Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 16, 2018

A grande expedição arqueo-ufológica do Brasil (Parte 1)

No início da década de 1960 formaram-se grupos de pesquisas arquelógicas para estudos na região central do Brasil. entre eles o Grupo Social e Científico de Goiás e mais tarde o Centro Nacional de Pesquisa e Cultura. Você confere aqui a narração de como foi esses acontecimentos onde arqueologia, magia e ufologia se misturavam. Durante muitas décadas mantive guardado essa relíquia original em fita K7 e depois digitalizada. A palestra está dividida em duas partes(não é completa). Esse é o ponto inicial para que outros se aprofundem numa das maiores equipes formadas em nosso País e que muitos desconhecem. O vídeo tem somente o áudio porque foi realizado numa época com menos tecnologia. Aproveitem e mergulhem nessa fascinante história ocorrida no coração do Brasil.



FONTE: Flávio Tobler/União de Pesquisas Ufológicas do Piauí (UPUPI)

Há coisas e coisas: 10 objetos voadores que já foram confundidos com naves alienígenas

Por Natalie Rosa

É algo natural: ao ver um objeto estranho no céu, automaticamente as pessoas pensam que se trata de algo de origem alienígena. Mas isso acaba nunca sendo provado, com o fenômeno dos OVNIs ainda dividindo opiniões por aí.

Muitos objteos voadores construídos pelo homem já foram confundidos com veículos de extraterrestres por fazerem movimentos estranhos, exibirem luzes brilhantes e dinâmicas, mas na verdade todos eram objetos atípicos, mas nada alienígena.

Ficou curioso para saber o que eram? Então confira a lista abaixo com 10 objetos que já foram confundidos com discos voadores nos céus.

Lockheed F-117 (Caça-bombardeiro)


O caça Lockheed assustou muita gente devido ao seu design diferenciado com asas viradas para cima e vários ângulos "afiados". Outro fato que ajudou o objeto a ser confundido com uma obra alienígena foi a sua capacidade de desviar e absorver sinais de radar, se tornando praticamente invisível para a tecnologia da época.


Formação de satélites


O homem que imaginou naves espaciais em 1657

Em um modelo da nave imaginada por Cyrano de Bergerac, foguetes que são acesos em diferentes estágios e a impulsionam

A primeira descrição de uma máquina feita especialmente para viagens espaciais foi feita em um livro publicado em 1657.

Tratava-se de uma caixa suficientemente grande para um passageiro, com um teto de cristal oco que focalizava os raios do sol. O ar quente dentro desse espaço se elevava e saía por um tubo na parte superior enquanto entrava ar pela parte de baixo. Essa aspiração do ar, indicava o inventor, impulsionava a máquina para cima.

Assim foi descrita a decolagem: "De repente, senti que meu estômago tremia, como um homem erguido por um aparelho. Ia abrir a escotilha para descobrir a causa deste sentimento, mas quando estendi minha mão, notei através do buraco no chão da minha caixa que minha torre já estava muito longe abaixo de mim, e meu pequeno castelo no ar, empurrado para cima sob meus pés, me deu um vislumbre momentâneo de Toulouse se afundando na Te…

Computadores podem determinar estado de consciência?

Algoritmo de aprendizado de máquina usa dados de eletroencefalograma para descobrir as chances de que pacientes com lesão cerebral venham a acordar

A consciência é uma ideia peculiar, até mesmo sobrenatural. Três quilos de carne — o cérebro — são responsáveis pela percepção do corpo que o abriga e do mundo ao seu redor. Todos nós reconhecemos uma consciência quando a vemos, mas o que ela realmente é? E para onde vai quando acaba? A neurociência não tem as ferramentas para responder a essas perguntas - se é que é realmente possível respondê-las - mas, em um hospital, os médicos precisam ser capazes de diagnosticar se um paciente está consciente. Eles precisam saber se um indivíduo com uma lesão cerebral está consciente de si mesmo ou do ambiente. Este diagnóstico ainda é feito principalmente com um exame simples à beira do leito. O paciente está respondendo aos comandos? Ele está gesticulando ou verbalizando intencionalmente etc.?

Para os pacientes no limite da consciência - não lúci…

Estudo liderado por brasileiros usa DNA para traçar origens dos primeiros povos das Américas

Estudo identificou quatro linhagens paternas fundadoras dos povos americanos pré-colombianos

Evanildo da Silveira
De São Paulo para a BBC News Brasil

Quatro linhagens paternas fundadoras, descendentes de asiáticos, deram origem a todos os povos americanos pré-colombianos.

Esta é a principal conclusão de um estudo de um grupo de pesquisadores de Brasil, Reino Unido, Alemanha, Peru, Equador e Bolívia, liderados pelo Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular (LBEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo foi publicado nesta quinta-feira na renomada revista científica Current Biology.

A história começa quando povos da Sibéria que chegaram à Beríngia - ponte de terra localizada onde hoje está o Estreito de Bering, que ligava a Ásia ao Alasca durante as glaciações (a última entre 22 e 7 mil atrás) - há cerca de 20 mil e lá permaneceram por um período de 2.700 a 4.600 anos, durante o qual se diversificaram nas quatro linhagens.

Depois, há 16 mil anos, começaram a o…

Esta cratera cheia de gelo é uma das coisas mais incríveis da superfície de Marte

A imagem mostra a cratera de Korolev recheada de gelo em seu interior (Foto: ESA)

Por George Dvorsky

A cratera de Korolev em Marte possui uma pista de gelo com mais de 82 quilômetros de diâmetro e é uma das coisas mais espectaculares da superfície do planeta vermelho, como mostram as últimas imagens enviadas pelo satélite Mars Express.

Batizada em homenagem ao cientista russo Sergey Korolev, a cratera está localizada nas partes baixas do norte de Marte e ao sul da região de Olympia Undae – uma zona arenosa repleta de dunas, localizada próximo à região polar do planeta.

Pode parecer que a cratera da Korolev está cheia de neve, mas na verdade isso que você vê é gelo. A cratera mede 82 quilômetros de diâmetro, e no centro – o ponto mais profundo – o gelo chega a 1,8 quilômetro de profundidade.

Essa nova foto da cratera foi capturada pela Câmara Estéreo de Alta Resolução (HRSC) do satélite Mars Express da Agência Espacial Europeia, que já está em órbita ao redor de Marte há 15 anos.

A im…

Há exatos 50 anos, a tripulação da Apollo 8 foi a primeira a partir rumo à Lua

Imagem Credito: NASA

Por Patrícia Gnipper

A missão Apollo 11 se tornou a mais famosa de todas porque, com ela, a humanidade colocou os pés pela primeira vez na Lua. Só que, para que o pouso na Lua tenha sido possível, aconteceram outras missões antes, que, primeiro, levaram astronautas à órbita do nosso satélite natural. E a primeira a conseguir esse feito histórico foi a Apollo 8, que completou 50 anos nesta sexta-feira (21/12/18).

Esta foi, na verdade, a segunda missão tripulada do programa Apollo, sendo que a Apollo 7 se concentrou em levar os astronautas à órbita da Terra a fim de testar os sistemas de suporte à vida da nave, bem como os controles e sistemas de propulsão, garantindo que tudo estivesse nos conformes para, aí sim, levar os astronautas à órbita da Lua na missão seguinte.

A Apollo 8 decolou em 21 de dezembro de 1968, retornando em segurança no dia 27 do mesmo mês. Então, sim, os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders tiveram um Natal mais do que espe…

Inteligência artificial: que palavras nos tornam humanos?

David Robson
BBC Future

Imagine que você e um robô dotado de inteligência artificial estejam diante de um juiz que não consegue vê-los. Ele precisa adivinhar qual de vocês é humano, que vai sobreviver, enquanto o outro vai morrer.

Tanto você quanto o robô querem viver. O juiz é justo e inteligente. E diz: "Cada um deve me dizer uma palavra que conste no dicionário de inglês. Com base nesta palavra, vou adivinhar quem é humano".

Que palavra você escolheria?

Alguma expressão que remeta a um conceito espiritual elevado como "alma"? Algo que reflita seus gostos pessoais, como "música"? Ou uma necessidade fisiológica básica do organismo, como "pum"?

Este experimento mental pode parecer fantasioso. Mas cientistas cognitivos acreditam que esta análise pode ajudar a esclarecer premissas básicas sobre a inteligência artificial, ao mesmo tempo em que revela percepções surpreendentes sobre nossas próprias mentes.


'Banana' pode ser curiosamente uma…

NASA divulga imagens do cometa mais brilhante de 2018

HUBBLE FAZ REGISTRO DO COMETA 46P/WIRTANEN, QUE PASSOU PELA TERRA EM 2018 (FOTO: NASA/HUBBLE)

O 46P/Wirtanen passou pela Terra entre os dias 16 e 17 de dezembro deste ano

Entre os dias 16 e 17 de dezembro, o cometa 46P/Wirtanen passou a 12 milhões de quilômetros da Terra, deixando impressões inesquecíveis em muitos terráqueos. O fenômeno, que foi visível do planeta - principalmente com o uso de binóculos e telescópios -, também foi registrado em vários Ângulos pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

A agência espacial norte-americana acaba de divulgar as imagens captadas pelo telescópio. O núcleo do cometa aparece escondido no centro de uma nuvem de gás e poeira ejetada por ele próprio. Esse fenômeno aconteceu durante a passagem do Wirtanen pelo centro do Sistema Solar por conta de sua aproximação ao Sol.

Para realçar as fotos, foi aplicada a cor azul em resoluções de exposição cinzas dos registros de alta resolução feitos pelo instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble. O res…

Novas imagens do Hubble mostram aglomerados iluminando a matéria escura

LUZ INTERNA NO AGLOMERADO DE GALÁXIAS ABELL S1063 (FOTO: NASA, ESA, AND M. MONTES (UNIVERSITY OF NEW SOUTH WALES, SYDNEY, AUSTRALIA))

Segundo cientistas, a luz interna dos aglomerados de galáxias, registrada nas fotos, ajuda a mostrar onde a matéria escura é distribuída

Astrônomos usaram dados do programa Frontier Fields do Telescópio Espacial Hubble da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) para detectar matéria escura em aglomerados de galáxias e entender a sua distribuição. Os resultados foram publicados na revista Monthly Notices da Royal Astronomical Society.

"Nós encontramos uma maneira de 'ver' a matéria escura", explicou Mireia Montes, da Universidade de New South Wales, na Austrália. "Descobrimos que a luz muito fraca em aglomerados de galáxias, a luz interna, mapeia como a matéria escura é distribuída."

A luz interna dos aglomerados é subproduto das interações entre galáxias. Nelas, as estrelas são removidas de suas galáxias e flutuam livremen…

Cérebro da espécie "pé-pequeno" era meio humano e meio macaco

CRÂNIO DO PÉ-PEQUENO FOI ENCONTRADO HÁ 20 ANOS QUASE INTACTO (FOTO: UNIVERSITY OF THE WITWATERSRAND)

Suposta nova espécie de hominídeo e as pessoas modernas compartilham o mesmo ancestral primata perdido

O cérebro do "pé-pequeno", um dos ancestrais hominídeos mais antigos que viveram na Terra, era metade macaco e metade humano, conforme aponta um novo estudo publicado no Journal of Human Evolution. Para a chegar ao resultado, pesquisadores analisaram o crânio da criatura, encontrado há duasdécadas nas Cavernas de Sterkfontein, na África do Sul.

Com 3,67 milhões de anos, pé-pequeno pode ser uma nova espécie de hominídeos Australopithecus, e é um dos indivíduos mais antigos deste grupo.

Como seu crânio está quase intacto, cientistas avaliaram o interior do fóssil e descobiram que a criatura viveu na África entre 4 milhões e 2 milhões de anos atrás. Além disso, os primeiros humanos do gênero Homo acabaram evoluindo dos Australopithecus.

Eles usaram tomografia microcomputador…

Sonda InSight da NASA instala seu primeiro instrumento em Marte

SISMÓGRAFO SEIS DA SONDA INSIGHT EM MARTE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Sismógrafo da nave será responsável por analisar as camadas internas do planeta por meio de dados do movimento do solo

A sonda InSight da NASA implantou seu primeiro instrumento na superfície de Marte: trata-se do sismógrafo SEIS, que estudará o interior do planeta vermelho por meio da análise do movimento do solo. Ao avaliar como as ondas sísmicas atravessam as camadas marcianas, os cientistas podem deduzir a profundidade e a composição delas.

"Ter o sismógrafo no chão é como segurar um telefone perto do ouvido", comparou Philippe Lognonné, do Instituto de Física do Globo de Paris (IPGP), na França, em comunicado. "Ficamos animados de estarmos na melhor posição para ouvir todas as ondas sísmicas da superfície de Marte e do seu interior."

Instalação
Desde o pouso da sonda, em 26 de novembro deste ano, os cientistas da missão InSight trabalham para implantar dois instrumentos científicos da nave no …

Fósseis do maior predador do período Jurássico são encontrados na Itália

REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE SALTRIOVENATOR ZANELLAI (FOTO: DAVIDE BONADONNA)

Mais de 130 partes de ossos de 200 milhões de anos sobreviveram ao "ataque" de animais marinhos, mudanças no terreno e explosões

Paleontólogos escavaram 132 fragmentos de fósseis de um dinossauro carnívoro de quatro dedos em uma pedreira de mármore perto de Saltrio, nosAlpes italianos. O animal viveu há cerca de 200 milhões de anos e é o primeiro dinossauro conhecido descoberto na Itália. É também o mais antigo Ceratosauria (dinossauros terópodes) já descoberto e o maior predador do Jurássico, pesando aproximadamente uma tonelada.

O dinossauro foi chamado de Saltriovenator zanellai. O nome científico vem do latim "venator", que significa caçador, conforme aponta a pesquisa publicada no periódico Peer J.

De acordo com os cientistas, a jornada de sua fossilização é impressionante: S. zanellai terria morrido na costa do mar, sendo que criaturas marinhas se alimentaram de seus restos mortais…