Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 2, 2020

Veja imagem do instante em que uma estrela parecida com o Sol "engole" outra

Quando a estrela menor do sistema HD101584 foi engolida pela expansão da gigante vermelha, nuvens de gás foram despejadas com a perda de suas camadas externas, num processo prematuro de sua morte (Imagem: ALMA-ESO/NAOJ/NRAO)

Por Patrícia Gnipper

Sistemas estelares binários são comuns no universo, e estrelas similares ao Sol em termos de massa têm seu destino traçado desde o nascimento — quando o hidrogênio em seus núcleos estiver esgotado, elas se expandirão a ponto de se tornarem gigantes vermelhas em seu processo de morte, para depois disso se tornarem anãs brancas. Então, considerando que há muitas estrelas parecidas com o Sol por aí, e boa parte delas têm estrelas companheiras em seus sistemas binários, entende-se que, inevitavelmente, muitas delas se expandirão o suficiente para "engolir" suas parceiras.

E é exatamente isso o que acaba de ser observado por meio do ALMA (Atacama Large Millimeter Array), a maior rede de telescópios do mundo, que conta com 66 antenas capa…

Alienígenas? IA não se sai melhor que teóricos dos deuses astronautas

Imagem da região de Vinalia Faculae, em Ceres, obtida pela sonda Dawn em 6 de julho de 2018, a uma altitude de cerca de 58 quilômetros. Você consegue ver um quadrado e/ou um triângulo?
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA]

Inteligência artificial vê "coisas" em Ceres

Uma rede neural artificial - uma das técnicas mais usadas de inteligência artificial - identificou uma estrutura quadrada inserida dentro de outra estrutura triangular na cratera Occator, no planeta anão Ceres.

Maior objeto no cinturão de asteroides principal, o planeta anão Ceres tornou-se famoso há alguns anos, quando a sonda Dawn revelou seus misteriosos pontos brancos em detalhes.

E esses detalhes foram ficando cada vez mais claros, conforme a sonda da NASA se aproximava, levando a todo tipo de especulação. A posição científica "oficial" hoje é que esses pontos brilhantes se originaram de emissões vulcânicas de gelo e sal.

Mas um desses pontos, chamado Vinalia Faculae, tem formas geométricas…

Telescópio registra imagens mais detalhadas já vistas da superfície do Sol

Telescópio solar

O telescópio solar DKIST (Daniel K. Inouye Solar Telescope), no Havaí, registrou as imagens de mais alta resolução já obtidas da superfície do Sol.

As imagens mostram pequenas estruturas da superfície solar, semelhantes a células, mostrando a convecção - o processo de transmissão de calor - de massas de gás quente ou plasma.

Os núcleos brilhantes são onde este material solar está em ascensão; as linhas escuras ao redor são onde o plasma está esfriando e afundando.

As estruturas têm dimensões maiores do que o estado de Minas Gerais, podendo ser vistas com uma resolução de 30 km, o que é impressionante quando comparada com a escala do astro, que tem cerca de 1,4 milhão de km de diâmetro.

Previsão das tempestades solares

O DKIST acaba de entrar em operação, e estas são apenas as primeiras imagens captadas por seu espelho de 4 metros, o maior do mundo para um telescópio solar.

O observatório será usado para estudar o funcionamento do Sol. Os cientistas querem entender a …

Arquivo britânico sobre OVNIs será aberto para o público

Por Fidel Forato

Pode até parecer história de ficção científica, mas não é. Entre os anos 1950 e 2009, um departamento do Ministério da Defesa do Reino Unido era responsável por documentar e investigar relatos sobre o aparecimento de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). Agora, mais de uma década após o encerramento do programa, esses arquivos serão disponibilizados ao público pela primeira vez.

Antes disso, alguns arquivos sobre OVNIs do Ministério da Defesa do Reino Unidojá foram publicados online, no site do National Archives. Liberando totalmente o acesso a esses documentos secretos, todos os relatórios sobre a ocorrência de OVNIs feitos pela agência serão divulgados ainda este ano, em "uma página dedicada no gov.uk", afirmou um porta-voz da Força Aérea Real Britânica (RAF) para o jornal The Telegraph.

A decisão foi tomada depois que a PA Media - uma agência de notícias britânica - entrou com um pedido de acesso aos relatórios sobre aparecimento de OVNIs, embasado…

Coração gelado de Plutão impulsiona circulação atmosférica do planeta-anão

Por Patrícia Gnipper

A missão New Horizons descobriu, em 2015, que Plutão tem em sua superfície uma formação curiosa (e muito simpática) cujo formato lembra o de um coração — área que foi chamada de Região de Tombaugh, em homenagem a Clyde Tombaugh, que descobriu a existência de Plutão em 1930. Agora, um novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research: Planets revela que o coração gelado do planeta-anão está "batendo", pois ele impulsiona os padrões de circulação atmosférica por lá.

O lobo esquerdo do coração é responsável pela maior parte da ação. Trata-se de uma planície de nitrogênio congelado que se estende a mais de 1.500 km de diâmetro, chamada Sputnik Planitia. Esse gelo de nitrogênio é vaporizado durante o dia, com a ação dos raios solares, e se condensa novamente à noite, o que causa a ocorrência de ventos de nitrogênio.

Tais ventos, então, transportam calor, partículas de neblina e grãos de gelo para o sentido oeste, o que rende as manchas mais escuras na…

Colisões gigantes podem ter causado diferenças entre Urano e Netuno

Urano e Netuno fotografados pela sonda Voyager 2 (Foto: Urano e Netuno)

Por Daniele Cavalcante

Uma equipe de pesquisadores usou simulações em computador para desvendar um dos mistérios no quebra-cabeça da formação do Sistema Solar. É que astrônomos pensavam que Urano e Netuno se formaram de maneira semelhante, já que são parecidos em massa, tamanho e distância do Sol. Mas não é bem assim: os dois planetas também têm muitas diferenças, que indicam origens distintas.

Entre as diferenças, a mais notável é o ângulo de rotação. Urano tem rotação inclinada em cerca de 98 graus em comparação com seu plano orbital, enquanto Netuno acompanha a maioria dos outros planetas do Sistema Solar, com rotações mais ou menos alinhadas com suas órbitas. Além disso, Netuno parecer ter alguma fonte de calor aquecendo-o por dentro, enquanto Urano não apresenta indícios disso.

Essas diferenças apontam que cada um desses gigantes gasosos parecem ter passado por eventos diferentes no passado, durante suas “in…

Telescópio Espacial Spitzer foi desativado após 16 anos de grandes descobertas

Por Patrícia Gnipper

Fim da linha para o telescópio espacial Spitzer, da NASA, que foi desativado em (30/01). Sua última observação foi em (29/01). Apesar de não ser tão popular por aí como o Hubble, o Spitzer proporcionou descobertas sem precedentes sobre o universo em 16 anos de operação, fornecendo informações preciosas de coisas como galáxias e nebulosas graças à sua capacidade de enxergar a região do infravermelho no espectro eletromagnético.

O que isso significa? Significa que este telescópio consegue ver o que há por trás de nuvens de gás e poeira, por exemplo, permitindo à ciência descobrir mais sobre o que existe atrás ou dentro dessas camadas que obscurecem a observação direta por meio da luz visível. Ou seja: o Spitzer atuou, ainda, como um parceiro de outros telescópios espaciais, como o Hubble e o Chandra (de raios-x). Juntos, esses equipamentos proporcionaram dados e imagens complementares para ampliar ainda mais nosso entendimento do universo.



Lançado em 2003, o Spitze…

OVNIs dentro da Base Aérea de Santos (BAST)

Depoimentos militares de avistamentos de OVNIs, ocorridos em 1994, dentro das instalações da BAST – Base Aérea de Santos, localizada na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. Os relatos de Sidnei da Costa Silva e de Silas Cabral de Lima Filho foram classificados como autênticos no programa History Channel, durante um dos episódios da série “Contatos Extraterrestres”, em 2013.


Base Aérea de Santos - BAST



Saiba sobre mais alguns casos ufológicos dentro da Base Aérea de Santos (BAST) no vídeo abaixo:



FONTE: Enigmas e Mistérios

Você consegue passar no Teste de Turing?

O teste de Turing é uma das formas pensadas para verificar se uma máquina consegue se passar por um ser humano. Desenvolvida por Alan Turing, o teste ganha cada vez mais relevância conforme inteligências artificiais parecem se tornar realidade. Mas será que você consegue passar no teste? A resposta não é o que parece.



FONTE: Ciência Todo Dia

Como fotografar um pulso de luz

O que exigia um laboratório inteiro, agora é feito com um cristal que mal se consegue ver a olho nu.
[Imagem: Shawn Sederberg et al. - 10.1038/s41467-019-14268-x]

A forma da luz

Os lasers mais modernos conseguem gerar pulsos de luz extremamente curtos, que podem ser usados para uma ampla gama de aplicações, desde a investigação de materiais até o diagnóstico médico e a computação.

Para isso, é importante medir a forma da onda de luz do laser com alta precisão. Foram medições assim precisas que permitiram a recente descoberta de uma nova propriedade da luz, por exemplo.

Lidar com esses lasers de femtossegundos (10-15 segundos) tipicamente exige um aparato experimental grande e complexo e extremamente delicado.

Agora, contudo, tudo isso poderá ser feito com um minúsculo cristal, com um diâmetro inferior a um milímetro, o que deverá ajudar não apenas a transferir as mais recentes descobertas da fotônica dos laboratórios para as aplicações práticas, como também a esclarecer novos detalhe…

A incrível trajetória da jornalista pioneira que, há 130 anos, deu a volta ao mundo em 72 dias

Viagem feita há 130 anos consagrou Nellie Bly como pioneira do jornalismo investigativo e a transformou em celebridade mundial - LIBRARY OF CONGRESS

Alessandra Corrêa
De Winston-Salem (EUA) para a BBC News Brasil

A jornalista americana Nellie Bly tinha 25 anos e uma carreira de sucesso quando, em 1889, embarcou em uma viagem ao redor do mundo com o desafio de completar o roteiro mais rápido que Phileas Fogg, personagem do livro A Volta ao Mundo em 80 Dias, do escritor francês Júlio Verne, que havia sido publicado poucos anos antes, em 1873.

Quando a ideia da viagem surgiu, seu editor no New York World, um dos maiores jornais dos Estados Unidos na época, queria enviar um homem. Ele duvidava que uma mulher pudesse viajar ao redor do mundo sozinha.

"Muito bem. Mande um homem e eu começarei (a viagem) no mesmo dia por outro jornal e vou derrotá-lo", respondeu Bly. Ela acabou convencendo o chefe de que poderia cumprir a missão.

Na tarde de 25 de janeiro de 1890, depois de percor…