Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 24, 2017

Por que o mundo levou 2 mil anos para descobrir o avanço de Arquimedes no estudo da Matemática

Conhecimentos foram resgatados com tecnologia moderna, mas o que aconteceu durante os séculos em que o texto estava perdido?

Um livro perdido poderia ter mudado a história mundial. Desaparecido há mais de mil anos, o exemplar contém um registro único das ideias de um dos maiores estudiosos de todos os tempos.

Tudo começou em Siracusa, na região da Sicília, na Magna Grécia (sul da península Itálica colonizada pelos gregos), no ano de 287 a.C.. Foi quando Arquimedes, um gênio que estava séculos à frente do seu tempo, nasceu.

"Não há outro matemático na Antiguidade, nem na história, que chegue perto de Arquimedes", disse à BBC Chris Rorres, professor emérito de Matemática da Universidade Drexel da Pensilvânia, nos Estados Unidos, quando o manuscrito foi recuperado.

Arquimedes é popularmente conhecido como o homem que gritou "Eureka!" na banheira.


Poucos lugares são melhores para pensar do que a banheira | Foto: Science Photo Library

Ele estava tentando resolver um mi…

O monge 'mais letrado do mundo' que criou a base da computação há mais de 1,2 mil anos

Alcuíno, criador de desafios que deram origem à análise combinatória, era considerado o homem mais sábio do mundo

A Idade Média, que começou com a queda do Império Romano, é frequentemente descrita como uma época de obscurantismo e declínio intelectual – os livros eram raros e a maioria das pessoas não sabia ler.

No entanto, esse período histórico foi muito mais vibrante intelectualmente do que se pode imaginar. Nele surgiu uma série de problemas de lógica para "afiar a mente dos jovens", incluindo o clássico desafio da balsa ensinado até hoje – sobre o homem que precisa cruzar um rio com um lobo, uma cabra e uma cesta de repolhos. Ele não pode deixar o lobo comer a cabra, nem a cabra comer o repolho, mas na balsa só cabem ele e mais um elemento.

O autor desse e de diversos outros enigmas foi o monge Alcuíno de York – em seu tempo conhecido como o "homem mais letrado do mundo".

Ele escreveu um livro só com esse tipo de problemas. Seus desafios consolidaram na Euro…

Como os humanos podem manter o controle final sobre a inteligência artificial?

"A inteligência artificial sempre procurará evitar a intervenção humana e criar uma situação em que ela não possa ser interrompida." [Imagem: Pixabay/CC0 Creative Commons]

Máquinas sem controle humano

Na inteligência artificial, as máquinas realizam ações específicas, observam o resultado, adaptam seu comportamento, observam o novo resultado, adaptam seu comportamento mais uma vez, e assim por diante, aprendendo com este processo iterativo.

Mas será que esse processo não pode sair fora de controle? Sim, ele pode.

"A inteligência artificial sempre procurará evitar a intervenção humana e criar uma situação em que ela não possa ser interrompida," explica o professor Rachid Guerraoui, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.

Isso significa que, antes que a inteligência das máquinas avance muito, os engenheiros precisam impedir que as máquinas acabem aprendendo a contornar os comandos humanos.

A Inteligência Paralela promete trazer novos complicadores para o…

O enxame da Escova de Dentes

Imagem em cores falsas, obtida através da combinação de dados obtidos em vários comprimentos de onda, do enxame de galáxias 1RXS J0603.3+4214, ou "Escova de Dentes". A intensidade do tom vermelho mostra a emissão rádio, o azul é raios-X e a cor no plano de fundo é emissão ótica. Os astrônomos estudaram este enxame com novas observações rádio e combinaram-nas com outros comprimentos de onda para confirmar o cenário de fusão galáctica e estimar a força do campo magnético nos choques.
Crédito: van Weeren et al.


A maioria das galáxias reside em enxames contendo entre alguns até milhares de objetos. A nossa Via Láctea, por exemplo, pertence a um enxame composto por cerca de cinquenta galáxias chamado Grupo Local, cujo outro grande membro é a Galáxia de Andrômeda a cerca de 2,3 milhões de anos-luz. Os enxames galácticos são os objetos mais massivos do Universo ligados gravitacionalmente e formam-se (de acordo com as ideias atuais) através da acumulação de pequenas estruturas, que …

Cientistas descrevem como o Sistema Solar pode ter sido formado numa bolha em torno de estrela gigante

Esta simulação mostra como as bolhas se formam ao longo de 4,7 milhões de anos a partir de intensos ventos estelares oriundos de uma estrela massiva. Cientistas da Universidade de Chicago postularam o modo como o nosso Sistema Solar pode ter sido formado na concha densa de tal bolha.
Crédito: V. Dwarkadas & D. Rosenberg


Apesar das muitas descobertas feitas sobre o Universo, os cientistas ainda não têm certeza sobre a história do nascimento do nosso Sistema Solar.

Cientistas da Universidade de Chicago estabeleceram uma teoria abrangente sobre o modo como o nosso Sistema Solar pode ter-se formado em bolhas sopradas por ventos em torno de uma estrela gigante e há muito tempo morta. Publicado na edição de 22 de dezembro da revista The Astrophysical Journal, o estudo aborda um desconcertante mistério cósmico acerca da abundância de dois elementos no nosso Sistema Solar em comparação com o resto da Galáxia.

A teoria geral dominante afirma que o nosso Sistema Solar se formou há milhares …

Caso Arlete - Abdução em São João da Boa Vista (SP)

Capítulo 04
Caso Arlete
Abdução em São João da Boa Vista

Em janeiro de 2001 fui em meu carro juntamente com minha esposa Tereza para a cidade de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, para atender a solicitação de ufólogos do GUS – Grupo Ufológico Sanjoanense.

O Jornal Gazeta de São João nº 1.849, do sábado 18 de novembro de 2000 publicou na primeira pagina o artigo “Ufologistas investigam pouso de Discos Voadores”.


Imagem retirada do livro na página 35

com foto colorida de “Pedro Gabriel Scarabelo, Davi Garcia e José Carlos da Silva Junior, todos do GUS, na mata amassada supostamente pelo pouso de um OVNI”, Relatório do Grupo Ufológico INFA – Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais informa que “Diversos relatos divulgados na região descrevem avistamentos de luzes no céu entre outubro e novembro de 2000”. Visitamos à margem da rodovia SP 340, nas proximidades da cidade, o local onde foi tirada a foto mencionada e ainda vimos o capinzal alto, cujo o n…

Pesquisador irá cobrar explicações sobre programa de investigação ufológica do Pentágono

As circunstâncias em que o material estranho foi obtido estão sendo questionadas

Anthony Bragalia acionou a Lei de Liberdade de Informações para que sejam revelados dados a respeito de pesquisa em materiais obtidos de incidentes com discos voadores

A revelação do programa secreto de investigação ufológica do Pentágono, que de 2007 a 2012 recebeu 22 milhões de dólares, continua a receber questionamentos cada vez maiores por parte da Comunidade Ufológica Mundial. Desta vez o movimento foi do pesquisador Anthony Bragalia, que acionou a Lei de Liberdade de Informações norte-americana (FOIA) a fim de obrigar cinco agências do Departamento de Defesa dos Estados Unidos a revelarem os resultados obtidos nos testes com materiais obtidos em incidentes envolvendo UFOs. Tais materiais foram mencionados na reportagem do jornal The New York Times em sua edição de 17 de dezembro último. A matéria aponta que o grupo de pesquisa, sob o nome de Identificação de Ameaças Aéreas Avançadas, teve acesso a …

A Rússia perdeu um satélite porque inseriram as coordenadas de lançamento erradas

Em novembro, a Rússia perdeu contato com seu satélite de US$ 45 milhões. E pelo que parece, isso aconteceu porque o satélite meteorológico Meteor-M foi programado com coordenadas incorretas.

Na quarta (27), Dmitry Rogozin, representante do primeiro ministro, disse ao canal de TV Rossiya 24 que um erro humano era responsável pela falha, de acordo com a Reuters. Apesar do Meteor-M ter sido lançado em novembro do cosmódromo Vostochny no Extremo Oriente Russo, ele foi programado com as coordenadas do cosmódromo de Baikonur, localizado no sul do Cazaquistão.

“O foguete foi realmente programado para sair de Baikonur”, disse Rogozin. “Não foram inseridas as coordenadas corretas”.

E o foguete estava carregado com uma importante carga: “18 satélites menores de companhias cientificas, de pesquisas e comerciais da Rússia, Noruega, Suécia, EUA, Japão, Canadá e Alemanha”, aponta a Reuters.

Erros de programação humana e falhas técnicas não são incomuns em voos espaciais. Inclusive, essa não é a pr…

Testes clínicos de edição genética em humanos devem ter início em 2018

Por: Kristen V. Brown

Desde 2012, quando pesquisadores descobriram que sistemas imunológicos bacterianos poderiam ser modificados para editar o DNA de criaturas vivas, a técnica CRISPR vem sendo aclamada como a criadora de revoluções. Este foi o ano em que a previsão começou a tomar forma. Cientistas americanos usaram a técnica de edição CRISPR para tratar doenças genéticas comuns do coração em um embrião humano. Muitas outras doenças foram tratadas em ratos usando a técnica. E até mesmo um entusiasmado biohacker injetou a si mesmo com genes de crescimento muscular enquanto palestrava em uma conferência.

Mas se 2017 foi o ano em que o potencial da CRISPR começou a ganhar foco, 2018 pode ser o ano em que a técnica começa a se concretizar.

Ano que vem, os primeiros testes em humanos de tratamentos baseados na CRISPR serão iniciados nos EUA e na Europa.

Este mês, a empresa de biotécnica CRISPR Therapeutics foi a primeira a submeter um teste clínico as agências reguladoras europeias. Os …

Como uma aldeia no Ártico ajudou a ampliar o que sabemos sobre a evolução

A teoria de Charles Darwin (esq.) eclipsou a do francês Lamarck (dir.) | Foto: Science Photo Library

Em 1809, o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck publicou a obra "Philosophie Zoologique" ("Filosofia Zoológica"). Nela, propunha que os animais se adaptam rapidamente ao ambiente e, além disso, transmitem essas adaptações aos seus descendentes.

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

O exemplo das girafas ilustra a hipótese de Lamarck, mas foi apresentado décadas depois da morte do estudioso francês. O naturalista estava interessado em outras questões, como o formato dos pés de aves ou a anatomia das baleias.

Em 1859, a hipótese de Lamarck foi ofuscada quando Charles Darwin lançou o liv…

As 3 faces de Maria Madalena

Esposa de Jesus. Santa. Prostituta. Maria Madalena é a figura mais misteriosa do Novo Testamento - e quase tudo que é dito sobre ela é puro mito. Os evangelhos apócrifos, porém, jogam luz sobre uma nova faceta de Madalena e, de quebra, ajudam a explicar o papel da Igreja Católica na criação da lenda que a tornou tão popular.

“Seu corpo resplandece em maravilhosa beleza. Uma beleza brilhante, porém, raramente se une à castidade.”

É assim que Maria Madalena aparece descrita num texto do século 12, escrito por monges do norte da Europa. E é assim que boa parte dos cristãos a conhece hoje: uma figura bela e promíscua. Uma mulher que, após uma vida de pecados, se lança aos pés de Jesus em busca de redenção. Essa história de arrependimento e iluminação é motivo de fascínio entre crentes e não crentes há gerações. Só tem um detalhe: nada disso está nos evangelhos.

Uma série de documentos religiosos do início do cristianismo, inclusive, mostram uma Madalena bem diferente: uma líder religiosa…