Pular para o conteúdo principal

BepiColombo conclui fase orbital na Terra e se prepara para ir a Mercúrio



Por Patrícia Gnipper

Em outubro do ano passado, a missão BepiColombo foi lançada como fruto de uma parceria conjunta entre a ESA (agência espacial europeia) e a JAXA (agência aeroespacial japonesa). A nave passou esses últimos cinco meses orbitando a Terra como parte da fase inicial de sua missão, e agora está pronta para navegar rumo ao planeta Mercúrio.

A nave carrega consigo dois orbitadores, um da ESA e outro da JAXA, cujos instrumentos, além de registrar imagens do planetinha, também fornecerão medições inéditas sobre o primeiro e mais desconhecido planeta do Sistema Solar, dando continuidade ao trabalho feito pela sonda Messenger, da NASA, que passou por lá em 2008 e ali permaneceu por quatro anos.

A jornada da BepiColombo durará sete anos até que a nave chegue a Mercúrio desde a data de seu lançamento e, durante a fase de comissionamento próximo da Terra (concluída em dezembro), a equipe da missão então iniciou testes para garantir o funcionamento dos instrumentos científicos da nave, além de sua propulsão e demais sistemas necessários para que a missão seja um sucesso.



Então, no finalzinho de março, um conselho de revisão confirmou que os requisitos da fase de comissionamento estavam preenchidos, liberando a missão para a próxima etapa, que envolve os preparativos para a nave ser impulsionada pela gravidade de outros planetas, o que impulsionará sua viagem rumo a Mercúrio — além da propulsão elétrica, a nave contará com o "empurrão" gravitacional da Terra, de Vênus e do próprio planeta Mercúrio para entrar em sua órbita.

Desde seu lançamento, a BepiColombo já viajou mais de 450 milhões de quilômetros, o que representa apenas 4% da distância total que percorrerá até chegar a Mercúrio no final de 2025. Neste momento, a nave está a 50 milhões de km da Terra e a equipe da missão leva cerca de três minutos para se comunicar com ela.

Nas próximas semanas, as equipes da ESA e da JAXA realizarão verificações adicionais dos instrumentos relacionados à alta voltagem da nave enquanto aguardam o próximo passo da missão, quando a BepiColombo voltará a cerca de 11 mil km da Terra para um sobrevoo a fim de ser impactada novamente pela gravidade do planeta. Então, em outubro do ano que vem a nave fará o primeiro de seus dois sobrevoos por Vênus, com o segundo programado para agosto de 2021.

Ainda que a distância mínima entre Mercúrio e a Terra seja menor do que a distância mínima entre nosso planeta e Marte, Mercúrio recebeu apenas uma missão de exploração orbital, enquanto Marte já recebeu uma enorme variedade de orbitadores, sondas e rovers superficiais. Entre os motivos que explicam por que Mercúrio é tão inexplorado, enquanto o Planeta Vermelho recebe mais atenção, estão coisas como a atração gravitacional do Sol: como Marte é o quarto planeta do Sistema Solar e a Terra é o terceiro, viajar daqui para lá significa se afastar do Sol e, portanto, sua força gravitacional vai ficando mais fraca. Já ao considerar um trajeto entre a Terra e Mercúrio, que é o primeiro planeta depois do Sol, essa viagem acontece no sentido do astro, ou seja, quanto mais se navega, mais forte é a atração. Só que essa aceleração fornecida pela atração gravitacional faz com que a nave viaje muito mais rapidamente, o que significa que, para freá-la, seria necessário muita propulsão a ponto de a nave ser capturada gentilmente pela gravidade de Mercúrio.

Por isso, a solução encontrada pelos engenheiros da missão foi fazer com que a BepiColombo fizesse esses sobrevoos planetários a fim de, gradativamente, ir ganhando impulso e, consequentemente, velocidade, sem ser impulsionada de uma só vez a velocidades que ficariam cada vez maiores, e seu propulsor elétrico faz leves freadas para que a nave mantenha a velocidade ideal à medida em que vai ficando cada vez mais próxima do Sol. Dessa maneira, a missão, apesar de mais longa, ficou mais econômica e mais segura.

FONTE: ESA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s