Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 12, 2015

Arquivo Ovni: "Charuto" assusta moradores da "Rota Caipira dos Ovnis"

Em janeiro de 2001, entre a noite de 19 e madrugada de 20, de acordo com o Grupo Ufo-Gênesis, dezenas de pessoas de Piracicaba (170 km de SP) e São Pedro (cidade vizinha) presenciaram "estranhas manifestações aéreas" de um objeto luminoso em forma de "charuto", que parecia estar sobrevoando as duas cidades em baixa altitude.

Vários telefonemas e e-mails chegaram à sede central do Grupo Ufo-Gênesis notificando o fenômeno. As descrições coincidam entre o que se viu em Piracicaba e São Pedro. "Ainda não dá para dizer se foi o mesmo fenômeno", explica o presidente do grupo, o astrólogo Francisco Henrique Conejo Cervello, conhecido como "professor Michel".

Para os ufólogos da região o avistamento do "charuto" representou uma nova "onda" de aparecimentos de objetos voadores não identificados na região, conhecida como "Rota Caipira dos Ovnis".

A região é conhecida pelos ufólogos como Rota Caipira dos Ovnis pelo grande núm…

Documentários de Astronomia

FONTE: Universo do Documentário 2.0/Documentário Italiano

Nova versão do Hubble pode buscar vida extraterrestre em 2030

A organização de astrônomos das universidades americanas convocou os colegas a se unirem para que a Nasa comece a planejar o lançamento de uma versão gigante do Telescópio Espacial Hubble nos anos 2030 com o objetivo de buscar vida extraterrestre.

Esse Telescópio Espacial de Alta Definição seria cinco vezes maior e 100 vezes mais sensível que o Hubble, com um espelho de 12 metros de diâmetro, sendo capaz de orbitar o sol a 1,6 milhão de quilômetros da Terra.

Segundo os astrônomos, esse telescópio seria grande o bastante para encontrar e estudar as dezenas de planetas similares à Terra em nossa vizinhança. Ele seria capaz de identificar objetos de apenas 300 anos-luz de diâmetro – ou seja, o núcleo de uma pequena galáxia ou as nuvens de gás que estão se convertendo em estrelas e planetas, afirmou – em qualquer parte do universo observável.

Os argumentos em favor do telescópio são apresentados em um relatório sobre o futuro da astronomia intitulado "From Cosmic Birth to Living Ear…

Encontro no espaço entre EUA e URSS completa 40 anos

Concepção artística do encontro em órbita entre a nave soviética Soyuz e a norte-americana Apollo

Nesta sexta-feira, 17 de julho, completou-se 40 anos do histórico encontro em órbita entre a nave soviética Soyuz e a norte-americana Apollo. Em 1975, o evento marcava oficialmente o fim da corrida espacial entre Estados Unidos e URSS, com o início de uma colaboração mútua que persiste até hoje, agora com a Rússia.

Os protagonistas foram os astronautas da Nasa Tom Stafford, Deke Slayton e Vance Brand e os cosmonautas russos Aleksey Leonov e Valery Kubasov. Chamada de "Programa de Teste Apollo-Soyuz", a missão previa o encontro em órbita das naves para permitir às duas tripulações que passassem de uma cápsula para a outra.

No entanto, foi bem mais que isso. Se o módulo de conexão, projetado pelas duas potências e construído nos EUA, provou que duas naves diferentes podiam se unir em órbita, o lado humano do evento, enfatizou a Nasa, foi em outra direção. Nesse encontro no …

Histórias Inexplicáveis

FONTE: Canal Tiago Oliveira

Surgem novas evidências sobre Caso Bentwaters

O Caso Bentwaters, ocorrido em 1980, ainda causa polêmica

Quem afirma é o coronel Charles Halt, principal testemunha do caso, em recente evento em Suffolk, região onde ocorreu o incidente em 1980

Entre 26 e 27 de dezembro de 1980, aconteceu na área da base aérea de Betnwaters, da Real Força Aérea Britânica (RAF), mas sendo operada pela Força Aérea Norte-Americana (USAF), um dos casos de contatos imediados mais impressionante de todos os tempos. Na primeira noite, os oficiais John Burroughs, Bud Steffens, e James Penniston observaram um UFO fazendo evoluções, e depois contaram que experimentaram até mesmo a sensação de haverem perdido cerca de 40 minutos de seu tempo.

Na segunda noite, o então vice-comandante da base, Charles Halt, levou uma equipe até a floresta de Rendlesham, nas proximidades, onde observaram as impressionantes evoluções de um UFO, observaram marcas no chão e constataram níveis de radiação acima do normal. Além disso, declararam que o UFO lançou raios de luz, de apa…

Os dados coletados pela New Horizons essa semana chegam só daqui a 16 meses

A NASA divulgou a imagem de maior resolução de Plutão da história, registrada 16 horas antes da passagem da sonda New Horizons pelo planeta. Hoje, receberemos imagens com resoluções 10x maiores. E as festas de Plutão estão só começando, porque levará 16 meses inteiros para a NASA baixar todos os dados coletados pela sonda essa semana.

A viagem para Plutão foi surpreendentemente rápida, mas enviar os dados de volta por 4,88 bilhões de quilômetros vai ser bem diferente. Para entender o porquê, vamos dar uma olhada nos bastidores de como uma das mais avançadas missões científicas já feitas coleta, armazena e transmite dados.

Um Snapchat a 5 bilhões de km
Funcionando com apenas 10 watts de energia — quase o mesmo que uma luz noturna — cada um dos sete instrumentos de última geração da New Horizon está ocupado coletando uma inundação de dados sobre a composição da superfície, atmosfera e aspectos geográficos de Plutão, a lua Caronte e as quatro luas menores do planeta anão. Estes dados sã…

Matéria de 1993 previa corretamente a data de chegada a Plutão

Esta semana, a sonda New Horizons mandou as primeiras imagens nítidas de Plutão para a Terra. Parece que estamos vivendo o futuro. De certa forma, é verdade: estamos vivendo o futuro de 1993, quando saiu esta matéria do Estadão, em que a NASA previa para 2015 a chegada de naves ao então planeta mais distante do sistema solar.

A matéria já previa alguns detalhes da viagem, como o uso do campo gravitacional de Júpiter para catapultar a sonda em direção a Plutão. No entanto, o texto fala sobre um lançamento em 2002, quatro anos antes de a sonda New Horizons partir de fato. O texto não explicita qual o nome da missão responsável por enviar as naves a Plutão, mas fala em “par de naves gêmeas”, o que deve se referir ao Pluto Fast Flyby — um dos vários projetos para explorar o planeta que foram cancelados até o lançamento da New Horizons. O nome de Alan Stern, o astrônomo que comanda a missão New Horizons, também é mencionado.

Também chama a atenção que, em 1993, o astrônomo Clyde Tombaugh,…

Ministério da Defesa britânico promete liberar arquivos secretos sobre OVNIs antes de março/2016

De acordo com o site Metro, uma moção para liberar alguns arquivos secretos veio após uma campanha mantida por investigadores de OVNIs e pelo Lord Black de Brentwook, da Casa de Lords, para que o governo do Reino Unido liberasse 18 arquivos de avistamentos de OVNIs, que, alegadamente, ocorreram na Grã-Bretanha há mais de 30 anos. Os investigadores acreditam que estes arquivos venham a provar a existência de seres extraterrestres.

A reportagem ainda disse que o governo do Reino Unido deveria ter liberado os arquivos em 2013, mas decidiu adiar devido a “requerimentos processuais adicionais”, levantando assim a suspeita de um possível acobertamento.

De acordo com o site rt.com/uk,a data da liberação dos arquivos foi revelada durante um questionamento parlamentar em março passado, quando o Lord Black perguntou; “Em relação aos 18 arquivos do Ministério da Defesa sobre o fenômeno aéreo não identificado (FANI), que ainda precisam ser liberados, qual é a divisão originária da referência do…

Brasileiros descobrem novo planeta semelhante a Júpiter

Concepção artística do recentemente descoberto planeta gigante gasoso gêmeo de Júpiter em órbita de uma estrela gêmea do Sol, HIP 11915 (Foto: ESO/M. Kornmesser)

Exoplaneta foi encontrado com a ajuda de telescópio do ESO, no Chile.
Achado abre possibilidade de sistema planetário parecido com o nosso.

Cientistas brasileiros lideram a descoberta de um novo planeta com massa semelhante a de Júpiter e que orbita uma estrela que tem características similares à do Sol.
O achado ocorreu graças ao telescópio Harps do Observatório Europeu Sul, o ESO, instalado no Chile. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15).

Segundo um comunicado do ESO, o exoplaneta orbita a estrela HIP 11915 e sua posição nesse sistema é praticamente a mesma de Júpiter, abrindo a possibilidade de que a região em torno dessa estrela seja parecida com o Sistema Solar.
Isso porque o desenvolvimento de vida na Terra foi possível graças à presença de Júpiter e de sua influência gravitacional exercida no Sistema Sola…

Rotação e revolução

Os corpos celestes no sistema solar realizam dois movimentos: rotação, em torno do próprio eixo, e revolução, em torno de outro astro. A rotação origina os dias e as noites, enquanto que a revolução origina o ano. A maioria dos astros do sistema solar gira de oeste para leste. Entretanto, há exceções que são Vênus, Urano e o plutoide Plutão, que giram de leste para oeste, na rotação retrógrada. Há curiosidades, como o planeta Vênus em que a duração do dia é maior que a duração do ano! Outra curiosidade é um bom número de corpos no sistema solar tem suas rotações e revoluções síncronas, isto é, praticamente com a mesma duração.



FONTE: ABC da Astronomia

Sonda New Horizons, da Nasa, atinge ponto mais próximo de Plutão

Imagem divulgada por volta das 8h desta terça mostra uma nova foto colorida de Plutão capturada pela New Horizons nesta segunda-feira (13), 16 horas antes da aproximação. Clique aqui para ver a foto em maior resolução (Foto: Nasa)

Feito inédito foi nesta terça; equipamento ficou a 12,5 mil km do planeta anão.
Dados coletados devem ser transmitidos para a Terra somente de noite.

A sonda espacial New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão na manhã desta terça-feira (14), de acordo com a agência espacial americana (Nasa), responsável pela missão.
Depois de viajar por nove anos e quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra), o equipamento conseguiu ficar a 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar.

Tal fato vai colaborar com a ciência para analisar mais detalhes sobre a superfície e a temperatura de Plutão e de sua região, chamada de Cinturão de Kuiper.
Às 8h50, horário de Brasília, o relógio c…

E quando são eles a serem testemunhas? Pilotos Relatam Avistamentos!

FONTE: Leonardo Pinheiro de Lima

Grande Colisor de Hádrons encontra novo tipo de partícula: conheça o pentaquark

Há poucos meses, o Grande Colisor de Hádrons passou a funcionar em potência máxima, e já ajudou em mais uma grande descoberta. Uma equipe de cientistas encontrou uma nova classe de partículas subatômicas conhecidas como pentaquarks.

Os quarks foram propostos pela primeira vez em 1964, pelo físico americano Murray Gell-Mann, e a existência deles mudou a forma como as pessoas pensam sobre a física de partículas.

Quarks são uma série de partículas subatômicas com carga elétrica. Elas se juntam para formar partículas maiores como prótons e nêutrons, que são feitos de três quarks.

Mas eles podem se unir para formar outras entidades, também. Existem os tetraquarks, com quatro partículas, que o LHC encontrou no ano passado.

E durante muito tempo, especulava-se que a classe “pentaquark” poderia existir: trata-se de uma partícula formada por quatro quarks e um anti-quark. Vários experimentos pareciam tê-la encontrado, mas foram questionados ao longo dos anos. Agora, pela primeira vez, pesquis…

Vídeo: o que você veria se estivesse voando através da Via Láctea

Usando 400.000 fotos tiradas pelo Telescópio Espacial Spitzer, o YouTuber daveachuk criou este vídeo incrível que mostra o que você enxergaria se estivesse voando através da Via Láctea. As imagens são de tirar o fôlego.

Se você tem bons fones de ouvido, use-os para escutar o áudio. E lembre-se de que isso não é CGI, mas um monte de gigabytes e gigapixels de dados que vieram do Telescópio Spitzer.

Confira:



FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/

Veja como a rede neural “sonhadora” do Google funciona

Temos mostrado como o Deep Dream, a inteligência artificial sonhadora do Google, consegue reimaginar de tudo um pouco, de memes da internet a viagens de ácido de Hunter S. Thompson. Entretanto, ainda é difícil entender como a rede neural artificial cria as imagens alucinantes, mas tudo fica mais claro quando você as vê sendo criadas em tempo real.



Johan Nordberg, um artista e desenvolvedor com uma queda por visuais divertidos, criou um vídeo que te leva a uma “jornada pelas camadas da rede neural artificial”. Começando com ruído aleatório, cada quadro do vídeo passa pelo robô Deep Dream do Google, o qual reconhece e melhora detalhes como bordas e formas da imagem, conforme Norberg explica:

Cada quadro é recursivamente alimentado a rede começando por quadro de ruído aleatório. A camada seguinte é ativada a cada 100 quadros (quatro segundos) até a camada mais baixa ser atingida.

Por cinco minutos, você pode ver uma bocado de ruído se transformar em criaturas cães-peixes que se tornaram…

Os documentos ufológicos da polícia australiana

A capa do arquivo contendo os documentos ufológicos da polícia australiana

Papéis recentemente liberados comprova que órgão trabalhou lado a lado com a Força Aérea naquele país na coleta de informações sobre avistamentos

Os pesquisadores da Austrália sdempre tiveram a suspeita de que a Força Aérea Australiana (RAAF) utilizasse na pesquisa de avistamentos ufológicos os recursos das forças de polícia. Isso seria especialmente útil na fase de entrevistas com testemunhas, porém jamais foram encontradas evidências de tais procedimentos nos arquivos até então liberados naquele país. Contudo, os pesquisadores australianos conseguiram obter documentos da polícia que confirmam essa cooperação.

Graças a um informante chamado Dr. Stuart Hatch, que tomou parte do evento GovHack 2015, em que pessoas ligadas ás tecnologias de informações, empreendedores, analisadores de dados e entusiastas da sociedade civil se reúnem a fim de analisar dados do governo, foi localizado um arquivo detalhando as açõe…

Visite em 360° o Centro Espacial da Guiana Francesa

Clicar no link a seguir: http://static.zooomez.fr/medias/csg/

FONTE: ESA

Inteligência artificial demonstra criatividade criando ficção

O resultado é muitas vezes maluco, mas às vezes funciona, criando ficções que fazem sentido. [Imagem: Kuziki]

Ideação

Pesquisadores do projeto europey WHIM acreditam ter alcançado um grande avanço no campo da criatividade computacional.

Eles desenvolveram um programa de computador que não apenas gera enredos totalmente ficcionais, mas também julga a sua utilidade e o potencial apelo de cada ficção junto aos humanos.

WHIM é um acrônimo para What-if Machine, algo como "máquina do O que acontece Se".

"O WHIM é um antídoto para a inteligência artificial convencional, que é obcecada com a realidade. Estamos entre os primeiros a aplicar a inteligência artificial à ficção," explica Simon Colton, coordenador do projeto e professor da Universidade de Londres.

A "Máquina-O Que-Se" também é o nome da primeira "ideação" ficcional computadorizada - ideação é o processo criativo de gerar, desenvolver e comunicar novas ideias.

Inteligência artificial aplicada…