Pular para o conteúdo principal

Metano desaparece misteriosamente da superfície de Marte


CRATERA GALE, DE MARTE, ONDE JÁ FOI IDENTIFICADO METANO NO PASSADO (FOTO: NASA/JPL-CALTECH/ASU/UA)

Satélite europeu não conseguiu identificar a substância, dividindo especialistas e contrariando pesquisas anteriores

Pesquisadores relataram que um satélite europeu não detectou nenhum traço de metano na superfície de Marte. A informação pode complicar desejos científicos de saber se micróbios estão expelindo a substância no subsolo do planeta vermelho.

O gás é um indicador crítico de vida na Terra e foi identificado pela primeira vez na superfície marciana em 2004 pelo orbitador Mars Express. O nível fora de 10 partes por bilhão (ppb) – medida de concentração para componentes muito diluídos. Contudo, especialistas afirmaram que instrumentos desta missão não eram sensíveis o suficiente para produzir resultados confiáveis.

Em 2014, a sonda Curiosity, da NASA, detectou um pico de metano de 7 ppb na cratera Gale durante meses. Anos depois, foi descoberto um pequeno ciclo sazonal, com os níveis de metano chegando a 0,7 ppb no final do verão setentrional (do norte).

Para resolver esse mistério, o Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Européia, começou a analisar a presença de metano na atmosfera de Marte. Dois dos espectrômetros do TGO – um instrumento belga chamado NOMAD e um russo chamado ACS – foram projetados para detectar a substância em concentrações muito baixas.

Ambos os instrumentos, que analisam níveis horizontais da atmosfera marciana iluminada pelo Sol, estão funcionando bem. "Mas já sabemos que não podemos ver nenhum metano", afirmou Ann Carine Vandaele, astrônoma do Instituto Real Belga para Aeronáutica Espacial, em Bruxelas.

Os resultados mostram que não há detecção de metano até o nível de 50 partes por trilhão (ppt), com suas observações indo até quase a superfície marciana. Para Chris Webster, cientista do Jet Propulsion Laboratory, nos Estados Unidos, isso é uma surpresa. Ele esperava que TGO captasse pelo menos um sinal de 0,2 ppb.

Contudo, o pesquisador está otimista. Ele e sua equipe levaram seis meses para detectar o pico de metano e demoraram anos para encontrar o ciclo sazonal. "Estou confiante de que, com o tempo, haverá uma consistência entre os dois conjuntos de dados."

Pesquisadores da sonda Curiosity suspeitam que o ciclo do metano vem de microssistemas no subsolo do planeta vermelho, seja de fontes vivas ou geológicas, e não de fora de sua atmosfera. "O metano não está vindo de cima", disse Webster.

Segundo John Moores, cientista da Universidade de York, no Canadá, toneladas de carbono orgânico caem na atmosfera marciana vindas de poeira do Sistema Solar. Essa quantidade reage com a radição do Sol e forma metano. Contudo, ele acredita que os resultados da última pesquisa estão confusos pois não mostra onde está o carbono.

É improvável que a cratera de Gale seja o único local em Marte para detectar metano e carbono, declarou Sushil Atreya, da Universidade de Michigan em Ann Arbor. Mas mesmo se houver 5 mil infiltrações destes componentes, o sinal detectável na atmosfera será pequneo. "Fiz o cáluclo. Em média, será um valor muito baixo, não detectável", falou.

Por enquanto, o mistério do metano continua. O TGO continuará funcionando até 2022. Seus dados ficarão mais precisos, mas seus limites de detecção irão diminuir. De acordo com o portal Science Mag, os cientistas talvez nunca resolvam esta questão.

FONTE: REVISTA GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s