Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 6, 2011

Asteróide 'passou raspando' a Terra e bateu recorde de proximidade

Pequeno corpo celeste: Objeto realizou curva de 60º sob influência da gravidade terrestre

No dia 04 de fevereiro um pequeno asteróide até então desconhecido passou raspando pela Terra. Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 km da superfície do planeta. Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada.

O asteróide "tirou tinta" da Terra em uma área sobre o sul do Oceano Pacífico. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%. O recorde anterior havia sido registrado em 2004 - mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 km de nós.

A ocorrência inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar por aqui, o asteróide fez a curva mais fechada que os astrônomos já haviam registrado para um corpo celeste. Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar compl…

Estranhos telefônemas, terremotos e objetos se aproximando da Terra

Estão havendo muitas conjecturas, especulações e algo de ciência aplicada às teorias que rodeiam a linha de falha do novo madrid, as aves mortas, os terremotos em Arkansas e o vazamento de petróleo da BP.

Se tem especulado recentemente sobre uma estranha chamada telefonica que supostamente foi feita no dia 4 de fevereiro de 2011 ao Show de Alex Jones, tudo indica que esta pessoa tenha trabalhado na Casa Branca e que saberia de uma próxima mudança dos pólos que poderia ocorrer no próximo dia 15 de março de 2011, ambos os videos já estão disponíveis no youtube.
Provas mostram que as flutuações do pólo magnético ocorreram no passado, mas porque ocorre uma mudança fisica dos pólos?

De acordo com informações, o seguimento da chamada telefonica desapareceu misteriosamente dos archivos de radio e só foi captado na transmissão ao vivo. Na noite da ultima sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 uma outra chamada foi recebida por George Noory do popular programa de radio Coast To Coast AM. Alguns di…

Pulso de raios gama terrestre pode explicar mistério dos relâmpagos

Arte: Concepção artística mostra como os flashes de raios gama partem em direção à alta atmosfera. Os campos elétricos são gerados pela tormenta e disparados para o alto, em direção à atmosfera superior. Ali, os elétrons livres são acelerados próximos à velocidade da luz e quando colidem com as moléculas de ar produzem raios gama de alta energia. Crédito: Nasa/GSFC.

Normalmente, os mais intensos pulsos de raios gama ocorrem no espaço, próximos aos buracos negros ou outro fenômeno cósmico de alta energia. No entanto, alguns desses flashes acontecem aqui na atmosfera da Terra, deixando os pesquisadores intrigados desde 1990, quando foram detectados pela primeira vez.

Batizados de Raios Gama Terrestres, ou TGFs, esses poderosos pulsos aparentam ter alguma conexão com os tradicionais relâmpagos, apesar de serem completamente diferentes.

Algumas estimativas apontam que partículas individuais em um TGF podem ultrapassar a marca de 20 mega-eletrons volt (MeV). Para se ter uma idéia, as colorida…

Fotografaram um ovni a 30 Kilômetros de Posadas, Misiones, Argentina

esta fotografia foi tomada no mês de agosto de 2010 por Luis Przysieznik, presidente da Associação Polaca da cidade de Posadas, Misiones, e dada a conhecer recentemente ao observatório astrônomico local “Padre Adolfo Kolping”. A mesma foi tomada com o celular ao entardecer, a 30 Km na cidade de Posadas. Przysieznik realizou a toma desde seu carro e quando se dispos a estacionar para olhar melhor o fenômeno e tomar uma segunda foto, o objeto luminoso havia desaparecido. Depois de varias analises, seu diretor Sergio Toscano decidiu publicar na página de www.elqueloniovolador.com.ar. Toscano disse: "Publicamos por tratar-se realmente de um ovni que se encontrava a uns 250 metros da estrada".
Além disso publicou um video que mostra a mesma foto animada e com acercamentos onde pode-se apreciar que a luz é muito potente e tem as pontas arredondadas, em relação a vaca que esta quase em primeiro plano e o tamanho da luz a sua distância, "nos mostra que se trata de algo realmen…

Simulação do impacto de um asteróide de 500 Km de diâmetro contra a Terra

FONTE: Gabriela Gonzalez Rios/Queretaro, México

Missão da Nasa monitora o Sol em tempo real e três dimensões

Artes: concepção artística mostra a posição das sondas STEREO-A e STEREO-B ao redor do Sol. Na sequência, esquema da posição orbital das sondas com o passar dos anos. No dia 6 de fevereiro, as sondas da missão STEREO se posicionaram uma de cada lado do Sol, registrando em tempo real imagens tridimensionais de todas as faces da estrela.

Há pouco mais de 50 anos, a nave soviética Luna-3 fez as primeiras imagens do lado oculto da Lua, revelando feições até então não imaginadas. Agora é a vez do Sol. No dia 6 de fevereiro, as sondas da missão STEREO se posicionaram uma de cada lado do Sol, registrando em tempo real imagens tridimensionais de todas as faces da estrela.

"Este é um grande momento para a física solar", disse Angelos Vourlidas, membro da equipe STEREO junto ao laboratório de pesquisa naval, dos EUA. "As sondas estão revelando o Sol como realmente é, uma esfera de plasma envolvida por um intrincado campo magnético".

Lançadas juntas em 2006, as sondas STEREO-A e…

SETI captou sinal anômalo

As cores brilhantes sobre o fundo azul indicam que um sinal insólito foi recebida na Terra por um radiotelescópio do SETI

Ninguém sabe ao certo o que causou um estranho sinal de rádio capturado pelo Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI], mas como sempre, há uma possibilidade que ele tenha sido originado por vida alienígena.

A cor azul brilhante no fundo da imagem (o registro do sinal, capturado por um telescópio de rádio do SETI) indica que é algo anormal. Muitas pessoas, incluindo voluntários, passam boa parte do seu tempo buscando por sinais como esses, mas não há como provar que foram causados por extraterrestres.

Quando isso ocorre a hipótese mais aceita é que algum satélite de GPS teve uma interação não prevista com uma fonte vinda da Terra, causando o pico nas ondas de rádio.

Novas diretrizes estão sendo estudadas para aprimorar essa "peneira", ainda muito falha e imprecisa, como também novas tecnologias para enviar mensagen…

Tesouros arqueológicos podem ser enterrados novamente

A legislação do Reino Unido pode obrigar arqueólogos a enterrar novamente importantes descobertas realizadas em Stonehenge e em outros sítios arqueológicos, informa o jornal britânico Guardian nesta sexta-feira, 4. Os professores de arqueologia do país publicaram uma carta aberta no periódico manifestando “profunda e generalizada preocupação” pela questão.

Uma lei de 2008 que obriga que todos os restos mortais escavados sejam enterrados novamente em dois anos. Antes dessa nova determinação, o chamado Burial Act, de 1857, aplicava-se apenas para restos mortais mais recentes. Agora, interpretações da nova lei fazem que até mesmo achados arqueológicos se enquadrem na lei.

Segundo os pesquisadores, se mantida, a legislação levará a perdas inestimáveis em conhecimento e pesquisa. Enterrar novamente as descobertas arqueológicas “vai contra os princípios fundamentais da arqueologia, da pesquisa científica e da prática dos museus”, afirmam os arqueólogos