Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 5, 2014

Exoplanetas são pouco parecidos com a Terra

Concepção artística mostra o UCF 1.01, um candidato a exoplaneta a 33 anos-luz da Terra. Astrônomos acreditam que ele é coberto por lava (Universidade da Flórida Central)

Em conferência, astrônomos afirmam que nosso sistema solar é uma exceção cósmica

Os estudos sobre exoplanetas (localizados fora do Sistema Solar) mostra que a Terra é uma exceção cósmica, afirmaram astrônomos na conferência anual da Sociedade Astronômica Americana, realizada esta semana nos Estados Unidos.

A partir de análises do telescópio Kepler, que observou mais de 100.000 estrelas parecidas com o Sol nas constelações de Cygnus e de Lira, entre 2009 e 2013, foram detectados pelo menos 3.000 candidatos a planetas. Mais de três quartos dos potenciais mundos têm o tamanho da Terra ou são até quatro vezes maiores. Embora comuns, eles são pouco parecidos com a Terra.

"A enxurrada de dados sobre esses planetas conhecidos como 'mini-Netunos' nos revela, na maioria das vezes, apenas a estrutura que os envol…

Sol: Tempestade atinge a Terra e causa auroras no hemisfério norte

A ejeção de massa coronal lançada ao espaço no último dia 7 não foi tão forte e não elevou o índice KP a níveis extremos como o previsto, mas provocou belas auroras polares nas regiões de latitudes mais altas do planeta.

As partículas carregadas ejetadas pelo Sol atingiram a magnetosfera da Terra às 18h00 de quinta-feira pelo horário de Brasília, mas não foram capazes de desestabilizar a ionosfera e provocar tormentas geomagnéticas significativas.

O choque das partículas foi bem mais fraco do que o previsto pelos modelos matemáticos, que mostravam um impacto quase frontal da massa coronal. Algumas previsões alertavam para uma elevação intensa do índice KP, que poderia chegar até o nível 8, capaz de causar problemas graves em sistemas de distribuição de energia em localidades do hemisfério norte.

A intensa ejeção de massa coronal (CME) ocorreu às 18h30 UTC do dia 7 e gerou um pico de raios-x que atingiu o nível X1, dentro da qualificação das emissões intensas. O evento partiu da regiã…

Telescópio da Nasa capta fenômeno espacial apelidado de a 'mão de Deus'

Imagem captada pelo NuSTAR mostra os restos energizados de uma estrela morta, uma estrutura apelida de “Mão de Deus”, devido ao formato semelhante ao de uma mão. (Foto: NASA/JPL-Caltech/McGill)

Imagem foi registrada pelo Telescópio Nuclear Epectrocópico, o NuSTAR.
Trata-se da interação dos restos energizados de uma estrela morta.

Imagem registrada pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico, o NuSTAR, mostra os restos energizados de uma estrela morta, uma estrutura apelidada de “Mão de Deus”, devido ao formato semelhante ao de uma mão.
A fotografia, feita a partir de emissões de raios X, mostra uma nebulosa localizada há 17 mil anos-luz de distância da Terra que é alimentada por um pulsar (estrela morta) chamado de B1509.
O equipamento que captou o fenômeno é da agência espacial americana, a Nasa. Segundo a instituição, um dos grandes mistérios deste objeto é a interação específica das partículas do pulsar, que criam a aparência de uma mão – tratada pelos cientistas como uma ilusão de ót…

Buraco negro deve devorar nuvem de gás, sua 'maior refeição' em séculos

Astrônomos fizeram uma animação de como seria o fenômeno em que buraco negro engole nuvem de gás (Foto: ESO/MPE/M.Schartmann)

Fenômeno raramente é observado; eles esperam ver 'fogos de artifício' surgindo no processo.

Astrônomos estão se preparando para observar o fenômeno de um buraco negro engolindo uma nuvem de gás dentro da Via Láctea. A expectativa dos cientistas é de que "fogos de artifício" sejam observados no processo. O fenômeno deve acontecer a partir do mês de março, segundo cientistas que participam de um encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington.
O fenômeno será capturado por um telescópio da missão Swift, da Nasa, e transmitido para o público em geral pela internet.
"Esta pode ser a maior 'refeição' deste buraco negro em centenas de anos", disse Leo Meyer, da Universidade da Califórnia. "Isso pode provocar 'fogos de artifício' - e queremos que todos consigam ver isso."
"Todos querem ver isso a…

Casa Branca deve financiar Estação Espacial Internacional até 2024

A Estação Espacial Internacional ganhou mais alguns anos de “vida”: a Casa Branca acaba de aprovar um financiamento que será capaz de manter a estação até “pelo menos” o ano de 2024, desde que os outros países também continuem a financiar pesquisas. Saiu no Engadget.

O valor adicional liberado deve ajudar em pesquisas em geral, mas também vai proporcionar à Nasa estudos de resistência humana necessários para projetos de viagens mais longas, como ir ao encontro de asteroides ou, até mesmo, uma futura missão tripulada a Marte.

A notícia é ótima para os entusiastas da exploração espacial, já que o plano inicial era de que a Estação Espacial Internacional funcionasse apenas até o próximo ano. Além disso, o funcionamento da estação é também um bom sinal para negócios espaciais, como a SpaceX, empresa privada que já enviou uma carga até a Estação no ano passado – embora não tenha sido tripulado, este foi registrado historicamente como o primeiro voo comercial ao espaço.

Ou seja: o financia…

"A cada dia temos mais tecnologias extraterrestres inseridas em nosso meio": Polícia vai parar carros à distância com canhão de micro-ondas

Ao apertar de um botão, os guardas simplesmente imobilizarão o carro suspeito à distância.[Imagem: SAVELEC]

Radares que fotografam placas de veículos em excesso de velocidade logo se tornarão o aspecto mais brando da fiscalização policial.

Aparelhos que disparam rajadas de micro-ondas, travando todo o controle eletrônico dos carros, em breve darão novos poderes às autoridades para controlar veículos suspeitos.

Esses aparelhos, que usam ondas eletromagnéticas de alta potência para atrapalhar o funcionamento dos computadores dos carros mais modernos, já estão na fase final de testes.

A intenção é que a polícia não precise mais sair perseguindo os veículos suspeitos: ao apertar de um botão, os guardas simplesmente imobilizarão o carro suspeito à distância.

A pedido da polícia da França, Espanha e Alemanha, um consórcio financiado pela Comissão Europeia está desenvolvendo um aparelho com essa capacidade.

A empresa de eletrônicos E2V, do Reino Unido, começou antes o desenvolvimento de um …

Tecnologia para gerar eletricidade na Lua à noite

Energia solar à noite

Quando se fala em energia solar, todos se lembram do seu grande inconveniente: a energia só é gerada durante o dia, e precisa ser armazenada de alguma forma para ser usada à noite.

O problema será muito maior quando se tratar de abastecer estações tripuladas na Lua.

A noite lunar dura 14 dias terrestres, período no qual as temperaturas chegam a -150 º C.

Isso complica o movimento de veículos e o funcionamento de equipamentos em uma estação lunar, o que exigiria o transporte de pesadas baterias da Terra ou o uso da energia nuclear - contudo, mesmo usando uma fonte de radioisótopos, o robô chinês Yutu precisa ser desligado durante a noite lunar.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, apresentou duas opções para armazenar a energia solar produzida na Lua durante o dia para uso durante suas longas noites.


Refletores de Fresnel (azul e cinza escuro) concentram os raios solares em um coletor, abaixo do qual há um tubo …

Supernova pode ser fonte de poeira que empalidece galáxias

Supernova 1987A ajuda a fundamentar a teoria de que a poeira cósmica que empalidece muitas galáxias é produzida nestas explosões colossais.[Imagem: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF)]

Poeira cósmica

Novas observações obtidas pelo telescópio ALMA mostram pela primeira vez os restos de uma supernova transbordante de poeira recentemente formada.

Se uma quantidade suficiente desta poeira conseguir percorrer o difícil trajeto até ao espaço interestelar, esta poderia ser uma explicação razoável sobre como muitas galáxias adquiriram uma aparência fusca e poeirenta.

Galáxias podem ser locais muito poeirentos. Essa poeira cósmica consiste em grãos de silicatos e grafite - minerais abundantes na Terra. A cinza do pavio de uma vela é muito semelhante à poeira de grafite cósmica, embora o tamanho dos grãos na cinza seja dez ou mais vezes maior que o tamanho típico dos grãos de grafite cósmica.

Acredita-se que as supernovas sejam a principal fonte dessa poeira, particularmente…

Polícia alemã confirma que óvni sobrevoou estádio do Werder Bremen, Alemanha

Veja óvni que polícia flagrou no estádio do Werder Bremen

Um objeto voador não identificado (óvni) sobrevoou o Weserstadion, estádio do Werder Bremen, no norte da Alemanha. A própria polícia local confirmou o episódio, que ocorreu por volta das 18h30 (horário local) desta terça-feira e teve duração de cerca de três horas. Alguns supostos vídeos já circulam pela internet.

De acordo com o porta-voz da polícia de Bremen, o óvni podia ser visto a 300 m de altura, e aparecia e sumia dos radares do aeroporto constantemente. Por conta disso, o tráfego aéreo teve até que ser interrompido na região.

"Não sei exatamente o que estava ali, mas alguma coisa tinha", confirmou o porta-voz.

Um porta-voz do tráfego aéreo diz que o óvni "tinha luzes normais, vermelhas e verdes, e luz de aproximação de ambos os lados".

O morador Dominique Höber diz que o objeto voador passou pelo menos quatro vezes por sua casa, voando entre 100 e 200 metros. "Ele parecia com um avião", di…

Hubble capta imagens das galáxias mais antigas já vistas no Universo

Imagens do telescópio Hubble mostram as galáxias mais distantes, nos pequenos pontos de cor azul (Foto: AP/ESA/NASA)

Elas teriam existido há 13,2 bilhões de anos, segundo cientistas da Nasa.
São menores, mais fracas e mais numeras galáxias já encontradas.

O telescópio espacial Hubble capturou imagens de 58 galáxias distantes que nunca haviam sido vistas anterioremente. Elas teriam existido no universo há 13,2 bilhões de anos, segundo os cientistas da Nasa. Como a luz viaja a quase 10 bilhões de quilômetros por ano, ainda é possível graças à profundidade de captação de imagens da Hubble encontrar estes pontos no universo.
Para captar as imagens, o telescópio espacial foi apontado para uma região do espaço chamada Abell 2744, um aglomerado de galáxias. Segundo a Nasa, são as menores, mais fracas e mais numerosas galáxias jamais vistas no universo remoto, capturadas por exposições profundas da Hubble tiradas em luz ultravioleta.
Os resultados foram apresentados no 223º encontro da Soci…

Nasa prevê 'chuva de ferro derretido' e 'neve' de areia quente em estrela anã

A imagem acima mostra estrela anã marrom, uma espécie de astro que não adquiriu massa suficiente; a segunda imagem é uma Ilustração que mostra como seria o clima na estrela anã marrom (Foto: Nasa/JPL/University Ontario/BBC)

Astrônomos apresentam a primeira 'previsão do tempo' para uma estrela anã marrom.

A primeira previsão do tempo para uma estrela anã marrom acaba de ser divulgada - e os prognósticos não são bons. Astrônomos preveem chuva de ferro derretido e 'neve' de areia quente, com possibilidade de trovoadas e furacões.
Novas observações do telescópio Spitzer, da agência espacial americana Nasa, revelam nuvens turbulentas que circulam ao redor da estrela anã marrom.

Estrelas anãs marrons são consideradas uma espécie de versão 'fracassada' de um astro normal, já que elas não conseguiram adquirir massa suficiente para sustentar o contínuo processo de fusão de átomos.
A previsão meteorológica foi divulgada no 23º encontro da Sociedade Americana de Astronom…

Ex-ministro da defesa canadense afirma que extraterrestres estão entre nós e dispostos a nos ajudar, se permitirmos

Paul Hellyer foi ministro da defesa do Canadá na década de 60, e tornou-se mais recentemente a primeira pessoa a ocupar um alto cargo em uma nação do grupo G8 a falar abertamente sobre extraterrestres. De fato Hellyer afirma não somente que vida alienígena existe, como tem nos visitado ao longo da maior parte da existência humana.

TRABALHANDO COM O GOVERNO NORTE-AMERICANO

Hellyer afirma que esses nórdicos têm trabalhado com o governo norte-americano, mais especificamente com a Força Aérea (USAF) no estado de Nevada, possivelmente a Área 51. Ele afirmou mesmo que recentemente duas mulheres dessa espécie se vestiram de freiras e visitaram a cidade de Las Vegas. Paul afirma que os alienígenas vem de vários pontos de nossa galáxia Via Láctea, incluindo Vênus, Marte, luas de Saturno e outros sistemas solares.

O ex-ministro diz que, apesar de duas espécies parecerem hostis, a maioria é benevolente, contudo estão presas a suas próprias leis. Segundo Hellyer: "Eles têm regras de não int…

Moradores assustados com aparição de OVNIs em Córdoba "Colômbia"

Local dos avistamentos.

Os habitantes da Vereda A Costa, setor A Costa Azul "CÓRDOBA", estão preocupados pelo aparecimento de luzes estranhas no céu, que jamais se tinham visto na região.

O fenômeno começou na semana passada, conta Orlando Sánchez, quem viu as luzes às 7:00 da noite.

“Sentei-me no meu taburete, recostado numa árvore para apreciar o céu que estava repleto de estrelas, quando apareceu uma luz muito rara”, afirmou o homem de 75 anos.

Sánchez assegurou que a luz se movia de uma forma muito estranha, em círculos e parava, jura que não era um avião, nem nada que tivesse visto antes.

Os habitantes da Vereda asseguraram que o fenômeno das luzes estranhas no céu se repetiu durante todas estas noites e que inclusive existe o rumor de que num morro longe dali, uma destas misteriosas luzes teria aterrissado, e que teria a forma de um colchão gigante feito de metal prateado.

Sánchez solicitou às autoridades aeronáuticas que investiguem o caso para ver se poderia trata…

Interessantes relatos enviado por leitor de Pirajuí, SP

E-mail relato enviado por Pedro Renato Forti:

Bom dia pessoal.

O que tenho a relatar, são dois ou três fatos.

O primeiro foi a mais de 20 anos onde que numa noite de céu estrelado, nós da família, (uma sobrinha, minha cunhada, meus dois filhos, minha esposa e eu) vimos no céu, um ponto de luz viajando em uma velocidade incrível, fazendo manobras de sobe e desce, círculos, zigue-zague, parando até que sumiu no infinito.
O segundo foi a alguns minutos do dia 1º de Janeiro de 2014, onde vimos, um objeto voando muito rápido, e parou de repente, ficando estático por alguns segundos e iniciou movimento lento em outra direção.

DETALHE: Não era apenas uma luz, e sim um conjunto de 3 pontos luminosos, o céu estava nublado, e esse objeto voava abaixo das nuvens, portanto estava muito baixo, a trajetória era de leste para oeste, e retomando seu movimento para o sul, não emita som, não tinha cores, adentrou por entre as nuvens e desapareceu.

O terceiro foi no dia 02/01/2014, onde havia um ponto …

Estudantes encontram meio para voar em Titã

Os estudantes de física britânicos analisaram as condições na superfície de Titã, satélite de Saturno, e chegaram à conclusão de que as pessoas serão capazes de voar lá com a ajuda de asas.

A força da gravidade na superfície de Titã é 10 vezes menor do que na Terra. Dada a alta densidade de sua atmosfera, isso dá esperança de que as pequenas asas ligadas ao corpo humano lhe permitam voar livremente em Titã.
De acordo com os cálculos dos estudantes, as asas de 4,7 metros quadrados, equivalente de duas mesas, permitirão se decolar da superfície de Titã. No entanto, as pessoas muito rápidas poderão fazê-lo com as asas três vezes menores.

FONTE: http://portuguese.ruvr.ru/

OVNI perturba tráfego aéreo no aeroporto de Bremen, na Alemanha

Um objeto voador não identificado (OVNI), captado pelos radares locais, obrigou hoje ao cancelamento e adiamento de vários voos no aeroporto de Bremen, no norte da Alemanha, disseram fontes oficiais.

"Não sabemos o que era, mas alguma coisa era", disse um porta-voz da polícia local aos meios de comunicação social.

De acordo com os controladores aéreos responsáveis pelo serviço do aeroporto de Bremen, o objeto desapareceu ao fim de três horas de presença nos radares, sem que pudesse ser identificado.

Um voo procedente de Frankfurt foi cancelado, um aparelho de Munique com destino a Bremen foi desviado para o aeroporto de Hannover e um voo com origem em Paris (França) foi informado que devia abortar as operações de aterragem em Bremen, mas foi posteriormente autorizado a aterrar, com 15 minutos de atraso.

As hipóteses mais prováveis das autoridades apontam para que fosse um drone ou um objeto semelhante a uma esfera, referiu a agência noticiosa espanhola EFE.



FONTE: http://ww…

Astrônomos descobrem sistema estelar triplo que pode revelar os segredos da gravidade

Sistema triplo mostra um pulsar e duas estrelas anãs brancas em órbita NRAO/ NSF

Órbitas próximas do trio podem mostrar desvios no princípio de equivalência descrito por Einstein
Pela teoria do físico, o efeito da gravidade sobre um corpo não depende da natureza ou estrutura interna desse corpo


Astrônomos descobriram um sistema estelar triplo único que pode revelar a natureza da gravidade: um pulsar com duas estrelas anãs brancas, todos embalados em um espaço menor do que a órbita da Terra em torno do Sol. Pulsares são restos de estrelas que entraram em colapso, são de nêutrons, muito pequenas e muito densas.
As órbitas próximas do trio são incomuns e permitem medições precisas da gravidade. Os resultados aparecem na revista “Nature”, foram divulgados pela BBC e serão apresentados esta semana na 23ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em Washington.
- Este sistema triplo nos dá um laboratório cósmico natural bem melhor que qualquer um já descoberto para que possamos aprender…

Cientistas descobrem primeira “Terra gasosa”

O planeta KOI-314c é pequeno, como a Terra, mas gasoso como Júpiter. Um mistério da astronomia.

07/01/14 - 06:04
POR SALVADOR NOGUEIRA


A ciência dos planetas acaba de ficar mais complicada. Um grupo internacional de astrônomos descobriu um planeta que tem exatamente a mesma massa da Terra, mas também possui um imenso invólucro atmosférico mais parecido com o dos planetas gigantes gasosos, como Júpiter ou Netuno. Seria uma espécie de “Terra gasosa”, uma aberração sem igual em nosso Sistema Solar.

A descoberta foi feita com dados do satélite Kepler, da Nasa, que teve sua missão prematuramente encerrada no ano passado, após um problema técnico. (A Nasa atualmente investiga a possibilidade de voltar a utilizá-lo para caçar planetas, mas com outro modo de operação.)

O anúncio foi feito por David Kipping, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, nos Estados Unidos, durante a reunião anual da Sociedade Astronômica Americana, em Washington, e mostra que há mais coisas entre o céu e a …

Nasa fotografa jipe chinês na Lua

Sequência de imagens mostram a sonda lunar Chang’e-3 e o jipe Yutu no solo lunar

Quem pode, pode. Quem não pode bate palmas. Ou bate fotos, como foi o caso. A Nasa usou uma de suas sondas orbitais para obter imagens do jipe robótico Yutu na superfície da Lua. O programa espacial chinês realizou no fim do ano passado o primeiro pouso suave em nosso satélite natural desde 1976.

A imagem foi obtida em 24 de dezembro, quando a Lunar Reconnaissance Orbiter sobrevoou a região do Mare Imbrium, a meros 450 metros de uma cratera de impacto. Comparando a foto com outra obtida meses atrás pela mesma sonda, quase sob as mesmas condições de iluminação, é possível claramente identificar o módulo de pouso Chang’e-3, o ponto branco maior, e um pouco abaixo dele um segundo pontinho claro, o jipe Yutu.

Aliás, não era certeza que o robozinho móvel chinês fosse ser registrado. Em sua órbita atual, o LRO consegue registrar no máximo objetos de 1,5 m — que é exatamente a largura do jipe, com os paineis ab…

Atualizado: Cientistas conseguem mandar mensagem de texto pelo ar usando vodca

Todo mundo sabe que consumir bebida alcoólica exageradamente é prejudicial à saúde. O que pouca gente sabe é que muitas dessas bebidas, como o vinho e a cerveja, estão sendo "reinventadas" pela tecnologia para trazer benefícios ao nosso dia a dia. Entre os projetos está uma cerveja que reidrata o corpo e até um método que utiliza latinhas para aumentar o sinal Wi-Fi da sua casa.

Mas uma novidade promete revelar o verdadeiro potencial de utilização do álcool na nossa vida cada vez mais tecnológica. Isso porque cientistas da Universidade York, em Toronto, no Canadá, desenvolveram um sistema similar às ondas de rádio que usa bebida alcoólica para a transmissão de dados.

E como isso acontece? De acordo com Andrew Eckford, professor da Universidade York, trata-se de um método que utiliza componentes pré-determinados que convertem sprays de álcool isopropílico em código binário, e que, por sua vez, transmitem a mensagem. O álcool isopropílico é um líquido muito utilizado para lim…

Cientistas japoneses conseguem levitar objetos usando ondas sonoras

O sonho de muita gente em se tornar um X-Men pode estar perto de virar realidade. Ou quase isso. Cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, conseguiram fazer com que pequenas partículas levitem e se movam enquanto estão suspensas no ar. Saiu no Gizmodo.

De acordo com os pesquisadores, a técnica se chama levitação acústica e pode ser realizada através da manipulação de ondas sonoras. Teoricamente, é possível suspender qualquer objeto no ar e movê-lo dando uma quantidade suficiente de energia para levitar aquele elemento sem ajuda de periféricos externos.

"Nosso sistema de manipulação tem duas características originais. Uma delas é a direção do feixe de ultra-sons, que é arbitrária porque a força que atua no centro da matéria também é utilizada. A outra é o princípio de manipulação pelo qual uma onda sonora é gerada naquele ponto arbitrário e movida tridimensionalmente por matrizes ultra-sônicas e em fases opostas", dizem os especialistas Yoichi Ochiai, Takayuki Hoshi e …

AGROGLIFO DA CALIFÓRNIA: FIM DO MISTÉRIO?

Amigos, esta mensagem está em alguns sites norte-americanos, como o http://www.earthfiles.com/, da Linda Moulton Howe, que é um dos mais bem informados que há. Aparentemente, a informação é originária da rede NBC, Canal 4, de Los Angeles, mas não encontrei nada nele sobre o tema:

“January 5, 2014 - Nvidia Corporation Created “192 Crop Circle.” Company will confess at 8 PM Pacific Press Conference tonight at CES. - “192 was put, via Braille, into the design, Nvidia says, to represent the number of cores (192) in the company's new mobile chip” that will be introduced at the consumer electronics tradeshow in Las Vegas on January 5, 2014.”

Parece que a informação procede. A fábrica de processadores concorrente da Intel teria feito a imagem e colocado o número 192 em Braille em seu interior para representar a quantidade de núcleos em seu novo processador para equipamentos móveis, a ser apresentado em feira de eletrônica de Las Vegas, a partir de hoje.

UFOS WILSON: AGUARDEMOS POR MAIS …

Aksai Chin: Crianças estariam mantendo contato com extraterrestres

Na região profunda do Himalaia, as pessoas estão relatando comportamentos estranhos em crianças. Elas estão usando uma língua de sinais que são desconhecidos para as suas famílias e para qualquer adulto nas vizinhanças.

Numa escola local, as crianças realizaram um concurso de desenhos e mais da metade dos desenhos tinham a ver com objetos estranhos no céu e outros saindo de dentro das montanhas. Muitos deles não sabem como nem quando procurar por explicações do que desenharam.

Algumas pessoas na região de Aksai Chin acreditam que estas crianças se comunicam regularmente com os extraterrestres que são visíveis para elas se comunicando por telepatia espiritual. As crianças aprendem a língua de sinais para se comunicarem com esses seres de outra galáxia ou do Universo e entre si.

Acredita-se que os extraterrestres se comunicam com as crianças em primeiro lugar porque eles sempre são fáceis de fazer amizade e não possuem pré-julgamentos sobre suas formas físicas e roupas, achando tudo di…