Pular para o conteúdo principal

Colisões gigantes podem ter causado diferenças entre Urano e Netuno


Urano e Netuno fotografados pela sonda Voyager 2 (Foto: Urano e Netuno)

Por Daniele Cavalcante

Uma equipe de pesquisadores usou simulações em computador para desvendar um dos mistérios no quebra-cabeça da formação do Sistema Solar. É que astrônomos pensavam que Urano e Netuno se formaram de maneira semelhante, já que são parecidos em massa, tamanho e distância do Sol. Mas não é bem assim: os dois planetas também têm muitas diferenças, que indicam origens distintas.

Entre as diferenças, a mais notável é o ângulo de rotação. Urano tem rotação inclinada em cerca de 98 graus em comparação com seu plano orbital, enquanto Netuno acompanha a maioria dos outros planetas do Sistema Solar, com rotações mais ou menos alinhadas com suas órbitas. Além disso, Netuno parecer ter alguma fonte de calor aquecendo-o por dentro, enquanto Urano não apresenta indícios disso.

Essas diferenças apontam que cada um desses gigantes gasosos parecem ter passado por eventos diferentes no passado, durante suas “infâncias”, o que os colocaram em duas faixas evolutivas distintas. Para criar uma imagem mais completa de como o Sistema Solar se formou, os cientistas simularam a evolução desses planetas usando hipóteses levantadas por estudos anteriores.

Tais estudos sugeriram que impactos com grandes corpos rochosos poderiam explicar o giro inclinado de Urano, além de esclarecer outras diferenças entre os dois planetas. Então Christian Reinhardt, da Universidade de Zurique, ao lado de outros pesquisadores, decidiram testar se simulações computacionais sofisticadas sustentam essa ideia.

Assim, os pesquisadores descobriram que, se Netuno sofreu uma colisão frontal com algum corpo rochoso grande em seu passado, alguma energia extra poderia ter sido armazenada nas profundezas do planeta, que lentamente “escapa” na forma de calor em direção à superfície ao longo do tempo. Isso, segundo os cientistas, poderia ser a fonte do calor extra que irradia do interior do planeta.

No caso de Urano, os modelos mostram que um impacto oblíquo de outro objeto rochoso pode explicar a inclinação do planeta, bem como as estranhas propriedades orbitais de suas luas. Os pesquisadores deduzem que as luas de Urano provavelmente se formaram a partir de um disco de detritos que já existia ao redor do planeta, e os novos modelos mostram que esse disco poderia ter sido o resultado de um outro impacto de relance.

Modelos computacionais como este, reforçando as hipóteses de colisão, são um grande passo para construir uma história evolutiva do Sistema Solar. No entanto, Reinhardt observa que sua equipe ainda tem muito trabalho a fazer neste projeto, como conectar essas possíveis colisões a simulações da formação do Sistema Solar, além de modelar como o interior dos planetas teria evoluído através do tempo.

Além de uma peça do quebra-cabeça que falta para entender a formação planetária do Sistema Solar, a compreensão da formação de Urano e Netuno também “fornece uma melhor compreensão da formação dos muitos exoplanetas observados neste regime de massa”, disse Reinhardt.

FONTE: Astronomy via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s