Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2016

Um jovem planeta mais novo do que os seres humanos já está morrendo

Astrônomos descobriram um planeta “Júpiter quente” recém-nascido em um sistema estelar distante que está lentamente morrendo. É questão de tempo até que esse pequeno planeta bebê vire apenas poeira.

Localizado a 1.100 anos-luz de distância na constelação de Orion, esse sistema estelar tem apenas dois milhões de anos de idade. Isso não é nada em termos cosmológicos. Para dar um pouco de perspectiva, a Terra tem 4,5 bilhões de anos, e o primeiro gênero Homo surgiu na África há cerca de 2,8 milhões de anos. Isso significa que essa estrela é mais jovem do que os seres humanos mais antigos.

E um desses planetas já está morrendo. Como descrito no Astrophysical Journal, esse planeta recém-nascido – com cerca do dobro do tamanho de Júpiter – está girando ao redor da sua estrela a uma velocidade ridícula, exigindo apenas 11 horas para completar a órbita. Conforme ele gira ao redor dessa órbita, a gravidade da estrela hospedeira está afastando as suas camadas exteriores.

De acordo com pesquisa…

Nomes dos 4 novos elementos da tabela periódica são apresentados

Elemento 113 foi batizado de nihonium em homenagem a Nihon, uma das formas de falar Japão em japonês, e que significa “terra do sol nascente” (Ryan McVay/VEJA)

De acordo com o órgão, os novos elementos sintéticos se chamam nihonium (elemento 113), moscovium (115), tennessine (117) e oganesson (118)

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), órgão internacional e não governamental que tem a palavra final sobre a tabela periódica, apresentou ao público na quarta-feira os nomes propostos para os quatro novos elementos descobertos no fim de dezembro. Os nomes passarão por uma consulta pública até novembro deste ano, quando o resultado será publicado.

De acordo com o órgão, os novos elementos se chamam nihonium (elemento 113), moscovium (115), tennessine (117) e oganesson (118). Os símbolos propostos são Nh, Mc, Ts e Og, respectivamente. Os elementos foram confirmados pelos cientistas no fim de dezembro e adicionados à tabela periódica, que ordena os elementos conforme sua…

Hillary Clinton buscou informações sobre incidente com UFO ocorrido em 1965

Hillary Clinton, praticamente candidata democrata à Casa Branca; ela prometeu seguidas vezes abrir os arquivos ufológicos, caso eleita

Virtual candidata do Partido Democrata e seu líder de campanha fizeram seguidas promessas de que, caso eleita, ela abriria os arquivos ufológicos do governo norte-americano

Com a vitória nas prévias realizadas nestas últimas segunda e terça-feiras, a ex-primeira dama e ex-senadora Hillary Clinton assegurou na prática o posto de candidata do Partido Democrata para as eleições que acontecem em 08 de novembro próximo. Seu concorrente, o senador Bernard Sanders, ainda disputará as últimas primárias e depois pretende se reunir com a também ex-secretária de estado do atual governo dos Estados Unidos, a fim de preparar a disputa contra o candidato do Partido Republicano. O presidente Barack Obama já manifestou seu apoio público para Hillary Clinton.

O ponto de maior discussão entre a comunidade ufológica mundial têm sido as seguidas declarações, tanto de Hil…

Elon Musk fez reunião secreta no Pentágono sobre… um “traje voador de metal”?

Elon Musk, é o fundador da Tesla e SpaceX, e pode ter inspirado o Homem de Ferro de Robert Downey, Jr. Ele fez uma reunião no Pentágono com Ash Carter, secretário de Defesa dos EUA. O governo americano não divulga o assunto; enquanto o empresário disse no Twitter que falou “algo sobre um traje voador de metal”.

“Elon Musk é uma das mentes mais inovadoras neste país e o secretário, como se sabe, vem abordando diversos membros da comunidade de tecnologia para ouvir suas ideias, seu feedback, e descobrir o que está acontecendo no mundo da inovação”, disse Peter Cook, secretário de imprensa do Pentágono.

A reunião desta semana foi focada em “inovação”, segundo um porta-voz do Departamento de Defesa que falou com a CNN – mas nenhum outro detalhe foi divulgado.

No Twitter, Musk jogou a referência ao Homem de Ferro:



Normalmente, seria fácil desconsiderar isso como uma piada. No entanto, Musk é conhecido por suas iniciativas ousadas – criar uma internet espacial, ajudar a colonizar Marte, in…

Restos de ancestrais da misteriosa espécie “hobbit” são descobertos na Indonésia

Ossos e dentes de ancestrais dos “hobbits” – uma linhagem humana de baixa estatura – foram descobertos na ilha indonésia de Flores. Os fósseis, que datam de 700.000 anos, oferecem novos insights sobre a origem desta espécie misteriosa.

Em dois estudos publicados na revista Nature, pesquisadores da Universidade de Wollongong (Austrália) descrevem os fósseis de três hominídeos pequenos, que podem ser os ancestrais distantes do Homo floresiensis, uma espécie extinta de humano antigo popularmente conhecida como “hobbit”.

Os fósseis, que incluem uma mandíbula adulta e vários dentes, são os primeiros restos de esqueleto a serem descobertos na ilha indonésia de Flores fora de Liang Bua – a caverna em que paleoantropólogos descobriram os restos originais do hobbit.


Reconstrução do Homo floresiensis por Elisabeth Daynes. (Foto: Kinez Riza)

Os hobbits de verdade
Estes seres humanos antigos chamaram a atenção do mundo em 2003, quando os restos de um indivíduo adulto – que teria apenas 1 m de al…

Inteligência artificial do Google não só aprendeu a jogar como conseguiu completar um clássico do Atari

por Daniel Junqueira

A inteligência artificial DeepMind do Google já se mostrou bastante competente, seja ao aprender a jogar 49 jogos de Atari ou, em uma demonstração ainda mais impressionante, ao vencer um dos melhores jogadores de Go do mundo. Mas ela não parou por aí. Agora, a DeepMind conseguiu também não só jogar como vencer o clássico Montezuma’s Revenge, de Atari 2600.

Não foi só por diversão, entretanto. Pesquisadores do Google ofereceram incentivos para a AI aprender a jogar direito. Eles desenvolveram algoritmos chamados de Motivação Intrínseca (IM, na sigla em inglês), que usam sinais para atiçar uma “curiosidade” para a máquina e, assim, manter o interesse dela no jogo.

Assim, eles conseguiram fazer a AI explorar 15 salas de um potencial de 24 delas dentro do jogo – antes da implementação do algoritmo, a DeepMind não ia além da segunda sala, como explicam os pesquisadores em um artigo científico.

O que torna esse feito realmente marcante é o fato de que Montezuma’s Reven…

Encontrados sinais de 11 mil anos de ocupação humana em SP

Material coletado no Sítio Arqueológico Caetetuba, em São Manuel, região central do Estado de São Paulo, mostra que o local era habitado por um povo pré-colombiano há 11 mil anos (Sérgio Castro/Estadão Conteúdo)

Laudo americano aponta que um sítio de São Manuel, na região central de São Paulo, era habitado por um povo pré-colombiano há 11.000 anos

Uma descoberta arqueológica no interior paulista deve enriquecer o debate científico sobre a ocupação da América pelos primeiros humanos. Em laudo elaborado recentemente por um laboratório americano, constatou-se que um sítio de São Manuel, na região central do Estado de São Paulo, era habitado por um povo pré-colombiano há 11.000 anos. A datação, certificada pelo laboratório Beta Analytic, coloca o Caetetuba, de 55.000 metros quadrados, entre os sítios arqueológicos com sinais mais antigos de presença humana do país. Foram encontrados ali 3.000 itens, todos de pedra lascada.

“É possível perceber todo o processo de produção”, afirma o arque…

A incrível chuva de gás que abastece buraco negro

Embora tenham sido visualizadas apenas três nuvens, os astrônomos acreditam que haja muito mais delas, provendo uma chuva contínua sobre o buraco negro.[Imagem: NRAO/AUI/NSF/Dana Berry/SkyWorks/ALMA(ESO/NAOJ/NRAO)]

Chuva cósmica

Uma equipe internacional de astrônomos testemunhou um evento meteorológico cósmico nunca antes observado - um aglomerado de enormes nuvens de gás intergaláctico "chovendo" sobre um buraco negro.

Esta é a primeira evidência direta de que nuvens densas e frias podem coalescer a partir do gás intergaláctico quente e mergulhar no coração de uma galáxia, alimentando o seu buraco negro supermassivo central.

Isto muda o modo como os astrônomos pensavam que os buracos negros se alimentavam, um processo chamado acreção. Até agora se pensava que, nas galáxias maiores, os buracos negros supermassivos tinham uma dieta lenta e contínua de gás quente ionizado vindo do halo da galáxia.

As novas observações mostram que, quando as condições meteorológicas intergalác…

Estamos um passo mais próximos de detectar ondas gravitacionais no espaço

Ondas gravitacionais são ondulações no tecido do espaço-tempo previstas por Albert Einstein, e causadas pelos eventos mais energéticos do universo – supernovas, fusões de buracos negros e afins. Este ano, cientistas confirmaram que elas realmente existem, graças à detecção direta realizada pelo experimento LIGO.

Mas é fácil esquecer que o LIGO não é o único a realizar essa tarefa: a era da astronomia de ondas gravitacionais está apenas começando. Há todo um espectro dessas ondas, assim como existem muitos tipos diferentes de luz. Portanto, há outras colaborações para caçar ondas em outras frequências.

A colaboração LISA, da Agência Espacial Europeia (ESA) – que prepara um observatório espacial de ondas gravitacionais – está um passo mais perto de se tornar realidade, após uma fase bem-sucedida de testes. Os resultados foram publicados na Physical Review Letters.

Ondas no espaço
Lançado ao espaço em dezembro, o LISA Pathfinder é a primeira fase planejada de uma missão para detectar on…

Astrônomos conseguiram reproduzir sons emitidos por estrelas de 13 bilhões de anos de idade

O espaço não é um vácuo sem som que os filmes sempre nos mostraram. De fato, ao julgar por essas estranhas gravações de sons emitidas por uma das estrelas mais antigas da Via Láctea, podemos concluir que o espaço, na verdade, até que é um pouco mais movimentado que pensávamos.

As gravações foram criadas por uma equipe de cientistas lideradas por Andrea Miglio, da Universidade de Birmingham, usando dados das missões da sonda espacial Kepler, da NASA. Após medir as oscilações acústicas de algumas das estrelas mais distantes da Via Láctea, localizadas no aglomerado globular de estrelas Messier 4, os pesquisadores conseguiram usar os dados para criar os sons e ter uma ideia de como são os barulhos emitidos por elas. Óbvio, é uma cacofonia — mas surpreendentemente musical, que poderia passar tranquilamente por uma faixa de ambient house.

Além de serem excelentes de serem ouvidos, os sons são também cientificamente úteis. Medir os tons de cada estrela permite que os pesquisadores derivem u…

Dubai vai construir a maior usina de energia solar do mundo

Eles gostam de fazer as coisas bem grande em Dubai, e isso inclui um projeto recém-aprovado de usina de energia solar que vai gerar 1.000 megawatts de energia em 2020 – e até 5.000 megawatts em 2030.

A Dubai Electricity and Water Authority (DEWA) anunciou o lançamento do maior projeto de usina solar concentrada do mundo. Localizada em um único lugar dentro do Parque Solar Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, a usina vai consistir em cinco instalações. A primeira fase do projeto deve ficar pronta entre o fim de 2020 e o começo de 2021, e deve gerar até 1.000 MW de energia. Até 2030, ela deve ter cinco vezes mais capacidade – o que deve ser o suficiente para aumentar em 25% a capacidade de produção de energia do emirado.

Em comparação, a usina Ivanpah na Califórnia, EUA, a maior do mundo atualmente, gera cerca de 392 MW de energia. A usina solar Ouarzazate, que deve ser inaugurada em 2020 no Marrocos, deve gerar 580 MW.


Imagem conceitual da nova usina. Via DEWA

Usinas de energia solar conce…

Astronauta entra no ‘puxadinho’ inflável da ISS

POR SALVADOR NOGUEIRA
Seguindo o cronograma estabelecido pela Nasa, nesta segunda-feira (6) o módulo inflável BEAM, recém-instalado na Estação Espacial Internacional, foi aberto e recebeu seu primeiro visitante: o astronauta americano Jeff Williams.

É um pequeno — mas importante — passo rumo a futuras missões tripuladas que vão além da órbita terrestre. E a empresa americana Bigelow Aerospace está agora mais perto de estabelecer seu primeiro hotel no espaço.

O “puxadinho” foi levado ao espaço em 8 de abril e inflado no domingo da semana passada. Depois disso, ficou uma semana “de molho”, a fim de que se verificasse que não há nenhum vazamento de atmosfera — questão crítica de segurança. Como tudo correu bem durante sete dias, Williams recebeu o OK do controle da missão para abrir a escotilha e entrar no módulo.

Não se assuste com a máscara que ele usou — é procedimento padrão para a entrada em qualquer cargueiro que se acopla à estação. Mas estava tudo certo com a atmosfera interna (…

Criada página no Facebook em homenagem a Claudeir Covo

Claudeir Covo diante do Comdabra em Brasília, durante a história reunião da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) com os militares em maio de 2005

Iniciativa de sua filha Cinthya Covo, página na rede social celebra a vida e carreira de um dos maiores pesquisadores da Ufologia Brasileira e Mundial

O legado de Claudeir Covo para a Ufologia Brasileira é absolutamente inestimável. Lamentavelmente falecido em 05 de maio de 2012, o pesquisador influenciou gerações de ufólogos, que escolheram iniciar um trabalho na Ufologia inspirados em seu exemplo de seriedade, racionalidade e excepcional trato científico da questão ufológica. Mesmo hoje, passados mais de três anos, o nome de Claudeir Covo continua a ser lembrado, mesmo por leigos no assunto, quando se fala em pesquisa de discos voadores.

Não houve assunto na Ufologia que Claudeir não explorasse, deixando sempre a marca do extraordinário e dedicado pesquisador que era. Jamais teve qualquer inibição em tratar mesmo casos considerados consa…

Astronomia: Europeus farão novo pouso em cometa

POR SALVADOR NOGUEIRA
Europeus fazem plano para realizar segundo pouso num cometa, desta vez com a sonda Rosetta.

LÁ VAMOS NÓS DE NOVO?
Em novembro de 2014, tivemos o histórico primeiro pouso de uma espaçonave num cometa. O módulo Philae realizou uma descida emocionante até a superfície do Churyumov-Gerasimenko e trabalhou lá por quase três dias, antes de esgotar suas baterias. Agora, chegou a hora de se preparar para um segundo pouso.

AGORA VAI
A Agência Espacial Europeia já está planejando a descida final da sonda Rosetta. Foi ela quem levou de carona o Philae até o cometa Chury. A ideia dos cientistas é conduzir a orbitadora a uma descida suave na região que foi batizada de Agilkia — local onde o Philae originalmente devia se estabelecer. Mas acabou que ele só quicou lá e foi parar em outro canto, bem longe dali.

DEFINIÇÕES
O pessoal da ESA ainda está fazendo testes e resolvendo os últimos detalhes do plano, mas o objetivo é realizar a descida no dia 30 de setembro, encerrando com…

Inteligência artificial AlphaGo do Google vai competir contra o melhor jogador de Go do mundo

A humanidade vai ganhar mais uma chance de se redimir: o computador especialista em Go do Google vai competir com o melhor jogador do mundo na categoria, Ke Jie, ainda em 2016.

A decisão representa uma mudança de opinião por parte de Ke, que tem 18 anos e é chinês. Ele inicialmente disse que poderia muito bem vencer o AlphaGo, mas falou à mídia chinesa que ele não queria jogar porque isso faria o computador copiar seu estilo de jogo.

No começo do ano, o AlphaGo venceu o Lee Sedol por 4 a 1, um desenvolvimento que muitos dizem significar um grande salto para a inteligência artificial por um lado, mas, por outro, fez a Coreia do Sul (de onde é Sedol) se assustar e decidir investir US$ 860 milhões na indústria de inteligência artificial.

Apesar de não ser de hoje que computadores conseguem vencer humanos em jogos – já faz quase 20 anos desde que o Deep Blue venceu o campeão de xadrez Garry Kasparov – a partida foi marcante porque Go é um jogo muito mais complexo do que xadrez. Desde a d…

O que é essa coisa estranha brilhante flutuando em Plutão?

Será que são alienígenas? Parece bastante coisa de aliens – mas essas manchas brilhantes ao redor de Plutão são na verdade uma coisa quase tão misteriosa quanto criaturas de outros planetas.

A sonda New Horizons da NASA tirou essa foto da luz solar fluindo através da neblina de Plutão durante a aproximação da nave em 14 de julho de 2015. Mas conforme pesquisadores analisavam a foto mais de perto, uma pergunta surgiu: o que são essas manchas estranhas brilhando no canto superior direito?



A mancha brilhante mede cerca de 16 quilômetros e flutua na atmosfera baixa de Plutão. Mas se você esperava ver uma nave espacial visitando um planeta do nosso sistema solar, prepare-se para um pouco de decepção: pesquisadores acreditam que provavelmente é uma nuvem refletindo a luz solar.

Uma nuvem ainda é uma coisa excepcional quando falamos em Plutão. Essa pode ser a primeira nuvem detectada nas fotos enviadas pela New Horizons. Modelos há tempos sugerem que as condições em Plutão são favoráveis à …

Eletrônica acionada por luz será 100 mil vezes mais rápida

O mesmo ciclo da onda de luz "aciona" o elétron, fazendo-o oscilar, e depois recaptura de volta sua energia, retornando o elétron ao estado anterior. [Imagem: Christian Hackenberger]

Eletrônica acionada por luz

Um experimento que mostrou ser possível amplificar a interação da luz com um cristal abriu o caminho para uma futura eletrônica impulsionada pelas ondas de luz, ou, dito de outro modo, de uma fotônica para o processamento de dados.

O experimento mostrou que as ondas de luz podem ser capazes de acionar transistores, que hoje são acionados eletricamente.

A grande vantagem, além do consumo mínimo de energia, é que as ondas eletromagnéticas de luz oscilam aproximadamente um milhão de vezes em um bilionésimo de segundo - portanto, com frequências petahertz. Em princípio, a eletrônica do futuro também poderia chegar a esta velocidade e tornar-se 100.000 vezes mais rápida que a eletrônica digital atual.

Para que isto se torne realidade é necessário uma melhor compreensão da…

“Cidade perdida” submersa na verdade é um fenômeno que ocorreu naturalmente

Há alguns anos, mergulhadores descobriram uma aparente “cidade perdida” submersa no litoral de Zakynthos, Grécia. Acreditava-se que o local abrigava as ruínas de uma civilização há muito esquecida que pereceu quando tsunamis atingiram a costa. Mas uma nova pesquisa revela que o local é, na verdade, uma formação geológica bem estranha.

Vendo as fotos dessas formações subaquáticas, é difícil culpar os mergulhadores por achar serem restos de uma cidade. Tudo parece totalmente não-natural, assemelhando-se a pisos pavimentados, amarrações, pátios e colunatas.



“O local foi descoberto por mergulhadores e acreditava-se ser uma antiga cidade portuária perdida ao mar”, diz o autor do estudo Julian Andrews, da Universidade de East Anglia (Reino Unido), em um comunicado. “Havia o que superficialmente pareciam bases de colunas circulares e pisos pavimentados. Mas misteriosamente não havia outros sinais de vida, tais como objetos de cerâmica.”

Parece agora que esta “cidade perdida” nunca existiu. …

Céu da Semana de 6 a 12 de junho de 2016 - Hubble - parte 5

FONTE: UNIVESP TV

Ovni filmado em 1991 em Curitiba PR

FONTE: Canal Youtube Nelson Rago