Pular para o conteúdo principal

Sonda InSight da NASA instala seu primeiro instrumento em Marte


SISMÓGRAFO SEIS DA SONDA INSIGHT EM MARTE (FOTO: NASA/JPL-CALTECH)

Sismógrafo da nave será responsável por analisar as camadas internas do planeta por meio de dados do movimento do solo

A sonda InSight da NASA implantou seu primeiro instrumento na superfície de Marte: trata-se do sismógrafo SEIS, que estudará o interior do planeta vermelho por meio da análise do movimento do solo. Ao avaliar como as ondas sísmicas atravessam as camadas marcianas, os cientistas podem deduzir a profundidade e a composição delas.

"Ter o sismógrafo no chão é como segurar um telefone perto do ouvido", comparou Philippe Lognonné, do Instituto de Física do Globo de Paris (IPGP), na França, em comunicado. "Ficamos animados de estarmos na melhor posição para ouvir todas as ondas sísmicas da superfície de Marte e do seu interior."

Instalação
Desde o pouso da sonda, em 26 de novembro deste ano, os cientistas da missão InSight trabalham para implantar dois instrumentos científicos da nave no planeta. Para começar as atividades do sismógrafo SEIS (sigla para Seismic Experiment for Interior Structure) e da sonda de calor HP3 (sigla para Heat Flow and Physical Properties Probe), eles tiveram que primeiro verificar o braço robótico da nave.

Feito isso, ocorreram testes no módulo de aterrissagem, certificando que os instrumentos fossem colocados exatamente como planejado. Ainda foi necessário analisar as imagens do terreno para descobrir os melhores locais para a instalação.

Na terça-feira (18), os pesquisadores enviaram os comandos para a espaçonave direto da Terra. No dia seguinte, o sismógrafo foi colocado no chão em frente ao módulo de pouso, a 1.636 metros de distância, o máximo possível do alcance do braço robótico.

"O sismógrafo é o instrumento de maior prioridade da InSight. Precisamos dele para completar cerca de três quartos dos nossos objetivos científicos", afirmou Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), nos Estados Unidos.

"O cronograma de atividades da InSight em Marte foi melhor do que esperávamos", comentou Tom Hoffman, gerente de projeto da InSight, também do JPL. "Colocar o sismógrafo em segurança no chão é um incrível presente de Natal."

Nos próximos dias, os pesquisadores trabalharão no nivelamento do sismógrafo, que está sobre um terreno inclinado de dois a três graus. Os primeiros dados científicos devem ser enviados após SEIS estar na posição correta.


INSTRUMENTO SEIS DA SONDA INSIGHT DA NASA (FOTO: NASA)

InSight
Ainda assim, os cientistas precisarão de semanas para garantir que as informações serão as mais claras possíveis. Eles precisarão verificar cabos da sonda para garantir que os dados viajem com o mínimo de ruído.

No início de janeiro do próximo ano, eles esperam comandar o braço robótico para posicionar os instrumentos Wind e o Thermal Shield sobre o sismógrafo para estabilizar o ambiente em torno dos sensores.

Supondo que não haja problemas, a equipe planeja implantar HP3 ainda no fim de janeiro. A sonda de calor estará no lado leste do local de trabalho de InSight, aproximadamente à mesma distância do módulo de aterrissagem que o sismógrafo.


INSIGHT UTILIZOU BRAÇO ROBÓTICO PARA PRODUZIR SELFIE EM MARTE (FOTO: DIVULGAÇÃO/ NASA)

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s