MISSÃO AZURE DA NASA, CRIOU BELAS LUZES NO CÉU DA NORUEGA (FOTO: NASA_WALLOPS/TWITTER)
Lançamentos fizeram parte de um experimento para estudar as partículas da ionosfera, camada intermediária entre a Terra e o espaço
Dois foguetes Black Brant XI foram lançados a partir do Centro de Lançamento de Andøya, na Noruega, como parte da missão AZURE da NASA, criando no céu belas luzes durante uma aurora boreal.
O céu ganhou enfeites em uma altitude que vai de 115 mil a 250 mil quilômetros. Uma matéria do site norueguês VOL contou que as luzes, apesar de não causarem danos, assustaram um pouco os noruegueses. Alguns chegaram,, inclusive, a chamar à polícia ou a especular a vinda de alienígenas.
O experimento foi feito como parte de um estudo sobre as partículas da ionosfera, uma camada da atmosfera entre a Terra e o espaço. A intenção era descobrir mais sobre a contribuição que uma aurora pode ter para a quantidade de energia que entre e sai do sistema geospacial do planeta.
Os ventos da ionosfera movimentam partículas do espaço na Terra e essa colisão entre as partículas forma as auroras. Os foguetes mediram a densidade atmosférica e a temperatura, bem como as partículas de trimetilalumínio e uma mistura de bário com estrôncio.
“Essas misturas criam nuvens coloridas que permitem que os pesquisadores tracem o movimento de partículas neutras e carregadas”, contou o time da agência espacial em comunicado.
Outros oito foguetes devem ser lançados no céu da Noruega nos próximos dois anos. Veja o vídeo do fenômeno.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário