Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2017

Zelândia: O oitavo continente?

Segundo o artigo, a Zelândia seria maior que a Índia e equivalente a quase dois terços da Austrália (Istock/Getty Images)

A Zelândia é um fragmento continental localizado no Oceano Pacífico, da qual a Nova Zelândia faz parte. Ela é um pedaço de crosta continental que se desprendeu dos demais continentes no seu processo de fragmentação, há 200 milhões de anos, considerado pequeno demais para ser um deles. Mas, cientistas em um manifesto publicado na última edição do GSA Today, periódico científico da Sociedade Geológica dos Estados Unidos, discordam dessa classificação. Segundo o artigo opinativo, “sua separação da Austrália e grande área sustentam sua definição como continente” e não como um fragmento.

Com 4,9 milhões de quilômetros quadrados e, segundo os autores, todas as características de um continente, Zelândia deve ser considerada como tal, e não como um pedaço de crosta. Se levada em conta a divisão que mistura critérios geológicos e socioculturais que estabelece sete continen…

Documento oficial aponta relatos 25 anos antes do Caso ET de Varginha

Informação sigilosa ficou nos arquivos do governo durante 46 anos.
Moradores relataram presença de OVNIs na cidade em 1971.

Um documento do Ministério da Aeronáutica mostra que Varginha (MG), conhecida como a "Terra do ET", pode ter sido visitada por seres de outro planeta muito antes do famoso caso de 1996. Conforme o documento, há registro de moradores que disseram ter visto um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) na cidade em 1971. Durante 46 anos, o documento ficou guardado sob sigilo nos arquivos do governo e só na semana passada foi divulgado pelo Arquivo Nacional.
Conforme o documento, o OVNI teria aparecido durante a noite, por volta de 19h. O dia correto da aparição não é informado. O objeto seria oval e prateado. Na época, fazendeiros e comerciantes confirmaram terem visto o objeto para as autoridades.

Documento sigiloso do governo foi divulgado somente
agora, 46 anos após suposto aparecimento (Foto:
Reprodução EPTV)

Segundo o documento, o Ovni foi visto na Vila M…

Bilionário da SpaceX afirma que alienígenas já podem estar entre nós

Alienígenas incrivelmente avançados poderiam nos monitorar sem que percebêssemos, de acordo com Elon Musk

Falando em um evento em Dubai, Elon Musk tratou desse e de variados assuntos, como inteligência artificial, os avanços na tecnologia e viagens espaciais

Elon Musk tem sido um dos personagens mais comentados nos últimos tempos. O bilionário fundador das empresas Tesla e SpaceX elevou esta última a ser a primeira companhia não estatal a realizar voos regulares ao espaço, graças aos foguetes Falcon 9 e as naves Dragon. Musk apresentou no ano passado um inovador plano para levar pessoas a Marte nas próximas duas décadas, e tem cada vez mais se destacado por afirmações surpreendentes.

As mais recentes aconteceram na Cúpula Governamental Mundial em Dubai. Entrevistado no palco do evento pelo ministro de assuntos de gabinete Mohammad Abdulla Alergawi, Elon Musk falou a respeito de tecnologias que devem estar amplamente disponíveis nos próximos anos. Ele tratou de veículos autônomos, des…

Revelando a origem e a natureza da periferia das megalópoles estelares

Mosaico com imagens no infravermelho das seis galáxias elípticas massivas a meio da idade atual do Universo que se encontram no Campo Ultra Profundo do Hubble (HUDF). As imagens revelam envelopes estelares, assim como potenciais galáxias satélite.
Crédito: Ignacio Trujillo, com imagens do programa de 2012 do HUDF

O mais detalhado estudo da periferia de galáxias elípticas massivas a meio da idade atual do Universo foi feito por uma equipa internacional liderada por Fernando Buitrago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e contribui para a compreensão de como as maiores galáxias do Universo evoluíram no tempo.

As galáxias cresceram dramaticamente em tamanho desde o Universo primordial, e as galáxias elípticas, em particular, são as maiores galáxias, tanto em tamanho como em massa. Qual o principal fator que provocou o crescimento d…

Estrelas desaparecidas da vizinhança Solar revelam velocidade do Sol e distância do centro da Via Láctea

Ilustração do Gaia a mapear as estrelas da Via Láctea.
Crédito: ESA/ATG medialab; fundo - ESO/S. Brunier

Usando um novo método e dados do telescópio espacial Gaia, astrônomos da Universidade de Toronto estimaram que a velocidade do Sol, à medida que orbita o centro da Via Láctea, é de aproximadamente 240 quilómetros por segundo.

Por sua vez, usaram esse resultado para calcular que o Sol está a aproximadamente 7,9 kiloparsecs do Centro da Galáxia - ou quase vinte e seis mil anos-luz.

Usando dados do telescópio espacial Gaia e do levantamento RAVE (RAdial Velocity Experiment), Jason Hunt e colegas determinaram as velocidades de mais de 200.000 estrelas em relação ao Sol. Hunt é membro do Instituto Dunlap para Astronomia e Astrofísica da Universidade de Toronto.

Os colaboradores encontraram uma distribuição pouco surpreendente de velocidades relativas: havia estrelas movendo-se mais lentamente, mais depressa e à mesma velocidade que o Sol.

Mas também encontraram uma escassez de estrelas…

ALMA revela a estrutura de um sistema protoestelar de baixa massa

Distribuições de intensidade integradas de CCH e SO, duas moléculas importantes, sobrepostas no mapa de poeira de 0,8 mm. O IRE traçado pelo CCH é dilatado para dentro num raio de 150 UA.
Crédito: N. Sakai, ALMA, ESO

Uma equipe de astrónomos usou o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para observar o sistema, quase de lado, da protoestrela de baixa massa L1527. Esta protoestrela encontra-se numa região de formação estelar da nuvem molecular de Touro, a cerca de 450 anos-luz de distância, e tem um disco protoplanetário giratório que, da perspetiva da Terra, é visto quase de lado, embebido num grande invólucro de moléculas e poeira. O ALMA permitiu com que os investigadores resolvessem, pela primeira vez, a estrutura deste jovem sistema estelar.

Um dos grandes enigmas da astrofísica é o de como estrelas parecidas com o Sol conseguem formar-se a partir do colapso de nuvens moleculares em regiões de formação estelar no Universo. O enigma é conhecido, tecnicamente, como &qu…

Como os fenômenos climáticos espaciais bagunçam nossos eletrônicos

Quando todas as fontes de erros são descartadas e 4.096 votos falsos são dados a um candidato, quem você culpa? Em alguns casos, esses tipos de erros podem estar vindo do espaço, de acordo com cientistas que discutiram esse enigma cósmico nesta sexta-feira, na reunião anual da Associação pelo Avanço das Ciências, em Boston. Só para esclarecer, isso não significa que alienígenas influenciaram a eleição norte-americana de 2016.

Todos os dias, a Terra é vítima de um ataque de partículas de alta energia provenientes de toda a galáxia e até mesmo do nosso Sol. Essas partículas, especialmente os nêutrons, podem interagir com os semicondutores que abastecem chips de computadores e causam uma série de falhas em todos os nossos eletrônicos. Tais interações têm sido um problema para a aviação há várias décadas, mas, recentemente, a preocupação com os raios cósmicos afetando celulares, carros eletrônicos e até mesmo urnas eletrônicas tem crescido. Agora, empresas que fabricam eletrônicos para o…

O que Churchill pensava da vida extraterrestre

Winston Churchill em seu escritório em 1939, ano em que redigiu o ensaio

Além de político, historiador e grande orador, Winston Churchill (1874-1965) entendia de ciência. Num ensaio escrito meses antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial e nunca publicado, o ex-primeiro-ministro britânico fala da vastidão do espaço, da existência de milhões de estrelas e seus planetas e das condições necessárias à vida. Seu título, Estamos sozinhos no Universo? é uma declaração de humildade humana, ao mesmo tempo que mostra o grande conhecimento de Churchill sobre astronomia e astrofísica.

O ensaio, um documento de 11 páginas datilografadas, “tem um estilo acessível e fácil de ler, pois foi planejado para ser publicado num jornal”, diz o astrofísico e escritor Mario Livio, um dos poucos que puderam tê-lo nas mãos. O mais provável é que seria publicado no dominical News of the World. No entanto, nunca chegou às bancas. O texto, conservado pelo editor dos escritos de Churchill, Emery Reves, foi cedido…

Astrônomos descobrem super-Terra e mais 59 exoplanetas próximos

(FOTO: COURTESY OF RICARDO RAMIREZ)

Um grupo de pesquisadores de vários países descobriu 60 novos planetas que orbitam estrelas próximas do Sol. Eles também descobriram evidências de mais 54 exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar), totalizando 114 corpos.

Entre eles, um planeta específico chama a atenção: Gliese 411b, uma super-Terra quente, maior do que o nosso planeta, mas menor do que Netuno. Ele está localizada no quarto sistema solar mais próximo de nós. A descoberta revela que, possivelmente, todas as estrelas próximas do Sol podem trazer planetas rochosos como a Terra em sua órbita.

“É fascinante pensar que quando olhamos para as estrelas mais próximas, todas podem ter planetas em sua órbita. Há cinco anos, isso era algo do qual os astrônomos não estavam muito convencidos. Estes novos planetas também nos ajudam a entender o processo de formação dos sistemas solares”, disse o Dr. Mikko Tuomi, do Centro de Astrofísica da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra.

A des…

Físicos encontram evidência de que o Universo já foi um holograma

“Eu não diria que você vive em um holograma, mas pode ter saído de um”, afirmou o coautor do estudo

Já imaginou a possibilidade do nosso Universo não passar de uma ilusão? Um reflexo formado por um gigantesco holograma? Os cientistas já. E, pela primeira vez, eles conseguiram evidências quentes que comprovam a ideia. Parece absurdo, mas calma, faz sentido — acomode-se na cadeira e acompanhe…

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, Universidade de Waterloo e Instituto Perimeter, no Canadá, Lecce e Universidade de Salento, na Itália, publicaram um estudo no periódico Physical Review Letters sobre o assunto.

Trata-se de uma das mais de dez mil pesquisas sérias relacionadas ao conceito do Universo Holográfico, criado pelo físico Leonard Susskind, nos anos 1990. Logo, não é loucura, nem argumento de um novo filme do Christopher Nolan.

O que aconteceu foi que todos estes físicos teóricos e astrofísicos descobriram que uma das explicações para a formação do Universo c…

Astronomia

FONTE: Astronomia ao Meio-dia

Como acessar os arquivos secretos da CIA sobre OVNIs e guerras

Os amantes de ufologia ganharam um belo de um presente nesta semana, quando a CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, disponibilizou na internet mais de 12 milhões de arquivos antes considerados confidenciais.

Entre os milhões de documentos, há desde relatos de pessoas que afirmam ter encontrado ETs até crimes cometidos durante a guerra contra o regime nazista. Há também informações sobre a chamada “Crise dos Mísseis” e memorandos de ex-diretores da agência.

Os arquivos foram disponibilizados graças a uma lei sancionada em 1999 pelo então presidente, Bill Clinton, que determina que todos os documentos da agência com pelo menos 25 anos de idade e com “valor histórico” fossem tornados públicos devido à sua importância.

Para acessar os arquivos e não se perder no meio deles, siga o tutorial abaixo. Antes de tudo, acesse a página com os documentos.

1. Um dos métodos mais simples é clicar em “FOIA Category Search” e escolher a categoria que você deseja buscar. Destaque …

Grupo Cefora consegue na Argentina nova liberação de documentos

Os documentos foram conseguidos junto à Gendarmeria Nacional

Arquivos obtidos junto à Gendarmeria detalham casos ocorridos em 1968 na região da Cordilheira dos Andes

A luta do grupo Comissão de Estudos do Fenômeno OVNI da República Argentina (Cefora) liderado por Andrea Simondini, correspondente internacional da Revista UFO, tem dado frutos. A mais recente desclassificação de documentos oficiais do governo argentino aconteceu pela Gendarmeria Nacional, que a pedido do Cefora permitiu que os ufólogos tomassem conhecimento de novos casos, assim como da documentação gerada devido a estes terem sido relatados à instituição.

Andrea Simondini agradeceu especialmente à dedicação do pesquisador Roberto Banchs, que realizou inúmeras pesquisas de campo em várias províncias da Argentina, auxiliando na localização e liberação da documentação. Simondini afirma que os documentos foram recompilados por um investigador que seguiu as pistas dos acontecimentos em várias localidades da região da Cordil…

Prossegue a investigação sobre o caso do avião da Azul

O encontro de um avião da Azul com um UFO em janeiro permanece sob investigação

A Revista UFO ainda não obteve resposta das autoridades ou da companhia aérea; relembre outros importantes casos de encontros de aeronaves com UFOs

A primeira grande ocorrência ufológica de 2017 continua a ser investigada e apesar da falta de cooperação dos envolvidos esperam-se novas informações para muito breve. Na noite de 21 para 22 de janeiro, um voo da empresa aérea Azul foi acompanhado por duas luzes não identificadas de forte intensidade e que emitiam fachos nas cores azul e prateada. O incidente durou ao menos dez minutos e após esse tempo decorrido os UFOs se afastaram na direção nordeste.

Conforme se poderia esperar, a presença de objetos desconhecidos sobre a capital do país acionou o alerta no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), que inclusive alertou o controle aéreo na região de Recife, pois era para lá que os UFOs rumavam antes de desaparecer. De acordo …

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos.
Crédito: Hernan Canellas

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogênio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se no centro do disco para formar o Sol e parte do gás e da poeira restante desta nebulosa solar condensou-se para formar os planetas e o resto do nosso Sistema Solar.

Agora, cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology, ou Instituto de Tecnologia do Massachusetts em português) e colegas estimaram a vida útil da nebulosa solar - uma fase crítica durante a qual uma grande parte da evolução do Sistema Solar teve lugar.

Esta nova estimativa sugere que os gigantes gasosos Júpiter e Saturno devem ter-se f…

Hubble descobre irmão do Cometa Halley rasgado por anã branca

Esta ilustração mostra um objeto parecido a um cometa gigante a cair em direção a uma anã branca. Novas observações com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostram evidências de uma cintura de corpos parecidos com cometas em órbita de uma anã branca, parecida à Cintura de Kuiper do nosso próprio Sistema Solar. Os achados também sugerem a presença de um ou mais planetas sobreviventes, ainda por descobrir em redor da anã branca, que podem ter perturbado a cintura o suficiente para enviar estes objetos gelados em direção à estrela colapsada.
Crédito: NASA, ESA e Z. Levy (STScI)

Cientistas que usam o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA observaram, pela primeira vez, um objeto gigantesco, como um cometa, que foi rasgado e espalhado na atmosfera de uma anã branca. O objeto destruído tinha uma composição química parecida à do Cometa Halley, mas era 100.000 vezes mais massivo do que o seu famoso homólogo.

A equipa internacional de astrônomos observou a anã branca WD 1425+540, a cerca…

Buraco negro de massa intermédia no centro de um enxame globular gigante

Nesta ilustração, um buraco negro de massa intermédia no plano da frente distorce luz do enxame globular no fundo. Uma nova investigação sugere que um buraco negro com 2200 vezes a massa do Sol reside no centro de um enxame globular 47 Tucanae.
Crédito: CfA/M. Weiss

Todos os buracos negros conhecidos pertencem a duas categorias: pequenos buracos negros com uma massa correspondente a vários Sóis, e buracos negros supermassivos com milhões ou milhares de milhões de vezes a massa do Sol. Os astrônomos também acham que devem existir buracos negros de massa intermédia, que têm entre 100 e 10.000 vezes a massa do Sol, mas até agora não encontraram evidências conclusivas. Na semana passada, astrônomos anunciaram novas evidências da existência de um buraco negro de massa intermédia, com 2200 vezes a massa do Sol, escondido no centro do enxame globular 47 Tucanae.

"Queremos encontrar buracos negros de massa intermédia porque são o elo perdido entre os buracos negros de massa estelar e os …

Extraterrestres em Guaratuba PR?

Um grupo de pesquisadores investiga UFOs e outros fenômenos em localidades entre Paraná e Santa Catarina estão registrando novos relatos de “aparições” de supostos ET,s e objetos voadores não identificados (OVNI,s).

O Grupo de Pesquisa Cientifica tem investigado seguidos fenômenos estranhos que acontecem na estrada Cornelsen, que liga as cidades de Itapoá (SC) a Guaratuba (PR). Uma estranha forma de neblina, luzes que perseguem veículos nos quais também ocorrem panes elétricas, seres estranhos e UFOs permeiam os relatos de quem passa por ali.

Os estranhos fenômenos têm ocorrido na região há pelo menos 15 anos, e concentram-se em um trecho de aproximadamente 5 quilômetros, após a divisa do Paraná com Santa Catarina, próximo a ponte sobre o rio Sai-Mirim. Os membros do grupo reportam terem detectado em pesquisas de campo anomalias magnéticas nesse local. Os ufólogos também estão recebendo novos relatos de testemunhas que reportam falhas em sinal de celulares e na sintonia de rádios no…

OPERAÇÃO PRATO : depoimento Carlos Mendes

Assista agora a primeira parte da palestra do jornalista Carlos Mendes sobre as investigações que realizou dos fenômenos ufológicos ocorridos em 1977 no Pará. Ele foi um dos primeiros a fazer reportagens sobre o assunto e neste vídeo conta como começou a apurar os casos.



FONTE: Ufologia na amazonia

http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2016/08/novos-depoimentos-sobre-operacao-prato.html
http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2014/05/um-ano-apos-garantia-operacao-prato-nao.html

Astronomia

FONTE: Canal Youtube Astronomia ao Meio-dia

Céu da Semana - 13/02 a 19/02/2017

FONTE: UNIVESP TV

O Caso Barney e Betty Hill

O caso desse casal de classe média americana é importante para os estudiosos de ufologia por se tratar da primeira vez em que se estuda profundamente uma inter-relação pessoal entre terrícolas e irmãos do cosmos. Este caso ocorreu nos Estados Unidos, com o casal Barney e Betty Hill, o qual seguia de carro, a passeio, para Portsmouth, no dia 19 de setembro de 1961. Pretendiam continuar viajando durante a noite, devido a um alerta do serviço meteorológico relativo à possibilidade de um furacão, ...

pois desejavam estar em casa antes que este chegasse. Pararam em um pequeno restaurante em Colebrook, situado na região norte de New Hampshire, para fazer uma refeição rápida. Depois seguiram viagem, pois pretendiam estar em casa por volta de 02h30. Já ao sul de Lancaster, os dois começaram a observar um objeto que brilhava muito no céu. O aparelho parecia acompanhar o trajeto do carro. Os Hill pararam o automóvel e observaram o UFO através de um binóculo. Tratava-se de uma nave enorme, de f…