou sem combustível e "morreu"

DAWN, NAVE INTERPLANETÁRIA DA NASA (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Lançada em 2007, Dawn percorreu 6,9 ​​bilhões de km e estava orbitando planeta anão quando parou de funcionar

ANASA confirmou que a espaçonave Dawn parou de funcionar. Tentativas de contatá-la esta semana foram realizadas sem sucesso e, segundo os astrônomos, ela ficou sem combustível.

Dawn estava em órbita ao redor do planeta anão Ceres, o maior objeto celeste localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Lançada em 2007 em uma missão para estudar o grande asteroide Vesta, a nave foi a primeira a orbitar um corpo no cinturão.

Ela deixou a missão de Vesta em 2012 e chegou em Ceres em 2015. Com isso, tornou-se a primeira espaçonave a orbitar dois corpos fora do sistema Terra-Lua.

"As demandas que colocamos para Dawn foram tremendas, mas ela sempre enfrentou os desafios. É difícil dizer adeus a esta nave incrível, mas é a hora", disse Marc Rayman, diretor da missão e engenheiro-chefe no Laboratório J…

Astrônomos descobrem que há um buraco negro no centro da Via Láctea

ESTRELAS AO REDOR DE SAGITÁRIO A*, NO CENTRO DA VIA LÁCTEA (FOTO: ESO AND DIGITIZED SKY SURVEY 2. ACKNOWLEDGMENT: DAVIDE DE MARTIN AND S. GUISAR)

Observações detalhadas identificaram a presença de gás e emissão de infravermelho na região central da galáxia

O instrumento GRAVITY do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) confirmou que existe um buraco negro massivo escondido no centro da Via Láctea.Novas observações mostram aglomerados de gás girando cerca de 30% da velocidade da luz em uma órbita circular fora do horizonte de eventos. É a primeira vez que um elemento foi visto orbitando um ponto sem retorno e tão perto de um buraco negro.

O GRAVITY tem sido usado por cientistas para observar erupções de raios infravermelhos provenientes do disco de acreção (estrutura circular de materiais que orbitam um corpo central) em torno de Sagitário A* – fonte de rádio brilhante que fica na região central da Via Láctea. O instrumento combina a luz de quatro telescópios do Very La…

Constelação “Sombra do Batman” é registrada pelo Hubble

IMAGEM REGISTRADA PELO TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE MOSTRA A "SOMBRA DO BATMAN" (FOTO: REPRODUÇÃO NASA, ESA, E STSCI)

Localizada na Nebulosa Serpente, a constelação está a 1,3 mil anos-luz da Terra

O Telescópio Espacial Hubble capturou uma imagem um tanto quanto curiosa: trata-se de uma constelação que, por se assemelhar ao símbolo do Batman, ganhou o nome de "Sombra do Batman".

Localizada na Nebulosa Serpente, a constelação fica a cerca de 1,3 mil anos-luz da Terra. É possível ver as duas estrias pretas se estendendo de ambos os lados de uma estrela chamada HBC 672, a qual está iluminando a nuvem de gás nebulosa.

Embora as asas do morcego possam parecer assustadoras em um primeiro momento, existe uma explicação natural para o fenômeno: elas ocorrem porque a HBC 672 é cercada por um disco de material que poderia um dia se transformar em planetas.

“Ao se agarrar firmemente à estrela, o disco cria uma sombra imponente, que corresponde a aproximadamente 200 vez…

Achados ajudam a desvendar mistério sobre a construção das pirâmides

ESCAVAÇÕES EXIBIRAM RAMPAS QUE AUXILIARAM A PASSAGENS DOS BLOCOS DE PEDRAS (FOTO: DIVULGAÇÃO/ MINISTÉRIO DAS ANTIGUIDADES)

Arqueólogos encontraram indícios de uma estrutura complexa de rampas que permitiria o transporte de grandes blocos de pedras

Construída há 4,5 mil anos, a Grande Pirâmide de Gizé ainda supreende a humanidade por sua grandiosidadade: com 146 metros de altura, a construção é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que permaneceu intacta após milênios. O feito da engenharia que colocou a pirâmide de pé ainda desperta a curiosidade de cientistas do mundo inteiro— afinal, como foi possível empilhar blocos de pedra que tinham até 2 metros de comprimento e 2,5 toneladas? A explicação para isso pode ter sido solucionada em uma descoberta recente anunciada pelo Ministério das Antiguidades do Egito.

Pela primeira vez na história, arqueólogos encontraram vestígios de uma complexa estrutura com rampas e degraus que permitiria a passagem de "trenós" carregados c…

Telescópio espacial Kepler é oficialmente aposentado pela NASA

Por Patrícia Gnipper

Como já estava previsto desde o início do ano, chegou o fim da linha para o telescópio espacial Kepler, que ficou conhecido como o "caçador de exoplanetas". A agência espacial dos Estados Unidos anunciou a "morte" do Kepler nesta terça-feira (30), explicando que o motivo para o triste fim do telescópio é mesmo o que já esperávamos: acabou-se o combustível.

O Kepler entrou para a história por ter permitido a descoberta de mais de 2.600 exoplanetas (aqueles que orbitam outras estrelas além do nosso Sol) e, graças a dados obtidos por meio dele, pudemos colher uma amostra estatística razoável sobre outros sistemas estelares, verificando que entre 20 e 50% das estrelas da Via Láctea têm planetas potencialmente rochosos nas zonas habitáveis de seus sistemas. E nada disso era sabido até pouquíssimo tempo atrás — apenas especulado.

A missão do Kepler começou em 2009, sendo que, em 2013, um de seus giroscópios falhou. Mas a NASA conseguiu estabilizar …

Sonda torna-se o objeto humano que mais próximo chegou do Sol

A SONDA SOLAR PARKER REALIZOU A MAIOR APROXIMAÇÃO DO SOL FEITA NA HISTÓRIA (FOTO: NASA)

Lançada em agosto, a sonda da NASA Parker Solar está a uma distância de "apenas" 42,73 milhões de quilômetros da estrela

Na última segunda-feira (29), a Sonda Solar Parker da NASA se tornou a nave que fez a maior aproximação do Sol na história. Por volta das 14h (no horário de Brasília), a sonda chegou a 42,73 milhões de quilômetros de distância da estrela, o mais perto que um objeto construído pelo homem já conseguiu chegar do astro - o recorde anterior pertencia à nave Helios 2, que se aproximou do Sol em 1976.

Os pesquisadores da agência espacial norte-americana, entretanto, afirmam que esse é apenas o início da missão da sonda: deste mês a junho de 2025, a Parker Solar percorrerá a órbita de Vênus e se aproximará da coroa do Sol por 24 vezes: também conhecida como "coroa branca", essa região solar é considerado o envoltório luminoso da estrela e tem uma temperatura de 2 mil…

Cientistas acompanham a morte de uma galáxia vizinha a Via Láctea

CIENTISTAS OBSERVAM A MORTE DA SMALL MAGELLANIC GALAXY (FOTO: REPRODUÇÃO ESA/GAIA/DPAC)

A descoberta faz parte de um estudo sobre a evolução das galáxias

Astrônomos da Universidade Nacional da Austrália (ANU) e do órgão científico de pesquisa do país, o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) testemunharam os detalhes da morte de uma pequena galáxia vizinha. A descoberta faz parte de um projeto que investiga a evolução das galáxias. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Nature Astronomy.

A Small Magellanic Galaxy (SMC), Pequena Nuvem de Magalhães em tradução livre, é conhecida por ser a menor de um complexo de duas galáxias irregulares. Ela é tão pequena que corresponde a apenas uma pequena fração do tamanho e massa da Via Láctea.

A professora líder do estudo, Naomi McClure-Griffiths da ANU revela que as imagens capturadas pela rede de radiotelescópios Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP) da CSIRO apresentaram característic…

Biógrafo revela detalhes da personalidade de Neil Armstrong

O jornalista Jay Barbree é autor do livro “Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na lua", recém-lançado no Brasil

Desde que acompanhou o lançamento da primeira missão tripulada americana para o espaço, o jornalista Jay Barbree não parou mais. Acompanhou 166 lançamentos espaciais, começando pelo voo de Alan Shepard, em 1961, a bordo da Freedom. Ou seja, ele estava presente em todas as vezes que algum foguete partia dos EUA durante cinquenta anos, até a missão Atlantis em julho de 2011, última da NASA.

Tanta experiência Já viraram sete livros, sendo o último, lançado em 2014, a biografia “Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na lua", recém-lançado no Brasil pela Editora Tordesilhas. Jay Barbree conta um pouco mais do que sabe sobre o comandante da missão Apolo 11 eprimeiro homem a pisar na Lua.

O senhor é o jornalista com maior experiência na cobertura das viagens espaciais, tendo sido o único a cobrir todas as missões trip…

Uma nuvem passando em Marte? Cientistas explicam

UMA ESPÉCIE DE NUVEM BRANCA É FLAGRADA RONDANDO MARTE (FOTO: EUROPEAN SPACE AGENCY (ESA))

Um rastro branco de vapor, que mais se parece com uma nuvem, foi encontrado pairando sob a atmosfera do planeta

Durante a Mars Express, uma missão não tripulada da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana, que tem por objetivo estudar Marte, foi possível observar uma espécie de nuvem branca de 1.500 quilômetros de extensão rondando o planeta.

A teoria de que este rastro branco de vapor seria oriundo da atividade do Arsia Mons, um dos três vulcões da região denominada Tharsis que fica localizada próximo ao equador marciano, foi descartada. Os astrônomos explicam que há milhões de anos que não acontece uma erupção sequer em Marte e que, por isso, as chances desse fenômeno ter vindo do vulcão são nulas.

Desde 13 de setembro, a sonda da Mars Express tem assistido à evolução dessa formação de nuvens próximas ao Arsia Mons.

No entanto, ainda que essa nuvem branca não tenha origem…

Telescópio Espacial Hubble volta a funcionar normalmente

Após vinte dias operando em modo de segurança, telescópio retorna à missão científica

Após vinte dias funcionando no modo de segurança, o Telescópio Espacial Hubble voltou ao normal. A NASA anunciou que, no último sábado (27), o aparelho completou sua primeira observação científica desde que apresentou problemas de funcionamento.

No início de outubro, a agência espacial norte-americana divulgou que o telescópio precisou entrar em modo de segurança por conta de falhas no funcionamento de um de seus giroscópios, equipamentos que ajudam o telescópio a se manter apontado para partes do céu por longos períodos.

O Hubble usa seis giroscópios para apontar para alvos distantes, como galáxias e estrelas. Todos os seis foram substituídos por uma missão de manutenção em 2009, mas não houve trocas desde então.

Com apenas três, no entanto, ele consegue operar com seu programa completo de ciências. Se cair abaixo de três, o Hubble se posiciona automaticamente em um modo de segurança, e foi isso q…

Registros de povo celta mostram língua criada há 1,7 mil anos

OS REGISTROS DE SÍMBOLOS PICTOS FORAM ENCONTRADOS EM UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE DUNNICAER (FOTO: REPRODUÇÃO GORDON NOBLE ET AL., ANTIQUITY 10.15184 (2018) / RODERICK RICHMOND FOR ORKNEY, ARTS, MUSEUMS & HERITAGE)

Estudo surpreende cientistas ao mostrar que os símbolos criados pelo povo celta são 200 anos mais antigos do que eles imaginavam

Conhecidos como Pictos, a federação de um povo celta que vivia na Escócia durante a época medieval desenvolveu a sua própria língua escrita há 1,7 mil anos atrás, de acordo com os resultados das últimas escavações publicados no periódico Antiquity.

Liderado pela Universidade de Abardeen, na Escócia, o estudo parece ter a resposta para os misteriosos símbolos do povo celta, que há mais de um século divide opiniões de especialistas.

Os arqueólogos da universidade trabalharam em parceria com o Museu Nacional da Escócia e com especialistas do centro de pesquisa ambiental escocês, o Scottish Universities Environmental Research Centre, para que fosse p…

Passagem secreta é encontrada abaixo de pirâmide no México

PIRÂMIDE DA LUA ABRIGA SEGREDOS QUE AINDA NÃO FORAM TOTALMENTE DESVENDADOS (FOTO: WIKKIMEDIA / ANDREW MCMILLAN)

Arqueólogos acreditam que a passagem servia para a realização de funerais e outros tipos de rituais mortuários

Localizada na cidade de Teotihuacan, no México e com 45 metros de altura, a Pirâmide da Lua esconde um grande segredo. Após uma dúzia de investigações nos últimos 300 anos, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) descobriram um túnel escondido de 15 metros que percorrem os interiores da estrutura.

Os especialistas acreditam que a cavidade misteriosa era destinada a funerais e rituais de morte, quase que como uma passagem “para o outro mundo”. O trabalho contou com arqueólogos do INAH e geógrafos da Universidade Autônoma Nacional do México.

No ano passado, a equipe utilizou uma técnica de resistência elétrica para que pudesse ser possível avaliar as propriedades geológicas da terra, sem danificar o solo. É a primeira vez na hist…