Pular para o conteúdo principal

Última entrevista de Fernando Grossmann (Entrevistas 03)



Rara e última entrevista com o ufólogo e pesquisador pioneiro Fernando Grossmann, concedida ao investigador espanhol Pablo Villarrubia Mauso.

Sobre o entrevistado

Fernando Grossmann (1932 - 2015) se interessou por Ufologia aos 13 anos de idade. No final da década de 60 e início da década de 70, frequentou os fóruns da ABECE - Associação Brasileira de Estudos das Civilizações Extraterrestres. Em fins de 1974 participou de uma comissão que extinguiu esta associação, criando em seu lugar uma nova entidade que se chamou APEX – Associação de Pesquisas Exológicas. Na APEX, Fernando Grossmann foi um de seus diretores mais ativos, sendo o encarregado da pesquisa de campo, analisando casos importantes como, por exemplo, o “Caso João Prestes Filho” de Araçariguama – SP, dentre outros. Este episódio serviu de ponto de partida para elaboração de sua teoria denominada "Hipótese Gótica". Presidiu duas associações sediadas em sua residência: a Fundação Carpática de Pesquisas Góticas e o Núcleo Espeleológico “Arne Sakhnussem”. Foi o primeiro ufólogo brasileiro a relacionar a Criptozoologia com a Ufologia. Como conferencista participou de vários eventos e palestras, inclusive em congressos no Litoral Paulista, organizados pelo GUG – Grupo Ufológico de Guarujá. Escreveu vários artigos ufológicos em periódicos nacionais e internacionais, dando entrevista para televisões até no exterior, como a TV+, que divulgou suas teorias na França e na Bélgica. Em maio de 1975, escreveu outro artigo intitulado “Anjos ou demônios?”, que foi publicado no Boletim Informativo APEX nº 4 a 7 (maio a dezembro de 1975). No capítulo chamado “Eram os vampiros astronautas?” criou a “Hipótese Gótica”, que defende o ponto de vista que os extraterrestres que nos visitam estariam mais associados a vampiros, ou seja, seres hematófagos e também biotróficos, interessados em energia, e não estariam associados aos anjos de luz interessados no bem da humanidade (como era a idéia defendida naquela época por vários ufólogos). Dois anos depois da publicação do seu artigo, este pesquisador de vanguarda, vislumbrou a consolidação de sua teoria com a manifestação do Fenômeno Chupa-Chupa nos estados do Maranhão e Pará, tendo inclusive o envolvimento de militares do Ministério da Aeronáutica (I COMAR), nas pesquisas empreendidas naquela ocasião. Em março de 1977, lançou “O Manifesto Gótico”. A partir de 1997, formulou uma teoria própria sobre o fenômeno "Chupacabras". Fernando Grossmann gostava de teorizar e dizia que a Hipótese Extraterrestre era muito infantil, pois era muito limitada. Ele dizia que tínhamos que ter a mente mais aberta para outras possibilidades, pois esta teoria sofreu muitas deformações ao longo dos anos e se olhássemos para a Ufologia só por este ângulo, seria como termos “uma visão míope”. Enfim, não há palavras suficientes para descrever a imensa colaboração que Fernando Grossmann prestou à Ufologia Brasileira, Afinal, suas teorias, suas idéias e pensamentos eram muito à frente do seu tempo!



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Entrevista: Carlos Alberto Machado

Paulo Baraky Werner (Entrevista 02)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mémorias da Ufologia: Caso SANTA ISABEL

FOTOS DO LAUDO

Na localidade de Santa Izabel(SP) em junho de 1999, a Sra. Alzira Maria de Jesus foi encontrada morta na sua cama, e por volta das 8 hs da manhã sua nora percebe o fato e sai imediatamente para ir ao orelhão e ligar para o seu marido e espera à ajuda e , ao chegar de volta em casa quase 40 min.depois a nora vê o corpo da sra. com o rosto totalmente desfigurado e praticamente sem carne; foi feito o boletim de ocorrência na delegacia da cidade sob n°145/99 em 24 de Junho. Posteriormente confirmou-se que à causa da morte foi a parada respiratória, mas o que aconteceu realmente como rosto desta sra. num espaço menor de uma hora?O laudo é cita sobre as configurações do mesmo, inclusive nas cavidades oculares, mas o que teria causado à perda do rosto ficou indeterminada. Mais estranho ainda é que na noite anterior aos fatos foram vistas bolas de luz voando nessa região rural e no início da madrugada os animais,como cachorros,gansos,e outros começaram à fazer um intenso barulh…

O caso Artur Berlet, O homem que foi para o Planeta Acart

O "Caso Berlet" ocorreu em 25 de maio de 1958 (faleceu em 1995), quando o gaúcho Artur Berlet, da cidade de Sarandí – RS, desapareceu por 11 dias.
Segundo Berlet teria sido abduzido e levado para um planeta chamado Acart aproximadamente 65,000,000 km da terra, demorou cerca de 38horas para chegar, onde ficou 11 dias em uma cidade com quase 90 milhões de habitantes. O curioso do fato que conseguiu comunicação com extraterrestres através do idioma Alemão.

Durante esse tempo, Berlet teve a chance de ver a Terra a partir do espaço. conhecer objetos e tecnologias que só teríamos posteriormente no decorrer do avanço dos humanos.
Após décadas, a fantástica história do gaúcho ainda surpreende a todos. Quem reconstituiu a história desse caso para a RBS foi a professora Ana Berlet, filha de Artur.

Vejam o nível da informação:

O Artur Berlet através de uma aparelho de Acart o qual olhou a terra, disse;
“a terra era AZUL.”



Ok ! parece nada demais, mas o fato é que ele disse anos ant…

Filme "Intruders" (Intrusos) 1992

Ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles (Interpretado pelo falecido ator Richard Crenna na vida real John Mack, psiquiatra formado em Harvard Medical School, 1955.) acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com OVNIs, que modificarão sua própria vida.

"Intruders" foi baseado no best-seller de Budd Hopkins e em casos verídicos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres, e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios.

Best Seller "Intruders" (Intrusos)

Algumas cenas do filme:








Filme legendado em português:




Inspiração do filme Intruders (Intrusos), mulher relata contato com ETs



A americana Debbie Jordan, que relata um contato com extraterrestres há 34 anos, comentou que ficaria chocada se houvesse uma nova aproximação, mas não enc…