Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 10, 2020

Queda de OVNI em Magé - RJ?

Programa que aborda o caso de uma suposta queda de OVNI na cidade de Magé, na noite de 12 para 13 de maio de 2020. O assunto bombou na Internet, Twitter e redes sociais e, gerou muita boataria e fakenews. Mas o que há de verdade neste caso? Ouça o depoimento inédito do ufólogo carioca e pesquisador de campo, Arthur Sérgio Neto, que esteve na cidade averiguando os fatos! Seria um OVNI acidentado, lixo espacial ou um simples boato que ganhou muita repercussão na Imprensa?



FONTE: Enigmas e Mistérios

Veja mais sobre o caso no link a seguir: Informações em primeira mão sobre o caso do OVNI em Magé - RJ (Resumo com o Ufólogo Arthur Neto)

Neblina azulada da atmosfera de Plutão está sendo desvendada pela NASA

Por Daniele Cavalcante

Mesmo se movendo lentamente em uma órbita incomum a 6,7 ​​bilhões de quilômetros de distância do Sol, Plutão possui uma atmosfera nebulosa formada graças aos raios solares que chegam até lá. Isso foi descoberto quando a sonda New Horizons passou pelo planeta anão em 2015 e, agora, a NASA obteve novos detalhes sobre essa neblina azulada de Plutão, com a ajuda de um avião.

Este avião é, na verdade, o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha, conhecido pela sigla SOFIA. Trata-se de um observatório que voa pela atmosfera terrestre em um Boeing 747 modificado e, assim, consegue captar dados do Sistema Solar. Com a ajuda do SOFIA, pesquisadores conseguiram entender melhor como a atmosfera nebulosa de Plutão é formada.

De acordo com os dados coletados, a neblina que envolve Plutão é feita de partículas muito pequenas que permanecem na atmosfera do planeta anão por períodos prolongados, em vez de caírem na superfície. Os dados do SOFIA mostram que essas …

Informações em primeira mão sobre o caso do OVNI em Magé - RJ (Resumo com o Ufólogo Arthur Neto)

Por Arthur Neto

Queremos agradecer a todos por prestigiar nossos trabalhos, e todos aqueles que nos desejaram sorte nas pesquisas. Não há como negar os fatos, e isso não significa afirmar que aconteceu algo de natureza ufológica. Os mistérios ainda continuam, ouçam nosso resumo abaixo, e certifiquem de quantos eventos ficaram como que “um jogo de desinformações”, e sem contar as incoerências do que nos foi falado com o atual cenário da qual presenciamos em loco, ouvindo as testemunhas, mesmo aquelas que por falta de entendimento se equivocam com a tamanha singularidade do fenômeno ufológico.



FONTE: Arthur Neto

Novo padrão de pulsação em estrelas "estranhas" é descoberto com telescópio TESS

Por Daniele Cavalcante

Estrelas Delta Scuti têm entre 1,5 e 2,5 vezes a massa do Sol e são do tipo variável, ou seja, a luminosidade delas varia em uma escala de tempo menor que 100 anos. Mas astrônomos detectaram padrões de pulsação inesperados nessa classe de estrelas, com a ajuda do telescópio espacial TESS, da NASA. A descoberta pode revolucionar o método de estudar detalhes como idade, tamanho e composição dessas estrelas.

Para entender melhor o estudo das pulsações das estrelas, podemos comparar com o que os geólogos fizeram para descobrir sobre a estrutura interna da Terra - eles estudaram as ondas sísmicas dos terremotos e a maneira como as reverberações mudavam de velocidade e direção à medida que aconteciam. O mesmo princípio é usado pelos astrônomos para estudar o interior das estrelas através de suas pulsações.

As ondas sonoras viajam pelo interior de uma estrela em velocidades que mudam de acordo com a profundidade, mas no fim todas elas se combinam em padrões de pulsaçã…

Robôs movidos a laser poderiam encontrar gelo de água em crateras da Lua

Por Daniele Cavalcante

Ao redor dos polos da Lua existem crateras profundas e ricas em hidrogênio, um sinal de que pode haver gelo de água por lá. No entanto, não é nada fácil explorar a região, porque o fundo dessas crateras está em sombra permanente há bilhões de anos - ou seja, a luz do Sol não chega até lá. No entanto, a agência espacial europeia ESA está financiando um programa que pode resolver o problema.

Comprovar a existência (e a localização) do gelo na Lua seria algo importante para os futuros astronautas que pisarão por lá e estabelecerão uma base lunar. Eles poderão usá-lo como fonte de água potável, de oxigênio para a respiração e de combustível para foguete a base de hidrogênio. Mas, para ter certeza de que esse gelo existe, é preciso entrar nessas crateras escuras e perfurar.

O problema é que uma missão desse porte exige robôs com energia solar o suficiente para funcionarem por um bom tempo. Além disso, o equipamento teria que resistir às temperaturas de até -240 °C. …

Coronavírus: ‘Estamos diante da ameaça de extinção e as pessoas nem mesmo sabem disso’, afirma sociólogo Jeremy Rifkin

Jeremy Rifkin é consultor de governos e corporações em todo o mundo - GETTY IMAGES

Juan M. Zafra
The Conversation*

O sociólogo americano Jeremy Rifkin, que se define como ativista em favor de uma transformação radical do sistema baseado no petróleo e outros combustíveis fósseis, passou décadas exigindo uma mudança da sociedade industrial para mais modelos sustentáveis.

Rifkin é consultor de governos e empresas em todo o mundo.

Ele escreveu mais de 20 livros dedicados a propor fórmulas que garantam nossa sobrevivência no planeta, em equilíbrio com o meio ambiente e também com nossa própria espécie.

The Conversation - Em sua opinião, qual o impacto da pandemia da covid-19 no caminho para a terceira revolução industrial?

Jeremy Rifkin - Não podemos dizer que isso nos pegou de surpresa. Tudo o que está acontecendo conosco decorre das mudanças climáticas, sobre as quais os pesquisadores e eu estamos alertando há muito tempo.

Tivemos outras pandemias nos últimos anos e foram emitidos aviso…

Pescadores falam sobre o pouso de OVNI em São Vicente (SP)

Programa EXTRA que aborda o caso do pouso do OVNI em São Vicente – SP, no dia 1 de outubro de 1995, numa abordagem diferente e 20 anos depois do ocorrido, com a participação do pesquisador Edison Boaventura Júnior e das testemunhas da época, pescadores Fernando Bezerra e Wilson de Oliveira. O vídeo foi elaborado pelo nosso amigo e jornalista José Cláudio Pimentel, no ALT AT, veiculado na segunda quinzena de outubro de 2015.



FONTE: Enigmas e Mistérios

Caso Trindade: novo documento da Marinha do Brasil mostra que o avistamento de OVNIs foi real

Relatório da Marinha sobre 3 avistamentos de OVNI contradiz reportagem da GLOBO que diz que teria sido armação do fotógrafo, “foi visto por uns vinte homens da guarnição”, diz oficial.

Por Sociedade Militar

Reportagem publicada pelo O GLOBO em 2010 afirma que as fotografias do Disco Voador da Ilha de Trindade nada mais eram do que uma montagem realizada pelo fotógrafo Almiro Baraúna. Segundo O Globo a afirmação teria vindo de um sobrinho do fotógrafo e a coisa ficou conhecida como a montagem do século.



Todavia, a Revista Sociedade Militar teve acesso a documentos confidenciais que mostram que a coisa não é bem assim e que o avistamento de fato acontece. Um oficial narra que pelo menos 20 militares, entre elas um oficial médico, testemunharam a coisa, “a sua velocidade era incrível”.

Diz o relatório de fim de comissão, documento que sempre é exigido dos militares que comandam viagens ou operações na Marinha do Brasil, que no dia 31 de dezembro de 1957 foi enviado um “radio cifrado” ao…

Você pode ter uma ideia de como é acoplar uma nave na ISS com o novo simulador da SpaceX

Captura de tela: ISS Docking Simulator

Se você está entediado por ter que ficar em casa, pode brincar com um simulador de uma viagem bem longa, para a Estação Espacial Internacional. Isso mesmo: a SpaceX disponibilizou um simulador online em que você é o encarregado por acoplar uma espaçonave Crew Dragon à ISS.

Você começa na Crew Dragon no espaço, perto da ISS, que está logo a sua frente. Daí, precisa acertar o ângulo para acoplar e mover a nave até lá. Os controles da esquerda são responsáveis pelos movimentos laterais, para cima e para baixo da espaçonave, assim como os controles dos propulsores. Os da direita controlam o giro do veículo.

Com tudo isso à disposição, você precisa alinhar o círculo que fica no centro da tela com o losango verde que indica a Estação Espacial Internacional. Há também uma série de indicadores de ângulo, distância e velocidade, e todos os números em verde precisam estar abaixo de 0,2 para o processo dar certo.

Pode parecer simples, mas é bem difícil con…

Prof. Flávio Pereira na Rádio Boa Nova (Programa Fenômeno Ufo - 2003)

Flávio Augusto Pereira - Foto: Cortesia Mario Rangel

Luiz Ricardo Geddo entrevista o ufólogo pioneiro Prof. Flávio Pereira (1926-2014), no programa "Fenômeno Ufo", transmitido pela Rádio Boa Nova (Guarulhos, SP), em 24/05/2003. Além de tratar da ufologia ele também relata casos interessantíssimos de Transcomunicação Instrumental (T.C.I), disciplina que estuda as manifestações de espíritos através de aparelhos eletrônicos (gravadores, computadores, telefone, radio ou tv). As pesquisas começaram na década de 1950 com Friedrich Jurgenson, autor do livro "Telefone para o Além" e prosseguiram com Konstantin Raudive, Peter Bander, Jules e Maggie Harsch-Fishbach, Klaus Schreiber, Ernst Senkowski, George Meek, Hernani Guimarães Andrade, Flávio Pereira, George Magyary, Hilda Hilst, Sonia Rinaldi, dentre outros.

Ilustração: Capa do livro "A Antiguidade dos Discos Voadores", de Sábado Dinotos.
Digitalização e acervo: Nelson Pintaúde.
(Sem monitização. Sem fins luc…

Pesquisa descobre papagaios capazes de fazer cálculos de matemática para obter alimentos

Papagaio kea ou papagaio-da-Nova-Zelândia usa a probabilidade para conseguir comida e se iguala chimpanzés e humanos em habilidade — Foto: Amalia Bastos/Acervo Pessoal

Brasileira lidera o estudo que comprovou que inteligência das aves é similar à humana.

Por Gabriela Brumatti, Terra da Gente

Imagine um pote transparente com balas de duas cores diferentes: azuis e vermelhas. As azuis são suas prediletas e estão em maior quantidade no recipiente. Você tira uma bala do pote sem olhar a cor. A chance de ter pego sua preferida é maior, já que há mais exemplares delas no pote, certo?

Você pode ter tentado tirar a matemática de sua vida, mas até o raciocínio acima leva em conta um conceito dessa disciplina: a probabilidade, ou seja, o cálculo da chance de uma situação acontecer ou não. E foi através desse conceito que a pesquisadora carioca Amalia Bastos, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, descobriu que uma espécie de papagaio com um cérebro do tamanho de uma noz, é capaz de tom…

Solucionado mistério das Galáxias X

As imagens inéditas mostraram que os dois jatos da galáxia são redirecionados pelo gás intergaláctico.
[Imagem: W. Cotton et al/NRAO/AUI/NSF/SARAO/DES]

Galáxias X

Uma equipe de astrônomos da África do Sul e dos EUA usou o recém-construído telescópio MeerKAT para resolver um quebra-cabeça de longa data: Galáxias cujas emissões de rádio indicavam que elas teriam uma forma de X.

Muitas galáxias, muito mais ativas do que a Via Láctea, têm enormes jatos gêmeos de ondas de rádio que se estendem até o espaço intergaláctico. Normalmente, esses jatos, provenientes de um enorme buraco negro no centro da galáxia, seguem direções opostas, perpendiculares ao eixo da galáxia.

No entanto, as emissões de algumas poucas são mais complicadas e parecem ter quatro jatos formando um X no céu.

Várias explicações possíveis foram propostas para dar conta desse fenômeno. Entre essas hipóteses estão mudanças na direção do giro do buraco negro no centro da galáxia e, consequentemente, dos seus jatos; dois bura…

Brasileiros fazem fibra óptica de algas marinhas

Ela faz tudo o que uma fibra óptica faz, mas é biodegradável e até comestível.
[Imagem: Eric Fujiwara et al. - 10.1038/s41598-020-64103-3]

Com informações da Agência Fapesp

Fibra óptica comestível

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) sintetizaram uma fibra óptica feita de ágar.

Ágar, também chamada de ágar-ágar, é uma gelatina natural extraída de algas marinhas. As fibras ópticas tradicionais, usadas em telecomunicações, são feitas de um cristal muito puro de óxido de silício.

Mas a vocação da fibra óptica de ágar é bem outra devido às características que ela herda de sua matéria-prima: Para se ter uma ideia, a fibra é comestível, biocompatível e biodegradável.

Isso significa que ela poderá ser usada no interior de seres vivos para diversas aplicações, como transmissão de luz para fototerapia ou optogenética - por exemplo, a estimulação de neurônios pela luz para estudo de circuitos neuronais -, imageamento de estruturas corporais e entrega localizada de medic…

Nanoliquidificador mistura líquidos usando luz

Uma visão artística do esquema de nanomistura ativa (à esquerda) e separação radial de nanopartículas (à direita).
[Imagem: Adrià Canós Valero et al. - 10.1002/advs.201903049]

Misturador com luz

Controlar o processo de mistura de líquidos em canais mais estreitos do que a agulha mais fina que existe é parte integrante da tecnologia microfluídica, a base dos chamados biochips.

Ao mesmo tempo, controlar a velocidade de difusão das moléculas no interior desse microrreatores é extremamente importante para o propósito de projetar novos medicamentos, realizar experimentos biológicos ou realizar testes rápidos de detecção de doenças.

Para esses e outros casos, Adrià Valero, da Universidade ITMO, na Rússia, idealizou uma espécie de "nanoliquidificador", no qual as pás cortantes do eletrodoméstico tradicional foram substituídas por luz.

Tirando proveito da pressão de radiação da luz, a mesma técnica usada para criar o objeto giratório mais rápido do mundo, Valero desenvolveu uma téc…

Lei universal da física descoberta graças a uma gota de azeite

Ilustração representa os dois espelhos, a cavidade no centro com azeite de oliva e um raio de luz
[Imagem: Henk-Jan Boluijt / AMOLF]

Com informações da BBC

Biestabilidade

Parece um experimento simples: Com apenas dois espelhos e uma gota de azeite de oliva, um grupo de pesquisadores conseguiu descobrir uma lei universal da física.

Mas não se trata de qualquer tipo de espelho. São de extrema qualidade, curvos e com um tamanho entre 10 e 50 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. Já o azeite era do tipo comum mesmo e foi comprado em um supermercado pela equipe.

O experimento trata de fótons interagindo com outros fótons do presente e do passado ao mesmo tempo.

Tudo começa com o conceito de biestabilidade. "Imagine um bit de computador que pode estar em dois estados: 0 ou 1. O problema é que você tem um único comando. Portanto, se você pressionar um botão, é provável que o bit caia para 0 ou caia em 1," relata o físico mexicano Said Rodríguez, atualmente no instituto …

A Lua está emitindo carbono, contestando teoria sobre sua origem

A Lua emite íons de carbono em quase toda a sua superfície, tanto do lado voltado para a Terra, quanto do lado "oculto".
[Imagem: Shoichiro Yokota et al. - 10.1126/sciadv.aba1050]

Com informações da New Scientist

Carbono na Lua

A sonda japonesa Kaguya, que estudou a Lua por cerca de um ano e meio, revelou um dado intrigante e inesperado sobre o nosso satélite artificial: A Lua está emitindo carbono para o espaço.

O fato de ter retido, ou produzir, carbono internamente tem um amplo significado, contestando frontalmente a teoria mais aceita sobre a formação da Lua. Mas também há implicações para o nosso planeta, influenciando pesquisas sobre a origem da água da Terra e sobre a origem do petróleo e do gás natural, bem como do gás de efeito estufa metano.

Shoichiro Yokota e colegas da Universidade de Osaka, no Japão, constataram que a Lua emite íons de carbono em quase toda a sua superfície, tanto do lado voltado para a Terra, quanto do lado "oculto".

Eles compararam …

O mistério sobre Werner Heisenberg, o físico que ganhou o Nobel pela descoberta da mecânica quântica

Ninguém duvida que seu princípio da incerteza é brilhante; a incerteza é sobre seus princípios morais - GERD ALTMANN / PIXABAY

Dalia Ventura
Da BBC News Mundo

"Agora já estamos todos mortos, é verdade, e o mundo só se lembra de mim por duas coisas: o princípio da incerteza e por uma misteriosa visita a Niels Bohr em Copenhague em 1941. Todos entendem do que se trata a incerteza. Ou acreditam que sim. Ninguém entende por que fui a Copenhague."

Com essas palavras entra em cena Werner Heisenberg na aclamada obra Copenhague, do dramaturgo inglês Michael Frayn, que imagina o que pode ter acontecido em um dos encontros mais controversos da história da ciência.

Sabemos a data e o lugar. Era setembro de 1941, quando a Alemanha estava em um ponto alto de sua ofensiva militar, com a maior parte da Europa ocupada, a França derrotada, o Exército britânico expulso da Europa continental e os Estados Unidos tecnicamente neutros.

O lugar era a capital dinamarquesa sob ocupação nazista. Os …

O fim do Universo

Tudo o que nós conhecemos tem um fim, e isso inclui o Universo. Existem diversos cenários possíveis, e nesse vídeo nós analisaremos como será o fim do Universo.



FONTE: Ciência Todo Dia

Júpiter se parece com uma bola de fogo nesta imagem ‘de sorte’ em infravermelho

Por George Dvorsky

Pode ser difícil de acreditar, mas esta impressionante imagem infravermelha de Júpiter foi tirada da superfície da Terra, especificamente do Telescópio Gemini Norte, no Havaí. Combinada com outros dados observacionais, a nova imagem está revelando mais sobre as tempestades do gigante de gás e uma característica estranha vista em sua Grande Mancha Vermelha.

Uma nova pesquisa publicada no Astrophysical Journal analisou três anos de dados de Júpiter coletados por três fontes muito diferentes: o Telescópio Gemini Norte no Maunakea, Havaí, o Telescópio Espacial Hubble e a espaçonave Juno da NASA, que atualmente está em órbita em torno do gigante de gás.

A coroação deste novo estudo, liderado pelo astrônomo Michael Wong, da UC Berkeley, é uma imagem excepcionalmente detalhada de Júpiter, mostrando o planeta em infravermelho.

Uma técnica chamada “imagem de sorte” (ou lucky imaging, em inglês) foi empregada para construir essa vista em mosaico. Depois de capturar centenas …