Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 7, 2019

Cientistas constroem uma máquina para ver todos os futuros possíveis

Ao contrário das partículas clássicas, as partículas quânticas podem viajar em uma superposição quântica de diferentes direções. Mile Gu, juntamente com pesquisadores da Griffith, aproveitaram esse fenômeno para projetar dispositivos quânticos que podem gerar uma superposição quântica de todos os futuros possíveis. (NTU, Cingapura.)

Assim como na ficção científica, o computador quântico pode gerar todos os futuros possíveis em uma superposição simultânea

Em uma das cenas do filme Vingadores: Guerra Infinita, de 2018, o Dr. Estranho analisa 14 milhões de futuros possíveis para procurar uma única linha do tempo em que os heróis seriam vitoriosos. Talvez ele tivesse tido mais facilidade se tivesse a ajuda de um computador quântico. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, Cingapura (NTU Singapore) e da Universidade Griffith, na Austrália, construiu um protótipo de dispositivo quântico que pode gerar todos os futuros possíveis em uma superposição quântica simul…

Palestras: Astronomia ao Meio-dia

Astronomia de Raios Gama
María Victoria del Valle (Universidade de Potsdam)
14/03/2019

Os raios gama são os fótons mais energéticos do espectro eletromagnético, compreendendo energias em um intervalo de várias ordens de grandeza. Os eventos mais extremos do Universo produzem raios gama. A astronomia de raios gama estuda emissão de radiação de altas energias e os processos físicos envolvidos. Nesta palestra vou apresentar uma introdução a astronomia de altas energias: mecanismos de produção da radiação, técnicas de detecção, fontes emissoras e a relação estreita existente entre raios gama e raios cósmicos. Finalmente, vou discutir o papel fundamental da astronomia de raios gama na nova era da astrofísica multi-mensageira.




As diferentes formas de se "ver" o universo
Roberto Boczko (IAG/USP)
21/03/2019

No início, os humanos olhavam o "mundo" a olho nu. Depois, passaram a observá-lo com o auxílio de telescópios, mas ainda através de seus próprios olhos. Com a fotogra…

Primeiros resultados do ExoMars Trace Gas Orbiter

Ilustração do orbitador ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) a analisar a atmosfera marciana. É ilustrado o método de ocultação solar: os espectrômetros a bordo - ACS e NOMAD - observam o modo como a luz solar é absorvida na atmosfera e revelam as impressões digitais químicas dos seus ingredientes.
Apesar da atmosfera marciana ser dominada pelo dióxido de carbono, o TGO está a realizar uma análise detalhada dos seus gases vestigiais - aqueles que constituem menos de 1% da atmosfera, como vapor de água e metano. Apesar de estarem presentes em quantidades minúsculas, estes traços são a chave para rastrear a história da água em Marte, e se e quais processos podem estar ativos na superfície hoje. O metano atrai atenção em particular, dado que na Terra é produzido por processos biológicos e geológicos.
Crédito: ESA/ATG medialab

Novas evidências do impacto da recente tempestade de poeira sobre a água na atmosfera e uma surpreendente falta de metano, estão entre os destaques científicos do prime…

A Terra pode cair em um buraco negro?

Sabe-se que buracos negros são originados a partir de estrelas gigantes e moribundas

Os muitos mistérios que cercam os buracos negros atraíram milhares de pessoas a olhar para o que, à primeira vista, parece ser uma simples fotografia.

Uma equipe internacional de astrônomos conseguiu a proeza inédita de fotografar um buraco negro e, na quarta-feira, divulgou a primeira imagem do objeto que ainda desafia a ciência. Até então, só havia ilustrações e simulações de buracos negros.

"Ele é um monstro absoluto, o campeão dos pesos-pesados do Universo", disse à BBC o professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que originalmente propôs tentar registrar a imagem do buraco negro na distante galáxia M87.

Mas o que é um buraco negro?
Em 2017, o programa da BBC Os Casos Curiosos de Rutherford e Fry fez essa pregunta. A matemática Hannah Fry e a geneticista Adam Rutherford foram conversar com o astrônomo Andrew Pontzen, que estuda a origem e a evolução do universo, e desc…

Dez gênios que previram o futuro

Às vezes séculos antes, eles imaginariam peças fundamentais do mundo atual

Por Thiago Lincolins

Arma nuclear, bebê de proveta, televisão, celular e outras invenções centrais para o mundo atual foram previstas décadas atrás por cientistas e escritores.

Conheça 10 gênios que previram o futuro:

1. Robert Boyle (1627-1691)

Domínio público

Nem só suas contribuições na física e na química são conhecidas — como a Lei de Boyle, que demonstra o comportamento dos gases. Um manuscrito encontrado pela Royal Society após sua morte revela que, antes mesmo de a palavra ciência existir, o químico fez previsões que vão de alimentos geneticamente modificados (“transmutados”) até remédios para dormir e drogas psicodélicas.

2. H.G. Wells (1866-1946)

Domínio público

O inglês escreveu livros que, além de lhe renderem o título de “pai da ficção científica”, trouxeram cenários e invenções futuristas. Em 1914, com The World Set Free (“O Mundo Livre”), Wells previu a existência de armas nucleares – incontrolá…

Comentando foto de disco voador (França - 1974) - 01

Neste primeiro programa comentamos a foto clássica tirada por um médico no dia 23 de março de 1974, às 23:30 horas, em Tavernes, Albiosc, na França. Ao assistir este programa você saberá detalhes inéditos sobre a história desta fotografia ufológica!



FONTE: Enigmas e Mistérios

Autor da foto de ovni em Sorocaba (SP) não acredita em disco voador

Pedro Evaldo Morais atuou como fotógrafo na década de 70. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Pedro Evaldo Morais registrou um objeto voador não identificado em janeiro de 1979

Por Giuliano Bonamim

O autor da foto de um objeto voador não identificado, registrada há 40 anos no céu de Sorocaba, não acredita se tratar de um disco voador. O comerciante, jornalista e advogado Pedro Evaldo Morais, 58 anos, acha que o ponto brilhante visto no final da rua Nogueira Padilha em 8 de janeiro de 1979 possa ter sido um balão meteorológico.

Apesar de ter feito a foto, Morais é categórico ao dizer que não acredita em disco voador. “Nunca vi um.”


A luz “estranha” no céu de Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Evaldo Morais / Reprodução / Arquivo JCS (9/1/1979)

Morais trabalhava como repórter fotográfico no Cruzeiro do Sul. Durante a madrugada, ele foi acordado por um motorista do jornal e avisado para pegar o equipamento. O destino era a rua Nogueira Padilha, na junção com a rodovia Raposo Tavares, pois pol…

Rover Curiosity supera falha e consegue fazer novo buraco em rocha marciana

O buraco feito pelo Curiosity mesmo sem os braços estabilizadores (Foto: NASA)

Por Patrícia Gnipper

O rover Curiosity, que está explorando a superficie marciana desde 2012, é equipado com uma broca para fazer pequenas perfurações em Marte e, assim, coletar e estudar amostras de rochas. Essa perfuratriz foi projetada para ser usada com braços estabilizadores, só que esses braços apresentaram defeito recentemente, e a NASA não tinha certeza se o rover seria capaz de continuar esses trabalhos de perfuração. Contudo, usando um novo método, o Curiosity conseguiu com sucesso fazer um novo buraco em Marte, e sua missão segue firme e forte.

A equipe por trás da missão anunciou que a tentativa de perfuração foi realizada devidamente. Eles também contaram que, agora, vão analisar o interior do buraco com a ChemCam (câmera científica do rover), e "o próximo passo em nossa campanha de perfuração será determinar se coletamos mesmo amostras de rochas em pó, e se elas estão se comportando com…

Resultados finais de estudo com gêmeos da NASA mostram como o espaço mexe com nosso corpo

Por Ed Cara

Diversos veículos de imprensa no ano passado se atrapalharam completamente ao reportar a pesquisa verdadeiramente interessante da NASA que buscava descobrir o que acontece com nosso corpo se vivermos no espaço por longos períodos de tempo. O estudo foi uma comparação meticulosa entre o astronauta Scott Kelly, então com 50 anos, que passou um ano a bordo da Estação Espacial Internacional em 2015, e seu irmão gêmeo idêntico Mark Kelly, que permaneceu na Terra.

Nesta quinta-feira (11), as descobertas finais do estudo dos gêmeos da NASA foram publicadas na Science, e elas são bem legais, mesmo que um pouco desapontantes em comparação com o hype feito pela mídia no ano passado em torno do trabalho.

A NASA descobriu que Scott Kelly se manteve tão saudável mental, genética e fisicamente quanto seu irmão durante a viagem no espaço; e que a grande maioria das pequenas mudanças observadas em Scott (em comparação com ele mesmo antes da missão) voltou ao normal dentro de seis meses a…

Não foi dessa vez que Israel conseguiu se tornar o 4º país a pousar uma sonda funcional na Lua

Por George Dvorsky

A sonda israelense Beresheet colidiu na Lua durante sua tentativa de aterrissar no satélite natural nesta quinta-feira (11), complicando os planos de Israel de ser o quarto país a conseguir pousar uma sonda funcional na superfície da Lua.

A Beresheet deixou a Terra em 21 de fevereiro em um foguete Falcon 9, da SpaceX, que é usado principalmente para colocar objetos na órbita baixa da Terra. Para alcançar a Lua, a sonda Beresheet, que custou US$ 100 milhões, fez órbitas crescentes ao redor da Terra até que pudesse ser capturada pela gravidade da Lua. O atraso da jornada foi apenas uma pequena inconveniência, considerando as economias feitas por conta disso. A sonda foi construída pela SpaceIL, uma empresa sem fins lucrativos de Israel.

A descida estava ocorrendo normalmente até a sonda ficar 11 km sobre a superfície lunar. Ela até conseguiu tirar uma selfie alguns minutos antes, quando estava a 22 km da superfície. Conforme foi se aproximando, foi perdido o contato …

Pesquisadores encontram vestígios de nova espécie humana nas Filipinas

CRÂNIO HUMANO ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO (FOTO: CREATIVE COMMONS)

Batizado de Homo luzonensis, antepassado viveu há mais de 67 mil anos

Uma nova espécie de humanos antigos foi descoberta nesta semana na caverna de Callao, nas Filipinas. Pesquisadores encontraram 13 ossos e dentes que, segundo eles, pertencem a um novo gênero de hominídeo: o Homo luzonensis, que viveu há mais de 67 mil anos.

Em estudo publicado na revista Nature, os responsáveis pela descoberta explicam a novidade, que deve aumentar a lista de membros do gênero Homo que viveram na Terra. Até então, eram cinco: neandertais, denisovanos, hobbits de flores, erectus e sapiens.

Segundo Florent Détroit, do Museu de História Natural de Paris, a descoberta muda a ideia que tínhamos de ocupação da história humana. “Agora sabemos que era uma história evolutiva muito mais complexa, com várias espécies distintas contemporâneas do Homo sapiens, eventos de cruzamentos e extinções”, conta Détroit. “O Homo luzonensis é uma dessas es…

NASA começa a testar cinco protótipos de habitats para estação lunar Gateway

Por Patrícia Gnipper

Como parte dos planos dos Estados Unidos de estabelecer uma presença constante no ambiente lunar a partir da próxima década, está a estação espacial Lunar Gateway, que ficará posicionada na órbita da Lua tal qual a Estação Espacial Internacional fica na órbita da Terra. Agora, a NASA revelou que já está começando os testes com cinco protótipos de habitats para a Gateway, elaborados por empresas privadas.

Os projetos mostram diferentes perspectivas sobre a maneira como os astronautas viverão e trabalharão na estação lunar, esta que será a primeira nave projetada para se manter na órbita da Lua. Vale ressaltar que as propostas dos habitats servem para que a agência espacial faça testes em campo, considerando as ideias sugeridas, para que depois o projeto verdadeiro seja desenvolvido.

"Esses testes foram formulados para que possamos fazer uma comparação lado a lado de conceitos muito diferentes e inovadores. Embora não ditamos um design específico, entraremos n…

Algoritmos que montaram 1ª imagem de um buraco negro foram criados com ajuda de pesquisadora de 29 anos

Katie Bouman é professora assistente do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e participou da montagem da primeira imagem já registrada de um buraco negro — Foto: Divulgação

A primeira imagem já feita de um buraco negro na história da humanidade foi divulgada mundialmente na manhã desta quarta-feira (10). Enquanto isso, Katherine Louise Bouman atualizava sua foto de perfil em uma rede social para uma imagem dela em frente a um computador na qual um programa processava a imagem histórica.

"Observando sem acreditar enquanto a primeira imagem que já fiz de um buraco negro estava no processo de reconstrução", escreveu ela na legenda da foto.


Nesta quarta-feira (10), Katherine Bouman mudou sua foto de perfil em uma rede social para mostrar seu computador no processo de montar a imagem do buraco negro — Foto: Reprodução/Facebook

Formada em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, Bouman tem 29 anos…

Fotos tiradas por aviões espiões na Guerra Fria revelam locais arqueológicos escondidos

Por George Dvorsky

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos voou com aviões espiões U2 sobre a Europa, Oriente Médio e centro-leste da Ásia em busca de potenciais alvos militares. Essas missões sem querer reuniram informações históricas, que os arqueólogos estão usando agora para fins científicos.

Uma nova pesquisa publicada no mês passado o periódico científico Advances in Archaeologiccal Practical descreve o primeiro uso arqueológico de informações que deixaram de ser secretas de aviões espiões U2. Os autores do estudo, Emily Hammer, da Universidade da Pensilvânia, e Jason Ur, de Harvard, usaram as imagens históricas para identificar armadilhas de caça pré-históricas, antigos canais de irrigação e antigas aldeias pantanosas.

Voando a 17 mil pés acima do solo, aviões espiões U2 capturaram milhares de imagens durante a década de 1950 e 1960. As fotografias tiradas durante a missão, cujo codinome era Chess, foram finalmente liberadas pelos EUA em 1997, mas os dados não foram imediatam…