PESQUISADORES DESCOBRIRAM COMO CONTROLAR A VELOCIDADE DA LUZ (FOTO: PETR KRATOCHVIL/DIVULGAÇÃO)
Descoberta é um passo importante para a realização de uma comunicação óptica: em estudo, pesquisadores afirmam que conseguiram expandir a velocidade da luz em até 30 vezes
Uma pesquisa feita na Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, desenvolveu uma maneira de controlar a velocidade da luz, podendo aumentá-la até 30 vezes, reduzi-la a metade da velocidade da luz e ainda fazer um pulso viajar para trás. Os resultados foram publicados recentemente na revista Nature Communications.
A descoberta é um passo importante para a realização de uma comunicação óptica mais eficiente, já que a técnica poderia ser usada para aliviar o congestionamento de dados e evitar a perda de informações. E com cada vez mais dispositivos on-line e velocidades de transferência de dados cada vez maiores, esse tipo de controle será necessário, de acordo com os autores.
Tentativas anteriores de controlar a velocidade da luz incluíram a passagem de luz através de vários materiais para ajustar sua velocidade. No entanto, a nova técnica permite que a velocidade seja ajustada pela primeira vez a céu aberto, sem usar nenhum material para acelerar ou desacelerar.
"Esta é a primeira demonstração clara de controle da velocidade de uma luz pulsada no espaço livre", afirma Ayman Abouraddy, um dos autores do estudo. "O mais importante é que ela é feita de uma maneira simples, é repetível e confiável."
Os pesquisadores conseguiram desenvolver a técnica usando um dispositivo especial conhecido como modulador de luz espacial para misturar as propriedades espaciais e temporais da luz, o que lhes permite controlar a sua taxa de pulsação. A mistura das duas propriedades foi fundamental para o sucesso da técnica.
"Estamos muito felizes com estes resultados, e temos grandes esperanças de que será apenas o ponto de partida de futuras pesquisas", diz Abouraddy.
FONTE: REVISTA GALILEU
Comentários
Postar um comentário