O buraco feito pelo Curiosity mesmo sem os braços estabilizadores (Foto: NASA)
Por Patrícia Gnipper
O rover Curiosity, que está explorando a superficie marciana desde 2012, é equipado com uma broca para fazer pequenas perfurações em Marte e, assim, coletar e estudar amostras de rochas. Essa perfuratriz foi projetada para ser usada com braços estabilizadores, só que esses braços apresentaram defeito recentemente, e a NASA não tinha certeza se o rover seria capaz de continuar esses trabalhos de perfuração. Contudo, usando um novo método, o Curiosity conseguiu com sucesso fazer um novo buraco em Marte, e sua missão segue firme e forte.
A equipe por trás da missão anunciou que a tentativa de perfuração foi realizada devidamente. Eles também contaram que, agora, vão analisar o interior do buraco com a ChemCam (câmera científica do rover), e "o próximo passo em nossa campanha de perfuração será determinar se coletamos mesmo amostras de rochas em pó, e se elas estão se comportando como o esperado", de acordo com a equipe.
No final de 2017, os braços estabilizadores da broca apresentaram uma falha grave, e não puderam mais ser utilizados. Depois de testar várias técnicas para continuar perfurando o solo marciano mesmo sem os equipamentos de estabilização, a NASA acabou conseguindo fazer com que o Curiosity empurasse fisicamente a broca em direção ao alvo usando o seu braço robótico mesmo, e conseguiu estabilização necessária para fazer um furo "limpo".
FONTE: NASA via canaltech.com.br
Comentários
Postar um comentário