Pular para o conteúdo principal

Coração gelado de Plutão impulsiona circulação atmosférica do planeta-anão



Por Patrícia Gnipper

A missão New Horizons descobriu, em 2015, que Plutão tem em sua superfície uma formação curiosa (e muito simpática) cujo formato lembra o de um coração — área que foi chamada de Região de Tombaugh, em homenagem a Clyde Tombaugh, que descobriu a existência de Plutão em 1930. Agora, um novo estudo publicado no Journal of Geophysical Research: Planets revela que o coração gelado do planeta-anão está "batendo", pois ele impulsiona os padrões de circulação atmosférica por lá.

O lobo esquerdo do coração é responsável pela maior parte da ação. Trata-se de uma planície de nitrogênio congelado que se estende a mais de 1.500 km de diâmetro, chamada Sputnik Planitia. Esse gelo de nitrogênio é vaporizado durante o dia, com a ação dos raios solares, e se condensa novamente à noite, o que causa a ocorrência de ventos de nitrogênio.

Tais ventos, então, transportam calor, partículas de neblina e grãos de gelo para o sentido oeste, o que rende as manchas mais escuras na paisagem. "Isso destaca o fato de que a atmosfera e os ventos de Plutão — mesmo que a densidade da atmosfera seja muito baixa — podem afetar a superfície", disse o principal autor do estudo, Tanguy Bertrand, astrofísico e cientista planetário da NASA.


Plutão visto pelo telescópio espacial Hubble (à esquerda) e pela sonda New Horizons (à direita), que revelou o coração na superfície (Foto: NASA)

Ainda, esses ventos direcionados para oeste é algo curioso, pois Plutão gira para o leste em seu eixo. Então, a atmosfera do planeta-anão exibe uma "retrorotação", nas palavras dos autores do estudo. Além de considerar dados obtidos pela New Horizons, Bertrand e sua equipe realizaram simulações em computador para criar um modelo do ciclo do nitrogênio e do clima de Plutão, entendendo melhor como funcionam os ventos de nitrogênio do planeta-anão. "A Sputnik Planitia pode ser tão importante para o clima de Plutão quanto os oceanos são para o clima da Terra", concluiu Bertrand.

Quando a News Horizons passou por lá, a sonda fez com que olhássemos para Plutão e suas luas de outra maneira, revelando que o antigo nono planeta do Sistema Solar é muito mais intrigante e complexo do que imaginávamos. O planeta-anão tem, em sua superfície, montanhas de gelo imponentes, além de uma fina atmosfera — o que reacendeu o debate quanto a Plutão ter sido rebaixado à categoria de planeta-anão em 2006.

FONTE: Space.com via canaltech.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s