Pular para o conteúdo principal

O enxame da Escova de Dentes


Imagem em cores falsas, obtida através da combinação de dados obtidos em vários comprimentos de onda, do enxame de galáxias 1RXS J0603.3+4214, ou "Escova de Dentes". A intensidade do tom vermelho mostra a emissão rádio, o azul é raios-X e a cor no plano de fundo é emissão ótica. Os astrônomos estudaram este enxame com novas observações rádio e combinaram-nas com outros comprimentos de onda para confirmar o cenário de fusão galáctica e estimar a força do campo magnético nos choques.
Crédito: van Weeren et al.


A maioria das galáxias reside em enxames contendo entre alguns até milhares de objetos. A nossa Via Láctea, por exemplo, pertence a um enxame composto por cerca de cinquenta galáxias chamado Grupo Local, cujo outro grande membro é a Galáxia de Andrômeda a cerca de 2,3 milhões de anos-luz. Os enxames galácticos são os objetos mais massivos do Universo ligados gravitacionalmente e formam-se (de acordo com as ideias atuais) através da acumulação de pequenas estruturas, que formam grupos maiores mais tarde na história cósmica. A matéria escura desempenha um papel importante neste processo de crescimento. Exatamente como crescem, no entanto, parece depender de vários processos físicos concorrentes, incluindo o comportamento do gás intraenxame. Há mais massa neste gás do que em todas as estrelas das galáxias de um enxame, e o gás pode ter uma temperatura de 10 milhões Kelvin ou até mais. Como resultado, o gás desempenha um papel importante na evolução de um enxame galáctico. O quente gás intraenxame contém partículas carregadas e velozes que irradiam fortemente no rádio, por vezes revelando longas estruturas filamentares.

O enxame galáctico da "Escova de Dentes", 1RXS J0603.3+4214, hospeda três dessas estruturas rádio, bem como um grande halo. A característica rádio mais proeminente estende-se por mais de seis milhões de anos-luz, com três componentes distintos que se assemelham à escova e pega de uma escova de dentes. A pega é particularmente enigmática porque além de ser grande e muito reta, está desalinhada do eixo do enxame. Pensa-se que o halo seja o resultado de turbulência produzida pela fusão de galáxias, embora tenham sido sugeridas algumas outras possibilidades.

Astrônomos do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica usaram o VLA (Very Large Array) para observar partículas relativistas no enxame com imagens rádio precisas e sensíveis, que depois compararam com outros conjuntos de dados do Observatório de raios-X Chandra. No rádio, a Escova de Dentes tem uma crista muito estreita, criada por um enorme choque resultante da fusão, e pelo menos trinta e duas fontes compactas anteriormente não detetadas. As morfologias rádio e raios-X do halo são muito semelhantes e suportam o cenário de fusão. Os astrônomos foram também capazes de estimar a força do campo magnético e de o combinar com outros resultados, concluindo que o cenário de fusão é o mais adequado.

FONTE: ASTRONOMIA ONLINE

Comentários

  1. ELES QUEREM CONTATO

    A partir de agora abra sua mente, esta mensagem vêm de nossos irmãos extraterrenos, não se trata de linhas enganosas com conteúdo fictício ou com finalidade de promoção pessoal e sim de um passo inicial para o futuro de ouro de toda humanidade.

    Mensagem: No passado uma das raças tentaram invadir para apossarem da Terra e em uma convenção ficou definido que não haveria mais tentativas de invasões e que o intuito agora seria de adaptação e convivência com os humanos.

    Então abra a sua mente, se concentre e fale com eles usando o seu coração e não se arrependerá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s