Pular para o conteúdo principal

Inteligência artificial demonstra criatividade criando ficção


O resultado é muitas vezes maluco, mas às vezes funciona, criando ficções que fazem sentido. [Imagem: Kuziki]

Ideação

Pesquisadores do projeto europey WHIM acreditam ter alcançado um grande avanço no campo da criatividade computacional.

Eles desenvolveram um programa de computador que não apenas gera enredos totalmente ficcionais, mas também julga a sua utilidade e o potencial apelo de cada ficção junto aos humanos.

WHIM é um acrônimo para What-if Machine, algo como "máquina do O que acontece Se".

"O WHIM é um antídoto para a inteligência artificial convencional, que é obcecada com a realidade. Estamos entre os primeiros a aplicar a inteligência artificial à ficção," explica Simon Colton, coordenador do projeto e professor da Universidade de Londres.

A "Máquina-O Que-Se" também é o nome da primeira "ideação" ficcional computadorizada - ideação é o processo criativo de gerar, desenvolver e comunicar novas ideias.

Inteligência artificial aplicada à ficção

O software gera mini-narrativas ou histórias de ficção utilizando técnicas de processamento de linguagem natural e um banco de dados de fatos extraídos da web, que funciona como um repositório de fatos "verdadeiros". O software então inverte ou torce os fatos para criar questões do tipo "O que acontece se".

O resultado é muitas vezes maluco, como "E se houvesse uma mulher que acordasse em um beco como um gato, mas ainda pudesse andar de bicicleta?" Mas muitas vezes funciona, criando coisas que fazem sentido. Como as ideias geradas são, em última instância, destinadas ao consumo humano, esses resultados são avaliados por voluntários.

"Pode-se argumentar que a ficção é subjetiva, mas há padrões," diz o professor Colton. "Se 99% das pessoas acham que um comediante é engraçado, então poderíamos dizer que o comediante é engraçado, pelo menos na percepção da maioria das pessoas."

Os pesquisadores também estão tentando ensinar os computadores a produzir ideias metafóricas e ironias, invertendo e cruzando estereótipos coletados na web.

Criatividade computacional

Embora muitas das ideias de ficção geradas pareçam lunáticas, o projeto é baseado em ciência sólida. O esforço é parte do emergente campo da "criatividade computacional", um empreendimento interdisciplinar localizado no cruzamento da inteligência artificial, psicologia cognitiva, filosofia e artes.

Os programas criados pelo projeto poderão ter aplicações em vários domínios. Em uma iniciativa, há planos para transformar as narrativas ficcionais em jogos de vídeo. Outra iniciativa envolve o projeto computacional de uma produção teatral, incluindo o enredo, o cenário e a música. Todo o processo está sendo filmado para um documentário.

A criatividade computacional também poderia ser usada pelos moderadores em conferências científicas para fazer perguntas aos entrevistados, a fim de explorar diferentes hipóteses ou cenários, ou ajudar em processos de "tempestade cerebral" (brainstorming).

O projeto WHIM, que continuará até 2016, conta com pesquisadores de cinco universidades e financiamento da União Europeia de €1,7 milhão (cerca de R$ 6 milhões).

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s