Pular para o conteúdo principal

Cristal do tempo pode existir sem qualquer força externa


Em teoria, um cristal do tempo pode existir indefinidamente.
[Imagem: Cortesia Nature/Peter Crowther]

Rachel Berkowitz - APS

Cristal do tempo

Físicos descobriram que um cristal do tempo discreto e autônomo pode não estar tão longe da realidade quanto muitos supunham.

Nos cristais convencionais, um arranjo altamente ordenado de átomos ou moléculas se repete periodicamente no espaço, não sendo afetado por perturbações externas.

Em 2012, o físico teórico Frank Wilczek, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2004, imaginou essa ordem estendida para a quarta dimensão, criando um sistema que se move periodicamente no tempo, em um ritmo definido internamente. Pelos cálculos de Wilczek, esse cristal do tempo poderia sobreviver até ao fim do Universo.

E os cristais do tempo tornaram-se realidade poucos anos depois. Mas até agora, esses sistemas quânticos exigiram algum impulso externo para funcionar, como um laser.

Agora, Valerii Kozin, da Universidade da Islândia, e Oleksandr Kyriienko, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriram como criar um cristal do tempo completamente isolado do meio ambiente. Um sistema assim, fechado e estável, poderá ser usado como ferramenta de medição de precisão ou para armazenamento quântico de informações por tempo indeterminado.

Cristal do tempo discreto e independente

Os físicos experimentalistas construíram os primeiros cristais do tempo em sistemas de íons presos e impurezas incrustadas em diamante. Nessas experiências, um pulso de laser inicia oscilações nos spins das partículas. Esse movimento se estabiliza em um período duas vezes superior ao do chute inicial - uma assinatura do chamado cristal do tempo discreto.

Na ausência do laser ou de outra força motriz externa, no entanto, restrições termodinâmicas implicam que esses cristais de tempo não possam existir.

Kozin e Kyriienko mostraram agora que essas restrições podem ser contornadas.

Eles modelaram uma coleção de partículas cujos spins interagem por longas distâncias, fazendo com que o estado quântico de uma partícula espelhe o de outra partícula removida para um local distante.

Os pesquisadores descobriram que, se todas as partículas começarem em uma superposição de estados "todos os spins para cima" ou "todos os spins para baixo", o sistema deve se comportar como um cristal do tempo que mostre resiliência às perturbações locais e permaneça estável a zero kelvin.

A dupla sugere que essa previsão pode ser testada experimentalmente em um sistema de qubits interagindo entre si, como íons aprisionados, com os quais é possível realizar operações de múltiplos spins.

Bibliografia:

Artigo: Quantum Time Crystals from Hamiltonians with Long-Range Interactions
Autores: Valerii K. Kozin, Oleksandr Kyriienko
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 123, 210602
DOI: 10.1103/PhysRevLett.123.210602

Artigo: Observation of a discrete time crystal
Autores: J. Zhang, P. W. Hess, A. Kyprianidis, P. Becker, A. Lee, J. Smith, G. Pagano, I.-D. Potirniche, A. C. Potter, A. Vishwanath, N. Y. Yao, C. Monroe
Revista: Nature Physics
Vol.: 543, pages 217-220
DOI: 10.1038/nature21413

FONTE: SITE INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Nova Etapa!

Passados dez anos, Ufos Wilson trocou de nome e plataforma! Agora nos chamamos Banco de Dados Ufológicos e Científicos (BDUC). Nosso conteúdo segue o mesmo, levando informações sérias com foco principal na Ufologia Científica, porém divulgando e abrangendo todas as disciplinas científicas! A seguir o link do site, compartilhem e divulguem: https://bancodedadosufologicosecientificos.wordpress.com/

Arquivo Ovni: Caso Jardinópolis

Jardinópolis esta distante 335 km da capital paulista, localizada na região de Ribeirão Preto foi palco de um acontecimento insólito na noite de 27 de dezembro de 2008, onde um grupo de adolescentes na época teriam presenciado a descida de luzes vermelhas e azuis num terreno baldio próximo de onde estavam, um dos garotos tomou uma imagem com seu celular, porém de baixa resolução. A seguir trecho extraído do blog feito por membros dos familiares dos jovens, contendo relatos e frame do vídeo feito. Relato dos envolvidos: "Por Luciene [AVISTAMENTO DE MEU FILHO] Sábado 27/12/2008, meu filho de 15 anos chega assustado em casa aproximadamente umas 23:45. Meu filho faz parte de um grupo de jovens da igreja católica, e acabando a missa, ele e seus amigos foram para uma pracinha. Essa pracinha fica em um bairro novo. E próximo daquele lugar tem uns terrenos baldios cheios de mato. Eles estavam conversando quando avistaram de longe luzes vermelhas e azuis no céu e logo essa luz

O caso Roswell nordestino: Queda de UFO na Bahia, em Janeiro de 1995

Por Ufo Bahia: Nessa data, as 09:00 horas, uma in­formante do G-PAZ, "M" da TV BAHIA me ligou contando uma mirabolante his­tória de queda de um UFO em Feira deSantana(BA) a 112 Km de Salvador. Umfazendeiro de apelido Beto, tinha ligadopara TV SUBAÉ daquela cidade oferecen­do – em troca de dinheiro – um furo dereportagem; um disco voador tinha caído na sua fazenda e ele tinha provas e ima­gens do fato! Apenas depois do meio dia, conse­gui – por fim – falar com Beto, que apóssua proposta de negócio, ante minha (apa­rente) frieza, me contou com bastante de­talhes o acontecido. Soube que tambémtentara vender suas provas a TV BAHIA,onde procurou o repórter José Raimundo: "Ontem pela madrugada caiu algu­ma coisa na minha fazenda, dentro de umalagoa. Era do tamanho de um fusca; aqui­lo ficou boiando parcialmente submerso,perto da beirada. Tentei puxar como pude,trazendo para perto de mim, com uma vara.Aquilo parecia um parto... (quando seabriu uma porta) começou primeiro a s