Pular para o conteúdo principal

Estudo da NASA confirma: anéis de Saturno desaparecerão em 300 milhões de anos


Foto de Saturno feita pela Voyager 1 (FOTO: NASA)

Por Patrícia Gnipper

Já era sabido que os anéis de Saturno estão, gradativamente, desaparecendo. Essa hipótese foi reforçada com dados obtidos pela sonda Cassini, enviada pela NASA em 1997 e que proporcionou dez anos de missão, por sinal. Mas, agora, uma nova pesquisa da agência espacial confirma que o gigante gasoso mais "diferentão" do Sistema Solar está mesmo perdendo seus icônicos anéis, que estão sendo puxados pela gravidade do planeta.

É como se os anéis fizessem chover em Saturno e, de acordo com James O'Donoghue, cientista da NASA, "estimamos que esta 'chuva' drene uma quantidade de água que poderia encher uma piscina olímpica a cada meia hora". Ele estima que todo o sistema de anéis de Saturno terá desaparecido por completo daqui a 300 milhões de anos, mas os anéis já aparecerão em quantidade bastante diminuta dentro de 100 milhões de anos.

Ainda, a nova pesquisa favorece a ideia de que Saturno adquiriu os anéis muito depois de sua formação, reduzindo as possibilidades de o o planeta ter sido formado já com os anéis ao seu redor. O estudo indica que é improvável que os anéis tenham mais de 100 milhões de anos de idade, apenas, sendo que o planeta em questão tem cerca de 4,5 bilhões de anos. "Temos sorte de estar por perto para ver os anéis de Saturno, que parecem estar no meio de sua vida. No entanto, se anéis são temporários, talvez tenhamos perdido os sistemas de anéis gigantes ao redor de Júpiter, Urano e Netuno", especula O'Donoghue.


A animação mostra como poderá ser a aparência de Saturno daqui a 100 milhões de anos, com os anéis internos desaparecendo lentamente até lá (Imagem: NASA)

Teorias explicam que os anéis podem ter se formado a partir da colisão de luas congeladas na órbita do planeta, além de eventuais choques contra asteroides e cometas, despejando milhares de pedaços ao espaço, com esses pedaços sendo atraídos por conta da força gravitacional de Saturno e, consequentemente, formando os anéis. Os anéis de Saturno, em sua maior parte, são pedaços de gelo que variam de tamanho entre si, desde grãos de poeira microscópicos até pedregulhos de vários metros de diâmetro.

A ciência já havia levantado indícios de que os anéis estariam "chovendo" em Saturno anteriormente, com a missão Voyager 2 que, em 1981, obteve dados quando passou por ali. Em 1986, a NASA publicou um artigo propondo a "chuva de anéis", com tudo isto sendo confirmado somente agora, graças aos dados da missão Cassini, que foi encerrada no ano passado.



FONTE: NASA via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s