Pular para o conteúdo principal

Fósseis do maior predador do período Jurássico são encontrados na Itália


REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE SALTRIOVENATOR ZANELLAI (FOTO: DAVIDE BONADONNA)

Mais de 130 partes de ossos de 200 milhões de anos sobreviveram ao "ataque" de animais marinhos, mudanças no terreno e explosões

Paleontólogos escavaram 132 fragmentos de fósseis de um dinossauro carnívoro de quatro dedos em uma pedreira de mármore perto de Saltrio, nosAlpes italianos. O animal viveu há cerca de 200 milhões de anos e é o primeiro dinossauro conhecido descoberto na Itália. É também o mais antigo Ceratosauria (dinossauros terópodes) já descoberto e o maior predador do Jurássico, pesando aproximadamente uma tonelada.

O dinossauro foi chamado de Saltriovenator zanellai. O nome científico vem do latim "venator", que significa caçador, conforme aponta a pesquisa publicada no periódico Peer J.

De acordo com os cientistas, a jornada de sua fossilização é impressionante: S. zanellai terria morrido na costa do mar, sendo que criaturas marinhas se alimentaram de seus restos mortais. Com o surgimento dos Alpes, o esqueleto foi erguido junto com o solo.


ALGUNS FRAGMENTOS DE OSSOS DE SALTRIOVENATOR ZANELLAI (FOTO: G. BINDELLINI, C. DAL SASSO AND M. ZILIOLI; DRAWING BY M. AUDITORE)

Além disso, o esqueleto sobreviveu a explosões provocadas por humanos. Em algumas ocasiões, trabalhadores industriais usaram dinamite para explodir esta região, o que acabou quebrando a ossada em pedaços.

"É um milagre que tenha sobrevivido a uma cadeia tão longa de eventos", disse Cristiano Dal Sasso, curador de paleontologia de vertebrados do Museu de História Natural de Milão, em entrevista ao site Live Science.

Histórico e características
Angelo Zanella, caçador amador de fósseis, descobriu os ossos em 1996. Dal Sasso e colegas vasculharam o local, escavando mais fragmentos do esqueleto. Muitos tinham marcas de mordidas de antigos invertebrados marinhos (sem espinha dorsal).


RECONSTRUÇÃO DOS OSSOS DE SALTRIOVENATOR ZANELLAI (FOTO: M. ZILIOLI; DRAWING BY M. AUDITORE/PEER J 2018)

S. zanellai era grande, medindo cerca de oito metros de comprimento, e tinha quatro dedos. "Em algum lugar na linha evolutiva dos ceratossauros, o quinto dedo, o mais externo, foi perdido", explicou Matthew Lamanna, curador do Museu Carnegie de História Natural, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

De acordo com Dal Sasso, três dos quatro dedos do dinossauro eram garras poderosas, que provavelmente serviram para defesa e sobreviência.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s