Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2016

Buraco negro supermassivo está disparando ondas de rádio que chegam à Terra

Durante os últimos nove anos, astrônomos vêm documentando uma série de pulsos estranhos de ondas de rádio, enviados de muito longe. Estas “explosões rápidas de rádio” (FRB na sigla em inglês) duram apenas milissegundos, e são quase sempre detectadas após terminarem – por isso, é um desafio descobrir de onde elas vieram.

Na busca por essas explosões, astrônomos acabaram descobrindo algo diferente: um buraco negro constantemente emitindo ondas de rádio que chegam à Terra.

Em fevereiro, um estudo alegava ter identificado a origem de uma FRB no espaço pela primeira vez: uma galáxia a 6 bilhões de anos-luz. No entanto, as conclusões da equipe começaram a se desfazer quando Peter Williams e Edo Berger, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, levantaram novas evidências.

Após a FRB ser documentada, Williams e Berger rapidamente usaram os radiotelescópios Very Large Array para ter uma ideia melhor da galáxia onde se originou o sinal. Eles ficaram surpresos ao descobrir que o sinal aind…

Isso pode nos explicar muitas coisas: Cientistas conseguiram armazenar imagens dentro do DNA e depois recuperá-las

Quem precisa de cartão de memória quando existe o DNA? Uma equipe de cientistas conseguiu armazenar imagens dentro das moléculas que definem a vida, e depois recuperar as fotos perfeitamente.

Pesquisadores da Universidade de Washington vem trabalhando em uma forma de transformar arquivos digitais em filamentos de DNA que podem ser lidos com facilidade. Luis Ceze, um dos pesquisadores, explicou em um comunicado:

“A vida produziu esta molécula fantástica chamada DNA que armazena com eficiência todos os tipos de informação sobre nossos genes e sobre como um sistema vivo funciona – é bastante compacto e durável. Estamos redefinindo isso para armazenamento de dados digitais – imagens, vídeos, documentos – em uma forma gerenciável para centenas ou milhares de anos.”

Para fazer isso, eles primeiro converteram os zeros e uns que formam um arquivo digital usando os quatro componentes básicos do DNA – adenina, guanina, citosina e timina. Parece fácil, mas a maior parte do tempo dos pesquisador…

Linguagem de alto nível para programar bactérias

A linguagem de programação bacteriana é baseada em Verilog, linguagem usada para programar chips de computador. [Imagem: Janet Iwasa]

Programação biológica

Engenheiros, biólogos e cientistas da computação se juntaram para criar mais uma linguagem de programação que permite projetar rapidamente circuitos complexos codificados em moléculas de DNA.

Isso significa que, usando uma linguagem de programação de alto nível, é possível dar novas funções para as células vivas - fazer com que façam algo que queremos.

Usando esta linguagem, não é necessário ser um geneticista para escrever um programa para a função que se deseja da célula bacteriana, como detectar e responder a determinadas condições ambientais. Para isso, o próprio programa gera uma sequência de DNA que torna a célula capaz de executar a função.

"É literalmente uma linguagem de programação para bactérias", explica o professor Christopher Voigt, do MIT, nos EUA. "Você usa uma linguagem baseada em texto, exatamente …

Descoberto no Brasil mineral "tecnologicamente fantástico"

Amostras da melcherita foram depositadas no Museu de Geociências da USP e no Museu Mineralógico da Universidade do Arizona, nos EUA. [Imagem: Divulgação/ICAM/IFSC]

Melcherita

Pesquisadores da USP descobriram um novo mineral cujas propriedades físicas e estruturais o habilitam para importantes aplicações tecnológicas.

O novo mineral foi encontrado em uma cavidade muito pequena de uma rocha de carbonatito, que é rica em calcita e dolomita, na mina de fosfato (carbonatito) de Jacupiranga, no município de Cajati (SP). Nesse tipo de cavidade se encontram os minerais mais raros.

O mineral, batizado de melcherita, foi descoberto pelo engenheiro de minas Luiz Alberto Dias Menezes Filho (1950-2014) e caracterizado pela equipe do professor Daniel Atencio, do Instituto de Física da USP em São Carlos (SP). O nome melcherita é uma homenagem ao falecido professor Geraldo Conrado Melcher (1924-2011).

A fórmula química do mineral é Ba2Na2Mg[Nb6O19]·6H2O.

Mineral de nióbio

"A estrutura da melche…

New Horizons preenche lacuna nas observações do ambiente espacial

Os dados do ambiente espacial recolhidos pela New Horizons durante quase dois bilhões de quilômetros da sua viagem até Plutão irão desempenhar um papel fundamental no teste e aperfeiçoamento dos modelos do ambiente espacial por todo o Sistema Solar. Esta visualização é um exemplo de um tal modelo: mostra o ambiente espacial simulado até Plutão poucos meses antes da maior aproximação da New Horizons. No modelo encontra-se o percurso da New Horizons até 2015, bem como a direção atual das duas sondas Voyager - atualmente a três ou quatro vezes a distância da New Horizons ao Sol. O vento solar que a New Horizons encontrou alcançará a Voyager cerca de um ano depois.
Crédito: Estúdio de Visualização Científica do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, SWRC (Space Weather Research Center) e CCMC (Community-Coordinated Modeling Center), Enlil e Dusan Odstrcil (GMU)

Quando a sonda New Horizons da NASA passou por Plutão no dia 14 de julho de 2015, captou as melhores imagens de sempre da superf…

Estudante de 64 anos é medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia (Ceará)

Francisco é aluno de Petroquímica no IFCE de Aracati (FOTO: Vitor Honorio)

Francisco Antonio de Oliveira, aluno do IFCE de Aracati, ficou em 3º dentre 835 mil inscritos. Exemplo de que estudar não tem idade

Quem acha que estudar e buscar conhecimento é papel só de jovens está completamente enganado. Aos 64 anos, o cearense Francisco Antonio de Oliveira prova o contrário. Cursando Petroquímica no Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Aracati, ele foi um dos alunos da instituição premiados na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A competição, que contempla alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulares do país, recebeu 835 mil inscrições. Entre eles, o cearense conquistou o 3º lugar.

Oportunidade na vidade

Para Francisco, a conquista da medalha de bronze é uma oportunidade única na sua vida. “Foi uma oportunidade ímpar de me dedicar mais à Física, que é uma parte do conhecimento que engrandece qualquer ser humano”, feste…

Telescópio da NASA encontra buraco negro gigantesco em um lugar inesperado

Astrônomos descobriram um dos maiores buracos negros já encontrados. Ainda mais surpreendente, porém, é o lugar onde eles o encontraram, e o motivo pelo qual ele ficou tão grande.

O buraco negro recém-descoberto está localizado a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra, e foi observado pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, e pelo telescópio Gemini no Havaí. Ele tem massa equivalente a 17 bilhões de sóis, tornando-o um dos maiores já encontrados.

Buracos negros supermassivos, mesmo deste tamanho, não são totalmente desconhecidos: o atual recordista tem massa de 21 bilhões de sóis, e foi encontrado num aglomerado que consiste em mais de 1.000 galáxias.

De fato, eles costumam ser encontrados no núcleo de galáxias enormes, em regiões do universo repletas de outras galáxias grandes. Como explica a NASA, é de se esperar que você encontre um deles em uma área do universo tão movimentada.

Enquanto isso, o buraco negro recém-descoberto está num pequeno grupo de aproximadamente 20 galáxi…

Inteligência Artificial: Pesquisadores ensinam computador a criar uma obra de arte à la Rembrandt

A pintura abaixo parece quase exatamente o trabalho do famoso pintor holandês Rembrandt, e para a ciência e a matemática, isto é um Rembrandt. Porém, em vez de óleos e pinceladas, pesquisadores da Microsoft e outras organizações usaram pontos de dados e impressão 3D.


A pintura feita com análise de dados das obras de Rembrandt

Para criar este novo Rembrandt, a equipe examinou meticulosamente 346 obras de arte do pintor para ter uma ideia não só do estilo dele, mas dos tipos de pessoas retratadas, posições, características faciais e trajes típicos.

Após analisar cada pixel das pinturas, eles determinaram que a nova obra de Rembrandt deveria ser um “homem branco com barba, com idade entre 30 e 40 anos, vestindo roupas escuras, de gola, chapéu e com o rosto para o lado direito”, de acordo com o vídeo abaixo.

Com isto em mente, e influenciada por uma grande base de dados de análise estatística e de algoritmos da técnica de Rembrandt, a equipe começou a comparar características menores, co…

Iniciante: aprenda tudo o que você pode ver com um telescópio

Galáxia M106 vista pelo telescópio espacial Hubble. Fotos desse tipo não são vistas diretamente pela ocular, pois são feitas com diversas horas de captação de luz.

Uma das primeiras perguntas feitas pelos candidatos à compra de um telescópio é sobre o que será possível ver através da ocular. Perguntas como "o que vai dar pra ver?" ou "dá pra ver Júpiter e as estrelas?" são as mais comuns e deixam qualquer principiante completamente perdido ante a compra de um instrumento.

Antes de qualquer coisa é muito importante saber que nenhum telescópio existente é capaz de fornecer as mesmas imagens que acompanham as embalagens dos produtos ou aquelas cenas deslumbrante vistas na internet ou na televisão. Nem mesmo o telescópio espacial Hubble é capaz de obter paisagens tão impressionantes.

Essas imagens são fruto de longas exposições fotográficas onde uma mesma área do espaço é registrada por horas, dias e até mesmo meses, produzindo diversas cenas que são depois somadas, o…

Pilotos falaram sobre avistamentos de UFOs na FIDAE

F-22 da USAF e Super Tucano da FAB na FIDAE 2016

Maior feira aeronáutica da América do Sul teve pela primeira vez um debate ufológico, com vários pilotos relatando suas experiências com objetos voadores não identificados

A Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE) é o maior evento da indústria aeronáutica da América do Sul, realizado todos os anos no Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. Muitas indústrias de todo o mundo e forças aéreas de diversos países enviam seus representantes atrás de negócios. A edição 2016 contou com a participação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) exibindo seus novos Super Tucano, ao passo que a Força Aérea Norte-Americana (USAF) enviou um de seus veteranos bombardeiros B-52 e um par dos caças F-22 Raptor, que podem ser conferidos nos links abaixo.

A FIDAE 2016 teve como grande destaque a participação, pela primeira vez, do Centro de Estudos de Fenômenos Aeroespaciais e Anômalos (CEFAA), órgão oficial de pesquisa u…

Por que a China está disparando petróleo rumo ao espaço?

Nesta quarta-feira (6), o satélite SJ-10 da China será lançado em órbita a partir da remota base espacial de Jiuquan, no deserto de Gobi. O evento seria banal se não fosse a carga bastante incomum do satélite: seis cilindros de titânio com petróleo bruto, comprimido a 500 vezes a pressão atmosférica comum.

Lançar material em órbita é caro, e nós não precisamos de petróleo no espaço exterior – a maioria dos foguetes hoje funciona com hidrogênio e oxigênio líquido. Mas a China não está interessada em criar uma frota de naves espaciais movidas a gasolina: ela quer encontrar mais petróleo na Terra.

E estranhamente, realizar testes em gravidade zero pode ser a melhor maneira de fazer isso. O Experimento do Coeficiente de Soret no Petróleo Bruto consiste em seis pequenas amostras altamente comprimidas, e vai estudar como a mistura de moléculas encontradas no petróleo se redistribui sob pressões intensas e temperaturas irregulares.


O experimento Soret Coefficient in Crude Oil (ESA-A. Verga)

Investigadores identificam anã branca com atmosfera de oxigênio

As anãs brancas são o estágio final da evolução da maioria das estrelas.
Crédito: WikiImages

Investigadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Brasil, e da Universidade de Kiel, na Alemanha, identificaram, pela primeira vez, uma anã branca com uma atmosfera principalmente composta por oxigênio. O surpreendente, segundo o estudo publicado na revista Science da sexta-feira passada, dia 1 de abril, é que, diferentemente das anãs brancas conhecidas até então, que possuem atmosferas dominadas por hidrogênio e hélio, a nova estrela não possui traços de nenhum dos dois elementos. A pesquisa foi levada a cabo pelo professor da UFRGS Kepler Oliveira, Detlev Koester, professor da Universidade de Kiel, na Alemanha, e pelo bolsista de Gustavo Ourique. A descoberta foi feita em meados do ano passado, quando os cientistas analisavam os 4,5 milhões de espectros do SDSS (Sloan Digital Sky Survey), procurando novas anãs brancas.

O estágio final da evolução de todas as estrelas que …

Identificado o "gatilho" da mais recente supernova descoberta na Via Láctea

A supernova G1.9+0.3.
Crédito: NASA/CXC/CfA/S. Chakraborti et al.

Usando dados do Observatório de Raios-X Chandra da NASA e do VLA (Karl G. Jansky Very Large Array), investigadores foram capazes de determinar a causa provável da mais recente supernova descoberta na Via Láctea. Aplicaram uma nova técnica que poderá ter implicações para a compreensão de outras supernovas do Tipo Ia, uma classe de explosões estelares que os cientistas usam para determinar a velocidade de expansão do Universo.

Os astrônomos já haviam identificado G1.9+0.3 como o remanescente da mais recente supernova descoberta na nossa Galáxia. Estima-se que apareceu no nosso céu há cerca de 110 anos, estando situada a 27.700 anos-luz numa região poeirenta da Galáxia que impede com que a luz visível alcance a Terra.

G1.9+0.3 pertence à categoria de Tipo Ia, uma classe importante de supernovas que exibem padrões confiáveis de brilho e que as tornam ferramentas valiosas para medir a expansão do Universo.

"Os astrônom…

Céu da Semana de 4 a 10 de abril de 2016 - Ondas Gravitacionais

FONTE: UNIVESP TV

Declarações de Hillary Clinton causam polêmica

De acordo com Seth Shostak, é improvável que a Área 51 tenha algo alienígena; o pesquisador Billy Cox respondeu duramente

Seth Shostak critica os ufólogos, ao passo que Billy Cox afirma que o cientista sênior do SETI atrapalha a pesquisa

Seth Shostak tem sido há muitos anos cientista sênior do SETI, o projeto científico de busca por inteligência extraterrestre. Autor de quatro livros, dezenas de artigos e participante frequente de documentários, ele publicou recentemente no periódico Huffington Post um texto ironizando os que defendem a liberdade de informações ufológicas do governo. Shostak se concentrou nas falas de Hillary Clinton no Jimmy Kimmel Live, talk show da rede ABC. O cientista apresentou um breve histórico a respeito da ligação dos Clintons com a questão ufológica, como seu contato com o bilionário e filantropo Laurence Rochefeller, bem como a campanha do agora comandante da campanha de Hillary, John Podesta, pela liberação de arquivos secretos.

O cientista sênior do SET…

Humanos ficam excitados ao tocarem “partes íntimas” de robôs

Uma equipe de pesquisadores de Stanford observou fortes sinais de excitação em humanos que tocaram partes de robôs onde seriam os genitais ou a bunda uma pessoa — eles chamaram isso de “partes do corpo de baixa acessibilidade”. Quando solicitados para apontar para essas regiões, os participantes do experimento não apresentaram nenhum tipo de reação em específico; em partes mais inofensivas, houve respostas de baixo nível. A pesquisa completa será apresentada no Japão durante o International Communication Association, em junho.

O levantamento consistia em dez voluntários humanos — sendo quatro mulheres e seis homens — que respondiam a comandos de voz de um robô Nao, da Aldebaran Robotics. Ele foi programado para dizer aos participantes para tocar 13 partes de seu corpo utilizando suas mãos dominantes. Na outra mão, os voluntários usavam um sensor medidor de condutância, que indica mudanças fisiológicas e variações de emoção.

Falando sobre o assunto no The Guardian, Jamy Li, um dos pes…

Este planeta recém-descoberto com três sóis deve ter um céu bem bizarro

O recém-descoberto planeta KELT-4Ab tem três sóis – mas a vista solar tripla não é a única coisa estranha que acontece nele.

Os detalhes da descoberta do planeta de três sóis foram publicados no Astronomical Journal. Conversamos com o autor principal do estudo, Jason Eastman, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, para saber um pouco mais sobre os três sóis que se movem pelos céus do planeta.

Ele falou um pouco sobre como isso deve ser, tanto ao longo de alguns dias quanto de milhares de anos:

Você veria a estrela principal com cerca do tamanho da sua mão completamente aberta (cerca de 40x o tamanho aparente do Sol). Seu ano e seu dia seriam iguais: três dias terrestres, o que significa que metade do planeta estaria em luz do dia constante e a outra metade em escuridão profunda.

Você também veria dois pontos de luz com cerca de dois graus de distância, com o brilho de uma lua cheia (KELT-4BC). Esses dois pontos orbitam um ao outro a cada 30 anos terrestres, e a cada 4.000 anos…

Lasers podem esconder a Terra dos ETs

Os telescópios terrestres usam lasers em seus sistemas de óptica adaptativa, que permitem anular o tremeluzir da luz das estrelas causado pela atmosfera. Esses lasers têm potências de cerca de 20W.[Imagem: ESO/G. Hüdepohl]

Trânsito invertido

Há cerca de duas semanas, dois astrônomos alemães anunciaram uma técnica promissora para encontrar civilizações alienígenas.

A abordagem envolve a técnica do trânsito planetário, o momento em que um planeta, do ponto de vista da Terra, passa em frente à sua estrela, permitindo que os instrumentos humanos o detectem. Invertendo o raciocínio, para procurar pelos ETs, e eventualmente falar com eles, podemos pesquisar mais detalhadamente justamente os sistemas estelares cujos eventuais habitantes possam estar nos vendo em um determinado momento usando a mesma técnica.

Agora, outros dois astrônomos anunciaram uma técnica para tentar justamente evitar que outras civilizações alienígenas possam nos detectar pela técnica de trânsito planetário.

A preocup…

Inteligência artificial vai nos levar a uma Singularidade Tecnológica?

O aprendizado de máquina ajudou um programa de inteligência artificial a aprender a escrever, enquanto outra rede neural artificial já aprende palavras, imagens e música.[Imagem: Danqing Wang]

Singularidade tecnológica

A derrota do vice-campeão de Go por um programa de computador criado pelo Google causou um frisson na Coreia do Sul, onde o jogo é muito mais popular do que o xadrez.

Quase ao mesmo tempo, uma conferência realizada em Berlim, na Alemanha, reuniu os maiores especialistas do mundo em inteligência artificial para debater a questão que cientistas, futurólogos e preocupados em geral se fazem há décadas: até onde a inteligência artificial pode ir?

Será que os programas de computador realmente se tornarão tão inteligentes quanto o homem? Será que estamos realmente caminhando para a chamada singularidade tecnológica?

A singularidade tecnológica é definida como uma data no futuro quando a inteligência das máquinas supera a nossa própria inteligência e passa a melhorar-se a um r…