Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 8, 2019

Palestra: maio de 1986 - A Noite Oficial dos OVNIs

Programa que aborda a palestra ministrada por Edison Boaventura Júnior, durante o 1º Encontro Internacional de Exopolítica de São Paulo – SP. O tema principal do evento foi: “O Fenômeno OVNI rumo às Nações Unidas!” e pesquisadores de diversos países fizeram suas apresentações no dia 26 de outubro de 2019, na Barra Funda. O encontro foi coordenado pelo Dr. Julio C. Acosta-Navarro, da Academia Latino-Americana de Ufologia Científica, tendo como intenção a formulação e assinatura de um manifesto à ONU – Organização das Nações Unidas. O tema abordado pelo pesquisador Edison foi: “Maio de 1986: A noite oficial dos OVNIs”.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Noite Oficial dos OVNIs: F-5E persegue OVNIs

Programa com o áudio completo da fita cassete nº 5 das 15 fitas desclassificadas pela FAB – Força Aérea Brasileira no Arquivo Nacional (COREG – DF), contendo o registro das conversações de perseguição de OVNIs pelo piloto do caça F-5E (Jambock 07), Capitão do Ar Márcio Brisolla Jordão com seu controle na Defesa Aérea, o Sargento Nelson durante seu voo de tentativa de aproximação e interceptação.

Data de Início: 19/05/1986 – Horário: 01:52:41 Zulu

Data de Final: 20/05/1986 – Horário: 02:54:57 Zulu

Código de referência no Arquivo Nacional: BR DF ANBSB ARX.0.0.695

OBS.: Áudio legendado pelo ex-militar da FAB, Rodrigo Moura Visoni



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja também:

Noite Oficial dos OVNIs: F5-E persegue OVNIs (Pesquisas 39)

eBook grátis da NASA mostra noites da Terra vistas do espaço nos últimos 25 anos

Por Patrícia Gnipper

Mesmo na escuridão da noite, a Terra ainda é fascinante de se observar do espaço — seja por meio de satélites ou pelas janelas da Estação Espacial Internacional (ISS). Por isso, a NASA acaba de disponibilizar para download gratuito um e-book com nada menos do que 200 páginas contendo 150 imagens do nosso planeta na escuridão.

As fotos que fazem parte do livro Earth at Night foram tiradas por satélites e por astronautas que estiveram na ISS nos últimos 25 anos, e revelam como a atividade humana, bem como fenômenos naturais noturnos, se destacam em meio ao breu ao redor do mundo. Vemos, nas imagens, estruturas de cidades com suas iluminações artificiais, além de incêndios, vulcões em atividade e auroras "dançando" nos céus polares, por exemplo.

Mas o e-book não traz apenas fotos maravilhosas das noites terrestres: ele também traz histórias contadas por cientistas, que explicam como eles usam essas observações para estudar nosso planeta e suas mudanças con…

Vídeo mostra detalhes de Fobos, lua de Marte, capturados por sonda da ESA

Imagem: NASA

Por Daniele Cavalcante

A Mars Express, sonda lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 2003, capturou novas imagens de Fobos, a pequena e irregular lua de Marte (que faz companhia para a ainda menor Deimos). A sequência de fotos mostra o satélite nagural em diferentes ângulos, revelando os movimentos e a superfície de Fobos em detalhes. No total, são 41 imagens, que foram compiladas pela ESA para o formato de vídeo.

Essas imagens foram capturadas no dia 17 de novembro, quando Fobos passou pela Mars Express a uma distância de 2.400 km, permitindo que a sonda fosse capaz de “ver” muitas características na superfície da lua - como as crateras causadas pelo impacto de detritos espaciais, por exemplo. Também é possível ver marcas e sulcos lineares que se assemelham a ranhuras. Ainda não se sabe a origem dessas marcas.

O vídeo mostra Fobos girando, enquanto clareia lentamente antes de começar a escurecer novamente. O ligeiro movimento para cima e para baixo da lua é caus…

O incrível poder do nosso cérebro de esticar (ou encolher) o tempo

Na nossa mente, o tempo não é como um rio que corre apenas em uma direção

David Eagleman
BBC Ideas

Mais um ano chega ao fim... parece que foi ontem que estavámos comemorando a chegada de 2019. Passou voando, não?

Mas nem sempre foi assim: na infância, os meses que antecediam a chegada das férias escolares pareciam durar anos.

A maneira como percebemos a passagem do tempo sempre intrigou o neurocientista David Eagleman — é por isso que ele se dedicou a estudar o surpreendente poder do nosso cérebro, conforme relata abaixo, em primeira pessoa, à BBC Ideas:

"Quando era criança, devia ter uns 8 anos, fui escalar uma casa que estava em construção no bairro.

Cheguei muito perto da beirada do telhado e despenquei — a queda pareceu demorar muito tempo.

Lembro de ver como o piso de tijolos vermelhos ia se aproximando. Uma vez que toquei o chão, fiquei inconsciente... mas também intrigado.


Uma queda na infância deixou Eagleman inconsciente, mas também intrigado

Desde então, me interessei …

A incrível descoberta de desenho de animal com 44 mil anos de idade em caverna

Ilustração pode ser a arte rupestre narrativa mais antiga do mundo - MAXIME AUBERT / PA WIRE

Uma pintura descoberta na parede de uma caverna na Indonésia data de 44 mil anos atrás — o que a torna, segundo pesquisadores, a arte rupestre narrativa mais antiga do mundo.

O desenho parece representar a cena de um búfalo sendo caçado por criaturas híbridas — metade homem, metade animal — segurando lanças e possivelmente cordas.

A descoberta foi publicada na revista científica Nature por arqueólogos da Griffith University, em Brisbane, na Austrália.

Adam Brumm, um dos líderes da pesquisa, viu as fotos da pintura pela primeira vez há dois anos, quando um colega na Indonésia enviou para seu celular.

"Essas imagens apareceram no meu iPhone", relembra.

A ilustração não é, no entanto, a mais antiga do mundo. No ano passado, cientistas anunciaram ter encontrado o "desenho mais antigo da humanidade" em um fragmento de rocha na África do Sul, datado de 73 mil anos atrás.

O que o…

Estudo localiza objetos com massa de planetas em outras galáxias

Imagem de raios-X do sistema de lentes gravitacionais SDSS J1004 + 4112, obtida pelo Observatório de Raios-X Chandra. A emissão vermelha estendida é da lente do aglomerado de galáxias e os quatro pontos azuis são as imagens formadas a partir do quasar no fundo. Os objetos de massa planetária foram detectados no aglomerado de galáxias, que tem uma idade de cerca de metade do Universo (Crédito: Universidade de Oklahoma).

É a terceira detecção do tipo, considerada muito difícil de se alcançar com a tecnologia atual

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, relatou a detecção de objetos extragalácticos com massa planetária em duas novas galáxias para além da Via Láctea. A primeira detecção do tipo ocorreu em 2018. Com os recursos observacionais existentes, é impossível detectar diretamente objetos de massa planetária para além de nossa galáxia, bem como medir suas populações planetárias. Os resultados foram publicados na edição de novembro de 2019 da rev…

Vácuo quântico pode transferir calor, diz pesquisa

Representação artística de uma partícula quântica. Foto: Shutterstock

Experimentos em escala nano revelam que efeitos quânticos podem transmitir calor entre objetos separados por um espaço vazio, sem a necessidade de radiação

Logo no início da vida, as crianças aprendem que tocar um fogão quente ou mesmo chegar perto do fogo pode queimá-las. Sejam transmitidas por contato direto ou por raios de luz que viajam pelo espaço, as dolorosas lições sobre a transferência de calor são tão intuitivas quanto inesquecíveis. Agora, no entanto, os cientistas descobriram uma nova maneira inusitada que o calor pode usar para ir de um ponto A ao B. Através das propriedades bizarras da mecânica quântica do espaço vazio, o calor pode viajar de um lugar para outro sem a ajuda de nenhuma luz.

De modo geral, o calor é a energia que surge dos movimentos das partículas — quanto mais rápido elas se movem, mais quentes são. Nas escalas cósmicas, a maioria das transferências de calor ocorre no vácuo por meio f…

Abrir a caixa preta da IA explica emergência de comportamentos coletivos

Comportamentos emergentes são importantes não apenas para a inteligência artificial, mas também para a robótica e para estudos fundamentais de biologia.
[Imagem: Gil Costa]

Com informações do Centro Champalimaud

Entendendo a inteligência artificial

Pássaros, peixes e vários outros animais executam algumas das mais belas atuações da natureza, o que tem inspirado vários campos de pesquisa, da inteligência artificial à robótica de enxame.

Para os cientistas, a emergência desses comportamentos em grupo, perfeitamente sincronizados, constitui um enigma matemático irresistível, envolvendo uma quantidade substancial de variáveis que descrevem a velocidade relativa e a posição de cada animal e dos seus inúmeros vizinhos.

"Os avanços da inteligência artificial (IA) e da aprendizagem automática têm permitido elaborar modelos muito precisos em termos da previsão do comportamento dos indivíduos dentro de um grupo," diz Gonzalo de Polavieja, que lidera o laboratório de Comportamento Col…

Cristal do tempo pode existir sem qualquer força externa

Em teoria, um cristal do tempo pode existir indefinidamente.
[Imagem: Cortesia Nature/Peter Crowther]

Rachel Berkowitz - APS

Cristal do tempo

Físicos descobriram que um cristal do tempo discreto e autônomo pode não estar tão longe da realidade quanto muitos supunham.

Nos cristais convencionais, um arranjo altamente ordenado de átomos ou moléculas se repete periodicamente no espaço, não sendo afetado por perturbações externas.

Em 2012, o físico teórico Frank Wilczek, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2004, imaginou essa ordem estendida para a quarta dimensão, criando um sistema que se move periodicamente no tempo, em um ritmo definido internamente. Pelos cálculos de Wilczek, esse cristal do tempo poderia sobreviver até ao fim do Universo.

E os cristais do tempo tornaram-se realidade poucos anos depois. Mas até agora, esses sistemas quânticos exigiram algum impulso externo para funcionar, como um laser.

Agora, Valerii Kozin, da Universidade da Islândia, e Oleksandr Kyriienko, da Un…

Sonda da NASA pousará em cratera no asteroide Bennu para coletar amostras

Na imagem, a área Nightingale está assinalada como local de pouso primário da OSIRIS-REx. A imagem também revela o tamanho da sonda em escala na superfície do asteroide (Imagem: NASA/Goddard/University of Arizona)

Por Daniele Cavalcante

A NASA encontrou local adequado para pousar a sonda OSIRIS-REx na superfície do asteroide Bennu. A espaçonave robótica, que deixou a Terra em 2016 e chegou a seu destino em dezembro de 2018, tem a missão de coletar amostras da superfície dessa rocha espacial, trazendo-as ao nosso planeta para que sejam estudadas com mais afinco.

Depois de um ano analisando a superfície do asteroide formado por um aglomerado de rochas, a equipe da NASA ainda não tinha definido o lugar onde a OSIRIS-REx deveria pousar. Mas, na quarta-feira (11), os controladores da missão anunciaram oficialmente o local: uma área chamada Nightingale, que fica perto do polo norte de Bennu, dentro de uma pequena cratera, que por sua vez está dentro de uma cratera maior.

O anúncio foi feit…

Luzes misteriosas em San Diego nos EUA - 2018

Programa onde comentamos sobre os diversos filmes de luzes misteriosas que sobrevoaram San Diego (CA), nos Estados Unidos, na noite de 29 de agosto de 2018. Na época, o assunto foi bem discutido no Twitter, no Facebook, na TV, etc... Seriam OVNIs autênticos ou teriam outra explicação?



FONTE: Enigmas e Mistérios

A história da única pessoa do mundo a ser atingida e ferida por um meteorito

Ann Hodges levou um susto - e saiu com um enorme machucado - com a queda do meteorito que mudou sua vida. (JAY LEVITON/ LIFE / GETTY IMAGES)

Redação
BBC News Mundo

"Você tem mais chances de ser atingido por um tornado, um raio e um furacão, todos ao mesmo tempo, do que de ser atingido por um meteorito".

Essa foi a fala do astrônomo Michael Reynolds, quando consultado pela revista National Geographic, sobre o quão possível era ser acertado por uma rocha vinda do espaço.

O motivo não está na falta de meteoritos que cheguem à Terra. Na verdade, de acordo com um estudo uruguaio citado pela revista Cosmos, por volta de 17 meteoritos chegam à superfície terrestre todos os dias.

Entretanto, a maioria deles cai nos oceanos ou em regiões afastadas.

Isso explica por que a probabilidade de morrer pelo impacto de um meteorito é de 1 em 1.600.000. Também está por trás da afirmação de Reynolds, autor do livro Estrelas cadentes: um guia sobre meteoros e meteoritos (Falling Stars: A Guide …

Explosões em asteroides como Bennu podem enviar meteoritos para a Terra

O asteroide Bennu expelindo material de sua superfície ao espaço (Imagem: NASA/Goddard/University of Arizona/Lockheed Martin)

Por Daniele Cavalcante

Pela primeira vez, astrônomos conseguiram ter uma visão aproximada das explosões que acontecem em um asteroide. Essas explosões são precipitações de grandes quantidades de poeira e pedaços de rocha, que são expulsos do asteroide e arremessados ao espaço. E o estudo revela que essas explosões têm poder de enviar meteoritos em direção à Terra.

Existem mais de 20.000 asteroides considerados próximos da órbita do nosso planeta. Ao contrário dos cometas (que, à medida que se aproximam do Sol, deixam um rastro de detritos que podem entrar na nossa atmosfera), esses asteroides perto de nós parecem inertes. Mas, quando se trata do espaço, nem tudo é o que parece: há um pequeno número de asteroides que podem "explodir", arremessando poeira e rocha por aí.

Exemplo disso foi descoberto no início deste ano, quando a NASA divulgou que o ast…

Simulação mostra exoplanetas com maior potencial de habitabilidade

Concepção artística mostrando um planeta hipotético com duas luas orbitando dentro da zona habitável de uma estrela anã vermelha.
[Imagem: NASA/Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/D. Aguilar]

Química atmosférica

A fim de procurar vida espaço sideral afora, os astrônomos primeiro precisam saber onde procurar. Um novo conjunto de simulações promete ajudá-los a restringir suas observações aos alvos mais promissores.

Esta é a primeira vez que se consegue combinar modelagem climática 3D com química atmosférica.

Howard Chen e seus colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, estudaram a potencial habitabilidade de planetas ao redor de estrelas anãs M - que representam cerca de 70% da população galáctica total - levando em consideração a radiação da estrela e a taxa de rotação do planeta.

As simulações mostram que não é apenas a distância da estrela que importa: A radiação da estrela é um fator decisivo para determinar se um planeta é ou não habitável.

Os planetas que orbitam estr…

Planetas podem se formar ao redor de um buraco negro

Imagem esquemática do núcleo galáctico ativo e e seu disco circunuclear, onde haveriam condições adequadas à formação de planetas.
[Imagem: Keiichi Wada et al. - 10.3847/1538-4357/ab4cf0]

Sol negro

Com os milhares de exoplanetas agora conhecidos, parece difícil de acreditar que faz pouco mais de 20 anos que os cientistas finalmente aceitaram a ideia de que planetas não são uma exclusividade do nosso Sol.

Isso pode ter ajudado a torná-los mais receptivos para aceitar outra ideia bem menos óbvia, a de que podem existir planetas em órbita de buracos negros.

De acordo com as teorias mais aceitas, os planetas são formados a partir de agregados de poeira, o chamado disco protoplanetário, formado pelo que resta do material que serviu para a formação de uma estrela que acabou de nascer.

Mas estrelas jovens não são os únicos objetos celestes que possuem discos de poeira. Os equipamentos de observação mais modernos estão permitindo flagrar discos de matéria bem mais densos em torno de buracos …

Ecstasy poderia ser adaptado para tratamentos de doenças mentais

Em camundongos, cientistas demonstram que é possível separar os efeitos positivos da droga na sociabilidade dos efeitos negativos e possivelmente viciantes - Shutterstock

A metilenodioximetanfetamina (MDMA), também conhecida popularmente como ecstasy, já teve a fama de ser apenas uma droga ilícita popular em raves e festas. Mas essa visão vem mudando nos últimos anos. A substância — conhecida por sua capacidade de produzir sentimentos de euforia e afeição por terceiros — ganhou uma nova identidade como uma ferramenta terapêutica promissora. Atualmente, pesquisadores estão estudando, em ensaios clínicos em estágio avançado, a possibilidade de utilizar a terapia assistida por MDMA como um tratamento para o transtorno de estresse pós-traumático. A capacidade do medicamento de melhorar a sociabilidade também levou a estudos que investigam seus benefícios para outras condições, como a ansiedade social em indivíduos com transtorno do espectro autista.

Apesar da promessa de benefícios terap…

OVNI em Brasília - DF (Caso clássico de 1996)

Programa onde comentamos sobre fotografia e filmagem de um OVNI obtidos no Lago Paranoá, em Brasília – DF, no dia 21 de agosto de 1996. Na época este caso clássico foi veiculado amplamente pelas TVs e jornais, sendo testemunhado por diversas testemunhas de credibilidade, inclusive policiais militares da 10ª CPMInd. Este local é palco de outros casos ufológicos que ocorreram tanto em anos anteriores como também, em épocas mais recentes.



Abaixo vídeo original sobre o caso:



FONTE: Enigmas e Mistérios - Sergio Leite