Astronomia de Raios Gama
María Victoria del Valle (Universidade de Potsdam)
14/03/2019
Os raios gama são os fótons mais energéticos do espectro eletromagnético, compreendendo energias em um intervalo de várias ordens de grandeza. Os eventos mais extremos do Universo produzem raios gama. A astronomia de raios gama estuda emissão de radiação de altas energias e os processos físicos envolvidos. Nesta palestra vou apresentar uma introdução a astronomia de altas energias: mecanismos de produção da radiação, técnicas de detecção, fontes emissoras e a relação estreita existente entre raios gama e raios cósmicos. Finalmente, vou discutir o papel fundamental da astronomia de raios gama na nova era da astrofísica multi-mensageira.
As diferentes formas de se "ver" o universo
Roberto Boczko (IAG/USP)
21/03/2019
No início, os humanos olhavam o "mundo" a olho nu. Depois, passaram a observá-lo com o auxílio de telescópios, mas ainda através de seus próprios olhos. Com a fotografia astronômica, muitos puderam passar a ver aquilo que antes era domínio dos astrônomos. Com o desenvolvimento da tecnologia, começamos a "ver" um mundo que nossos olhos não são capazes de ver: o mundo em ondas de rádio, em infravermelho, em ultravioleta, em raios X, em raios gama. Passamos, também, a poder perceber o mundo pela atração gravitacional entre corpos de grandes massas, ainda que não os pudéssemos ver com nossos olhos mesmo que armados com telescópios. Nossa última conquista tecnológica e científica foi podermos "ver" os efeitos que movimentos de corpos de grandes massas realizam: as ondas gravitacionais no tecido do espaço-tempo. A palestra procurará resumir como cada uma dessas etapas foi usada para se ter uma ideia do universo em que vivemos.
Qual a diferença entre conhecimento místico e conhecimento científico?
Jullian Henrique Barbosa dos Santos (IAG/USP)
28/03/2019
Frequentemente os limites entre ciência e misticismo nos parece tentadoramente bem estabelecidos, mas será mesmo assim? Afinal, o que é conhecimento místico? O que é conhecimento científico? Aliás, o que é conhecimento? Há quem argumente que a diferença entre ciência e misticismo está no uso da lógica, outros, que está no empirismo e na adequação aos dados metodologicamente adquiridos, porém, o que se pretende discutir nesta conversa é que o conhecimento místico e científico se distinguem em um ponto tanto mais sutil quanto profundo, no mesmo ponto onde está a concepção de mundo de cada pessoa e, também, no ponto onde está a relação entre o ser e o mundo.
FONTE: Astronomia ao Meio-dia
Comentários
Postar um comentário